Dedo no olho: os perigos de colocar os dedos nos olhos

dedo no olho
  • por
4.2
(5)

Você sabe o real perigo de levar seu dedo ao olho? O ato de coçar ou esfregar seus olhos com os dedos, é uma das piores coisas que você pode fazer, pondo em risco a sua saúde. 

Em nossas mãos há milhares de colônias de bactérias, e ao levá-las aos olhos, essas bactérias chegam aos olhos e podem causar desde infecções leves, até infecções agressivas, conjuntivite e danos à córnea. Mas, quer saber mais sobre os riscos de levar os dedos aos olhos? Então continue a leitura!

Porquê tomar cuidado com dedo no olho

Nossos olhos são partes importantes e delicadas do nosso corpo, e muitas doenças e infecções oculares podem ser prevenidas com bons hábitos de higiene. Antes de mais nada, nossos olhos devem estar limpos o tempo todo, portanto, evite tocar nos olhos, pois eles são extremamente sensíveis aos germes que estão presentes em nossos dedos e mãos.

Todos os dias nossas mãos tocam muitos objetos diferentes, desde o celular, poeira e sujeira, e a quase tudo que precisamos para trabalhar com o uso das mãos. Portanto, nossas mãos e dedos estão constantemente em contato com milhões de germes diferentes o tempo todo, de forma que geralmente as infecções acontecem quando tocamos um objeto ou área infectada do corpo e, em seguida, tocamos nossos olhos.

Além das infecções oculares, conjuntivites e possíveis danos à retina, tocar os olhos com os dedos ou esfregá-los, pode causar lacerações e machucados no tecido ocular e nos capilares da pálpebra, rompendo-a. Por exemplo, se você tem herpes, e você toca na área afetada e, em seguida, nos seus olhos, isso pode causar ceratite por herpes, e essa condição pode levar até a cegueira.

Portanto, lavar as mãos sempre que tocar em algo, é a melhor maneira de prevenir problemas oculares e infecções. Mas, ainda assim, evitar tocar nos olhos ou nem mesmo tocá-los, é o melhor que você pode fazer.

Todavia, infecções oculares afetam pessoas de todas as idades e os sintomas podem variar desde coceiras, irritação e lacrimejamento nos olhos e eventualmente olhos vermelhos ou inflamados.

Doenças relacionadas à dedo no olho

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, lavar as mãos com frequência reduz o risco de contaminação por vírus e bactérias que levam a doenças e infecções oculares. Por isso, o álcool em gel pode ser uma opção quando não há possibilidade de lavar as mãos com água e sabão. As principais doenças que podem surgir quando tocamos os olhos com as mão são:

Machuquei meu olho com meu dedo, e agora?

Nossos olhos podem sofrer lesões sempre que entram em contato com objetos estranhos ou quando levamos os dedos para eles, e isso pode ser doloroso, no entanto, podem ser tratados facilmente.

Contudo, uma cutucada ou lesão nos olhos, podem resultar em condições mais graves, como abrasão da córnea ou lesão direta do próprio globo ocular. Machucar os olhos ou levar uma cutucada no olho, é um tipo de trauma, que pode acontecer por objetos, ou durante eventos em que há várias pessoas próximas, como em eventos de trabalho, festas, praticando esportes entre outros.

Por outro lado, uma cutucada no olho pode ser feita por você mesmo, por exemplo ao se maquiar ou ao lavar ao redor dos olhos. Geralmente esses tipos de cutucadas no olho são leves e podem ser tratados em casa.

Tratando dedo no olho

Muitas vezes, uma pequena cutucada no olho pode ser tratada em casa. Agora, se seus olhos foram cutucados com um objeto pontudo, ou por seu dedo, você pode tratar da seguinte forma:

  • Lave as mãos com sabonete. Não esfregue seu olho;
  • Enxágue os olhos com água limpa ou soro fisiológico;
  • Aplique uma compressa fria e a tire periodicamente;
  • Se você sentir algum desconforto, tome um analgésico de venda livre, como o ibuprofeno (Advil, Motrin) ou paracetamol;
  • Consulte seu médico se você suspeitar que coçou a superfície do olho. Isso também é conhecido como abrasão da córnea e os sintomas incluem desconforto continuado, dificuldade em manter o olho aberto e sensação que algo está em seu olho;
  • Se ocorrer sangramento por arranhões na pele ao redor do olho, cubra-o com um tecido ou pano limpo e pressione.

Casos onde é melhor consultar um médico:

  • Em cutucadas ou lesões mais graves onde tenha a frente dos olhos, sobre a pupila ou na íris;
  • Sangramentos que envolvam a parte branca do olho ou esclera (geralmente não é motivo de preocupação, a menos que você também observe mudanças em sua visão);
  • Quaisquer alterações em sua visão após lesões requerem atenção médica;
  • Se você sofreu um impacto forte próximo ao olho e ficou roxo, aplique compressas frias e em seguida consulte seu médico.

Coçar demais o olho pode me causar problemas?

Esfregar demais os olhos pode causar a ruptura de pequenos vasos sanguíneos, resultando em olhos vermelhos ou olheiras escuras. Quando você esfrega os olhos, os germes são facilmente transferidos das mãos, o que pode resultar em infecções como por exemplo a conjuntivite.

Muitas vezes, sentimos um corpo estranho preso nos olhos, e nosso instinto natural é esfregá-lo para remover o objeto. No entanto, esfregar o olho contra o objeto pode arranhar e danificar nossa córnea. Contudo, esfregar os olhos é mais perigoso em pessoas com doenças oculares pré-existentes como por exemplo a miopia progressiva.

Pessoas com glaucoma têm um aumento da pressão ocular ao friccionar os olhos, interrompendo o fluxo sanguíneo para a parte posterior do olho, causando danos aos nervos e, por fim, perda permanente da visão.

Segundo estudos, esfregar continuamente os olhos, leva ao afinamento da córnea, que se enfraquece e é impulsionada para a frente. Essa condição é conhecida como ceratocone, que pode levar a uma visão distorcida e possivelmente à necessidade futura de um enxerto de córnea.

Como evitar colocar o dedo no olho?

  • Seja cuidadoso ao lavar as mãos e faça-o com frequência;
  • Tenha um frasco de desinfetante para as mãos e use-o, ou coloque vários frascos estrategicamente onde você se lembrará de usá-los ao longo do dia;
  • Use lenços umedecidos ou desinfetantes em spray, limpe as superfícies com as quais você tem contato frequente, como sua mesa, teclado, volante ou telefone; 
  • Mantenha uma caixa de lenços de papel por perto. Use um em sua mão para coçar quando precisar. Ou simplesmente puxe o cordão do seu moletom bem apertado para que seu rosto fique coberto.

Você costuma tocar muito seus olhos?

Nossas lágrimas contêm compostos imunológicos que combatem infecções para muitas vezes limitar a propagação de germes, mas com o novo coronavírus, nossos corpos ainda não têm essa capacidade, então os germes do olho podem chegar à garganta e descer por nossa traqueia para os pulmões.

Portanto, coçar os olhos pode se tornar um perigo se suas mão estiverem sujas. Além de germes, doenças como ceratocone, conjuntivite bacteriana, infecções nos olhos e conjuntivite bacteriana, podem agravar e levar a doenças oculares mais graves. Não esqueça de assinar nossa newsletter para receber as melhores dicas sobre saúde ocular e geral. Nós da Lenscope, trazemos para você conteúdos diários sobre a saúde dos olhos e tratamentos. E além disso, trazemos dicas diárias de como cuidar e preservar nossa visão.

Agora, para saber como está a saúde dos seus olhos, visite um oftalmologista regularmente. Realize testes de visão frequentes para acompanhar as possíveis mudanças em seus olhos. A propósito, agora é possível fazer testes de visão de forma totalmente gratuita e online sem sair de casa. 

Nós desenvolvemos um teste de visão com tecnologia exclusiva, onde você consegue testar seus olhos em apenas 3 passos simples e rápidos. Portanto, comece agora mesmo a cuidar da sua saúde ocular. Aproveite e faça o nosso teste de visão agora mesmo!

caroço no olho - teste de visão

Gostou do conteúdo? Então aproveite a visita e assine nossa newsletter! Todos os dias temos novidades para você.

Fontes:

Wexnermedical 

Healthcare 

Newwise

Aao

John Goosey 

Mayo Clinic

Secretaria Municipal da Saúde de Salvador

Healthline

Allaboutvision

Abcnews 

Vision Eye Institute

Healthline – Is it safe to rub your eyes? 

Allabouteyes 

Mayoclinic – Keratoconus

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *