diabetes e visão

Diabetes e visão: como enxerga alguém que tem diabetes?

0
(0)

Diabetes e visão têm uma relação muito direta. Quando a diabetes não está controlada, ou seja, os índices glicêmicos não estão adequados, as complicações da doença afetam a saúde de nossos olhos.

Por isso, é indispensável acompanhar a evolução da diabetes e monitorar a glicemia várias vezes ao dia.
Afinal, apenas com o controle da doença a saúde da visão pode ser preservada a longo prazo.

Aliás, outra coisa interessante é sobre como a pessoa com diabetes enxerga ao longo do dia.

Pode parecer mentira, mas sabia que a forma como elas enxergam é diferente de uma pessoa sem diabetes?

O que é Diabetes

O diabetes mellitus (DM) é uma doença que afeta a produção de insulina em nosso corpo. A insulina é responsável por controlar o nível de glicose no sangue, através das células betas.

Estas células betas estão presentes em nosso pâncreas e em diabéticos elas não funcionam da forma como deveriam.

Ou seja, os níveis de glicose passam a não ser controlados e é preciso intervenção médica e medicamentosa para suprir essa carência.

 Esta doença pode ter várias causas, indo desde a hereditariedade até a má qualidade de vida provocada pelo estresse e alimentação não equilibrada.

Segunda a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem dois tipos da doença.

Veja as principais diferenças entre os dois tipos.

Diabetes Tipo 1

Em algumas pessoas o sistema imunológico acaba por agredir o pâncreas, afetando a produção de células beta. Quando isso acontece, consequentemente o pâncreas para de produzir insulina.

Assim, a glicose no sangue não é armazenada como energia e permanece na corrente sanguínea.

O tratamento se dá por medicamentos, como aplicações de insulina, além da prática de exercício e alimentação saudável para controle da glicose.

Diabetes Tipo 2

O Diabetes tipo 2 afeta geralmente adultos e até mulheres grávidas. É o tipo mais comum, afetando 90% das pessoas diagnosticadas.

É causada quando o diabético não produz quantidade suficiente de insulina para controlar a taxa de glicose no sangue.

O tratamento se dá por medicamentos orais algumas vezes ou uso da insulina, além da boa alimentação e prática de exercícios.

Aliás, sabia que a visão em diabéticos (tipo 1 ou tipo 2) é afetada quando a taxa de glicose no sangue não está controlada?

Inclusive, as complicações da doença conseguem afetar a saúde dos olhos, podendo até mesmo levar à cegueira.

Problemas sérios como a Retinopatia Diabética acometem a saúde dos olhos e pode causar o edema macular, um problema que quando não tratado leva à cegueira.

Veja, então, as complicações da diabetes para a nossa visão.

Diabetes e visão

Diabetes e visão têm uma relação direta. Isso porque uma das complicações mais comuns de uma diabetes descompensada é o prejuízo à saúde dos olhos.

A causa é explicada devido ao fato de que níveis anormais de glicose no sangue por longos períodos alteram os vasos sanguíneos.

Assim, diversos órgãos, como os olhos, não recebem quantidade suficiente de sangue.

Infelizmente, vários diabéticos convivem com sérios problemas de visão por não controlarem o índice glicêmico de forma adequada.

Com isso, é comum alguns sintomas surgirem, como dor no olho e visão embaçada.

Assim, a longo prazo, os problemas de visão aparecem e um tratamento adequado precisa ser feito o quanto antes.

Aliás, é indispensável para o diabético se consultar regularmente com o oftalmologista de confiança, afinal, é preciso acompanhar a saúde dos olhos com frequência.

Sendo assim, qualquer aparecimento de algum problema de visão por causa da diabetes, o oftalmologista poderá indicar o melhor tratamento e exames específicos, como o mapeamento de retina.

Este exame é um dos que existem e que são realizados em diabéticos, pois monitora a saúde da retina do nosso olho e detecta eventuais problemas ou complicações oriunda de doenças como a retinopatia diabética.

Por falar nas doenças que afetam a visão devido a complicações da diabetes, separamos a seguir as principais para você conhecer. Veja só:

Retinopatia diabética

Quando os níveis de glicose no sangue estão descompensados, isso afeta os vasos sanguíneos, deixando-os inchados até o momento que eles podem vazar fluido ou sangue.

Assim, a retina vai sendo afetada, inchando de forma anormal. A partir deste momento, temos o típico quadro de retinopatia diabética.

Inclusive, quando não tratada, ela pode evoluir e causar o edema macular diabético, reduzindo a visão ou distorcendo-a até levar à cegueira completa.

Para monitorar a saúde da retina dos olhos, é preciso realizar exames de vista periodicamente, como o mapeamento de retina, pelo menos uma vez ao ano.

Até porque, apenas como exames específicos você detecta a doença ou acompanha sua evolução.

Catarata

A catarata é outra doença oriunda da relação entre diabetes e visão. Quando não tratada, ela também pode levar à cegueira, mas há um diferencial: com cirurgia a visão é restabelecida.

Diabéticos podem ter com mais facilidade catarata, já que o cristalino do olho é afetado, causando perda da visão e visão embaçada.

É preciso também se consultar com o médico oftalmologista para tratar a catarata. Hoje em dia os tratamentos estão bem avançados e é possível reverter o problema.

Veja como identificar se o olho tem catarata para procurar ajuda médica.

Glaucoma

O glaucoma também afeta a visão quando os níveis de glicose no sangue não estão controlados.

É causado quando há aumento da pressão dentro do olho, o que acontece frequentemente em diabéticos, já que os vasos sanguíneos passam por mudanças devido à concentração excessiva de açúcar na corrente sanguínea. 

Existem tratamentos para o glaucoma, mas que deverão ser prescritos pelo médico, como uso de colírios diários ou cirurgias a laser.

Quem tem diabetes enxerga diferente ao longo do dia

A diabetes e a visão ainda têm uma outra relação que é bastante interessante de ser conhecida: ela muda a forma como a pessoa enxerga ao longo do dia.

Isso porque, como você já leu acima, os níveis alterados de glicose impactam negativamente em nossos vasos sanguíneos e comprometem a irrigação de órgãos, como os olhos. Ou seja, pouco sangue chega até os olhos.

Dessa forma, a pessoa pode apresentar sintomas bastante desconfortáveis, tais como visão embaçada, dor nos olhos ou até dificuldade para enxergar de perto objetos.

Por isso que quem tem diabetes a visão é diferente, até porque os níveis de glicose no sangue são diferentes no decorrer do dia.

Infelizmente isso pode dificultar a adaptação com um novo óculos de grau, te fazendo acreditar que há algum problema com as lentes adquirias. Mas na verdade, é a sua diabetes que pode estar te dando um aviso de que é hora de ir ao médico.

A importância da prevenção para diabetes

A gente sabe que existem várias pessoas com a doença que controlam os níveis de glicose no sangue e estão sempre se prevenindo das futuras complicações.

Então não se preocupe, porque existem medidas práticas que todos nós podemos fazer para proteger a saúde de nossos olhos.

Veja a seguir a lista que preparamos e anote para não esquecer:

  • Controlar o índice glicêmico
  • Consultar-se frequentemente com oftalmologista
  • Realizar exames específicos para verificar o surgimento de doenças oculares, como o mapeamento de retina
  • Consultar-se com o endocrinologista
  • Seguir corretamente o tratamento com os medicamentos
  • Alimentar-se de forma saudável e praticar exercícios para o controle glicêmico.

Teste online que identifica problemas de visão

Você sabia que é possível identificar alguns problemas de visão a partir de testes online?

Aqui em nosso blog, você pode fazer alguns desses testes de visão online. Mas atenção, eles não substituem um exame de vista completa ou acompanhamento adequado de visão caso você tenha diabetes.

Nesses casos, é de extrema importância fazer um acompanhamento médico.

Diabetes e visão podem conviver bem

Diabetes e visão podem conviver muito bem juntas! Basta você se prevenir de forma a manter a saúde dos seus olhos sempre bem.

Por isso, não deixe de monitorar a sua glicemia várias vezes ao dia e não deixe de ir ao médico oftalmologista para realizar exames periódicos, como o mapeamento de retina.

Diabetes e visão podem conviver bem, desde que você se previna! Não esqueça que as complicações são sérias e que podem levar ao surgimento de problemas de visão, como a retinopatia diabética. Mas com o cuidado certo, você pode ter qualidade de vida!

Você já sabia sobre a relação entre diabetes e visão? Conta pra gente aqui nos comentários

Fontes:

Sociedade Brasileira de Diabetes

American Academy of Ophthalmology¹

American Academy of Ophthalmology²

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *