Conjuntivite primaveril: entenda o que é, quais são os sintomas e como tratar

conjuntiviite primaveril
  • por
5
(2)

A primavera é marcada pela época de flores e, consequentemente, alergias. Assim, muitas pessoas sofrem com crises alérgicas respiratórias, cutâneas e até mesmo oculares, como a conjuntivite primaveril, por exemplo.

Por isso, neste artigo vamos mostrar o que causa a conjuntivite primaveril, quais seus sintomas e como tratar essa condição

O que causa a conjuntivite primaveril?

A conjuntivite é uma infecção que causa desconforto, vermelhidão e irritação nos tecidos que revestem os olhos. Embora a maioria dos casos de conjuntivite seja causada por vírus ou bactérias a conjuntivite primaveril, é causada por uma reação alérgica

Aliás essa inflamação crônica dos olhos ocorre inicialmente com mais frequência durante os meses de primavera e verão, por isso o nome, e isso se deve a um aumento sazonal normal de alérgenos (como o pólen) no ar. 

Mas, ela também pode ser causado por uma reação alérgica a outras coisas, como por exemplo:

Quais são os sintomas da conjuntivite primaveril?

A conjuntivite primaveril pode causar alguns sintomas como:

    • Coceira nos olhos
    • Lacrimejamento
    • Olhos vermelhos
    • Pálpebras inchadas
    • Secreção e dor nos olhos
    • Desconforto à luz (fotofobia)
    • Visão turva

Como tratar conjuntivite primaveril? 

Alguns tratamentos podem ser prescritos para o tratamento e alívio dos sintomas da conjuntivite primaveril, por exemplo:

Anti-histamínicos orais

Geralmente tomados uma vez por dia, os anti-histamínicos orais para conjuntivite incluem: 

  • Cetirizina
  • Fexofenadina
  • Loratadina

Colírios anti-histamínicos

Os colírios anti-histamínicos mais comumente prescritos incluem: 

  • Azelastina
  • Emedastina
  • Cetotifeno 

Eles são aplicados nos olhos duas ou três vezes ao dia.

Estabilizadores de mastócitos

Os estabilizadores de mastócitos demoram mais para trazer alívio do que os anti-histamínicos, mas quando começam a funcionar, os efeitos duram mais. Os estabilizadores de mastócitos vêm em forma de colírio e os mais populares são por exemplo:

  • Lodoxamida 
  • Nedocromil

Alguns pacientes tomam anti-histamínicos e estabilizadores de mastócitos. Isso porque os anti-histamínicos fornecem algum alívio dos sintomas antes que os estabilizadores de mastócitos comecem a funcionar.

Corticosteróides

Raramente são prescritos e apenas se os sintomas forem graves. O corticóide é um hormônio esteróide produzido pelo córtex adrenal. Mas como medicamento, os corticosteróides sintéticos podem reduzir o inchaço e diminuir a resposta imunológica do corpo. No entanto apesar desses corticosteróides funcionarem bem, eles devem ser usados ​​com cautela e somente em curto prazo, pois pode haver efeitos colaterais

Além disso, há também alguns medicamentos caseiros que podem auxiliar no tratamentos da conjuntivite primaveril. 

6 remédios caseiros para combater a conjuntivite primaveril

Para auxiliar no tratamento da conjuntivite primaveril ou mesmo aliviar seus sintomas, você pode recorrer a tratamentos caseiros. Para isso, separamos 6 remédios caseiros que podem te ajudar.

1. compressa fria

A compressa fria é uma medida de conforto que pode proporcionar alívio imediato. Então use um ou mais pequenos pedaços de pano de linho e mergulhe-o em água gelada. Retire o excesso de água do pano e aplique nos olhos. Faça isso, porque pode ajudar a reduzir a coceira e o inchaço causados ​​pela substância estranha que entrou nos olhos. 

Repita esse processo várias vezes por pelo menos 5-10 minutos. Mas saiba que aconselha-se a utilização de peças de tecido diferentes para ambos os olhos para evitar o aumento da infecção.

2. Solução salina

Já lavar os olhos com solução salina é um remédio caseiro eficaz contra a conjuntivite alérgica. A solução salina é uma mistura de sal comum e água que pode ser usada como colírio. Ela ajuda a minimizar a inflamação e a irritação nos olhos. Mas certifique-se de não usar solução quente, pois pode causar mais danos aos olhos do que benefícios.

3. Água de rosas

A água de rosas tem propriedades anti inflamatórias e calmantes. Por isso algumas gotas de água de rosas por dia no olho infectado por 2-3 dias podem ajudar a tratar a conjuntivite alérgica. 

Mas você também pode colocar bolas de algodão embebidas em água de rosas sobre os olhos. Isso o ajudará com a irritação. 

4. Gel de aloe vera

Aloe vera consiste em compostos como aloin e amodin que têm propriedades antibacterianas e antivirais. Portanto essas propriedades tornam o gel de aloe vera um remédio caseiro importante e eficaz para a conjuntivite alérgica.

Aliás aloe vera também ajuda a reduzir a inflamação e acelera o processo de cicatrização contra a alergia causada por partículas de poeira. É aconselhável aplicar gel de aloe vera ao redor da área infectada quando você notar os sintomas de conjuntivite.

5. Cúrcuma

O pó da cúrcuma tem muitas propriedades curativas conhecidas. Inclusive, também é eficaz contra a conjuntivite alérgica. Isso porque a cúrcuma pode ajudar a reduzir a inflamação nos olhos e possui propriedades antibacterianas que previnem qualquer infecção posterior no olho. 

Então molhe um pedaço de algodão ou pano em uma panela com água de cúrcuma fervida. Use o pedaço de pano embebido como uma compressa quente para tratar a conjuntivite alérgica.

6. Chá de camomila

O chá de camomila pode ser usado como compressa fria ou para lavar os olhos. Além disso, ele alivia o inchaço e a coceira. 

Então use dois saquinhos de chá de camomila e deixe-os por 5 minutos em uma xícara de água quente. Depois, refrigere os saquinhos de chá e aplique-os como uma compressa fria sobre os olhos. Para uma recuperação mais rápida, faça isso de 3 a 4 vezes ao dia, por 2 a 3 dias.

Alimentos que ajudam a aliviar os sintomas da conjuntivite primaveril

Inúmeros alimentos saudáveis podem proteger sua visão. Isso vale também para o tratamento de condições oculares. Assim, há 4 alimentos que ajudam a aliviar os sintomas da conjuntivite primaveril.

1. Gengibre

Muitos dos desagradáveis ​​sintomas de alergia vêm de questões inflamatórias, como inchaço e irritação nas vias nasais, olhos e garganta. Por isso o gengibre pode ajudar a reduzir esses sintomas naturalmente.

2. Pólen de abelha

O pólen de abelha não é apenas alimento para as abelhas – também é comestível para os humanos. Essa mistura de enzimas, néctar, mel, pólen de flores e cera costuma ser vendida como um curativo para a febre do feno.

3. Frutas cítricas

Embora seja uma velha história de que a vitamina C previne o resfriado comum, ela pode ajudar a reduzir a duração de um resfriado, bem como oferecer benefícios para quem sofre de alergias.

4. Cúrcuma

A cúrcuma é conhecida como uma potência anti inflamatória por um bom motivo. Afinal, seu ingrediente ativo tem sido associado à redução dos sintomas de muitas doenças causadas por inflamação e pode ajudar a minimizar o inchaço e a irritação causados ​​por alergias.

Como está sua visão?

Agora que você já sabe o que pode causar a conjuntivite primaveril e como tratá-la, é importante se atentar aos cuidados com seus olhos.

Nós da Lenscope somos uma health tech e buscamos democratizar o acesso à lentes de qualidade por um ótimo custo benefício. Além disso, queremos facilitar o acesso da população à informação e aos cuidados oculares ideais.

Por isso, desenvolvemos um teste de visão totalmente online e gratuito que te permite verificar se tem astigmatismo ou miopia sem sair de casa. Ou seja, você pode começar agora mesmo a cuidar da sua saúde ocular.

Então, está esperando o quê para verificar seus olhos? Realize agora nosso teste de visão totalmente online e gratuito!

conjuntivite primaveril - teste de visão

Mas conta nos comentários, gostou do conteúdo? Então aproveite a visita e assine também a nossa newsletter! Afinal, todos os dias temos novidades para você!

Fontes:

Healthline

Medicalnewstoday

Ndtv

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *