Conserto de óculos ou a troca é algo que a maioria dos usuários do acessório precisa entender como funciona. Você já precisou consertar ou trocar seus óculos? Caso ainda não. É uma questão de tempo.
Mas, fique tranquilo, afirmar isso não é pessimismo. Pelo contrário. O conserto de óculos, a troca ou manutenção do acessório é algo imprescindível e que proporciona muitos benefícios para a saúde dos olhos. Afinal, óculos tem garantia? Leia para saber.
Óculos tem garantia?
Os óculos são classificados, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), como um bem durável. Bens duráveis são aqueles que só perdem sua utilidade ou se deterioram com o uso por grande período. Por isso, o consumidor tem o prazo de até 90 dias para realizar reclamação da mercadoria por defeito aparente ou de fácil constatação. Portanto, essa determinação é válida para óticas e lojas físicas, assim como também para as vendas online.
É garantido ao cliente o prazo de 7 dias de arrependimento para a compra realizada pela internet. Porém, o mesmo não ocorre para compras realizadas em ponto de venda físico. Isso significa que se você faz uma compra online e deseja desistir, tem até uma semana para realizar esse procedimento com a empresa e solicitar troca ou devolução da quantia paga.
Sabia que é possível comprar suas lentes para óculos online e com garantia de 100 dias?
É possível o conserto de óculos ou troca com garantia? Como acionar?
Mas, quando os óculos apresentam algum problema, seja por defeitos de fabricação ou ocorridos com o uso, sabemos o quanto essa situação é desagradável. Não é mesmo?
Afinal, é muito mais que um simples acessório estético. Sua função é proteger, corrigir ou auxiliar a visão. Por isso, ficar alguns dias que seja sem esse óculos gera desconforto. Mas o que fazer quando isso acontece? O Código de Defesa do Consumidor separa as possibilidades de acionamento da garantia em duas classificações. Vejamos quais são, por exemplo:
- Defeito – seja na confecção da lente ou na armação, se apresentar algum defeito o cliente tem direito a troca ou devolução do dinheiro;
- Insatisfação ou arrependimento – esse direito se aplica aos casos em que a compra foi realizada pela internet – o consumidor tem até 7 dias para desistência. No entanto, os clientes que comprarem em loja física não tem direito a troca, nem a devolução do valor pago em caso de arrependimento.
Mas, para acionar a garantia, depende de onde comprou os óculos ou até mesmo da marca do produto. Por isso, de maneira geral, o cliente entra em contato com a empresa em que realizou a compra, apresenta o produto e a empresa irá fazer uma análise para identificar a causa e solicitar o conserto de óculos, ou a troca caso seja necessário.
Tenha em mãos alguns documentos. Por exemplo (RG, CPF), número do pedido, fotos que mostrem o produto com defeito ou até mesmo o próprio produto, NF e certificado de garantia do item.
Defeitos atendidos pela garantia
Alguns dos defeitos mais frequentes aos usuários de óculos e que são geralmente são cobertos pela garantia, por exemplo:
- Logo – existem relatos de usuários que perceberam que o logo da marca apagou ou caiu da peça;
- Armação descascando;
- Lente descascando ou surgimento de manchas,
- Defeito na mola ou parafusos.
Direito ao conserto de óculos ou troca: a importância da compra com procedência
Para que toda essa situação aconteça sem causar maiores transtornos é sempre importante se atentar para a procedência no momento da sua compra. Fuja de empresas pouco confiáveis, que oferecem produto sem garantia, com dificuldade de contato ou pouca transparência. E lembre-se que ao adquirir um produto você deve receber junto com ele, o seu Certificado de Garantia.
Quer entender mais sobre certificados e garantia de óculos de grau? Leia nosso artigo.
Alguns hábitos são importantes para evitar que seus óculos danifiquem e durem mais tempo. Alguns deles são:
– guarde seu acessório em local adequado;
– evite que as lentes tenham contato com superfícies;
– somente faça ajustes em lugares adequados;
– nada de produtos à base de álcool na hora de limpar
– garanta sempre um antirreflexo de qualidade.
Com esses cuidados e adquirindo produtos com empresas confiáveis, dificilmente você precisará recorrer ao conserto ou troca de óculos. Mas, caso haja necessidade o seu direito será preservado. Já faz uso de óculos? Aproveite que chegou até aqui e confira como anda a sua visão. Nós, da Lenscope, reunimos um time de especialistas e desenvolvemos um teste preciso, online e gratuito para você.
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Eu comprei um óculos e tenho a garantia. Meus óculos quebrou, como faço para trocar?
Oi, Lúcia. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), você tem até 90 dias para realizar reclamação da mercadoria por defeito aparente ou de fácil constatação. Dessa forma, você deve procurar o estabelecimento onde fez a compra do óculos para a troca do produto.
Sempre que precisar, estamos aqui 🙂
Oi, meu óculos ficou torto e tenho a garantia consigo trocar?
Olá, Thalyta. Tudo bem? O ideal é que retorne a ótica em que comprou seus óculos e se informe sobre como funciona a política de garantia do estabelecimento. Esperamos ter ajudado. 🙂
Minha armação quebrou.
Tenho garantia.
A ótica diz q não.
Olá, Elieuza. Tudo bem? O ideal é que entre em contato com a ótica em que adquiriu a armação e procure se informar sobre a política de troca dela, pois cada ótica possui a sua. Esperamos ter ajudado. 🙂