conjuntiviite primaveril

Conjuntivite primaveril: entenda o que é, quais são os sintomas e como tratar

0
(0)

A primavera é marcada pela época de flores e, consequentemente, alergias. Assim, muitas pessoas sofrem com crises alérgicas respiratórias, cutâneas e até mesmo oculares, como a conjuntivite primaveril, por exemplo.

Por isso, neste artigo vamos mostrar o que causa a conjuntivite primaveril, quais seus sintomas e como tratar essa condição

O que causa a conjuntivite primaveril?

A conjuntivite é uma infecção que causa desconforto, vermelhidão e irritação nos tecidos que revestem os olhos. Embora a maioria dos casos de conjuntivite seja causada por vírus ou bactérias a conjuntivite primaveril, é causada por uma reação alérgica

Aliás essa inflamação crônica dos olhos ocorre inicialmente com mais frequência durante os meses de primavera e verão, por isso o nome, e isso se deve a um aumento sazonal normal de alérgenos (como o pólen) no ar. 

Mas, ela também pode ser causado por uma reação alérgica a outras coisas, como por exemplo:

Quais são os sintomas da conjuntivite primaveril?

A conjuntivite primaveril pode causar alguns sintomas como:

    • Coceira nos olhos
    • Lacrimejamento
    • Olhos vermelhos
    • Pálpebras inchadas
    • Secreção e dor nos olhos
    • Desconforto à luz (fotofobia)
    • Visão turva

Como tratar conjuntivite primaveril? 

Alguns tratamentos podem ser prescritos para o tratamento e alívio dos sintomas da conjuntivite primaveril, por exemplo:

Anti-histamínicos orais

Geralmente tomados uma vez por dia, os anti-histamínicos orais para conjuntivite incluem: 

  • Cetirizina
  • Fexofenadina
  • Loratadina

Colírios anti-histamínicos

Os colírios anti-histamínicos mais comumente prescritos incluem: 

  • Azelastina
  • Emedastina
  • Cetotifeno 

Eles são aplicados nos olhos duas ou três vezes ao dia.

Estabilizadores de mastócitos

Os estabilizadores de mastócitos demoram mais para trazer alívio do que os anti-histamínicos, mas quando começam a funcionar, os efeitos duram mais. Os estabilizadores de mastócitos vêm em forma de colírio e os mais populares são por exemplo:

  • Lodoxamida 
  • Nedocromil

Alguns pacientes tomam anti-histamínicos e estabilizadores de mastócitos. Isso porque os anti-histamínicos fornecem algum alívio dos sintomas antes que os estabilizadores de mastócitos comecem a funcionar.

Corticosteróides

Raramente são prescritos e apenas se os sintomas forem graves. O corticóide é um hormônio esteróide produzido pelo córtex adrenal. Mas como medicamento, os corticosteróides sintéticos podem reduzir o inchaço e diminuir a resposta imunológica do corpo. No entanto apesar desses corticosteróides funcionarem bem, eles devem ser usados ​​com cautela e somente em curto prazo, pois pode haver efeitos colaterais

Além disso, há também alguns medicamentos caseiros que podem auxiliar no tratamentos da conjuntivite primaveril. 

6 remédios caseiros para combater a conjuntivite primaveril

Para auxiliar no tratamento da conjuntivite primaveril ou mesmo aliviar seus sintomas, você pode recorrer a tratamentos caseiros. Para isso, separamos 6 remédios caseiros que podem te ajudar.

1. compressa fria

A compressa fria é uma medida de conforto que pode proporcionar alívio imediato. Então use um ou mais pequenos pedaços de pano de linho e mergulhe-o em água gelada. Retire o excesso de água do pano e aplique nos olhos. Faça isso, porque pode ajudar a reduzir a coceira e o inchaço causados ​​pela substância estranha que entrou nos olhos. 

Repita esse processo várias vezes por pelo menos 5-10 minutos. Mas saiba que aconselha-se a utilização de peças de tecido diferentes para ambos os olhos para evitar o aumento da infecção.

2. Solução salina

Já lavar os olhos com solução salina é um remédio caseiro eficaz contra a conjuntivite alérgica. A solução salina é uma mistura de sal comum e água que pode ser usada como colírio. Ela ajuda a minimizar a inflamação e a irritação nos olhos. Mas certifique-se de não usar solução quente, pois pode causar mais danos aos olhos do que benefícios.

3. Água de rosas

A água de rosas tem propriedades anti inflamatórias e calmantes. Por isso algumas gotas de água de rosas por dia no olho infectado por 2-3 dias podem ajudar a tratar a conjuntivite alérgica. 

Mas você também pode colocar bolas de algodão embebidas em água de rosas sobre os olhos. Isso o ajudará com a irritação. 

4. Gel de aloe vera

Aloe vera consiste em compostos como aloin e amodin que têm propriedades antibacterianas e antivirais. Portanto essas propriedades tornam o gel de aloe vera um remédio caseiro importante e eficaz para a conjuntivite alérgica.

Aliás aloe vera também ajuda a reduzir a inflamação e acelera o processo de cicatrização contra a alergia causada por partículas de poeira. É aconselhável aplicar gel de aloe vera ao redor da área infectada quando você notar os sintomas de conjuntivite.

5. Cúrcuma

O pó da cúrcuma tem muitas propriedades curativas conhecidas. Inclusive, também é eficaz contra a conjuntivite alérgica. Isso porque a cúrcuma pode ajudar a reduzir a inflamação nos olhos e possui propriedades antibacterianas que previnem qualquer infecção posterior no olho. 

Então molhe um pedaço de algodão ou pano em uma panela com água de cúrcuma fervida. Use o pedaço de pano embebido como uma compressa quente para tratar a conjuntivite alérgica.

6. Chá de camomila

O chá de camomila pode ser usado como compressa fria ou para lavar os olhos. Além disso, ele alivia o inchaço e a coceira. 

Então use dois saquinhos de chá de camomila e deixe-os por 5 minutos em uma xícara de água quente. Depois, refrigere os saquinhos de chá e aplique-os como uma compressa fria sobre os olhos. Para uma recuperação mais rápida, faça isso de 3 a 4 vezes ao dia, por 2 a 3 dias.

Alimentos que ajudam a aliviar os sintomas da conjuntivite primaveril

Inúmeros alimentos saudáveis podem proteger sua visão. Isso vale também para o tratamento de condições oculares. Assim, há 4 alimentos que ajudam a aliviar os sintomas da conjuntivite primaveril.

1. Gengibre

Muitos dos desagradáveis ​​sintomas de alergia vêm de questões inflamatórias, como inchaço e irritação nas vias nasais, olhos e garganta. Por isso o gengibre pode ajudar a reduzir esses sintomas naturalmente.

2. Pólen de abelha

O pólen de abelha não é apenas alimento para as abelhas – também é comestível para os humanos. Essa mistura de enzimas, néctar, mel, pólen de flores e cera costuma ser vendida como um curativo para a febre do feno.

3. Frutas cítricas

Embora seja uma velha história de que a vitamina C previne o resfriado comum, ela pode ajudar a reduzir a duração de um resfriado, bem como oferecer benefícios para quem sofre de alergias.

4. Cúrcuma

A cúrcuma é conhecida como uma potência anti inflamatória por um bom motivo. Afinal, seu ingrediente ativo tem sido associado à redução dos sintomas de muitas doenças causadas por inflamação e pode ajudar a minimizar o inchaço e a irritação causados ​​por alergias.

Como está sua visão?

Agora que você já sabe o que pode causar a conjuntivite primaveril e como tratá-la, é importante se atentar aos cuidados com seus olhos.

Nós da Lenscope somos uma health tech e buscamos democratizar o acesso à lentes de qualidade por um ótimo custo benefício. Além disso, queremos facilitar o acesso da população à informação e aos cuidados oculares ideais.

Por isso, desenvolvemos um teste de visão totalmente online e gratuito que te permite verificar se tem astigmatismo ou miopia sem sair de casa. Ou seja, você pode começar agora mesmo a cuidar da sua saúde ocular.

Então, está esperando o quê para verificar seus olhos? Realize agora nosso teste de visão totalmente online e gratuito!

conjuntivite primaveril - teste de visão

Mas conta nos comentários, gostou do conteúdo? Então aproveite a visita e assine também a nossa newsletter! Afinal, todos os dias temos novidades para você!

Fontes:

Healthline

Medicalnewstoday

Ndtv

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *