consulta com oftalmologista

10 sinais que você precisa de uma consulta com oftalmologista

3.7
(3)

O médico oftalmologista é quem avalia e trata doenças médicas e cirúrgicas do olho, sendo assim, se você estiver enfrentando algum tipo de problema na sua visão, esse é o especialista que deverá consultar.

Qualquer alteração na visão já é suficiente para você agendar uma consulta oftalmológica, mas entre os sinais mais explícitos de que é necessária uma consulta com oftalmologista podemos citar dois:

  • Visão embaçada
  • Capacidade reduzida para enxergar de perto ou de longe.

Então continue essa leitura para conhecer outros sinais importantes de que deve ficar atento.

10 sinais que você precisa de uma consulta com oftalmologista 

 Confira alguns principais sinais que indicam quando visitar o oftalmologista:

  • Dores de cabeça–esse é um dos sintomas mais frequentes e mais complexos de interpretar, mas se você percebe que aperta os olhos antes ou durante uma dor de cabeça, esse pode ser o sinal de que o sintoma tem relação com a visão. 
  • Dor nos olhos – dor ocular normalmente leve e pouco frequente é provável que não seja motivo para pânico, mas se você sentir dor forte nos olhos, intensa e contínua, agenda uma consulta. 
  • Diabetes–o excesso de açúcar no sangue pode danificar vasos sanguíneos da retina, provocando então retinopatia diabética. A visão do diabético requer cuidados extras. Por isso é provável que o médico que acompanha o paciente recomende um exame oftalmológico para diabéticos, pelos menos uma vez ao ano. 
  • Problemas com visão de perto ou de longe–se está apertando os olhos para enxergar algo que está longe ou tento que esticar o braço para ler um livro, por exemplo, agende uma consulta com oftalmologista. 
  • Visão embaçada–se de repente notar sua visão embaçada ou problemas com foco podem indicar problemas maiores de visão. 
  • Infecção ocular–uma infecção ocular pode ser caracterizada por pálpebras inchadas, com vermelhidão e coceira. Além disso, parte branca dos olhos com coloração rosa. 
  • Sensibilidade à luz–pode apontar para um problema mais grave, pois é um sintoma bastante comum de várias alterações e doenças oculares. 
  • Olhos secos ou com coceira–olho seco é uma condição crônica, sendo assim, pode ser tratado com procedimentos não invasivos, tanto no consultório, quanto em casa. 
  • Flashes ou pontos–se está enxergando flashes, manchas ou como se tivessem moscas voando esses sinais podem indicar problema de retina. 
  • Visão dupla – também chamada de diplopia, pode ocorrer em ambos os olhosou em um dos olhos (monocular).

O que esperar da consulta com oftalmologista

A depender do problema ou dos sintomas na visão, o paciente pode se consultar com os especialistas:

  • Oftalmologista,
  • Optometrista ou
  • Oculista.

Contudo, de modo geral, entre os três profissionais, o oftalmologista é o que possui educação e treinamento mais intensivo, incluindo em sua formação a fase de residência médica.

Então, ao marcar uma consulta com oftalmologista, quer seja em um hospital, quer seja em uma clínica, durante a consulta é provável que o médico:

  • Reveja o prontuário do paciente – indispensável para assistência de qualidade.
  • Em seguida pergunte sobre os sintomas, histórico familiar de doenças oculares e outras condições que podem afetar ou causar problemas de visão.
  • Realize exame físico completo para medir: altura, peso, pressão arterial e níveis de glicose no sangue.
  • Posteriormente, dependendo dos sintomas, é provável que realize alguns exames de vista. Frequentemente, na consulta com oftalmologista ele avalia a acuidade visual, analisa a pressão do olho utilizando colírios e, por fim, submete os olhos a diferentes graus de luz.
  • Assim, o médico irá discutir com o paciente sobre os resultados dos testes. Mas se esses testes não forem suficientes, o especialista pode solicitar outros. Do contrário, o médico sugere plano de tratamento que pode incluir: remédios como colírios, óculos, lentes corretivas ou até cirurgia.

Por outro lado, caso o paciente já tenha diagnostico de alguma doença ocular, a consulta com oftalmologista pode ser para acompanhamento.

Como no caso do glaucoma, por exemplo, em que pode ser necessário o paciente passar por consultas semanais porque assim será possível acompanhar de perto a doença e dessa forma prevenir o agravamento, como a cegueira definitiva.

Em média, uma consulta com oftalmologista dura apenas de 45 minutos a uma hora. Geralmente não requer nenhuma preparação prévia, mas há casos em que pode ser medicado com colírio ao chegar no agendamento.

Não negligencie sua consulta com oftalmologista

Do mesmo modo, as crianças, ainda na primeira infância (entre 6 e 9 meses de idade) precisam passar por consulta com oftalmologista para realizar o primeiro exame oftalmológico.

A próxima visita ao oftalmologista infantil é provável acontecer entre 2 e 5 anos de idade, quando será realizado o segundo exame oftalmológico.

Além disso, na fase escolar (entre 6 e 19 anos de idade) é extremamente manter um acompanhamento médico com consulta com oftalmologista, pelo menos uma vez por ano.

Em conclusão, é importante reforçar que mesmo sem qualquer um desses sinais, os check-ups anuais com oftalmologista são necessários para preservar a saúde, evitar e identificar doenças oculares.

Nesse sentido, é muito importante não negligenciar as consultas regulares, como grande parte das pessoas faz.

Só para exemplificar, segundo estudos, cerca de 10% dos brasileiros afirmaram nunca ter ido a uma consulta oftalmológica. O que é extremamente preocupante, já que a maioria das doenças oculares são silenciosas.

Então, um acompanhamento clínico é ideal para prevenção de doenças e um possível tratamento precoce a fim de diminuir os riscos e agravamento do quadro.

Por fim, se você está tento dificuldades para enxergar de perto ou de longe, pode checar como anda sua saúde ocular.

Com nosso teste de visão você identifica graus de astigmatismo e de miopia.

consulta com oftalmologista - teste de visãoFaça agora mesmo. É online e gratuito. Sua opinião é importante pra gente. Agora nos conte o que achou desse tema.

Já conhecia os principais sinais de alerta para você agendar uma consulta com oftalmologista? Já teve algum deles? Se sim, qual?

Fonte

News.lvhn.org

 

Abelleyes

 

Visionaryeyecentre

 

Docdoc.com

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *