Consertar óculos: saiba o que fazer e quando deixar o conserto para um profissional

  • por
5
(1)

Seu óculos está torto, escorregando do seu nariz ou quebrado? Isso pode ser sinal de que ele precisa de reparos. Nesse sentido, saber como consertar óculos pode te ajudar a economizar tempo e dinheiro.

Por esse motivo, no artigo de hoje falaremos sobre como você pode consertar seus óculos. Mas, lembre-se: em alguns casos, é preciso deixar os ajustes para os profissionais. 

O que você precisa saber antes de consertar óculos

Antes de começar a fazer ajustes no seu óculos, verifique se eles se encaixam perfeitamente no seu rosto. Dessa forma, você tem uma ideia do que precisa ser feito. Para isso, olhe no espelho e verifique se o óculos está tocando suas bochechas ou se você sente incômodo no seu nariz.

Isso porque, segundo a Faculdade de Optometria Estadual de Nova York, a recomendação é que a parte superior da borda do seu óculos não fique acima da sobrancelha. Assim, seus olhos ficam centrados na lente, facilitando sua visão. 

Além disso, caso você sinta que seu óculos está muito pesado, ou que os seus olhos não estão centrados nas lentes, procure a ajuda de um profissional especialista na saúde dos olhos.

Consertar óculos torto: como fazer? 

Você já entortou seus óculos sem querer? Pois saiba que esse problema é muito comum, e pode ser facilmente resolvido. Assim sendo, para descobrir se seus óculos estão tortos coloque-os para baixo, de forma que a parte inferior das bordas fique uniforme sobre uma superfície plana. A seguir, verifique se uma das bordas está elevada para fora do plano. Afinal, isso é sinal de que seus óculos estão tortos. 

Feito isso, é hora de verificar qual é o material da armação dos seus óculos. Nesse sentido, caso seja plástico, confira o que fazer: 

  •  Experimente aquecer a parte entortada segurando-a sobre uma panela com água fervente ou água morna;
  • Assim que o material estiver aquecido, seque-o com uma das mãos rapidamente. Logo após, dobre suavemente a parte torta da sua armação, fazendo com que ela volte ao alinhamento;
  •  Ainda, com a sua outra mão, segure a extremidade da armação e mova-a na direção necessária para endireitá-la.

Da mesma forma, armações de metal podem ser aquecidas com água morna ou vapor. Por outro lado, caso seja um pequeno ajuste, não é preciso aquecer a armação, basta dobrá-la com cuidado. 

Consertar óculos: como fazer reparos nas dobradiças? 

Em primeiro lugar, precisamos entender a importância das dobradiças nos seus óculos. Assim sendo, elas são responsáveis por conectar as lentes com as hastes do óculos (também conhecidas como “perninhas” do óculos).

Dessa forma, as dobradiças desempenham um papel para deixar os óculos encaixados perfeitamente. Porém, as dobradiças são feitas de parafusos. Assim, devido a ação de fechar e abrir os óculos constantemente, eles podem eventualmente cair.

Para consertar a dobradiça, pegue seu óculos e alinhe-o com a haste solta. Feito isso, insira um novo parafuso e gire-o no sentido horário. Você deve girar até o ponto em que o parafuso pare de girar facilmente. Mas cuidado, não aperte muito! 

Óculos de criança: como consertar? 

Da mesma forma, o óculos de criança pode ser consertado da mesma forma que o óculos de uma pessoa adulta. Entretanto, crianças tendem a se movimentar mais. Assim, ocasionando em quebras e necessidade de ajustes mais frequentes. A seguir, confira nossas dicas para consertar o óculos dos pequenos.

  • Mova a cabeça da criança de um lado para o outro, para cima e para baixo, e veja se o óculos encaixa perfeitamente. Nesse sentido, se houver algum movimento, é sinal de que as hastes ou as lentes precisam ser ajustadas.
  • Além disso, as armações devem ter a largura do rosto, e as hastes devem ficar reta nas orelhas. Caso notar que as hastes estão muito curtas, ou a armação não cobre a maior parte do rosto da criança, pode ser a hora de comprar um novo óculos. 

Quer saber como escolher o óculos ideal para seu filho? Veja nosso artigo sobre como escolher óculos para crianças.

Quando buscar ajuda para consertar  óculos

 A grande preocupação em consertar óculos por conta própria é danificá-los. Então, se seu óculos está na garantia, a melhor opção é procurar ajuda profissional. Dessa maneira, você não arrisca ter problemas com a armação ou as lentes novamente. 

Então, em casos de danos nas lentes ou no protetor de nariz, consulte um profissional. Afinal, nesses casos, as peças são substituídas corretamente. Assim, você não prejudica sua visão. 

A importância do encaixe correto do óculos para sua visão 

O encaixe correto do óculos no seu rosto é um dos principais pontos na hora de cuidar da sua visão.  Ou seja, além de otimizar sua receita oftalmológica, os óculos que se encaixam perfeitamente auxiliam em diversos aspectos para seu conforto e saúde visual, como: 

  • Conforto: óculos muito pequenos podem causar dores na cabeça e no nariz;
  • Segurança: óculos que caem facilmente podem ser uma distração, ou impedir que você enxergue claramente;
  • Aparência: o ajuste correto dos óculos pode ajudar na forma como os outros te vêem.

Economize na compra do seu óculos

Nós, aqui da Lenscope, somos uma health tech que usa tecnologia e inovação para impactar a saúde visual de, cada vez mais, um maior número de pessoas. Um par de olhos por vez.  Por isso, desenvolvemos nossa ferramenta de orçamento online e gratuito. Com ela, você pode ver o quanto irá economizar ao comprar lentes para óculos com ótimo custo benefício, sem sair de casa. 

Além disso, todas as nossas lentes vêm com todos os tratamentos inclusos, sem custos adicionais. Então, se você está precisando de um par de lentes novas, aqui na Lesncope temos a ideal para o seu grau e estilo de vida. Mas, não se esqueça, caso seu óculos precise de reparos, converse com o profissional de saúde dos olhos de sua confiança. 

consertar óculos

Fontes: 

Healthline

Eye Care Center

Vision Express

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *