deficiência de vitamina B12

Deficiência de vitamina B12: Alterações na visão podem indicar a doença

3
(6)

A vitamina B12, também conhecida como cobalamina, é uma vitamina importante, solúvel em água. Porém, quando não ingerida o suficiente ou quando o organismo não consegue absorver o bastante dos alimentos ocorre a deficiência de vitamina B12, causando sintomas como pele pálida ou com icterícia, sensações de fadiga, falta de ar e tonturas, entre outros. 

Infelizmente, os sintomas da deficiência de vitamina B12 podem levar anos para aparecer, e o diagnóstico pode ser complexo. Por isso, neste artigo vamos mostrar quais são as pessoas que têm predisposição à deficiência de vitamina B12 e quais problemas oculares podem ser causados por esta condição.

Então continue lendo para saber mais e conheça também os tratamentos para a deficiência de vitamina B12!

O que é a vitamina B12? 

Quimicamente, a vitamina B12 é uma molécula grande e complexa. Tanto que atualmente é impossível sintetizar sem a ajuda de bactérias. Diferente de poucos organismos vivos que a produzem naturalmente, os humanos precisam obter sua parte por meio da dieta.

Um suprimento sólido de B12 é crucial para um sistema nervoso bem oleoso, bem como para a criação de novas células sanguíneas. Uma deficiência de vitamina B12 não tratada pode causar estragos no corpo, gerando danos graves e irreversíveis.

Fraqueza, palidez e tontura são todos os primeiros sintomas. E, isso pode progredir para problemas de sangramento e hematomas, bem como problemas estomacais e intestinais. 

Além disso, sem a vitamina B12, as bainhas ao redor dos nervos também ficam sujeitas a danos. Em casos graves, podem aparecer sintomas neurológicos, incluindo memória fraca, dificuldade de pensar e se concentrar e até mesmo alterações de personalidade.

Há ainda os efeitos oculares da deficiência de vitamina B12. A neuropatia óptica, por exemplo, está entre os efeitos mais raros da deficiência de B12, mas ainda representa uma ameaça considerável aos olhos. 

O nervo óptico é responsável por transportar sinais dos olhos para o cérebro; sem ele, mesmo um paciente com olhos saudáveis ​​poderia perder a visão. Afinal, a deficiência de B12 pode tornar os nervos, incluindo o nervo óptico, quebradiços. Dessa forma, pode ocorrer danos no nervo óptico que leva a diminuição da visão central. 

Saiba a seguir quem tem predisposição à deficiência de vitamina B12!

Deficiência de vitamina B12: pessoas com predisposição

A vitamina B12 desempenha um papel essencial na produção de seus glóbulos vermelhos e DNA, bem como no funcionamento adequado de seu sistema nervoso. Infelizmente, a deficiência de vitamina B12 é comum, especialmente em idosos.

Contudo, além dos idosos, há outras pessoas que correm risco de terem deficiência de B12 como:

  • Aqueles que fizeram cirurgia que remove a parte do intestino que absorve B12;
  • Pessoas que tomam metformina para diabetes;
  • Pessoas que seguem uma dieta vegana estrita;
  • Aqueles que tomam medicamentos antiácidos de longo prazo para azia.

Níveis baixos de B12 fazem com que os níveis de folato caiam. No entanto, se você tiver uma deficiência de B12, corrigir os baixos níveis de folato pode simplesmente mascarar a deficiência e não corrigir o problema subjacente.

Continue lendo e conheça os problemas oculares que podem surgir com a deficiência de vitamina B12!

Problemas oculares causados por deficiência de vitamina B12

Um sintoma ocular da deficiência de vitamina B12 é a visão turva ou perturbada.

Isso pode ocorrer quando uma deficiência de vitamina B12 não tratada resulta em danos ao sistema nervoso do nervo óptico. Neste caso, o dano pode interromper o sinal nervoso que viaja do olho para o cérebro, prejudicando a visão. Essa condição é conhecida como neuropatia óptica.

Embora alarmante, este sintoma é muitas vezes é reversível com a suplementação de B12.

Além disso, outros indicadores oculares de deficiência de vitamina B12 são o tremor dos olhos, geralmente em um dos olhos ou abaixo de um olho, e a coloração amarelada na parte branca dos olhos.

Mas afinal, como tratar a deficiência de vitamina B12? Descubra a seguir!

Tratamentos para deficiência de vitamina B12

Felizmente, a deficiência de vitamina B12 pode ser facilmente tratada e, quando tratada, a maioria dos sintomas geralmente desaparece.

Normalmente o tratamento consiste em suprimir a falta da vitamina com altas doses de B12 por meio de ingestão oral de comprimidos e do consumo de alimentos ricos em B12. Contudo, em pessoas que sofreram lesões nervosas, é necessário aplicar injeção muscular de vitamina B12.

Para evitar que você chegue a sofrer com a deficiência de vitamina B12, fizemos uma lista com as principais fontes da vitamina.

Fontes de vitamina B12

Como o corpo não pode produzir vitamina B12 por si só, é necessário adicionar alimentos ricos nesta vitamina à sua dieta. Naturalmente, a maioria dos produtos de origem animal contém vitamina B12. 

Algumas das melhores fontes de vitamina B12 incluem: 

  • Frango;
  • Peixes;
  • Crustáceos (truta, salmão ou atum);
  • Ovos.

Fontes vegetarianas de vitamina B12

Os vegetarianos são mais propensos à deficiência de vitamina B12 porque a maioria dos produtos ricos em vitamina B12 são de origem animal. Ou seja, existem fontes vegetarianas muito limitadas de vitamina B12. 

Algumas delas incluem: 

  • Iogurte;
  • Leite desnatado;
  • Laticínios fortificados;
  • Queijos;
  • Cereais fortificados;
  • Fermento natural.

Continue lendo e saiba o que a vitamina B12 pode fazer por seus olhos!

O que a vitamina B12 pode fazer por seus olhos?

Ainda estamos longe de compreender quais partes do sistema visual requerem B12. Porém, estudos recentes começaram a lançar luz sobre vários usos oculares da vitamina.

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é um problema enorme e crescente para indivíduos mais velhos. A doença resulta de um acúmulo de depósitos na parte posterior do olho ou do crescimento de vasos sanguíneos anormais. Em ambos os casos, os pacientes perdem partes significativas da visão central.

Embora a prevenção possa ir muito longe para interromper a progressão da doença, diagnosticar um caso de DMRI não é fácil, dada a sutileza de seu avanço. Apesar de não haver cura para a DMRI, parece haver um meio dietético de desacelerar-la. 

Por exemplo, comer alimentos ricos em vitamina B12, como brócolis, provou ajudar a retardar a progressão da DMRI.

E sua reposição de vitaminas, está em dia? 

Agora que você sabe que a deficiência de vitamina B12 pode afetar os olhos, tenha em mente que a deficiência alimentar de inúmeras outras vitaminas podem afetar sua visão. A deficiência de vitamina A, por exemplo, pode levar à cegueira ou a deficiência de vitamina E pode prejudicar os reflexos.

Por isso, estar com as vitaminas em equilíbrio é importante para os olhos. Dessa forma, é possível evitar problemas futuros e manter suas vistas em perfeito funcionamento.

Além disso, para manter sua saúde ocular em dia, é importante também fazer consultas regulares com um oftalmologista e estar sempre atento a qualquer mudança nos olhos ou em sua visão. Para isso, você pode fazer testes de visão frequentemente.

E então, você está cuidando da sua saúde ocular? Diga pra gente nos comentários!

Que tal começar hoje mesmo a acompanhar a sua qualidade visual? 

Foi pensando em te proporcionar mais comodidade e precisão nos exames que nós da Lenscope desenvolvemos um teste de visão totalmente online e com tecnologia exclusiva.

Ou seja, agora você pode acompanhar sua qualidade visual sem sair de casa e em apenas três passos simples. Faça agora nosso teste de acuidade visual totalmente online e gratuito!

deficiência de vitamina b12 - teste de visão

Fonte:

Express

Rebuildyourvision

Healthline

Econotimes

Ndtv

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *