dia do oftalmologista

7 de Maio: Dia do Oftalmologista

Segundo a AMB (Associação Médica Brasileira), no dia 7 de maio é comemorado o Dia do Oftalmologista.

A data surgiu com a criação da Associação, em 7 de maio de 1930, mas só foi oficializada em 1986, por causa da lei de autoria do deputado e médico oftalmologista Antônio Salim Curiati.

Por isso, eles são a estrela do nosso artigo de hoje! Veja algumas curiosidades e importância dessa profissão para a saúde dos seus olhos!

Por que o oftalmologista é importante?

De acordo com a pesquisa feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS),  estima que, atualmente, o Brasil tenha quase 1,2 milhão de cegos, dos quais 60% (ou 700 mil) poderiam ter essa condição evitada ou revertida caso recebessem tratamento adequado a tempo.

Percebe como precisamos dos oftalmologistas?

E, mais ainda: percebe como precisamos ter um dia do oftalmologista para ajudar na valorização deste profissional?

O oftalmologista é o médico especialista em cuidar da saúde dos nossos olhos.

Ou seja, ele é responsável por diagnosticar qualquer problema de visão que podemos apresentar durante a vida, e prescrever exames para evitar outros.

Ele analisa o melhor tratamento a ser feito, bem como a realizar o acompanhamento dos pacientes que precisam realizar algum tipo de cirurgia ocular.

Além disso, é o oftalmologista que faz a receita tanto de óculos de grau, quanto para uso de lentes de contato.

Clique aqui se você quer saber como ler sua receita de óculos.

dia do oftalmologista

Portanto, não deixe de visitar um Oftalmo, ok? Se lembra da pesquisa? Imagine quantas pessoas poderiam não estar em uma situação como essa.

Primeiro oftalmologista no Brasil

Neste artigo também trouxemos uma curiosidade: quem foi o primeiro oftalmologista do Brasil.

O primeiro oftalmologista brasileiro que se tem estudo é Francisco Álvares Machado de Vasconcellos, nascido em 1791 e falecido no ano de 1846.

Francisco se formou no ano de 1813 pela Escola Colonial de Medicina, fundada por médicos militares portugueses, com a finalidade principal de formar cirurgiões para o Exército Brasileiro.

Passou por muitas cidades, das principais: Itu, Porto Feliz, São Paulo e Campinas.

Principais diagnósticos

Normalmente, as pessoas procuram um oftalmologista quando já estão alguma dificuldade para enxergar ou sentem algum incômodo. Dos principais estão:

  • vista embaçada
  • incômodo nos olhos: ardência ou coceiras
  • dores de cabeça constante

Quando as visitas ao oftalmo acontecem, normalmente os principais diagnósticos são de:

Dos casos mais simples de problemas refrativos a desgaste natural dos olhos, o uso de óculos é SEMPRE o mais recomendado por estes profissionais.

Em casos mais graves como catarata e glaucoma, é necessário realizar tratamento ou cirurgia para melhor desempenho da visão e não levar a cegueira.

A questão é: todos os problemas devem ser diagnosticados antes – e podem, assim evitamos problemas mais graves no futuro.

Por isso, atente-se a esta dica: é extremamente importante que você vá ao oftalmologista pelo menos 1 vez por ano.

Afinal, quanto antes diagnosticado e tratamento, maior são as chances de manter a saúde dos olhos em equilíbrio.

Posso fazer exame de vista grátis?

É neste tipo de exame que mora o perigo: normalmente, a pessoa que aplica o exame gratuito não precisa necessariamente ser um médico, o que torna mais provável que não esteja apta para dar um diagnóstico.

Ou seja… isso coloca muito em risco a saúde dos seus olhos.

E não é só isso! Já postamos aqui um artigo completo sobre os 6 motivos principais pelos quais as pessoas não devem realizar exames e consultas gratuitos.

Afinal, um número trocado na receita e isso já prejudica o seu campo de visão!

Além disso, um exame vago ou com resultados incorretos pode tornar os danos na sua visão ainda mais prejudiciais, ou até irreversíveis!

Se você vai a uma consulta gratuita alguns problemas podem não ser identificados. Por exemplo: glaucoma e catarata que exigem exames específicos para isso.

Somente o profissional apto, como o oftalmologista pode fazer esse tipo de diagnóstico.

Por conta disso, é (muito!) importante consultar um oftalmologista de confiança, e ele irá dar um diagnóstico completo e adequado para prosseguir com qualquer tipo de tratamento.

Consideração Final

Se você já fazia ideia da importância de um oftalmologista, agora ficou mais claro ainda, não é?

Quando o assunto é saúde visual são esses profissionais que são capazes de cuidar bem disso! Por isso, nós da Lenscope apoiamos os oftalmologistas e também nos preocupamos com a saúde dos seus olhos.

Queremos que você saiba interpretar uma receita e não fique com dúvidas quando somos diagnosticados: seja para usar óculos ou depois que compramos.

Acreditamos que toda essa informação deve estar sempre presente, de maneira democratizada, gratuita e disponível para consulta online.

Aproveitando o Dia do oftalmologista…você já visitou o seu este ano?

Qualquer dúvida, deixe um comentário aqui embaixo!

dia do oftalmologista

7 de Maio: Dia do Oftalmologista
Média 5 de 1 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest