Coronavírus pode ser transmitido pelos olhos

  • por
5
(1)

O Coronavírus (COVID-19) pode ser transmitido pelos olhos, de acordo com alerta da AAO (Academia Americana de Oftalmologia). A suspeita começou quando um médico chinês disse ao tablóide South China Morning Post(SCMP) que contraiu o novo coronavírus pelos olhos, por não ter utilizado proteção ocular adequada ao visitar pacientes na cidade de Wuhan, onde a epidemia se iniciou.

No Brasil, já temos mais de 590 mil casos confirmados segundo o Portal G1 (04/06/20). Por isso, os cuidados e higiene devem ser redobrados, pois além da transmissão pelo contato com os olhos, o vírus também pode ser propagado através de espirros e tosses. Por isso é muito importante:

  • Manter as mãos limpas, lavando sempre que possível;
  • Carregar gel antisséptico;
  • Evitar levar mãos aos olhos sem estar higienizados;
  • Evitar lugares fechados ou multidões;
  • Caso esteja em local onde há foco da doença, use máscaras protetoras.

coronavírus

O que é o coronavírus?

O coronavírus apresenta inicialmente como uma gripe e pode, inclusive, causar desde um resfriado até pneumonias ou complicações mais graves. Aliás, o coronavírus em si existe desde 1960. Mas, no caso do Coronavírus que está nos preocupando, é porque a doença apareceu com outra variação ainda não identificada, chamada 2019-nCoV. Essa variação é mais perigosa porque provoca sintomas como febre e problemas respiratórios.

Como coronavírus se espalhou?

Os primeiros casos da doença, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), surgiram em Wuhan (China). Isso porque a cidade é um local muito comercial e fluvial e então, a suspeita é de que o coronavírus possa ter vindo do mercado de frutos do mar ou de outros animais. O Bing criou um rastreador do COVID-19 como forma de manter as pessoas atualizadas sobre a disseminação da doença.

O mapa mostra em tempo real os casos existentes em todo o mundo. Além disso, enumerando os países mais infectados pelo COVID-19 (Última atualização do mapa 04/06/20 às 14:53 pelo horário de Brasília). Veja:

Sintomas de coronavírus

  • Falta de ar
  • Febre (acima de 37ºC)
  • Tosse seca
  • Tosse com secreção 
  • Coriza

Em casos mais graves, pode vir a apresentar:

  • Dificuldade para respirar
  • Insuficiência renal.

Além disso, Ministério da Saúde alerta:

 “O período médio de incubação por coronavírus é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde a infecção. A transmissibilidade dos pacientes infectados por SARSCoV é em média de 7 dias após o início dos sintomas. No entanto, dados preliminares do coronavírus sugerem que a transmissão possa ocorrer mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas”.

Como o contágio pelos olhos acontece?

Como a transmissão do coronavírus se dá de forma viral, pelo contato, é importante se atentar a tudo o que pode conter gotículas de saliva, transmitidas pela fala, tosse, beijo ou espirro. Ou ainda, por superfícies contaminadas, como as mãos, objetos, maçaneta, botão do elevador, corrimão de escada, apoio do ônibus. O contágio acontece com o contato dessas gotículas com a nossa mucosa dos olhos, da boca ou do nariz.

Como posso me proteger?

Para se proteger do contágio do coronavírus pelos olhos, é preciso proteger os olhos. Evite o contato direto com pessoas doentes e/ou infectadas, ou ainda, higienize as mãos (lavando-as com água e sabão por pelo menos 30 segundos e utilizando álcool em gel) sempre que estiver em contato com as superfícies citadas acima. Isso porque essas superfícies podem estar contaminadas e se você colocar as mãos nos olhos, o contágio acontece. Além disso, outras medidas podem ser tomadas:

  • Ficar a pelo menos 2 metros de pessoas doentes e/ou infectadas;
  • Cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir com um lenço;
  • Utilizar máscara de proteção se precisar sair de casa;
  • Manter casa e escritórios bem arejados, circulação aberta;
  • Não compartilhar objetos pessoais;
  • Limpar lugares e objetos que são tocados com frequência. 

CORONAVÍRUS NOS OLHOS

Qualquer hospital ou posto de saúde pode receber paciente com coronavírus?

Depende de cada caso. Os casos mais graves devem ser acompanhados e encaminhados para um hospital de referência estadual, pois são casos que necessitam de isolamento e equipe qualificada para tratamento. Os casos considerados suspeitos muitas vezes não precisam ser hospitalizados, e são acompanhados pela Atenção Primária, que orienta para que a pessoa siga medidas de precaução domiciliar. 

Agora que você já sabe que os seus olhos são uma forma poderosa e sensível de contágio, lembre-se sempre: evite contato direto com pessoas doentes e higienize sempre as mãos antes de levá-las aos olhos. Lave as mãos com água e sabão por pelo menos 30 segundos e utilize também o álcool em gel. Além disso, toda prevenção é válida, especialmente para a parcela da população de risco (idosos e pessoas com doenças autoimunes). Caso você ou algum conhecido apresente quaisquer um desses sintomas, não hesite em procurar ajuda médica. Qualquer dúvida, deixe nos comentários.

Veja todas as medidas da Lenscope frente ao COVID-19.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

4 comentários em “Coronavírus pode ser transmitido pelos olhos”

    1. Olá, Raiza! Tudo bem?

      Muito obrigada pela leitura e comentário em nosso artigo

      Quem pode te ajudar com maior propriedade no assunto é o médico especialista .seguir as recomendações desses profissionais de ir ao médico somente se necessário e sentir sintomas muito graves do COVID-19 e claro, se cuidar também
      Deixamos algumas dicas aqui para você:
      – Higienize com frequência as suas mãos com água e sabão neutro;
      – Evite levar as mãos na região dos olhos, nariz e boca;
      – Deixe sua casa bem arejada;
      – Evite locais com aglomerações;
      – Use máscara sempre que sair de casa;

      Desejamos melhoras para você, mas caso sinta que é necessário, procure ajuda de um profissional. Procure se cuidar, ficar bem e em casa

  1. Boa tarde. Uma pessoa pegou um saco plástico da farmacia com a mao. Sem querer passou a mao no olho.foi automático. Logo depois , no máximo 5 min ele lavou o olho e a mao com sabão. Qual a,chance de ter se contaminado, muito grande?

    1. Oi, Luiz! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário em nosso artigo

      É só estar atento aos sintomas do COVID-19 que podem se manifestar no período de 5 dias, de acordo com um estudo conduzido pela Escola de Saúde Pública da Johns Hopkins — localizada nos Estados Unidos e considerada uma das mais importantes do mundo. O mais importante é você manter os cuidados e seguir as orientações dos profissionais da saúde em relação à proteção do vírus.

      Se cuide! Qualquer dúvida, estamos aqui ☺

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *