Dia mundial da visão: conheça a data e o tema “Love your eyes”

dia mundial da visão
  • por
0
(0)

O dia mundial da visão é um dia de conscientização realizado na segunda quinta-feira de outubro, e destaca principalmente a atenção global para a deficiência visual e a cegueira. Entretanto neste ano o dia mundial da visão será dia 14 de outubro de 2021, com o tema ”ame os seus olhos”. 

Mas, além desse dia em especial, existem outros dias de conscientização à saúde ocular, como por exemplo maio verde, que é o dia nacional de combate ao glaucoma, e o abril marrom que destaca a prevenção da cegueira. E então, ficou curioso com o tema? Então continue a leitura!

Origem e o que é dia mundial da visão?

O principal objetivo desta iniciativa, é informar sobre a prevenção de problemas visuais como a cegueira e a deficiência visual, e abordar temas de prevenção e combate a doenças oculares. No dia da conscientização ocorrem atividades gratuitas como conferências, caminhadas, arrecadações de fundos para fundos sociais de ajuda a problemas visuais, entre outros programas. Segundo dados da OMS, pelo menos 1 bilhão de pessoas no mundo têm algum tipo de deficiência visual, seja ela para ver de perto ou à distância. 

Problemas estes que poderiam ser evitados ou que ainda não foram resolvidos. Todavia, a deficiência visual afeta pessoas de todas as idades, entretanto, entre a maioria estão pessoas acima dos 50 anos. A cegueira e a perda de visão afetam todos os aspectos da vida, desde atividades pessoais diárias até a dificuldade de acesso a serviços públicos.

Mas, você sabe o que causa a deficiência visual? Existem outras causas que contribuem para a perda da visão, como no caso de doenças não tratadas precocemente e que poderiam ter sido evitadas. Por exemplo, a catarata quando não é operada, ou erros refrativos sem correção, são uma das principais causas de deficiência visual. Entretanto, existem outras causas, como a degeneração macular relacionada à idade, glaucoma, retinopatia diabética, doenças infecciosas dos olhos, e traumas. 

Missão

Recentemente, durante a 74a Assembléia Mundial da Saúde, os Estados-Membros elegeram novas metas globais de cuidados visuais até 2030. A missão será aumentar de 40% os serviços para correção de erros de refrativos, e 30% a mais na cobertura de cirurgias de catarata. 

Dessa forma, essas metas terão importância não só no aumento global na prevenção e nos cuidados visuais, terá destaque também na melhora da prestação de serviços de qualidade.

Como participar do dia mundial da visão?

No dia mundial da visão que neste ano de 2021 acontecerá no dia 14 de outubro, você pode participar através de mídias sociais, compartilhando sua experiência pessoal na luta contra a deficiência visual. Você pode também incentivar as pessoas a usarem hashtags de apoio a causa, como por exemplo: #HopeInSight, #BeAVisionary, #GlassesSelfie, #EndAvoidableBlindness, #WorldSightDay, #diamundialdavisão.

Leia também sobre a legislação visual no site “Prevent Blindness”, onde há um recurso gratuito permitindo os usuários a aprender sobre a legislação proposta atual relacionada à visão. Juntamente às informações legislativas, os usuários também encontram informações de contato direto de seus representantes governamentais de seus países.

Além disso, você pode ouvir e assistir entrevistas de pesquisadores e cientistas líderes em cuidados visuais, aprendendo gratuitamente sobre doenças oculares, importância da saúde ocular e acesso aos cuidados com os olhos.

Preparado para participar da campanha do dia mundial da visão?

E então, você já conhecia esse dia? O dia mundial da visão é de importância global para lembrar da importância do cuidado com nossos olhos. Infelizmente ainda existem milhões de pessoas em todo o mundo sem acesso à saúde ocular, e neste dia, todos temos que nos conscientizar e cobrar dos nossos governantes os nossos direitos.

Se você ainda tem dúvidas sobre o tema, deixe sua pergunta nos comentários! E não esqueça de assinar nossa newsletter para receber as melhores dicas sobre saúde ocular e geral. Nós da Lenscope, trazemos para você conteúdos diários sobre a saúde dos olhos e tratamentos. E além disso, trazemos dicas diárias de como cuidar e preservar nossa visão.

Agora, para saber como está a saúde dos seus olhos, visite um oftalmologista regularmente. Realize testes de visão frequentes para acompanhar as possíveis mudanças em seus olhos. A propósito, agora é possível fazer testes de visão de forma totalmente gratuita e online sem sair de casa. 

Nós desenvolvemos um teste de visão com tecnologia exclusiva, onde você consegue testar seus olhos em apenas 3 passos simples e rápidos. Portanto, comece agora mesmo a cuidar da sua saúde ocular. Aproveite e faça o nosso teste de visão agora mesmo!

dia mundial da visão - teste de visão

Fontes:

Who.int

Responsumhealth.com 

Sightsavers.org

Rendia.com 

Iapb.org

Responsumhealth 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *