deficiência visual

Deficiência visual está associada à mortalidade. Entenda mais.

0
(0)

Você sabia que a deficiência visual é responsável por um número assustador de acidentes no trânsito e quedas fatais? Por isso, ela está bastante associada a um grande risco de mortalidade. Saiba mais a seguir.

Deficiência visual: risco associado a todas as causas de morte

A população global está envelhecendo, assim como nossos olhos. Na verdade, o número de pessoas com deficiência visual e cegueira deve mais que dobrar nos próximos 30 anos.

Uma meta-análise realizada por pesquisadores da Universidade de Michigan (Estados Unidos), publicada na revista The Lancet Global Health, efetuada com 48 mil pessoas de 17 estudos, revelou que pessoas com deficiência visual grave apresentam risco elevado de mortalidade por todas as causas em comparação com aqueles que possuem visão normal ou deficiência visual leve.

De acordo com os dados, o risco de mortalidade foi 29% mais elevado em participantes com deficiência visual leve, em comparação com os participantes com visão normal. Contudo, o risco aumenta para 89% entre aqueles que apresentam deficiência visual grave.

A pesquisa levou em conta dados recentes que evidenciaram o efeito da deficiência tardia no bem-estar e na saúde das pessoas. Incluindo sua interferência na depressão, demência e perda da independência. Os cientistas ressaltam que a perda da visão afeta não apenas a maneira como os pacientes enxergam o mundo, mas também a qualidade de vida.

Globalmente, as principais causas de perda de visão e cegueira são evitáveis: catarata e não usar óculos quando necessário. O que significa que quatro dos cinco motivos principais para deficiência visual podem ser evitados ou corrigidos.

Considerações sobre o estudo

O autor principal do estudo, Joshua Ehrlich (MD, MPH), procurou compreender melhor a associação entre deficiência visual e mortalidade por todas as causas. O trabalho complementa algumas das pesquisas recentes de Ehrlich, também na The Lancet Global Health Commission on Global Eye Health, que destacou o impacto da deficiência visual na velhice na saúde e no bem-estar. Incluindo sua influência na demência, depressão e dependência.

“É importante que essas questões sejam abordadas desde o início, porque perder a visão afeta mais do que apenas como você vê o mundo; afeta sua experiência do mundo e sua vida. Esta análise oferece uma oportunidade importante para promover não apenas a saúde e o bem-estar, mas também a longevidade, corrigindo, reabilitando e prevenindo a perda de visão evitável em todo o mundo.”

Baixa visão agrava o risco de acidentes de carro

Você sabia que o Brasil ocupa a 5ª posição do ranking mundial de mortes no trânsito? Mas, acredite! Esse número preocupante foi divulgado pelo Relatório Mundial sobre Situação da Segurança no Trânsito (2018). A baixa acuidade visual dos motoristas é um dos fatores responsáveis pelos acidentes de automóveis, segundo os estudos comprovaram. Mas, a situação não é algo sem solução.

A dificuldade de enxergar do condutor pode ser evitada, como afirma estudo publicado pelo periódico do Instituto Penido Burnier (IBP). Por isso, o teste de visão é uma etapa relevante para aprovação dos condutores. Afinal, é através dele que é possível identificar se o motorista está apto a dirigir, sem colocar em risco a sua vida e de outras pessoas.

Realizar testes oftalmológicos com frequência e usar óculos adequados são atos que preservam a saúde ocular e evita acidentes. Vale lembrar que o uso de lentes apropriadas para cada situação faz toda diferença nas tarefas do dia a dia. Isso porque as luzes de cada horário determinam a maneira como enxergamos.

Entenda os efeitos que a baixa visão causa no trânsito e como as lentes podem ser a melhor solução.

Além dos resultados negativos que doenças na visão podem provocar no trânsito, infelizmente não é somente com os automóveis que os efeitos são alarmantes.

Quedas vão ficando cada vez mais frequentes à medida que a pessoa envelhece

A visão é um dos principais responsáveis por esse acontecimento. Por isso, acidentes, geralmente domésticos, muitas vezes resultam em mortes.

Como podemos observar, a relação entre a visão e o bem-estar de idosos é assunto que merece muito atenção. Porque através dessas informações, vemos como é importante prevenir, corrigir e reabilitar a perda de visão evitável para promover não só a saúde e o bem-estar, mas também a longevidade.

Entenda a relação entre problemas de visão e quedas em idosos.

Cultivar hábitos saudáveis; visitar seu oftalmologista regularmente; se informar sempre e usar óculos adequados são atitudes essenciais que você pode começar a colocar em prática agora mesmo e manter a saúde do seu corpo como um todo.

Aproveite e experimente nossa ferramenta de Teste de Visão. Afinal, é 100% online, gratuito e com resultados precisos.

Gostou do conteúdo? Mas, não vá ainda! Deixe um comentário e continue acompanhando nosso blog.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.