dia mundial da retina

Dia Mundial da Retina: entenda por que essa data é importante para a saúde dos seus olhos

0
(0)

O dia 29 de setembro é o Dia Mundial da Retina. E, antes de mais nada, é importante saber que a data tem como objetivo reforçar a importância da saúde visual e dos exames preventivos.

Só para exemplificar, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 2,2 bilhões de pessoas no mundo sofrem com alguma deficiência visual e, deste total, aproximadamente 1 bilhão de casos poderiam ser evitados ou ainda nem foram tratados.

De acordo com especialistas, um dos principais fatores que impossibilita a reversão do quadro de doenças oculares é a falta de acesso ao tratamento oftalmológico.

Então, entenda como você pode começar a cuidar hoje mesmo da sua retina e preservar a saúde dos seus olhos. Vem!

Dia Mundial da Retina: data auxilia na conscientização sobre saúde dos olhos

A retina é uma fina camada de tecido que está localizada na parede interna posterior do olho. As doenças que afetam a retina são chamadas de doenças retinianas e elas podem atingir qualquer área dessa região.

Nesse sentido, uma das complicações que acontecem frequentemente nessa membrana do olho é a retinopatia diabética. De acordo com especialistas, este é o principal causador de cegueira irreversível em pessoas com idade entre 20 e 74 anos.

Além dessa complicação, as doenças e condições da retina que acontecem com muita frequência são:

  • Degeneração macular – é uma doença degenerativa da retina que tem como resultado a perda progressiva da visão central. Os principais sintomas são: visão central embaçada e ponto cego no centro do campo visual.
  • Descolamento de retina – pode até levar à cegueira caso não seja tratada. O descolamento acontece quando a membrana que reveste o globo ocular (a retina), se movimenta e acaba ficando em uma posição inadequada.
  • Ruptura retiniana – acontece quando o vítreo (líquido transparente no centro do olho) traciona a retina. Por vezes pode ser identificado pelos sintomas repentinos de sensação de luzes piscando e objetos flutuando.
  • Retinite pigmentosa – essa doença é na verdade um conjunto de doenças oculares genéticas (herdadas) que estão relacionadas a uma degradação e perda de células na retina. Ela afeta a retina pouco a pouco e provoca dificuldade para enxergar à noite e perda de visão periférica (lateral).
  • Membrana epirretiniana – uma delicada cicatriz no topo da retina que distorce a visão.
  • Buraco macular – é uma pequena falha no centro da retina, na parte posterior do olho (mácula). A abertura pode ser provocada por um ferimento no olho.

E a lista não termina por aqui. Não só essas doenças, mas também as seguintes complicações:

  • Distrofias de Cones e Bastonetes,
  • Doença de Stargardt,
  • Amaurose,
  • Retinosquise,
  • Coroideremia,
  • entre outras.

Cuide da saúde dos seus olhos e proteja sua retina

Não deixe a saúde dos seus olhos de lado. Crie uma rotina de eye care (cuidados com seus olhos), pois essa é uma das regiões mais sensíveis do nosso corpo e merece tratamentos específicos.

Confira 5 dicas para cuidar da sua visão:

Inclua intervalos na sua rotina

Usamos nossos olhos a todo instante. A culpa não é apenas dos eletrônicos, mas atividades simples do dia a dia como dirigir e ler documentos, por exemplo, causam cansaço ocular. Portanto, separe um tempinho para piscar os olhos por alguns segundos, pois aliviará a sobrecarga na região.

Consulte seu oftalmologista frequentemente

Não subestime a importância dos exames e consultas oftalmológicas. Os cuidados especializados à sua visão podem detectar precocemente doenças e garantir melhores tratamentos e recuperação.

Fique atento ao seu histórico de saúde familiar

Por vezes as doenças oculares são causadas por condições hereditárias. Sendo assim, fique atento a questões genéticas como hipertensão ou diabetes, por exemplo.

Evite esfregar os olhos

Muitas pessoas têm o costume de sempre esfregar os olhos. Mas esse hábito é bastante prejudicial à saúde ocular já que, não raro, as mãos estão cobertas por germes que podem causar doenças e infecções.

Durma bem

Se você tem o hábito de não ter hora certa pra dormir seus olhos podem ter problemas, pois o sono adequado garante que seus olhos fiquem descansados e sem tensões.

Dicas extras:

  • Priorize produtos de qualidade para os seus olhos
  • Mantenha-se hidratado
  • Compartilhar a toalha de rosto não é legal
  • Evite consumir café em excesso
  •  Comece a se cuidar o quanto antes
  • Evite fumar
  • Proteja seus olhos com óculos de sol
  • Evite exposição excessiva às telas
  • Não subestime os óculos de proteção
  • Tenha uma boa alimentação

Alimentos que fazem bem aos seus olhos

Então, falando de uma boa alimentação, aproveitando que hoje é o Dia Mundial da Retina, veja a lista que preparamos para você com uma seleção de alimentos que fazem bem para a saúde geral dos seus olhos.

  • Peixes gordurosos: cavala, sardinha, salmão, atum
  • Frutos do mar: ostras
  • Folhas: couve, espinafre, 
  • Frutas: morango, laranja, limão, mirtilo
  • Bebidas: chá quente
  • Outros: cenoura, abobora, ovos, feijão, nozes, amêndoas, laticínios, óleo de linhaça, carne bovina, pimentão, chia, semente de girassol 

Raios UV são risco para a saúde da sua retina. Saiba como se proteger

Os raios ultravioletas, tanto da luz do sol, quanto da radiação artificial, podem provocar graves danos aos olhos.

É comum que a maioria das pessoas saibam que os raios UV podem provocar câncer de pele, mas muitos não sabem que dos malefícios que essa radiação causa na visão.

Sendo assim, tanto a radiação UV a curto prazo, quanto a longo prazo pode afetar a visão e comprometer seriamente a saúde do olho de forma geral. Sobretudo, algumas doenças e complicações oculares podem ser gravadas pela exposição aos raios UV.

Os raios podem vir de várias direções, pois são refletidos nas superfícies brilhantes como água, areia, neve e solo, por exemplo. Dessa forma, é provável que os raios UV afetam sua retina e podem até causar a retina queimada.

Portanto, para se proteger e proteger a saúde da sua retina, você pode adotar algumas medidas, como:

  • A princípio, usar proteção adequada para os olhos – óculos de sol ou óculos de grau com lentes com proteção UV e UVA/UVB
  • Além disso, usar chapéu
  • Ao mesmo tempo, evitar cores, tecidos e superfícies refletivas
  • Do mesmo modo, nunca olhe diretamente para o sol

No Dia Mundial da Retina, que tal checar como está sua visão?

A Lenscope é uma Health Tech que tem como propósito democratizar o acesso à saúde visual e lentes de qualidade. Por isso, desenvolvemos nosso teste de visão. Com ele, você pode checar se tem miopia ou astigmatismo. É online e gratuito.

dia mundial da retina - teste de visão

Que tal aproveitar o Dia Mundial da Retina para conferir agora mesmo como está sua visão?!

Fontes:

Mayoclinic.org

Associatedretinaconsultants.com

Webmd.com

Irisvision.com

Healthline.com

Ferris.edu

Visionsource.com

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *