8 dicas para manter a saúde dos olhos durante a pandemia

saúde dos olhos durante a pandemia
  • por
0
(0)

Hoje enfrentamos algumas dificuldades para manter a saúde dos olhos durante a pandemia. Principalmente porque passamos mais tempo em frente às telas dos aparelhos eletrônicos. Com isso, surge uma série de problemas aos nossos olhos. 

Os principais problemas para os olhos durante a pandemia são:

  • Fadiga ocular
  • Lesões nos olhos
  • Lacrimejamento excessivo dos olhos
  • Catarata
  • Não se consultar regularmente com o oftalmologista

Todos esses problemas relacionados à saúde ocular são causados não apenas por exposição excessiva às telas dos eletrônicos, mas por novos hábitos que adquirimos ao longo da pandemia também.

Como exemplo, as lesões oculares que aumentaram com os novos hábitos de cuidar da casa e do jardim. 

Várias pessoas passaram a cortar a própria grama (mesmo não sendo jardineiros) ou fazer pequenos reparos nas residências. 

Por mais legal que seja a iniciativa, sem a proteção adequada, objetos estranhos ou cortantes podem machucar nossos olhos, provocando lesões sérias. 

Outro ponto relevante foi a diminuição das consultas oftalmológicas que, segundo a matéria publicada no site AARP, as consultas e procedimentos cirúrgicos nos olhos diminuíram cerca de 44% se compararmos o ano de 2020 (começo da pandemia) com o ano de 2019.

Então, nós separamos 8 dicas para você manter a saúde dos olhos em dia, enquanto o isolamento social permanecer. 

Dicas para manter a saúde dos seus olhos durante a pandemia

Para facilitar a sua compreensão, vamos pensar na sua casa. Ela é dividida em diferentes cômodos. E, em cada um, você faz uma atividade que pode estar diretamente relacionada à sua saúde ocular.

Pensando nisso, nos inspiramos na matéria do site AARP para te contar 8 dicas que você consegue fazer em casa para manter a saúde dos seus olhos durante a pandemia. 

Ao chegar ou sair de casa

1. Sapatos confortáveis

Mesmo que as academias ainda não estejam funcionando como estavam antes, ou mesmo que você ainda tenha receio de voltar a praticar exercícios em alguma academia, continue praticando alguma atividade física!

Caminhada, andar de bike, ou mesmo exercícios físicos em casa ajudam a manter não apenas a sua saúde corporal saudável, mas também a sua saúde ocular.

De acordo com a American Journal of Ophthalmology, uma caminhada leve ou prática de exercícios moderados por pelo menos 3 horas na semana reduz em 41% as chances de desenvolvimento da DMRI – Degeneração Macular Relacionada à Idade.

Além disso, a prática de exercícios físicos reduzem o risco de desenvolvimento de hipertensão e diabetes, doenças que danificam vasos sanguíneos que nutrem nossos olhos e que quando danificados, podem levar à cegueira ou perda de visão parcial.

Inclusive, de acordo com a matéria publicada no site da AARP, um estudo mostrou que pessoas que caminhavam todos os dias e que tinham glaucoma (aumento da pressão intraocular) tinham reduzido em até 10% as chances de perderem a visão.

Portanto, coloque sapatos confortáveis, roupa de ginástica e vá se exercitar!

2. Não esqueça dos óculos de sol 

O óculos de sol é muito mais do que apenas um acessório fashion, eles são indispensáveis para proteger os seus olhos dos raios ultra-violetas. 

Conforme os meses de isolamento social aumentaram em todo mundo, muitos decidiram arregaçar as mangas e cuidar da própria casa, incluindo o jardim. 

Assim, passaram a cortar a grama, fazer pequenos reparos e reformas e isso, muitas vezes, ao ar livre, tendo exposição direta com o sol. 

Por mais divertido que seja, é preciso cuidado para não lesionar os olhos. 

Isso porque, os raios ultravioletas danificam as proteínas da lente dos olhos, contribuindo para a formação da catarata

Segundo matérias e estudos divulgados no site da American Academy of Ophthalmology, é preciso usar óculos escuros até mesmo no inverno, protegendo a visão. 

É por isso que nós da Lenscope também oferecemos a opção de transformar um óculos que você já tem em um óculos de sol com grau. E isso é possível com as nossas lentes escuras.

Veja as nossas opções de lentes para óculos escuros e os tratamentos inclusos

No quintal e na garagem

1. Óculos de segurança 

Ainda falando sobre quem se arriscou a cuidar da própria casa na pandemia, cortar a grama ou fazer pequenos reparos de diversa natureza virou um novo hábito para muitos. 

Acontece que nem sempre conhecemos todos os riscos aos nossos olhos quando pensamos no ato de cortar a grama. 

Envolve riscos porque objetos estranhos podem entrar em contato com nossos olhos durante o corte da grama, seja porque a máquina passou por cima deles e eles acabam sendo arremessados em direção aos nossos olhos.

Ou seja porque decidimos cortar uma árvore ou outra planta e algum objeto estranho entrou em contato com nossos olhos.

Independente da situação, representa sérios riscos à nossa saúde visual e, por isso, precisamos sempre usar óculos de segurança para a realização destas tarefas. 

De acordo com o National Eye Institute, uma lasca de madeira ou pedaço de metal pode entrar em contato com os olhos e provocar sérias lesões.

Por isso aposte nos óculos de segurança ajustados para seu tipo de rosto e tamanho. 

No quarto

1. Teste de olho em casa: Gráfico de olho de Amsler.

Embora nenhum teste feito em casa substitua exames de vista realizados em clínicas e consultórios de sua confiança,  você pode realizar esses testes para monitorar se a sua saúde ocular está boa.

Para isso, recomendamos o Gráfico de olho de Amsler. Esse exame tem um ponto preto no meio de um gráfico. Assim, é contribui na identificação do avanço de doenças oculares, como a Degeneração Macular pela idade. 

Fazendo o teste, você pode monitorar a sua saúde visual. Caso encontre alguma mudança em sua visão, não deixe de entrar em contato com um profissional de sua confiança. 

Este teste pode ser realizado através do gráfico disponível no site da American Macular Degeneration Foundation

No site, você encontra também o passo a passo sobre como realizar o teste em casa, mas já adiantamos que é bastante simples e fácil de ser feito. 

2. Gráfico de olho de Snellen

Outro teste que você pode fazer em casa para monitorar a sua saúde visual é o teste com o Gráfico de olho de Snellen.

Esse teste é bem conhecido e pode te ajudar a perceber se precisa marcar uma consulta com seu médico especialista urgentemente. 

A American Academy of Ophthalmology disponibiliza o teste caseiro para crianças e adultos, além de fornecer todas as instruções práticas para você realizar o exame em casa.

No Banheiro

1. Lubrificação dos olhos 

À medida que envelhecemos, nossos olhos envelhecem junto. Com isso, é reduzido bastante a produção de lágrimas, como também a perda de elasticidade do cristalino do olho.

Pensando nisso, uma dica valiosa é manter sempre seus olhos lubrificados. Às vezes, o seu médico poderá receitar colírios específicos para a lubrificação do olho. No entanto, converse com o seu oftalmologista para avaliar todas as opções.

Nunca use colírios sem a orientação médica, porque isso pode prejudicar a sua saúde visual.

Geralmente, pela manhã ou ao longo do dia, você pode lubrificar os olhos. Uma boa estratégia é lubrificar os olhos sempre com água limpa e filtrada, fazendo movimentos suaves. 

No Home Office

1. Luzes para o conforto visual 

Com a adesão do trabalho remoto e das aulas online, muitas pessoas passaram a se queixar de dores de cabeça, fadiga ocular, lacrimejamento excessivo e até visão borrada.

Isso porque, estamos mais expostos à luz azul nociva emitida pelos aparelhos eletrônicos (computadores, celulares, entre outros), assim como, muitas vezes, estamos realizando nossos afazeres em ambientes mal iluminados em nossa casa.

Uma dica importante é apostar na boa iluminação do cômodo em que você ficar para estudar ou trabalhar.

Mantenha também o seu computador a uma distância adequada de seu rosto e olhos. Além disso, procure fazer pausas ocasionais durante o dia.

Uma estratégia é fazer a regra 20/20/20: Vire a cabeça a cada 20 minutos para olhar para algo a 6 metros de distância por 20 segundos.

2. Uso óculos de grau com filtro de luz azul

Claro que a gente não terminaria esse artigo sem dar uma das dicas que mais vão te ajudar durante a pandemia: o uso do óculos de grau com filtro de luz azul.

O bom é que não apenas pessoas com grau podem usar esse óculos, mas até você que não tem grau pode.

Além disso, esse tipo de óculos ajuda a reduzir os sintomas da exposição excessiva à luz, como: 

  • Fadiga Ocular
  • Dores de cabeça constante
  • Lacrimejamento excessivo
  • Visão embaçada

Outro ponto interessante sobre esses óculos é que pode ser usados pelas crianças também. Assim, eles ajudam as crianças a também manter a saúde dos olhos durante a pandemia. Principalmente com as aulas onine e os estudos em casa.

Aliás, é um óculos tão benéfico para nossa saúde visual que até mesmo nos ajuda a enxergar melhor e ajuda a regular o nosso ciclo circadiano, responsável pelo sono. 

Onde encontrar óculos com lentes de filtro de luz azul

Você pode fazer seu óculos com filtro de luz azul na Lenscope escolhendo as Lentes Lenscope Digital Comfort.

O melhor de tudo que é que nosso óculos com filtro azul tem todas essas características que contamos pra você. Ou seja, qualquer pessoa pode usar, podendo ser produzida com ou sem grau. 

Além disso, as Lentes Lenscope Digital Comfort contam com a cor do antirreflexo verde. Esse é tom característico das lentes de óculos, sendo bem mais discretas que as lentes que possuem coloração azul. 

Além disso, elas são menos amareladas que as demais lentes que filtram a luz azul disponíveis no mercado. Ou seja, elas não atrapalham na percepção das cores ao seu redor.

Por que usar óculos com filtro de luz azul?

Quando você usa o óculos com filtro azul você está:

  • Prevenindo doenças oculares futuras na visão (catarata e degeneração macular);
  • Evitando a sensação de olhos cansados ou pesados;
  • Proporcionando noites de sono melhores e, consequentemente, melhor bem-estar;
  • Protegendo seus olhos contra os efeitos nocivos da luz azul ruim;
  • Permitindo que somente a luz boa alcance a retina dos olhos.

Veja quanto custam nossas lentes com filtro de luz azul e tenha até 100 dias pra provar e amar e 1 ano de garantia contra possíveis defeitos de fabricação.

Agora queremos saber de você! Você pratica alguma dessas dicas que contamos para manter a saúde dos olhos durante a pandemia? Conta pra gente aqui nos comentários.

Fontes

American Journal of Ophthalmology 

National Eye Institute 

American Academy of Ophthalmology 

AARP.ORG

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *