Diferença entre oftalmologista e optometrista: Entenda aqui

3.5
(13)

O Optometrista e o oftalmologista são profissionais especializados em cuidar da saúde dos olhos, mas mesmo com a semelhança existe sim uma diferença entre eles! Cada um pode tratar e diagnosticar doenças e fatores diferentes em nossos olhos.

Por isso, nesse artigo, vamos te explicar com detalhes o que faz um optometrista e um oftalmologista, as principais diferenças entre os dois e qual deles (e quando!) devemos procurar. 

Continue com a gente!

O que é e o que faz um optometrista?

O optometrista é o profissional responsável pelo que chamamos de “cuidado primário da visão”. Isso quer dizer que ele tem permissão para tratar e diagnosticar tudo o que está associado à estrutura dos olhos, mas voltado a um quesito de análise, para prescrever um óculos ou uma receita, por exemplo.  

Para isso, o optometrista deve ser formado na área. A graduação em Optometria dura 5 anos.

Para o quê e quando você deve procurar por um optometrista?

  • Para obter informações sobre a saúde dos olhos
  • Para exames anuais periódicos
  • Para diagnosticar algumas doenças dos olhos (miopia, astigmatismo, hipermetropia etc)
  • Para prescrever receitas de óculos ou lentes de contato
  • Para tratamentos médicos que não sejam intensos
  • Para tratamento e cuidados pós-cirúrgicos 

O que é e o que faz um oftalmologista? 

O oftalmologista é um médico, um profissional formado em medicina (que estudou 6 anos), mas que só depois de passar por uma residência especializada em oftalmologia (de até 3 anos), se tornou apto a diagnosticar, tratar e fazer procedimentos cirúrgicos a respeito de doenças que afetam os nossos olhos. 

É realmente um processo mais extenso, no entanto suas funções são mais amplas que as do optometrista.

Para o quê e quando você deve procurar por um oftalmologista? 

  • Para tratamentos médicos para doenças relacionadas aos olhos
  • Para tratamentos cirúrgicos para doenças relacionadas aos olhos
  • Para obter informações sobre a saúde dos olhos
  • Para exames anuais periódicos
  • Para diagnosticar algumas doenças dos olhos (miopia, astigmatismo, hipermetropia etc)
  • Para prescrever receitas de óculos ou lentes de contato
  • Para tratamentos médicos que não sejam intensos
  • Para tratamento e cuidados pós-cirúrgicos 

Diferença entre oftalmologista e optometrista

Basicamente, um profissional tem funções mais completas que o outro. O optometrista pode avaliar, diagnosticar, prescrever óculos ou lentes de contato, e tratamentos para baixa visão. Porém o oftalmologista é um médico, que pode realizar todas essas funções e tratamentos mais complexos.

Além disso, é importante enfatizar que o oftalmologista tem permissão para fazer cirurgia nos olhos, como a cirurgia de catarata e correção da miopia, por exemplo, no entanto os optometristas não têm essa permissão.

Como escolher o profissional que você precisa?

Escolher o profissional adequado vai depender da sua necessidade, e também dos seus sintomas. 

Por exemplo:

Você pode visitar um optometrista para exames de rotina, queixas simples, acompanhamento ou renovação de óculos e lentes de contato.

Ou ainda, você pode visitar um oftalmologista para cuidados médicos, queixas complexas, doenças crônicas, tratamentos e cirurgias.

Posso fazer meu óculos com uma receita prescrita por um optometrista na Lenscope? 

Sim, independente da diferença entre oftalmologista e optometrista, você pode!

Nós só precisamos que a receita tenha data válida de prescrição, e que esteja assinada por um profissional optometrista.

Além disso, também aceitamos receitas feitas pelo oftalmologista, mas precisam estar nas mesmas condições – com data válida e assinatura.

O que é a Lenscope?

Somos um serviço online de venda de lentes para óculos pela internet e utilizamos a tecnologia ao nosso favor para oferecer a você um processo de compra pioneiro no Brasil, que permite que lentes de qualidade cheguem até você por um preço mais justo e acessível!

Dessa forma, nossas lentes atendem tanto quem tem até 4 graus como quem tem mais de 4 graus.

No nosso site, você pode fazer um orçamento gratuito!

E o mais legal é que nossas lentes possuem os tratamentos essenciais que você precisa já inclusos no valor que você ver lá em nosso site.

Ou seja, com a gente, você não precisa pagar a mais para ter todas as proteções e confortos para seus olhos e para seu óculos durar mais. 

Nós atendemos todo o Brasil e o  processo de compra é 100% online. Além disso, nós temos o programa 100 dias para provar e amar: você tem 100 dias para se adaptar ao seu óculos. Caso contrário, é só entrar em contato com a nossa equipe, que devolvemos o dinheiro.

Você já foi num optometrista e em um oftalmologista?

Agora que você já sabe que um optometrista pode te avaliar e te receitar um óculos, e um oftalmologista, além de fazer isso, também trata doenças e faz cirurgias, você pode procurar o profissional que vai mais de acordo com a sua necessidade.

E você, já visitou um optometrista? E um oftalmologista? Conte para a gente nos comentários como foi essa experiência!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *