10 sinais que você precisa de uma consulta com oftalmologista

consulta com oftalmologista
  • por
4.4
(42)

O médico oftalmologista é quem avalia e trata doenças médicas e cirúrgicas do olho, sendo assim, se você estiver enfrentando algum tipo de problema na sua visão, esse é o especialista que deverá consultar.

Qualquer alteração na visão já é suficiente para você agendar uma consulta oftalmológica, mas entre os sinais mais explícitos de que é necessária uma consulta com oftalmologista podemos citar dois:

  • Visão embaçada
  • Capacidade reduzida para enxergar de perto ou de longe.

Então continue essa leitura para conhecer outros sinais importantes de que deve ficar atento.

10 sinais que você precisa de uma consulta com oftalmologista 

 Confira alguns principais sinais que indicam quando visitar o oftalmologista:

  • Dores de cabeça–esse é um dos sintomas mais frequentes e mais complexos de interpretar, mas se você percebe que aperta os olhos antes ou durante uma dor de cabeça, esse pode ser o sinal de que o sintoma tem relação com a visão. 
  • Dor nos olhos – dor ocular normalmente leve e pouco frequente é provável que não seja motivo para pânico, mas se você sentir dor forte nos olhos, intensa e contínua, agenda uma consulta. 
  • Diabetes–o excesso de açúcar no sangue pode danificar vasos sanguíneos da retina, provocando então retinopatia diabética. A visão do diabético requer cuidados extras. Por isso é provável que o médico que acompanha o paciente recomende um exame oftalmológico para diabéticos, pelos menos uma vez ao ano. 
  • Problemas com visão de perto ou de longe–se está apertando os olhos para enxergar algo que está longe ou tento que esticar o braço para ler um livro, por exemplo, agende uma consulta com oftalmologista. 
  • Visão embaçada–se de repente notar sua visão embaçada ou problemas com foco podem indicar problemas maiores de visão. 
  • Infecção ocular–uma infecção ocular pode ser caracterizada por pálpebras inchadas, com vermelhidão e coceira. Além disso, parte branca dos olhos com coloração rosa. 
  • Sensibilidade à luz–pode apontar para um problema mais grave, pois é um sintoma bastante comum de várias alterações e doenças oculares. 
  • Olhos secos ou com coceira–olho seco é uma condição crônica, sendo assim, pode ser tratado com procedimentos não invasivos, tanto no consultório, quanto em casa. 
  • Flashes ou pontos–se está enxergando flashes, manchas ou como se tivessem moscas voando esses sinais podem indicar problema de retina. 
  • Visão dupla – também chamada de diplopia, pode ocorrer em ambos os olhosou em um dos olhos (monocular).

O que esperar da consulta com oftalmologista

A depender do problema ou dos sintomas na visão, o paciente pode se consultar com os especialistas:

  • Oftalmologista,
  • Optometrista ou
  • Oculista.

Contudo, de modo geral, entre os três profissionais, o oftalmologista é o que possui educação e treinamento mais intensivo, incluindo em sua formação a fase de residência médica.

Então, ao marcar uma consulta com oftalmologista, quer seja em um hospital, quer seja em uma clínica, durante a consulta é provável que o médico:

  • Reveja o prontuário do paciente – indispensável para assistência de qualidade.
  • Em seguida pergunte sobre os sintomas, histórico familiar de doenças oculares e outras condições que podem afetar ou causar problemas de visão.
  • Realize exame físico completo para medir: altura, peso, pressão arterial e níveis de glicose no sangue.
  • Posteriormente, dependendo dos sintomas, é provável que realize alguns exames de vista. Frequentemente, na consulta com oftalmologista ele avalia a acuidade visual, analisa a pressão do olho utilizando colírios e, por fim, submete os olhos a diferentes graus de luz.
  • Assim, o médico irá discutir com o paciente sobre os resultados dos testes. Mas se esses testes não forem suficientes, o especialista pode solicitar outros. Do contrário, o médico sugere plano de tratamento que pode incluir: remédios como colírios, óculos, lentes corretivas ou até cirurgia.

Por outro lado, caso o paciente já tenha diagnostico de alguma doença ocular, a consulta com oftalmologista pode ser para acompanhamento.

Como no caso do glaucoma, por exemplo, em que pode ser necessário o paciente passar por consultas semanais porque assim será possível acompanhar de perto a doença e dessa forma prevenir o agravamento, como a cegueira definitiva.

Em média, uma consulta com oftalmologista dura apenas de 45 minutos a uma hora. Geralmente não requer nenhuma preparação prévia, mas há casos em que pode ser medicado com colírio ao chegar no agendamento.

Não negligencie sua consulta com oftalmologista

Do mesmo modo, as crianças, ainda na primeira infância (entre 6 e 9 meses de idade) precisam passar por consulta com oftalmologista para realizar o primeiro exame oftalmológico.

A próxima visita ao oftalmologista infantil é provável acontecer entre 2 e 5 anos de idade, quando será realizado o segundo exame oftalmológico.

Além disso, na fase escolar (entre 6 e 19 anos de idade) é extremamente manter um acompanhamento médico com consulta com oftalmologista, pelo menos uma vez por ano.

Em conclusão, é importante reforçar que mesmo sem qualquer um desses sinais, os check-ups anuais com oftalmologista são necessários para preservar a saúde, evitar e identificar doenças oculares.

Nesse sentido, é muito importante não negligenciar as consultas regulares, como grande parte das pessoas faz.

Só para exemplificar, segundo estudos, cerca de 10% dos brasileiros afirmaram nunca ter ido a uma consulta oftalmológica. O que é extremamente preocupante, já que a maioria das doenças oculares são silenciosas.

Então, um acompanhamento clínico é ideal para prevenção de doenças e um possível tratamento precoce a fim de diminuir os riscos e agravamento do quadro.

Por fim, se você está tento dificuldades para enxergar de perto ou de longe, pode checar como anda sua saúde ocular.

Com nosso teste de visão você identifica graus de astigmatismo e de miopia.

consulta com oftalmologista - teste de visãoFaça agora mesmo. É online e gratuito. Sua opinião é importante pra gente. Agora nos conte o que achou desse tema.

Já conhecia os principais sinais de alerta para você agendar uma consulta com oftalmologista? Já teve algum deles? Se sim, qual?

Fonte

News.lvhn.org

 

Abelleyes

 

Visionaryeyecentre

 

Docdoc.com

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 42

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

21 comentários em “10 sinais que você precisa de uma consulta com oftalmologista”

    1. Zúleica maria marcon cardoso

      Zuleica
      Fiz uma consulta na Cco clínica de olhos devido o grande embasamento nas vista,foi feito im exame colorido que tenho comigo e foi diagnosticado DEGENERAÇÃO DA MACULA 1 vista 462 macras e na outra 262,preciso ser medicada co. Injeções na vista .
      Tenho todos os laudos já assinado e a oftalmologista pediu urgência no atendimento .obrigada,fico no aguardo

  1. Rita de Cássia da Silva Modesto

    Meu olho está mto vermelho parace uma hemorragia estou pingando colirio mas não sai o sangue que está lá dentro que faço

    1. Oi, Andreia. Tudo bem? Para conhecer as nossas lentes mais finas e com melhor custo-beneficio para o seu grau, basta acessar: https://lenscope.com.br/orcamento e preencher o formulário com as informações da sua receita.

      Se precisar de ajuda ou tiver mais dúvidas, basta entrar em contato pelos canais disponíveis no final da página 🙂

    2. Ivani da silva santana

      Boa noite, gastaria de saber como faço pra ter um atendimento pra minha filha de 12 anos com um oftalmo especialista em córnea. Os olhos lacrimejam desde que nasceu e agora córnea inflamou. Minha família já tem pessoas cegas.

      1. Oi, Ivani! Tudo bem? O ideal é que você procure um médico oftalmologista especialista em córnea e marque uma consulta. Lembrando que nós da Lenscope não realizamos consultas oftalmológicas. Mas, temos um artigo completo aqui no Blog sobre como marcar consulta oftalmológica pelo SUS: https://lenscope.com.br/blog/oftalmologista-pelo-sus/Você também pode consultar a média de preços de uma consulta particular nesse artigo: https://lenscope.com.br/blog/quanto-custa-uma-consulta-com-oftalmologista/ Esperamos tê-la ajudado e desejamos melhoras para sua filha! Sempre que precisar, estamos aqui! 😀

    1. Olá Dayana! Tudo bem? A Lenscope oferece um novo conceito em compra de lente para óculos no país. Somos os pioneiros a disponibilizar o serviço de venda de lentes pela internet, o que possibilita uma economia no valor final da sua compra. Porém, não oferecemos consultas oftalmológicas. Você pode saber mais sobre como marcar uma consulta oftalmológica no SUS com nosso artigo, ou pode consultar aqui a média de preços de uma consulta. Esperamos tê-la ajudado! Qualquer coisa, estamos aqui! 😀

  2. Carlos Moreira Cerqueira

    Oi boa noite eu me chamo Carlos e gostaria de saber como marcar uma consulta com oftalmologista estou com um problema cério nas vistas e eu preciso de uma ajuda de um profissional vocês tem como me ajudar ficarei muito grata

  3. Tainá Ferreira Gomes

    Boa tarde, meu nome é Valdir, sou mãe da Tainá Ferreira Gomes. Estou atrás de uma consulta grátis do SUS, preciso de um encaminhamento para levar no oftalmologista, mas não tô conseguindo. Minha filha está com um problema muito sério no olho, mas não tenho condições de pagar o tratamento particular, preciso de uma guia do SUS para levar ela no hospital. Toda vez que eu vou não tá marcando consulta. Por favor, quem poderá me ajudar? Estou precisando para levar pelo SUS.

    1. Olá, Valdir. Sentimos muito pela Tainá. Para conseguir marcar um oftalmologista para a sua filha pelo SUS, é necessário que você vá até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de você, levando consigo o cartão do SUS da sua filha, e explique a situação dela para que lhe auxiliem no processo. Caso, deseje esclarecimentos mais detalhados sobre o passo a passo de como conseguir oftalmologista pelo SUS, temos um artigo em nosso blog sobre o assunto: https://lenscope.com.br/blog/oftalmologista-pelo-sus/#:~:text=%C3%89%20somente%20por%20meio%20do,do%20SUS%20ou%20pela%20internet.
      Esperamos ter ajudado. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *