Existem diferentes estilos e formatos de óculos de grau masculino. Inclusive, os modelos mais indicados para cada formato de rosto. Então, para descomplicar esse assunto, a Lenscope reuniu dicas exclusivas para você descobrir qual armação é mais indicada para você e o seu estilo.
Além disso, vamos contar também alguns segredos que ninguém conta para ter um óculos mais fino! Sem mais suspense, vamos começar!
Ainda não sabe qual é o seu tipo de rosto? Sem problemas, aqui você aprende a medir e descobrir o formato do seu rosto!
Rosto redondo
Esse é um dos rostos mais versáteis para uso de óculos de grau. Esse tipo de rosto tem a largura e altura praticamente iguais. Seus ângulos são pouco definidos, com as linhas do maxilar mais arredondadas. Inclusive, a diferença do rosto redondo para o oval é que a testa é pequena.
Mas o que favorece esse formato de rosto são os modelos de óculos retangulares ou quadrados. Isso porque eles vão dar contraste ao formato do rosto redondo.
Rosto quadrado
Outro formato considerado o mais “adaptável” dos tipos de rosto. Falando pelo ponto de vista fashion, é o que mais tem variedade de modelos que combinam. Homens com esse tipo de rosto devem utilizar, principalmente, óculos redondos e que sejam posicionados mais acima no nariz.
Então dê preferência para as armações redondas de metal, para os óculos do estilo browline de meio aro que possuem o formato parecido com as sobrancelhas, sendo mais escuros na parte de cima. Pode também apostar em óculos de formato oval e coloridos.
Rosto coração (triângulo)
O rosto no formato de coração é característico de testas mais largas com queixo estreito e maças do rostos mais altas. Bastante semelhante ao rosto quadrado, o rosto coração pode, inclusive se apropriar dos mesmos modelos de óculos de grau masculino.
Entretanto, também pode utilizar armações mais estreitas e arredondadas. Os modelos que com certeza vão combinar com esse formato de rosto são: as armações ovais menores, o clássico Wayfarer da Ray-ban, as armações retangulares e os óculos de meio aro e três peças também redondos.
Rosto oval
Uma única ressalva para os rostos ovais: óculos com armações pequenas. Mas os modelos que mais combinam com esse formato de rosto são: as armações redondas, aviador, gatinho e os óculos Wayfarer bastante usados pelas celebridades como Michael Jackson, por exemplo.
Rosto diamante
O rosto diamante, ou de losango, é composto por bochechas mais acentuadas, testa também, e queixo pequeno. Os melhores modelos para rostos nesse formato são os óculos quadrados sem aro ou armações ovais.
Rosto retangular/oblongo
Quem tem o rosto retangular tem o comprimento do rosto maior, e as medidas gerais como a do queixo, maçãs do rosto e testa são bastante semelhantes. O rosto retangular é parecido com o rosto quadrado quando falamos em modelos de óculos de grau mais indicados. Dessa forma, quem tem o rosto retangular deve-se optar por óculos no formato de aviador ou gatinho. Esses formatos ajudam a suavizar as linhas características deste tipo de rosto.
O modelo de óculos de grau masculino que combine com você
Aqui, demos dicas de modelos de óculos de grau que mais combinam com determinado tipo de rosto, para que fique harmônico esteticamente. Entretanto, independente de modelos, o que importa mais é que você se sinta bem com o seu óculos! Tem que ser confortável, bonito, e você sentir que é a sua cara!
Mas, se a sua dificuldade não é saber sobre a armação, e sim sobre o tamanho do seu óculos e quantos graus você vai utilizar, descubra gratuitamente no nosso consultor óptico. É bem rapidinho, só clicar aqui.
Armação masculina para cada grau
Agora que você já sabe identificar qual o melhor modelo de óculos para o seu formato de rosto, é preciso identificar se a armação está adequada para o grau que você possui! Imagine ficar com uma lente grossa na armação que comprou? É o que vamos explicar a seguir!
Armação para até 4 graus
Para quem possui até 4 graus de miopia ou hipermetropia com até 2 graus de astigmatismo, a liberdade na escolha da armação é maior: pode escolher aros mais finos, grossos, grandes ou pequenos. O ideal é não exagerar no tamanho do óculos.
Isso porque armações muito grandes podem impossibilitar a montagem das lentes, dependendo da medida da DNP (distância da pupila em relação ao nariz). É durante a montagem das lentes que o bloco da lente é recortado no formato da armação. Também nessa etapa o centro da lente é centralizado com o centro da sua pupila, a partir da sua medida da DNP.
Armações maiores podem ser maior que o bloco da lente. Quando isso acontece, falta material para armação do óculos, não sendo possível fazer a montagem na armação. Veja só o exemplo para vocês entenderem na prática.
Mas como saber o tamanho do óculos? É bem simples. Em uma das hastes da sua armação você encontra uma sequência de três números dado em milímetros (mm). Por exemplo: 52▭18 140.
- O primeiro número, antes do quadradinho, indica o tamanho do aro, ou seja, a largura da lente.
- O segundo número indica o tamanho da ponte, onde a armação se apoia no nariz.
- O terceiro número indica o comprimento das hastes.
Armação acima de 52mm já é considerada grande.
Armação para mais de 4 graus (alto grau)
Algumas características são fundamentais para uma armação para alto grau. São elas:
- Aro menor
- Aro fechado
- Borda espessa
Como as lentes para miopia são finas no centro e vão ficando mais grossas conforme se aproximam das bordas, quanto menor for a armação, mais próximo do centro é feito o recorte da lente na hora da montagem.
Consequentemente, mais fino o óculos fica. Armações além de menores, precisam ser de aro fechado e bordas mais espessas. Isso porque a armação contorna a borda da lente, disfarçando-a e evitando que fique aparente.
O mesmo vale para casos de alta hipermetropia. A principal característica das lentes de hipermetropia é que elas são grossas do centro e mais finas nas bordas. Ao escolher uma armação grande, o óculos fica mais pesado no centro, onde é mais grosso, e bem mais leves na bordas que são mais finas.
Essa diferença de peso entre o centro e as extremidades do óculos faz com que ele fique instável e bem mais frágil. É por isso que graus elevados de hipermetropia não combinam com armações grandes. Dessa forma, quem tem grau alto de hipermetropia deve escolher armações de aro fechado e bordas mais espessas. Assim, a própria estrutura da armação contribui para disfarçar o centro da lente, onde é mais grosso.
Veja alguns modelos para inspirar:
Óculos de grau masculino sem sair de casa
Além de aprender mais qual modelo de óculos é compatível com o formato do seu rosto, te contamos como evitar uma lente grossa no seu próximo óculos. Legal, né? Quer uma notícia melhor ainda? A Lenscope te ajuda a economizar no seu próximo óculos. Somos pioneiros em venda de lentes para óculos pela internet. Com a gente, você faz suas lentes sem precisar sair do conforto da sua casa.
Então, se você tem uma armação de grau masculina, conte com a gente! E nós estamos sempre aqui para te apresentar mais conteúdos e tirar suas dúvidas. A qualquer momento, você pode deixar um comentário, que a nossa equipe terá o maior prazer em responder! Então, qual é seu modelo favorito de óculos masculino?
Muito útil!