cor dos olhos do bebe

A cor dos olhos do bebe: tudo sobre a cor dos olhos do seu filho

4.5
(2)

Há muito o que se dizer quando se trata da cor dos olhos do bebe. Assim como o seu filho, cada cor é única, e o mesmo ocorre com os incontáveis traços físicos da criança. 

É inegável que fatores como a genética influenciam diretamente em qual cor será os olhos da criança. E, considerando que crianças passam por mudanças na cor dos olhos desde que nascem, fica a reflexão: Será que é possível prever qual será a cor definitiva dos olhos do seu filho? 

Justamente para esclarecer essa dúvida e para abordar as especificidades de cada cor dos olhos do bebe, que preparamos este artigo. 

O que é a cor dos olhos do bebe?

A cor dos olhos do bebê refere-se à aparência da íris, que é o anel muscular que envolve a pupila (a parte preta) de cada olho. A íris ajuda a controlar a quantidade de luz que entra no olho. A cor da íris pode variar de um azul muito claro a um marrom muito escuro.

As pupilas do bebê sempre serão pretas e a esclera (o branco) dos olhos quase sempre será branca. Por que quase sempre? Porque caso a criança esteja com icterícia a cor pode estar amarelada e, se os olhos estiverem com algum tipo de inflamação, a cor pode ser rosa ou vermelha.

Para você entender melhor esta dinâmica, ao nascer e ser exposto às luzes fortes da sala de parto, se inicia um processo de produção de melanina na íris devido à exposição às luzes. O que pode levar a mudanças na cor dos olhos do bebe.  Basta um pouquinho de melanina e seu bebê terá olhos azuis; adicione um pouco mais e você obterá verde, cinza ou avelã; ainda mais e os olhos de um recém-nascido serão castanhos ou até pretos.

Ou seja, a melanina produzida pelas células é o pigmento responsável por dar a cor da pele e do cabelo (ou pelo menos a cor que você tinha quando criança) e também aos olhos. Assim como a luz solar torna a pele um tom mais escuro, ela faz o mesmo com a cor dos olhos por meio da íris. 

Mas afinal, qual é a cor dos olhos do bebê ao nascer? Veja a seguir!

Qual a cor dos olhos do bebe ao nascer?

A cor dos olhos do bebê depende totalmente da melanina, uma proteína secretada por células especiais chamadas melanócitos, que também dão cor à pele da criança. Bebês cuja herança é de pele escura geralmente nascem com olhos castanhos, enquanto os recém-nascidos caucasianos tendem a nascer com olhos azuis ou cinza.

Como os melanócitos respondem à luz, ao nascer um bebê pode ter olhos cinza ou azuis principalmente devido à falta de pigmento. Além de que ele esteve em um útero escuro até aquele momento. À medida que ele é exposto a mais luz, com o tempo (até vários anos) a cor dos olhos do bebê pode mudar.

Os olhos castanhos, que são os mais comuns, são o resultado de melanócitos muito ativos secretando muita melanina. Algumas cores tendem a mudar com o passar do tempo. Mas, os olhos castanhos tendem a permanecer castanhos ao longo da vida.

Veja adiante quando a cor dos olhos do bebê param de mudar!

Quando a cor dos olhos do bebe para de mudar?

Como os melanócitos levam cerca de um ano para concluírem seu trabalho e para a cor dos olhos do bebê finalmente aparecer. É um risco dizer com certeza qual é a cor definitiva dos olhos da criança antes do primeiro ano. Apesar disso, dois fatores devem ser levados em consideração: 

  • A taxa de mudança de cor pode diminuir após 6 meses de idade. A cor ainda pode mudar após esse tempo, mas em ritmo mais lento;
  • Às vezes, a mudança de cor pode continuar por vários anos antes que se torne permanente.

Mas, será que é possível, de alguma forma, prever a cor dos olhos do bebê? Descubra a seguir!

Qual será a cor dos olhos do seu bebe?

A cor dos olhos é determinada pela genética. Um cromossomo específico é amplamente responsável por determinar a cor dos olhos. Ele carrega dois genes, um que determina a quantidade de melanina na íris e outro que controla a atividade dos melanócitos. 

Esses genes atuam juntos na determinação da cor dos olhos. Alguns outros genes desempenham papéis menores.Vo cê não pode necessariamente prever a cor dos olhos do seu bebê apenas olhando para a cor dos seus próprios olhos e para a cor dos olhos do seu parceiro. Mas, às vezes sua previsão pode se tornar realidade. É tudo um jogo de genética. Considerando isso, será que é possível ter certeza de qual será a cor dos olhos do seu bebê? Veja!

É possível prever a cor dos olhos do bebe?

Na verdade, não é possível prever qual será a cor dos olhos do bebê. Porém há algumas previsões, como:

  • Dois pais de olhos castanhos provavelmente terão um filho de olhos castanhos. Mas, podem ter um filho com olhos azuis, verdes ou castanhos, dependendo da combinação de genes de cada um dos pais; 
  • Já, dois pais de olhos azuis ou verdes provavelmente terão um filho com olhos azuis ou verdes (ou uma combinação azul esverdeada). Mas, é possível que eles tenham um filho de olhos castanhos ou avelã; 
  • Se um dos pais tem olhos mais escuros e o outro tem olhos mais claros, é um pouco mais provável que eles tenham um filho com olhos escuros.

Contudo, apesar de não haver como prever a cor dos olhos do bebê, há uma tabela com algumas probabilidades para saber qual será a cor dos olhos da criança. Dessa forma você pode fazer aproximações mais detalhadas para saber qual será a cor dos olhos do seu filho.

Continue lendo e saiba mais sobre a genética do seu bebê!

A genética do seu bebe

Os dois genes mais conhecidos pelo desenvolvimento da cor dos olhos vêm em duas formas, ou dois alelos: um que tem as versões marrom e azul e outro que tem as versões azul e verde.

A cor dos olhos de um bebê dependerá da combinação de alelos que ele herda de seus pais. Contudo, as outras cores dos olhos, como cinza, avelã, violeta e várias outras combinações, não são totalmente compreendidas neste momento.

Para entendermos melhor, os alelos são as formas alternativas de um  gene específico. Eles ocupam a mesma posição do gene em cromossomos homólogos, ou seja, em cromossomos que possuem genes para a mesma característica.

Durante anos, a cor dos olhos castanhos foi considerada o traço “dominante” e a cor dos olhos azuis foi considerada o traço “recessivo”. Porém, a ciência moderna está começando a mostrar que determinar a cor dos olhos não é tão simples. 

A cor dos olhos não é influenciada por um ou dois genes, mas, em vez disso, é determinada por vários genes trabalhando juntos. Por esse motivo, não é incomum que as crianças tenham cores de olhos completamente diferentes das dos pais. 

Portanto, embora seja raro que dois pais de olhos azuis tenham um filho com olhos castanhos, isso não é inédito. Esse fenômeno ocorre porque a cor dos olhos é poligênica ou é influenciada por vários genes que trabalham juntos para determinar a tonalidade do olho. Muitos desejam filhos de olhos azuis, mas ter os olhos castanhos também tem seu lado positivo. Continue lendo para saber mais!

A força dos olhos castanhos

Não apenas os olhos dos bebês, mas também de adultos, são sensíveis por natureza. Por isso é importante estarmos sempre atentos a qualquer sinal fora do comumContudo, apesar de os olhos serem uma região sensível, os olhos castanhos tendem a ser um pouco mais fortes que os azuis, por exemplo. 

De acordo com médicos, pessoas com olhos azuis, cinza ou verdes tendem a ser mais sensíveis à luz do que pessoas com olhos castanhos ou pretos.  Pessoas com olhos mais claros costumam sofrer de fotofobia, ou sensibilidade à luz, que faz com que esfreguem os olhos à luz do sol ou se sintam cansadas depois de ficarem sob luzes fluorescentes por um tempo.

Essa sensibilidade é causada pelo fato de que pessoas com olhos claros têm menos pigmentação em várias camadas do olho do que pessoas com olhos mais escuros. Como resultado, eles são menos capazes de bloquear os efeitos das luzes fortes ou da luz solar. Por isso, é importante que os pais fiquem de olho nos filhos quando estiverem fora de casa.

Obviamente, independentemente da cor dos olhos do bebê, é indicado protegê-los com óculos de sol ao ar livre. Procure óculos de sol de tamanho infantil que ofereçam proteção UV. Afinal, é fundamental cuidar da saúde dos olhos das crianças e com isso prevenir problemas futuros, não é mesmo?

Agora que você já sabe tudo sobre a cor dos olhos do bebê, tenha em mente que é importante cuidar da saúde dos seus próprios olhos também.  Comece agora com estes cuidados e faça o nosso teste de visão totalmente online e gratuito!

Gostou deste artigo? Continue acompanhando nossas publicações, diariamente trazemos conteúdos relacionados a saúde dos olhos. Conte o que achou nos comentários.

Fontes

Pampers

TodaysParent 

VeryWellFamily

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *