Os 5 defeitos da visão humana mais comuns que existem

5
(2)

Entre os cinco sentidos do ser humano, a visão é o mais importante, pois é a maneira como percebemos as formas e cores do mundo ao nosso redor. Por isso, hoje falaremos sobre os defeitos da visão mais comuns, como surgem e como cada um deles interfere na nossa visão e tratamentos. Ainda mais, nos acompanhe e descubra como as pessoas com cada um desses problemas enxerga. Confira! 

O que são defeitos da visão?

Essencialmente, uma visão perfeita funciona quando a luz entra nos olhos através da córnea e chega até a retina, que a transforma em impulsos elétricos e são conduzidos ao cérebro pelo nervo óptico que, por sua vez, os “traduz” em imagens claras e nítidas. Assim, chamamos de olhos emetropes aqueles que funcionam perfeitamente.

Por outro lado, nas pessoas com defeitos de visão, também chamados de ametropias, a imagem que entra no olho através da córnea não chega à retina de forma adequada, formando uma imagem desfocada. Nesse sentido, os 5 defeitos da visão mais comuns são: 

  • miopia
  • hipermetropia 
  • presbiopia 
  • astigmatismo  
  • estrabismo.

Ainda mais, detalharemos neste artigo como cada um desses defeitos da visão acontece e seus sintomas. Embora sejam problemas que atingem grande parte da população, temos uma boa notícia: felizmente, os principais defeitos visuais têm tratamento e correção.

Defeitos na visão: entendendo a miopia

A miopia é um erro de refração que faz com que seu portador tenha dificuldades para enxergar objetos distantes, embora consiga enxergar objetos próximos com nitidez.

Deste modo, esse defeito da visão ocorre quando o globo ocular apresenta um formato mais alongado do que o olho emetrope (sem defeito). Igualmente, quando o cristalino tem alto poder convergente e não desvia os raios de luz corretamente, os raios de luz não chegam como deveriam na retina, causando dificuldade para enxergar. Por isso, em um olho míope, a imagem de um objeto distante se forma à frente da retina. 

Todavia, a miopia é um erro de refração que tem tratamento. Para corrigir esse defeito, é necessário o uso de lentes divergentes para miopia que diminuem o poder convergente e desviam os raios para chegarem até a retina e seja formada uma imagem com nitidez.

Entendendo a hipermetropia

Ao contrário da miopia, a hipermetropia é um defeito da visão onde o indivíduo tem dificuldade para enxergar de perto e ocorre geralmente por dois fatores:

  • O cristalino apresenta baixa potência convergente. Em outras palavras, quando não funciona corretamente, o cristalino não flexiona de modo a aumentar seu poder convergente. Assim, a imagem se forma atrás da retina.
  • O formato do globo ocular é mais “achatado”. Desta forma, o cristalino fica mais próximo à retina. Portanto, a imagem dos objetos próximos se forma atrás da mesma e dificulta a visão de perto. 

Tal qual no caso da miopia, o tratamento mais comum para essa ametropia é o uso de lentes corretivas. Aqui, as lentes para corrigir esse defeito de visão são as lentes convergentes para hipermetropia.

O astigmatismo como defeito na visão

No caso do astigmatismo, o cristalino ou a córnea apresentam formato e espessura irregulares. Por isso, a imagem pode se formar em mais de um ponto, tanto antes quanto depois da retina. Assim, quem tem astigmatismo pode ter dificuldade para enxergar de perto, de longe ou até mesmo em ambas as situações, além de enxergar embaçadamente.

No sentido de  corrigir esse defeito de visão, o tratamento mais comum é o uso de lentes corretivas e lentes de contato. Além disso, o procedimento cirúrgico para a correção de astigmatismo também é uma opção. Aqui, as lentes para corrigir o astigmatismo são cilíndricas. Também se observa, além do grau, o ângulo do eixo formado entre o cristalino e a retina, assim se determina o local na lente onde o grau atuará. Vale ressaltar aqui que é comum o paciente ter dificuldade para se adaptar aos óculos para astigmatismo.

Defeitos da visão: entendendo a presbiopia

Diferente de outros defeitos da visão, a presbiopia é uma condição natural que acontece conforme envelhecemos. Por isso, é comum usar o termo “vista cansada” para os casos de presbiopia. Aqui, a ametropia surge quando o cristalino perde a flexibilidade necessária para focar os objetos a curta distância.

Sendo assim, o uso de lentes corretivas é o tratamento comum para esse defeito da visão. Geralmente, para corrigir o problema, as lentes multifocais são as indicadas quando há algum outro defeito de visão em conjunto com a presbiopia.

Entenda como o estrabismo é um defeito na visão

A princípio, há seis músculos no aparelho visual responsáveis pelos movimentos dos olhos. Assim, em olhos emetropes, tais músculos trabalham juntos para apontar os olhos na mesma direção. Entretanto, pacientes com este defeito de visão — estrabismo — têm dificuldade para controlar o movimento dos olhos e não conseguem manter o alinhamento ocular normal. Desta forma, a manifestação principal dessa ametropia é a visão dupla.

Sendo assim, há algumas alternativas de tratamento para o estrabismo, como: cirurgia de correção, tampão ocular (no caso de estrabismo infantil), toxina botulínica e óculos de grau. No caso de estrabismo leve, o tratamento recomendado é o uso de lentes de prisma corretivas. 

 

Precisa de lentes de óculos para o seu problema de visão?

Como vimos ao longo do artigo, a maioria dos defeitos de visão, felizmente, possuem correção ou tratamentos que permitem que enxerguemos com nitidez, conforto e clareza visual. Além disso, os tratamentos mais comuns e de fácil acesso são feitos com lentes de óculos ou lentes de contato. 

E se você está em busca de lentes mais finas  e com melhor custo-benefício para o seu problema de visão, que tal conhecer as nossas lentes? Nós da Lenscope somos pioneiros no serviço de troca de lentes online. Ainda mais, trabalhamos com as lentes mais finas para os problemas de visão mais comuns que apresentamos neste artigo, seja para graus baixos ou altos. Portanto, oferecemos lentes mais finas para a maioria dos defeitos de visão. Sendo

Lentes para até 4 graus:

  • Lenscope Poli 1.59: lentes de policarbonato leves e resistentes para o dia a dia, com os tratamentos essenciais antirrisco, antirreflexo e proteção UV 100%. Disponível nas versões: Fotocroma (lentes fotossensíveis) e Shades (lentes escuras com grau).
  • Lenscope Digital Comfort: as lentes com filtro de luz menos amareladas, disponível também sem grau. Tratamentos essenciais incluídos sem taxa extra.

Lentes para mais de 4 graus:

  • Tokai 1.76: as lentes de resina mais finas do mundo, vendidas online com exclusividade Lenscope. Contam com as proteções UV 100%, contra microfissuras, além dos tratamentos antirrisco, antirreflexo, hidrofóbico e oleofóbico, sem custo adicional. Disponível nas versões: Digital Comfort, Transitions e Shades.

Lentes multifocais:

  • Lenscope Progress: lentes multifocais para vista cansada personalizadas para sua necessidade. Disponível nas versões: Digital Comfort, Digital Comfort Transitions e Shades. Toda a linha Progress conta com tratamentos antirrisco, antirreflexo, proteção UV 100% e camadas hidrofóbica e liporrepelente.

Para concluir, convidamos você, leitor, a conhecer nosso site e se surpreender com nosso processo de compra online simples e sem sair de casa. Basta acessar o nosso site e fazer um orçamento completamente online e gratuito e se surpreender com esse novo jeito de fazer óculos sem sair de casa e economizando muito.

orçamento

Fontes: 

Schwind

CDC

StudySmarter

American Academy of Ophthalmology

Cleveland Clinic

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.