Criança de óculos: dicas para escolha de óculos ideal e adaptação

Criança de óculos: dicas para escolha de óculos ideal e adaptação
  • por
5
(2)

Nos últimos anos, notou-se um aumento sensível no uso de óculos pela população mundial, e com as crianças não é diferente. Sendo assim, preparamos um guia simples e completo para você não errar na hora de escolher o óculos de grau adequado para crianças.

Então, nos acompanhe e descubra também dicas valiosas para ajudar a criança a se adaptar mais rapidamente ao uso do óculos de grau. Confira! 

A partir de quantos anos crianças podem usar óculos?

A princípio, não há uma idade mínima determinada para a criança começar a usar óculos. Tal necessidade é definida de acordo com vários fatores: idade, estágio do desenvolvimento visual da criança e também pelo grau refrativo a ser corrigido. Por exemplo, um alto grau de miopia (acima de -4) ou astigmatismo (acima de -3) diagnosticado em uma criança com idade inferior a um ano, por exemplo, ilustra uma situação onde o uso de óculos é necessário.

Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 20% das crianças em idade escolar apresentam algum tipo de problema visual, sendo os mais comuns: miopia, seguido por hipermetropia e por último, astigmatismo.

Ainda mais, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já considera a miopia como a epidemia do século. Nesse sentido, ressaltamos aqui a importância de corrigir os problemas de visão nessa fase da vida, já que se persistirem e não forem tratados, podem causar danos irreversíveis na vida adulta. 

Em outras palavras, uma criança que precisa usar óculos e não os usa até os 7 anos, corre risco de desenvolver ambliopia, ou seja, a diminuição da visão causada por um desenvolvimento visual anormal. Trata-se de uma condição que acontece quando as vias nervosas entre o cérebro e o olho não são devidamente estimuladas. Dessa forma o cérebro favorece o outro olho e a visão no “olho preguiçoso” não se desenvolve corretamente.

Saúde visual infantil em período escolar:

Assim, os pais e responsáveis têm um papel fundamental na saúde visual nessa fase de desenvolvimento dos pequenos. De acordo com diretrizes da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP), em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a recomendação é de que crianças saudáveis entre 6 meses e um ano de idade devem passar por uma avaliação por um oftalmologista e novamente entre os 3 e 5 anos.

Entretanto, se a criança apresenta grau alto ou algum outro problema, como pálpebra caída, tremor nos olhos, desvio dos olhos ou teste do olhinho caído, por exemplo, os exames devem ser mais frequentes. 

Criança de óculos: dicas sobre a escolha do óculos para crianças

Aqui, mostraremos por que a escolha do óculos deve ser feita com muito critério.  Por isso, consideraremos as armações e lentes mais adequadas para garantir a segurança e o conforto dos pequenos.  

Qual a melhor lente para óculos de crianças?

Quando o assunto é óculos para criança, fatores como segurança e resistência são determinantes na escolha da lente ideal. De maneira idêntica, devemos considerar o conforto e a clareza visual. A seguir, listamos os materiais mais indicados para as lentes de óculos para crianças, tanto para baixo quanto para alto grau. 

  • CR-39: de acrílico, são as lentes mais populares disponíveis no mercado. Trata-se de lentes com preço acessível, que atende bem até 4 graus de miopia ou hipermetropia. Por outro lado, dependendo do grau, os óculos podem ficar com as lentes grossas.
  • Policarbonato: são mais resistentes e até 30% mais leves que as lentes CR-39. Além disso, possuem maior índice de refração, resultando em lentes mais finas para até 4 graus.
  • Trivex: assim como o  policarbonato, são lentes resistentes. Sua principal vantagem é a maior nitidez, por causa de seu processo de moldagem. Também são indicadas para óculos de até 4 graus de correção.
  • Resina: aqui, falamos de um material mais leve e resistente do que o policarbonato, porém muito mais fino. Com altos índices de refração, de 1.60, 1.67, 1.74 e 1.76, são indicadas para os casos de miopia, hipermetropia e astigmatismo moderados a  altos. 

Acima de tudo, independente da escolha do material da lente, ressaltamos aqui também a importância dos tratamentos essenciais nas lentes dos pequenos. Assim, para garantir maior durabilidade, segurança e, principalmente, conforto visual, considere os tratamentos como filtro fotossensível, antirreflexo, proteção UV, antirrisco e  proteção contra luz azul na hora de comprar óculos para crianças.

Como escolher a armação ideal de óculos para criança

Juntamente com as lentes, a armação dos óculos é um componente fundamental do acessório. Assim, quando falamos de óculos para crianças, devemos considerar quais os materiais e modelos mais indicados para suas armações.

Além disso, outro aspecto que merece atenção é a importância do apoio nasal. Ou seja, diferente dos adultos, as crianças ainda não possuem o osso do septo nasal plenamente desenvolvido. Desta maneira, recomenda-se que as armações sempre tenham o suporte com a plaqueta.

Nesse sentido, a armação terá um apoio melhor para o nariz e permitirá ajustes do óculos ao passo que a criança cresce e os ossos do septo nasal se desenvolvem. A seguir, alguns dos melhores materiais para armação de óculos para crianças: 

  • Armação de silicone: são geralmente indicadas para bebês, devido à grande flexibilidade e facilidade de ajuste. Porém, por serem demasiadamente moles, é preciso atenção dos pais e responsáveis para que os óculos se mantenham na posição correta e não comprometam a visão da criança.
  • Armação de Grilamid: material da família das armações injetadas, trata-se de uma armação leve, resistente e muito flexível. 
  • Armação de resina amorfa termoplástica: esse material reúne as características das armações de grilamid, porém são ainda mais flexíveis.

Para finalizar, devemos recomendar aqui que não se use armações de metal, já que se trata de um material rígido, que pode se danificar e causar ferimentos nas crianças. Além disso, lembramos aqui também que as armações de aro fechado são as mais indicadas, pois conferem mais proteção às lentes.

Dicas para convencer e ensinar a criança a usar óculos

Primeiramente, é fundamental que os pais e responsáveis entendam porque existe a necessidade de usar óculos. Assim, é possível explicar de forma simples e clara para a criança, reforçando positivamente os benefícios do uso do óculos.

Do mesmo modo, é muito importante que a criança participe do processo de escolha do óculos. Afinal, depois da consulta e do diagnóstico, comprar uma armação que a criança goste gerará uma expectativa positiva para usar o acessório. Ainda assim, usar reforços positivos como:

  • citar personalidades que a criança admira e que também usam óculos;
  • dizer que a criança está mais bonita de óculos;
  • sempre lembrar que o óculos cuidará da saúde de seus olhos;
  • lembrar de familiares que também usam óculos.

Por último, mas não menos importante, é saber ouvir as queixas que o pequeno tem sobre usar óculos e argumentar e mostrar o lado positivo do uso do acessório.

Instagram Lenscope [Lentes Lenscope LensAI 1.74]

Óculos infantil pelo melhor custo-benefício e tratamentos inclusos

Seja para miopia, hipermetropia ou astigmatismo, nós da Lenscope trabalhamos com as lentes mais finas para todas as necessidades, inclusive para crianças. 

Lentes para até 4 graus:

  • Lenscope Poli 1.59: lentes incolores resistentes para o dia a dia, com os tratamentos essenciais UV 100%, antirrisco e antirreflexo incluídos. Também está disponível nas versões Fotocroma: as lentes fotossensíveis que escurecem na luz do sol e Shades: lentes escuras com grau.
  •  Lenscope Digital Comfort: lente de resina com filtro de luz azul.

Lentes para mais de 4 graus:

Ainda assim, destacamos que todas as nossas lentes possuem certificado de garantia e selo de autenticidade. E você também pode fazer apenas as lentes com a gente e comprar a armação infantil ideal em outro lugar ou aproveitar a que ela já tem. Nós fazemos a montagem das lentes e devolvemos o óculos pronto.

Veja o valor das nossas lentes mais finas para crianças

Agora que você tem um guia completo sobre como comprar os óculos ideais para criança, já pode conhecer nosso serviço online de troca de lentes. Além disso, caso você já tenha sua armação favorita em casa, pode fazer apenas as lentes conosco.  Por último, que tal aproveitar e fazer um orçamento online e totalmente gratuito em nosso site.

teste do olhinho - orcamento

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *