Converter grau de óculos para lente de contato

Converter grau de óculos para lente de contato: veja como fazer

5
(2)

Antes de tudo, nem sempre o grau da lente de contato será igual ao grau do óculos. Então, se você pretende substituir seu óculos por uma lente de contato, precisará converter o grau de óculos para lente de contato.

Se você usa óculos de grau e já pensou em usar lentes de contato em algum momento. No entanto, o que você talvez não saiba é que essa não é uma troca tão simples. Isso porque, óculos e lentes de contato não costumam ter o mesmo grau, por conta da diferença na distância com relação ao globo ocular.

Afinal, enquanto as lentes do óculos ficam a aproximadamente 12 milímetros dos olhos, as lentes de contato são posicionadas diretamente sobre a íris. Nesse artigo vamos te mostrar a tabela de conversão e te explicar como usá-la. Então acompanhe a seguir.

A receita da lente de óculos é diferente da receita de lente de contato?

Antes de entender a tabela de conversão, precisamos entender os parâmetros de cada receita.  Em primeiro lugar, é importante lembrar que nosso olho funciona como um sistema de autofoco. Dessa forma, a força de uma lente é medida de acordo com a distância com relação aos olhos.

Por isso, quando o oftalmologista prescreve uma receita de óculos, ele já considera a distância do óculos até os olhos. Nesse sentido, toda receita de óculos contém um valor. Já na receita de lente de contato, por não haver distância entre a lente e olho, os parâmetros são diferentes.

Assim, a informação mais importante para fabricar a lente de contato é a curva base, que aparece na receita abreviada como CB ou BC. Essa medida se refere à curvatura da lente e é responsável pelo encaixe da lente nos olhos. Algumas receitas de lente de contato para astigmatismo podem ter as medidas de eixo e cilíndrico. Nesses casos, o valor do cilindro é sempre negativo para indicar a potência extra necessária para a correção do desvio. 

Além disso, outro detalhe importante ao converter grau de óculos para lente de contato é a distância do vértice. Essa medida indica a distância da superfície frontal da córnea até a parte de trás da lente. Como as lentes de contato se encaixam no topo da córnea, sua distância vértice é totalmente diferente da receita de óculos. Por esse motivo, a distância do vértice precisa ser convertida em todas as receitas de lentes de contato acima de + / – 4,00.

 

Receita de óculos

Exemplo de receita de óculos de grau

 

receita de lente de contato

Imagem de receita para lentes de contato

Receita de lentes de contato: tudo o que você precisa saber

As receitas de lentes de contato incluem informações e especificações que não fazem parte de uma receita de óculos, tais como:

  • Curva base: medida da curvatura da lente determinada pelo formato do olho.
  • Diâmetro: o diâmetro da lente especifica o tamanho total da lente.
  • Material da lente: as lentes de contato podem ser feitas de uma variedade de hidrogéis.
  • Marca/fabricante: a maioria das receitas de lentes de contato incluirá o nome da marca ou fabricante das lentes.
  • EXP: data de validade.

Em dúvida entre óculos ou lente de contato? Saiba como escolher.

Converter grau de óculos para lente de contato: miopia e hipermetropia

Se você usa óculos de grau e deseja começar a usar lentes de contato, consulte seu oftalmologista. Afinal, somente ele poderá prescrever o uso de lentes de contato. Isso porque, em casos complexos ou de grau muito alto, o uso das lentes de contato não é recomendado.

Ao converter grau de óculos para lente, o oftalmologista realiza alguns cálculos. Mas, para facilitar a conversão, fizemos uma tabela. Vale lembrar que a tabela começa a partir de 4 graus, porque para graus menores, a receita de lente é a mesma da receita de óculos.  

converter grau de óculos para lente: tabela de conversão

 

Para realizar a conversão, basta conferir a coluna “conversão para lente de contato” de acordo com seu problema de visão. Por exemplo, se você tiver 5.50 graus de miopia, precisa localizar o 5.50 na coluna “Grau esférico”. Como para a miopia o sinal é negativo, o grau da lente de contato estará na coluna “Se negativo”, ou seja, -5.12.

Para quem tem hipermetropia, o processo é o mesmo, mas a conversão para lente estará na coluna “Se positivo”. Nesse caso, para quem tem 5.50 de hipermetropia, o grau correspondente em lente de contato será +5.87.

Converter grau de óculos para lente de contato: astigmatismo

A conversão de grau para quem tem astigmatismo é mais complexa, pois inclui medidas adicionais. Então, ao contrário dos outros desvios, a conversão deve ser feita mesmo para quem tem menos de 4 graus.

Além disso, se você tem miopia ou hipermetropia com astigmatismo, somente o oftalmologista poderá informar o grau da lente de contato. Isso porque o médico precisará levar em consideração outras medidas para realizar o cálculo, como o valor do seu grau e o eixo de localização do seu astigmatismo. 

Óculos de grau para revezar com lentes de contato

Apesar de não trabalharmos com lente de contato, nós da Lenscope acreditamos no poder de compartilhar informações úteis sobre saúde visual para ajudar a todos. Mas, se você estiver buscando por lentes de óculos com melhor custo-benefício, nós oferecemos lentes mais finas para todas as necessidades.

Se você tem até 4 graus, temos a lente Lenscope Poli 1.59  que já inclui todos os tratamentos essenciais sem taxas adicionais. Agora, se você tem mais de 4 graus, trabalhamos com a lente Lenscope Tokai 1.76, as lentes de resina mais finas do mundo. Além disso, você pode usar sua armação antiga ou comprada em outro lugar para fazer seu novo óculos com a gente. 

converter grau de óculos para lente - instagram

Conheça a Lenscope

Agora você sabe que para trocar óculos por lente de contato é preciso primeiramente converter o grau. No entanto, reforçamos que esse processo deve ser feito com o seu oftalmologista para recomendações de acordo com o seu grau. Além disso, vale lembrar que lentes de contato exigem cuidados maiores e recomenda-se o uso intercalado com óculos de grau.

E se você estiver pensando em trocar seu óculos de grau, nós temos as melhores opções para todas as necessidades. Isso porque nossa missão é levar saúde visual de forma mais acessível, um par de olhos por vez.  Então, aproveite e faça um orçamento para saber quanto custa ter óculos de qualidade e o melhor de tudo: sem sair de casa.

converter - orçamento

Referências:

Feel Good Lenses

Optician Works

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *