Coronavírus pode ser transmitido por objetos: como proteger celular e demais aparelhos eletrônicos

Coronavírus pode ser transmitido por objetos
  • por
0
(0)

Não há quem fale de Coronavírus (COVID-19) e não se assuste com os casos cada vez mais crescentes no Brasil e no mundo. A orientação é clara: higiene em primeiro lugar.

Médicos têm informado a população sobre a importância de lavar as mãos corretamente e frequentemente, carregar gel antisséptico e, se possível, não dividir materiais pessoais como canetas, canudos e talheres. Além de evitar aglomerações e dar preferência para ambientes que tenham circulação de ar.

Mas, até nossos objetos pessoais precisam ser limpos corretamente como celulares, computadores, fones de ouvido, games e relógios inteligentes. Afinal, a prevenção do coronavírus é em primeiro lugar.

Segundo o Ministério da Saúde, o coronavírus pertence a família de vírus que provoca infecções respiratórias e inicialmente pode agir como se fosse uma gripe.  Entretanto, a situação pode ser mais agravante provocando febre alta e problemas respiratórios, como falta de ar, por exemplo. 

Uma das formas de propagação, além do espirro ou tosse, pode ser a falaIsso porque quando falamos,  pequenas gotículas de saliva são expelidas , permitindo que o vírus penetre na superfície de objetos como celulares, computadores, maçanetas, dentre outros.  Por essa razão, é muito importante aprimorar e criar novos hábitos de higiene, principalmente com nossos materiais pessoais.

Então, veja a matéria especial da Lenscope sobre a melhor maneira de limpar seu celular, computador, tablets, fones de ouvido e outros objetos que estamos o dia todo usando, evitando a proliferação da doença.

Limpando celulares (smartphones)

Você sabia que a tela do seu smartphone pode ter mais de 600 bactérias? Pois é, esse dado foi publicado pelo jornal Estadão.

Esse número é 30 vezes maior que o número de bactérias que existem em um vaso sanitário, segundo a pesquisa do Departamento de Microbiologia da Universidade de Barcelona (UB).

Muitos celulares contam um revestimento oleofóbico. Ou seja, é resistente às impressões digitais, gordura especialmente dos dedos. A boa notícia é que eles saem de forma fácil! Como limpar? Simples!

De acordo com a Anvisa, o álcool isopropílico 99 desempenha um papel de antisséptico e desinfetante agindo contra as bactérias de forma efetiva. Por isso é muito importante aplicar em áreas de contato constante como o celular. 

A Motorola também se manifestou no assunto. Segundo o portal TechTudo, a empresa recomendou o uso de álcool isopropílico de concentração 70% para higienizar os smartphones. Mas, é importante evitar umedecer as entradas onde são conectados os carregadores, fones e também as saídas de som. 

A grande vantagem é que o álcool 70 ou álcool 99 são de fácil acesso ao consumidor. Preparamos um passo-a-passo para higienizar seu celular. Você vai precisar:

  • Água destilada (pode ser mineral, caso não tenha);
  • Álcool isopropílico a 99% (outra alternativa, álcool 70%, mas não optar por álcool gel);
  • Pano de microfibra (bem liso), parecido com panos para limpar lentes de óculos;
  • Cotonetes;

Outra alternativa é trocar por álcool 70% e água mineral. Recomenda-se colocar em um frasco de spray:

  • 70% de álcool + 30% de água destilada
  • Aplicar/borrifar em plano liso de microfibra passando objeto
  • Não reutilizar o pano depois do uso. Lave-o.

Coronavírus pode ser transmitido por objetos

Lembre de limpar a superfície onde seu celular também passará por higienização (como mesas ou bancadas)!

Aplique a solução em um pano de microfibra 

Coronavírus pode ser transmitido por objetos

Passe em seguida na tela do celular 

Coronavírus pode ser transmitido por objetos

Muito cuidado com as saídas de autofalantes e outras entradas ou saídas.

Passe no verso do aparelho celular

Coronavírus pode ser transmitido por objetos

Lembre-se do cotonete para áreas mais delicadas

Coronavírus pode ser transmitido por objetos

O uso do cotonete é fundamental para os vãos, bordas e teclas (caso seu celular tenha);

Como limpar notebook e computador

Seja ele computador fixo ou móvel, é muito importante manter a higienização. O uso de produto é diferente. Para isso, use somente pano de microfibra e água comumDessa forma, você evita qualquer dano à tela do seu equipamento.

Para limpar seu notebook, vire ele cuidadosamente para baixo e busque sacudir de maneira sútil. Assim, sujeiras e migalhas saem com maior facilidade. Você pode fazer isso também para o seu teclado móvel. Com o pano de microfibra, você pode umedecer com água comum e passar na superfície de metal e plástico no seu computador móvel ou fixo. Por exemplo: telas, mouse, teclado, CPU.

Coronavírus pode ser transmitido por objetos

Uma atenção ao mouse móvel.

Como o mouse sempre está deslizando, ele pode deixar alguns rastros de sujeira. Por isso, a mesma solução de álcool e água (usada no celular) pode ser passada na superfície onde o notebook ou computador fica apoiado.  Você pode utilizar o cotonete para limpar as laterais e atrás do mouse.

Coronavírus pode ser transmitido por objetos

Não é recomendado uso de álcool gel em superfícies eletrônicas pois podem danificar com maior facilidade.

Limpando os fones de ouvido

Para limpar os fones de ouvido, o pano de microfibra vai ser seu grande companheiro. Para os headphones (normalmente os fones grandes) podem ser higienizados com um pano de microfibra umedecido com pouca água.

Coronavírus pode ser transmitido por objetos

Imagem: KaBuM!

 

Já os airpods e fones menores que acompanham os celulares, o ideal é somente o pano de microfibra. É possível utilizar a mesma solução criada para a limpeza do seu celular e borrifar no pano, limpando toda superfície do fone. Existem também os fones que removem as borrachinhas. Então, só remover, lavar com água e sabão e depois secar bem!

Coronavírus pode ser transmitido por objetos

Imagem: Submarino

 

Pequenas ações como essa podem ajudar a salvar vidas, principalmente agora com a pandemia do coronavírus (CODIV-19). Então não deixe de colocar esses pequenos hábitos de higiene em prática no dia-a-dia.

E não se esqueça: mantenha sempre os locais onde colocamos as mãos limpos. Assim, você evita a proliferação do vírus e demais bactérias que circulam no ambiente.

Procure sempre lavar as mãos corriqueiramente.

Então, vamos colocar em prática essas ações? Veja todas as medidas da Lenscope frente ao COVID-19.

coronavírus pode ser transmitido por objetos

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *