Diferença entre oftalmologista e optometrista: Entenda aqui

  • por
3.8
(40)

O Optometrista e o Oftalmologista são profissionais especializados em cuidar de diversos e diferentes aspectos da saúde dos olhos. Entretanto, mesmo atuando em campos correlatos, existem muitas diferenças entre suas atuações. Por isso, te explicaremos, com detalhes, o que faz um optometrista e um oftalmologista, as principais diferenças entre os dois e ainda, quando e qual profissional procurar, de acordo com as leis vigentes. Continue a leitura para entender.

O que é e o que faz um optometrista?

Segundo o Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO), o optometrista é o profissional responsável — entre outras atividades —  por avaliar anomalias do estado refrativo e detectar alterações na acuidade visual, sensibilidade ao contraste, visão cromática, disfunções e alterações da visão binocular e campo visual.

Isso quer dizer que ele é ativo no acompanhamento e avaliação, reabilitação, tratamento e investigação de diversos aspectos da saúde e correção ocular. Para isso, o optometrista precisa de formação na área. Embora haja formação de nível técnico em Óptica e Optometria, a graduação em Optometria dura 5 anos.

Para o quê e quando você deve procurar por um optometrista?

  • Para avaliar anomalias do estado refrativo (miopia, astigmatismo, hipermetropia, etc.), sensório motor perceptual e ocular do paciente através da aplicação de provas não invasivas pertinentes.
  • Detectar as alterações da acuidade visual, sensibilidade ao contraste, visão cromática, disfunções e alterações da visão binocular e campo visual.
  • Execução de receitas prescritas pelo médico oftalmologista e escolha de lentes de contato.
  • Para terapias, tratamento e cuidados pós-cirúrgicos. 

O que é e o que faz um oftalmologista? 

O oftalmologista é um médico, um profissional formado em medicina (que estudou 6 anos), mas que só depois de passar por uma residência especializada em oftalmologia (de até 3 anos), se tornou apto a diagnosticar, tratar e fazer procedimentos cirúrgicos a respeito de doenças que afetam os nossos olhos. 

Para o quê e quando você deve procurar por um oftalmologista? 

  • Tratamentos médicos para doenças relacionadas aos olhos.
  • Tratamentos cirúrgicos para doenças relacionadas aos olhos.
  • Obter informações sobre a saúde dos olhos.
  • Exames anuais periódicos.
  • Diagnóstico de erros refrativos e doenças dos olhos (miopia, astigmatismo, hipermetropia, etc.)
  • Para prescrição de receitas de óculos ou lentes de contato.
  • Tratamentos oftalmológicos, em geral.
  • Tratamento e cuidados pós-cirúrgicos. 
  • Entre outros.

lentes multifocais com maior campo de visão instagram

Diferença entre oftalmologista e optometrista

Ambos profissionais muitas vezes trabalham em conjunto e suas áreas de atuação se relacionam. Dessa forma, o optometrista pode avaliar as anomalias refrativas, interpretar e usar procedimentos e provas diagnósticas não invasivas, necessárias para emitir um conceito e definir um plano de ação. Além de atuar em tratamentos e terapias oculares não invasivas, entre outras funções.

Já o médico oftalmologista realiza exames, diagnostica doenças oculares e tratamentos mais complexos, como os cirúrgicos, por exemplo. Assim, enquanto o oftalmologista tem permissão para fazer cirurgia nos olhos, como a cirurgia de catarata e correção da miopia, por exemplo. No entanto, os optometristas não têm essa permissão. Por isso, é importante se atentar a área de atuação de cada profissional antes da consulta.

Quanto às atribuições de optometristas e oftalmologistas

Quanto a uma divisão clara entre as atribuições e áreas de atuação dos dois profissionais, não há, ainda, um consenso entre o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e Confederação Brasileira de Optometria e de Óptica (CBOO).

Diferença entre oftalmologista e optometrista de acordo com a lei

Muito das divergências existentes têm origem em interpretações da Lei do Ato Médico e do entendimento do STF na ADPF 131 e os Decretos 20.931/32 e 24.492/34. Segundo as quais ópticos e optometristas deveriam “limitar-se a somente executar fielmente as prescrições médicas e indicar, escolher ou permitir escolher, ou aconselhar o uso de lentes de grau. Em nenhuma hipótese pode o técnico em optometria instalar consultório, ou indicar, escolher, permitir, escolher ou aconselhar o uso de lentes de grau.”
Somado a isso, em 2019, os decretos presidenciais 20.931/1932 e 24.492/1932 haviam restringido a atividade dos optometristas, para que estes profissionais não pudessem abrir consultórios e nem prescrever receitas para lentes corretivas. No entanto, em 22 de outubro de 2021, o Plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu, com unanimidade, através de votos dos ministros, que os decretos presidenciais só valeriam para optometristas com formação técnica, chamados de ópticos práticos pelo Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO).
Portanto, no entendimento do STF, optometristas graduados em nível superior têm o livre exercício da profissão assegurado. Embora a decisão tenha sido comemorada pelos diversos Conselhos Regionais de Óptica e Optometria, não há unanimidade na interpretação da decisão. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) se manifestou junto a Lenscope oferecendo sua interpretação do julgado. Segundo o CBO, “a nova decisão do STF não autoriza o optometrista com diploma de nível superior a exercer quaisquer atos não previstos em lei”. Assim, segundo a entidade, o optometrista ainda não estaria autorizado a prescrever lentes de grau.
Cabe salientar que no Brasil, o órgão responsável pela fiscalização de atividades de prestação de serviços de saúde, como é o caso das consultórios e clínicas, sejam elas de oftalmologia ou de optometria, é a Vigilância Sanitária de cada município. Por isso, busque estabelecimentos em conformidade com as normas e regularmente abertas e autorizadas para funcionamento pelas autoridades competentes.

Como escolher o profissional que você precisa?

Escolher o profissional adequado depende das suas necessidades, e também dos seus sintomas. Por exemplo: você pode visitar um optometrista para caso tenha queixas ou precise de acompanhamento para adaptação na renovação dos seus óculos. Ou ainda, você pode visitar um oftalmologista para cuidados médicos, doenças crônicas, tratamentos e cirurgias. E caso um dos profissionais identifique que é necessário procurar o outro, deve haver essa indicação entre os mesmos.

Por exemplo, caso um oftalmologista identifique a necessidade de tratar uma patologia surfaçando lentes específicas, ele irá contar com um optometrista. Da mesma forma, é comum um optometrista sugerir sempre a visita ao médico oftalmologista para diagnóstico e tratamento quando da suspeita de uma patologia, como ocorre, por exemplo, com a catarata. Independente do profissional, certifique-se que seu consultório tem funcionamento regular junto a vigilância sanitárias e outros órgãos de seu município, entre outros.

Para fazer meu óculos devo enviar a receita para a Lenscope? 

Sim, independente do profissional com quem se consultou, com a receita em mãos você pode fazer suas lentes mais finas com a gente. Nós só precisamos que a receita tenha data válida de prescrição, e que esteja assinada pelo profissional de saúde dos olhos, com carimbo e número de registro profissional visível. 

O que é a Lenscope?

Somos um serviço online de venda de lentes para óculos pela internet e utilizamos a tecnologia ao nosso favor para oferecer a você um processo de compra pioneiro no Brasil, que permite que lentes de qualidade cheguem até você por um preço mais justo e acessível. Dessa forma, oferecemos lentes para até 4 graus, mais de 4 graus e multifocais. 

No nosso site, você pode fazer um orçamento online e gratuito. E o melhor é que nossas lentes possuem os tratamentos essenciais que você precisa já inclusos no valor final. Ou seja, com a gente, você não precisa pagar a mais para ter toda a proteção e conforto para seus olhos e óculos. 

Atendemos todo o Brasil e o  processo de compra é 100% online. Além disso, nós temos o programa 100 dias para provar e amar: você tem 100 dias para se adaptar ao seu óculos. Caso contrário, é só entrar em contato com a nossa equipe, que devolvemos o dinheiro.

Você já foi num optometrista e em um oftalmologista?

Agora que você já sabe a diferença entre um oftalmologista e optometrista, você pode procurar o profissional que melhor atende suas necessidades com mais segurança. E você, já visitou um optometrista? E um oftalmologista? Conte para a gente nos comentários como foi essa experiência.

Fontes:

Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria (CBOO)

Consultor Jurídico

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 40

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *