conserto de óculos

Conserto de óculos ou troca: entenda a garantia

5
(1)

Conserto de óculos ou a troca é algo que a maioria dos usuários do acessório precisa entender como funciona. Você já precisou consertar ou trocar seus óculos? Caso ainda não. É uma questão de tempo.

Mas, fique tranquilo, afirmar isso não é pessimismo. Pelo contrário. O conserto de óculos, a troca ou manutenção do acessório é algo imprescindível e que proporciona muitos benefícios para a saúde dos olhos. Afinal, óculos tem garantia? Leia para saber.

Óculos tem garantia?

Os óculos são classificados, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), como um bem durável. Bens duráveis são aqueles que só perdem sua utilidade ou se deterioram com o uso por grande período. Por isso, o consumidor tem o prazo de até 90 dias para realizar reclamação da mercadoria por defeito aparente ou de fácil constatação. Portanto, essa determinação é válida para óticas e lojas físicas, assim como também para as vendas online.

É garantido ao cliente o prazo de 7 dias de arrependimento para a compra realizada pela internet. Porém, o mesmo não ocorre para compras realizadas em ponto de venda físico. Isso significa que se você faz uma compra online e deseja desistir, tem até uma semana para realizar esse procedimento com a empresa e solicitar troca ou devolução da quantia paga.

Sabia que é possível comprar suas lentes para óculos online e com garantia de 100 dias?

É possível o conserto de óculos ou troca com garantia? Como acionar?

Mas, quando os óculos apresentam algum problema, seja por defeitos de fabricação ou ocorridos com o uso, sabemos o quanto essa situação é desagradável. Não é mesmo?

Afinal, é muito mais que um simples acessório estético. Sua função é proteger, corrigir ou auxiliar a visão. Por isso, ficar alguns dias que seja sem esse óculos gera desconforto. Mas o que fazer quando isso acontece? O Código de Defesa do Consumidor separa as possibilidades de acionamento da garantia em duas classificações. Vejamos quais são, por exemplo:

  • Defeito – seja na confecção da lente ou na armação, se apresentar algum defeito o cliente tem direito a troca ou devolução do dinheiro;
  • Insatisfação ou arrependimento – esse direito se aplica aos casos em que a compra foi realizada pela internet – o consumidor tem até 7 dias para desistência. No entanto, os clientes que comprarem em loja física não tem direito a troca, nem a devolução do valor pago em caso de arrependimento.

Mas, para acionar a garantia, depende de onde comprou os óculos ou até mesmo da marca do produto. Por isso, de maneira geral, o cliente entra em contato com a empresa em que realizou a compra, apresenta o produto e a empresa irá fazer uma análise para identificar a causa e solicitar o conserto de óculos, ou a troca caso seja necessário.

Tenha em mãos alguns documentos. Por exemplo (RG, CPF), número do pedido, fotos que mostrem o produto com defeito ou até mesmo o próprio produto, NF e certificado de garantia do item.

Defeitos atendidos pela garantia

Alguns dos defeitos mais frequentes aos usuários de óculos e que são geralmente são cobertos pela garantia, por exemplo:

  • Logo – existem relatos de usuários que perceberam que o logo da marca apagou ou caiu da peça;
  • Armação descascando;
  • Lente descascando ou surgimento de manchas,
  • Defeito na mola ou parafusos.

Direito ao conserto de óculos ou troca: a importância da compra com procedência

Para que toda essa situação aconteça sem causar maiores transtornos é sempre importante se atentar para a procedência no momento da sua compra. Fuja de empresas pouco confiáveis, que oferecem produto sem garantia, com dificuldade de contato ou pouca transparência. E lembre-se que ao adquirir um produto você deve receber junto com ele, o seu Certificado de Garantia.

Quer entender mais sobre certificados e garantia de óculos de grau? Leia nosso artigo.

Alguns hábitos são importantes para evitar que seus óculos danifiquem e durem mais tempo. Alguns deles são:

– guarde seu acessório em local adequado;

– evite que as lentes tenham contato com superfícies;

– somente faça ajustes em lugares adequados;

– nada de produtos à base de álcool na hora de limpar

– garanta sempre um antirreflexo de qualidade.

Com esses cuidados e adquirindo produtos com empresas confiáveis, dificilmente você precisará recorrer ao conserto ou troca de óculos. Mas, caso haja necessidade o seu direito será preservado. Já faz uso de óculos? Aproveite que chegou até aqui e confira como anda a sua visão. Nós, da Lenscope, reunimos um time de especialistas e desenvolvemos um teste preciso, online e gratuito para você.

Faça agora nosso teste de acuidade visual online e gratuito. 

Gostou do conteúdo? Mas, não vá ainda! Deixe um comentário e siga nossos perfis nas redes sociais. Todos os dias trazemos muita informação, dicas e curiosidades!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *