DIA DA MATEMÁTICA

Dia da matemática: 3 dicas importantes para somar conhecimento

Quantos prédios você encontra enquanto está caminhando pela rua? Sabe as medidas exatas da sua receita favorita? Pode parecer que não, mas a matemática está presente em basicamente tudo que fazemos e ela tem um dia especial para isso: 06 de maio.

A data é uma homenagem ao professor matemático e escritor brasileiro, Júlio César de Mello e Souza, mas seu pseudônimo era Malba Tahan, nascido em 06 de maio de 1895.

Em homenagem a esse dia, a Lenscope conversou com quem entende do assunto!

Os youtubers professores: Robson do canal Mathematicamente e Nerckie, do canal Vestibulandia.

Eles falaram da importância desse dia para nós e deram dicas bem legais para quem tem dificuldade com essa matéria (que não são poucos, não é?)

dia da matemática

Por que a matemática é importante?

A resposta é unânime: a matemática é importante para os nossos dias e ela está presente em tudo o que fazemos.

Olha só o que o professor Nerckie do canal Vestibulândia conta:

“Para onde quer que olhemos, é bem provável que a gente encontre o “dedinho” dela, ainda que não estejamos prestando atenção.

Nossas casas ou apartamentos são planejadas  por arquitetos e engenheiros que precisam medir, calcular e projetar usando equações, funções e outros elementos da chamada “rainha das Ciências”.  

Quer se divertir? Jogos 3D usam sistemas de coordenadas baseadas na Geometria Analítica e mesmo esse princípio é utilizado no cinema.”

O professor Robson do canal Mathematicamente também coloca um exemplo da matemática em nosso dia a dia:

“Sem perceber, usamos conceitos matemáticos, bem como as habilidades que aprendemos com os problemas de matemática, todos os dias. Embora possa parecer que os problemas de matemática não têm uso real na vida, porém isso está longe de ser  verdade!

Com um conhecimento de matemática, por exemplo, você pode rapidamente deduzir que meia xícara de farinha é a mesma coisa que oito colheres de sopa de farinha.

Da mesma forma, se você estiver fazendo uma receita que atenda a quatro pessoas, mas precisar alimentar oito pessoas, suas habilidades matemáticas lhe dirão que você pode simplesmente dobrar todos os ingredientes necessários.

Sem matemática, você pode não ter comida suficiente ou ter muita comida para alimentar seus convidados”.

E completa:

A matemática está ao nosso redor e nos ajuda a entender melhor o mundo. Na realidade, a matemática está em toda parte!”

dia da matemática
A matemática está presente em tudo que fazemos como receitas ou construção de casa

3 Dicas para quem tem dificuldade em matemática

Agora, uma atenção especial para aqueles sempre tiveram dificuldade com a matemática (ou para aqueles que ainda tem).

Sabemos que não é uma tarefa tão simples, por isso pedimos algumas dicas para os nossos professores sobre essa matéria. Adiantamos que são praticamente unânimes nas respostas!

#1: Domine a matemática!

Tanto para o professor Robson, quanto para o professor Nerckie, dominar a matemática básica é o primeiro passo para se livrar desse monstro:

“Em qualquer disciplina é preciso ter uma boa base para progredir, e na matemática não é diferente. Com isso, estude o básico, reveja os assuntos dos livros de matemática básica do 5º ano, 6º ano, 7º ano , 8º ano e 9º ano. Sendo assim, você terá uma base forte para entender melhor a matemática e não travar na hora de avançar” – Professor Robson, Canal Mathematicamente.

O professor Nerckie também comenta que os assuntos são muito dependentes entre si: trigonometria, matemática básica, bhaskara. Então, segundo ele, quanto mais base você tiver, menos dificuldade terá com os assuntos mais avançados.

dia da matemática

#2: Pratique!

“É uma dica que é válida para praticamente tudo na vida, não é? Tire alguns momentos do seu dia para revisar as dificuldades – Professor Nerckie, Canal Vestibulândia”.

O professor Robson propõe a realização de número de exercícios possíveis. Para ele:

“É pondo em prática que conseguimos saber onde está a nossa dúvida. E por mais que os exercícios sejam repetitivos, é importante fazê-los mesmo assim, porque você vai tendo noções de diferentes modos que aquele conteúdo é cobrado.

Quanto mais você praticar respondendo a problemas de matemática, melhor”.

dia da matemática
Comece a entender a matemática básica!

 

#3: Pergunte!

De acordo com o professor Robson, muitos alunos, por frustração não conseguem aprender e pulam para o próximo assunto na esperança de compreender.

Por isso, é muito importante em se concentrar em dominar o assunto antes de passar para o próximo e explica:

“A matemática é muito parecida com a leitura.

Se você não conhece as letras, então você não tem a menor esperança de poder ler as palavras, e com isso, é claro que você nunca conseguirá ler um livro.

Se você está tendo um problema com um determinado assunto, continue estudando ele até compreender e resolver os problemas com sucesso”.

O professor Nerckie finaliza: “nem tudo está nos livros, infelizmente. Se possível, tire suas dúvidas com o professor ou um colega mais experiente”.

dia da matemática

Consideração Final

Com a ajuda dos nossos parceiros e professores Nerckie e Robson, elaboramos esse artigo especial para o dia de hoje. Afinal, a matemática está em tudo que fazemos, até mesmo em um receita de bolo ou novo filme 3D no cinema. Legal, né?

Então, queremos saber de vocês: tem facilidade com matemática ou não? Como você aprendeu a lidar com ela?

Deixe nos comentários, estamos ansiosos pela sua resposta!

Veja aqui mais artigos sobre datas especiais como essa!

dia da matemática

Dia da matemática: 3 dicas importantes para somar conhecimento
Média 5 de 1 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest