Qual diferença de hipermetropia e astigmatismo?

hipermetropia e astigmatismo
  • por
4.1
(15)

A hipermetropia e o astigmatismo são problemas de visão muito comuns entre aqueles que precisam usar óculos. Mas o porquê isso acontece? Porque ambos os problemas de visão estão relacionados com o formato e tamanho da nossa córnea. Quem tem hipermetropia, possui o formato do globo ocular mais curto quando comparado com quem não tem nenhum problema de visão.

E isso faz com que a imagem seja formada após a retina, quando o correto seria que a imagem fosse formada na retina. E é por isso que, quem tem hipermetropia, possui dificuldade para ver de perto.

Já quem tem astigmatismo também, além do globo ocular ser mais curto, a córnea tem o formato mais parecido com uma bola de futebol americano. Ou seja, há algumas áreas mais “rasas” e outras mais “fundas” que as outras. Por isso, a luz se programa de maneira mais difusa, causando diversos pontos de foco de luz, quando  o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho.  Por isso, quem tem astigmatismo, enxerga os objetos que estão próximos e longe, um pouco ou muito embaçados, dependendo do grau.

De forma resumida, essas são as principais diferenças entre hipermetropia e astigmatismo, mas vamos falar um pouco mais sobre elas no artigo de hoje.

hipermetropia e astigmatismo

O que é hipermetropia?

A hipermetropia é a dificuldade de enxergar de perto. Pessoas com esse problema de visão enxergam objetos próximos de forma embaçada, porém, enxergam normalmente o que está longe. Isso acontece devido a um problema de refração da luz que passa pela córnea.

Mas o que isso significa?

Significa que os raios luminosos chegam aos olhos e formam a imagem que vemos projetadas depois da retina, quando o certo é ocorrer a formação da imagem na retina. Na figura abaixo é possível entender como ocorre a formação da imagem para alguém com visão normal e para alguém que tenha hipermetropia.

hipermetropia e astigmatismo

O que é astigmatismo? 

Quem tem astigmatismo, tem dificuldade de enxergar tanto de perto quanto de longe. Isso acontece devido a uma imperfeição da curvatura da córnea do globo ocular, que provoca um erro de refração, fazendo com que as imagens fiquem distorcidas e nossa visão embaçada. 

Além disso, o globo ocular de alguém com astigmatismo acaba atingindo diversos pontos na retina, quando o normal seria somente umPara uma pessoa com astigmatismo, diferentes pontos focais são criados antes e depois da retina e esses pontos atingidos são, na verdade, eixos em nossa visão.

A imagem a seguir é de alguém com visão normal com apenas um ponto focal  e, a outra imagem, de alguém com astigmatismo, ou seja, com vários pontos focais.

hipermetropia e astigmatismo

Também explicamos o que é astigmatismo em nossa série no Youtube sobre o tema. Clique a seguir para assistir.

Sintomas mais comuns de hipermetropia e astigmatismo

Os sintomas de hipermetropia e do astigmatismo podem ser semelhantes. Contudo, são problemas diferentes. Dessa forma, você pode conferir a seguir sintomas para identificar o problema de visão que está enfrentando.

Veja também sobre os problemas de visão mais comuns em cada idade.

Hipermetropia

Os principais sintomas da hipermetropia são:

  • Dificuldade em enxergar objetos próximos;
  • Cansaço da visão;
  • Dores de cabeça;
  • Vermelhidão ou lacrimejamento nos olhos;
  • Dificuldade de concentração;
  • Sensação de olhos pesados.

Astigmatismo

Os sintomas comuns do astigmatismo são:

  • Visão embaçada;
  • Dificuldade para enxergar de perto. Por exemplo: ao fazer uma leitura.
  • Dificuldade para enxergar de longe. Como: ler placas na estrada.
  • Dores de cabeça, dores nos olhos e cansaço ocular;
  • Hipersensibilidade à luz (fotofobia), vertigem e enxaqueca em ambientes bastante iluminados.

Você tem esses sintomas e tem mais de 40 anos?

Se você tem mais de 40 anos e também sente dificuldades para ver de perto e de longe, você pode ter presbiopia, que é também conhecida por vista cansada.

Diferente da hipermetropia e astigmatismo, que são um problema de refração, a presbiopia acontece devido o envelhecimento da nossa visão.  Dessa forma, acontece naturalmente conforme vamos envelhecendo e costuma atingir as pessoas na faixa etária dos 40 a 50 anos.

Isso ocorre naturalmente com o cristalino dos nossos olhos que é uma estrutura muscular elástica responsável por dar foco as imagens capturadas por nossa retina. Com tempo, acontece a perda desta elasticidade do músculo ao se comprimir, criando a dificuldade de focar (que é o desgaste natural da nossa visão).

Por isso, esse problema de visão também é conhecido como “síndrome do braço curto” que é quando a pessoa afasta ou aproxima o objeto tentando focá-lo para conseguir enxergar com nitidez. Veja os tratamentos disponíveis para a presbiopia.

Tratamentos para hipermetropia e astigmatismo

Os tratamentos para hipermetropia e astigmatismo são similares. Podemos corrigir nossa visão com esses problemas de visão usando: 

  • óculos de grau
  • lentes de contato
  • cirurgia refrativa

É normal que o óculos de grau seja sempre a opção que os médicos oftalmologistas mais recomendam, já que as lentes de contato dificultam o fluxo de oxigênio na córnea, podendo deixar o olho seco e irritado. Então, ao escolher usar óculos de grau, você permite uma circulação melhor do oxigênio para os seus olhos. Já a cirurgia refrativa é recomendada para pessoas a partir de 21 anos e que tenha o grau já estabilizado. 

De fato, usar óculos de grau é apostar em um tratamento para hipermetropia e astigmatismo mais recomendado pelos oftalmologistas. Afinal, não há nenhum tipo de contraindicaçãoConfira os tipos de lentes para hipermetropia as lentes para astigmatismo.

E se você já está com a sua receita de óculos em mãos, que tal aprender a ler sua receita de óculos?

Então, ficou com alguma dúvida? Sente alguns desses sintomas?  Conte pra gente nos comentários que qualquer dúvida, estamos aqui para ajudar! 

Atualizado em 30/08/2021

hipermetropia e astigmatismo

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

30 comentários em “Qual diferença de hipermetropia e astigmatismo?”

  1. Risolene Silva de araujo

    Meu filho tem 10 anos e a receita dele veio assim
    Esférico cilíndrico eixo
    O.d +0,75 -0,75 180°
    O.e +2,50 -0,25 180°
    Tem como vc me dizer qual é o problema pois o médico não especificou. Obrigada

    1. Olá, Risolene! Tudo bom?
      Vamos te ajudar a compreender a receita de óculos do seu filho Vamos lá?
      As siglas OD e OE significam olho direito e olho esquerdo respectivamente.
      Na ordem da receita, ESF, significa “Grau Esférico” ou “Esférico”. Ele indica se você tem miopia ou hipermetropia.
      Se estiver preenchido o valor em sinal positivo (+), você tem hipermetropia . Se o valor for negativo (-), você tem miopia.
      CIL indica “Grau cilíndrico” ou Cilíndrico”. Essa coluna, quando preenchida, significa que você tem astigmatismo. Se não estiver, você não tem
      EIXO: o eixo acompanha o grau cilíndrico (CIL), ou seja, se a coluna cilíndrico estiver preenchida, a coluna do eixo também deve estar. O eixo significa a localização do astigmatismo em seu olho; essa medida varia de 0 a 180 graus.
      O astigmatismo afeta alguns pontos em nossa visão, por isso importante saber em que eixo ele está localizado.
      Lendo a receita do seu filho, ele tem no olho direito (OD) +0.75 de hipermetropia com -0.75 de astigmatismo localizado no eixo de 180º. No olho esquerdo (OE), ele possui +2.50 de hipermetropia com -0.25 de astigmatismo localizado também no eixo de 180º.
      O grau do seu filho é baixo então, Risolene, você vai precisar se preocupar com o conforto dos olhos dele com uma lente adequada.
      Para o seu filho que tem grau baixo, recomendamos as lentes de policarbonato.
      Você provavelmente pensou: “o que isso quer dizer?”.
      Existe uma categoria de materiais mais adequados para quem tem baixo e alto grau; como o seu filho tem baixo grau, a lente mais adequada para ele é de material de policarbonato que vai proporcionar um óculos mais leve para crianças. Esse material é de índice de refração 1.59 e quanto maior esse valor, mais finas são as lentes no caso de lentes para baixo grau existem três: 1.50, 1.53 e a 1.59 (que é a policarbonato).
      As lentes de óculos para criança mais comuns escolhidas são as Trivex (com índice de refração 1.53) e Policarbonato (com índice de refração 1.59) .
      Vou te dar uma dica: as mais indicadas são as lentes de policarbonato, porque é um material mais leve e bem mais resistente, além de ter um índice de refração maior que a Trivex – o que é ótimo para crianças e quanto maior o índice de refração, mais finas as lentes ficam.
      É importante também ter tratamentos acompanhando a lente de óculos das crianças, porque vai garantir resistência, durabilidade e leveza para elas.
      São proteções essenciais para um óculos infantil:
      – Antirrisco
      – Antirreflexo
      – Proteção 100% UV
      E para combinar com a lente correta, a gente indica que as armações infantis para idade do seu filho seja de grilamid (família dos injetados) ou resina termoplástica (uma armação flexível e confortável para as crianças) e de aro fechado, que vão garantir que toda lente fique envolta da armação proporcionando maior segurança das lentes.
      Aqui na Lenscope, nós atendemos o grau do seu filho com as nossas Lentes Lenscope 1.59 que são lentes de policarbonato com todos os tratamentos inclusos como antirreflexo, antirrisco e proteção 100%UV.
      Escolhemos o policarbonato por ser um material bem mais leve e resistente que as lentes comuns, de acrílico, oferecidas nas óticas para quem tem baixo grau.
      Além disso, nossas lentes para quem tem até 4 graus possuem índice de refração de 1.59. Isso significa que elas proporcionam um óculos 30% mais fino quando comparado com as lentes de acrílico (CR-39) de mesmo grau e montadas em armações de mesmo tamanho.
      Convido você para conhecer nossas lentes em nosso site https://lenscope.com.br/lente-lenscope
      Espero que a gente tenha esclarecido todas as suas dúvidas!
      Você também pode ver a nossa categoria de óculos infantil, onde realizamos diversas postagens sobre dicas de óculos para crianças. Desde a escolha da armação, da lente, conforto no apoio no narizinho, etc: https://lenscope.com.br/blog/category/oculos-infantil/
      Qualquer dúvida, estamos por aqui!

    1. Olá, Deise! Como vai?
      Para o grau da sua filha as lentes trivex (índice de refração 1.53) ou as lentes de policarbonato (índice de refração1.59) são as mais recomendadas.
      Aqui vai uma dica: as mais indicadas são as lentes de policarbonato, porque é um material mais leve e bem mais resistente, além de ter um índice de refração maior que a Trivex – o que é ótimo para crianças e quanto maior o índice de refração, mais finas as lentes ficam.
      Então, além de escolher uma lente de policarbonato, é importante também ter tratamentos acompanhando a lente de óculos das crianças, porque vai garantir resistência, durabilidade e leveza para elas: antirreflexo, antirrisco e proteção 100% UV.
      Nós conseguimos atender a grade da sua filha com as nossas Lentes Lenscope Poli 1.59 que são lentes de policarbonato com todos os tratamentos inclusos como antirreflexo, antirrisco e proteção 100%UV.
      Escolhemos o policarbonato por ser um material bem mais leve e resistente que as lentes comuns, oferecidas nas óticas para quem tem baixo grau.
      Convido você para conhecer nossas lentes em nosso site https://lenscope.com.br/lente-lenscope
      Se tiver alguma dúvida, também estamos à disposição

    1. Olá, Júlia! Tudo bem?
      Apesar do pouco grau que você tem é muito importante fazer seu óculos de grau. Ao negligenciar o uso do seu óculos, você pode começar a forçar ainda mais sua visão para enxergar e, consequentemente, aumentar os desconfortos que sente para enxergar.
      Então não deixe de fazer seu óculos e usá-lo 😉
      Se precisar de alguma ajuda, estamos por aqui!

  2. Tenho 49 anos e após os 40 senti dificuldade em focar de perto, vista cansada. Hoje uso óculos e gostaria de passar para lentes de contato. Gostaria de uma informação passando a transcrição Optométrica que fiz para o óculos se teria como fazer lentes de contato.
    OD: ESF= +175 CIL= -075 EIX= 30° AV= 20/20
    OE: ESF= +150 CIL= -050 EIX= 160º AV= 20/20
    PERTO= AD = 2,00
    Obrigado

    1. Olá, Waltair! Como vai?
      Nós vendemos através da internet lentes para óculos e entregamos para todo o Brasil, facilitando a escolha da lente e utilizando a tecnologia para entregá-la de forma inteligente e cômoda. Nós não trabalhamos com lentes de contato, mas se precisar de um orçamento para óculos, conte com a gente!

  3. Possuo os dois problemas (astigmatismo + hipermetropia). Acabei de descobrir que meu bebê de 1 ano e 8 meses tbm tem…3,5 astigmatismo+1,5 de hipermetropia.
    Gostaria que me explicasse como ele enxerga, pois ele teve um atraso motor (demorou pra sentar e andar) passo na neuro cpm ele e até agora os exames não deram nada, acho que foi insegurança por não enxergar direto e não por problemas neurológicos.

    1. Olá, Ana! Tudo bom?
      Obrigada por deixar o seu comentário
      Você já levou o seu filho ao médico oftalmo? Somente esse profissional pode responder com maior propriedade sobre o assunto e passar o diagnóstico ideal para o caso dele
      Quando puder, agende uma consulta o mais rápido possível para prosseguir com o tratamento recomendado por ele

    1. Olá, Malayne! Tudo bom?
      Muito obrigada pelo comentário
      Vamos te ajudar a entender a sua receita
      As siglas OD e OE significam olho direito e olho esquerdo respectivamente.
      Na ordem de sua receita, ESF, significa “Grau Esférico” ou “Esférico”. Ele indica se você tem miopia ou hipermetropia.
      Se estiver preenchido o valor em sinal positivo (+), você tem hipermetropia . Se o valor for negativo (-), você tem miopia.
      Se a sua receita vem nessa parte escrito “PLANO” ou “PL”, significa que você não possui grau de miopia ou hipermetropia
      CIL indica “Grau cilíndrico” ou Cilíndrico”. Essa coluna, quando preenchida, significa que você tem astigmatismo. Se não estiver, você não tem
      EIXO: o eixo acompanha o grau cilíndrico (CIL), ou seja, se a coluna cilíndrico estiver preenchida, a coluna do eixo também deve estar. O eixo significa a localização do astigmatismo em seu olho; essa medida varia de 0 a 180 graus.
      O astigmatismo afeta alguns pontos em nossa visão, por isso importante saber em que eixo ele está localizado.
      Lendo a sua receita de óculos, você possui no olho direito (OD) no campo esférico +3,00 de hipermetropia (sinal positivo) com -3,50 de astigmatismo (campo cilíndrico preenchido) localizado no eixo de 177º.
      Já no olho esquerdo (OE) você possui +3,00 de hipermetropia com -4,00 de astigmatismo localizado no eixo de 05º.
      O que acha de enviar uma foto da sua receita para ajuda@lenscope.com.br? Assim podemos fazer um orçamento das lentes da Lenscope para o seu grau!
      Vamos ficar contentes em poder te ajudar! Aguardamos o seu contato!

  4. Boa noite! Gostaria de saber se e possivel eu usar lente de contato com os meus problemas. E também se posso fazer alguma cirurgia.
    OD: ESF Não possui| C -125| Eixo 180
    OE: ESF +100 | C -125 | Eixo 180

    1. Oi, Mariana! Tudo bom?
      Obrigada pelo seu comentário
      Quem pode te ajudar em relação às lentes de contato é o seu médico oftalmo ou especialista em saúde dos olhos. Isso porque a receita de lentes de contato precisam ser prescritas por esses profissionais que, através de um cálculo, define qual a melhor lente a ser usada para o grau
      A cirurgia refrativa é recomendada para pessoas acima de 21 anos, que tenha o grau estabilizado entre 6 meses a 1 ano e não possua córnea fina (que pode ser danificada pelo laser). Por isso, agende uma consulta com seu médico para que ele possa passar a melhor recomendação ao seu caso
      Aqui na Lenscope, nós vendemos através da internet lentes para óculos e entregamos para todo o Brasil, facilitando a escolha da lente e utilizando a tecnologia para entregá-la de forma inteligente e cômoda. Nós não trabalhamos com lentes de contato, mas caso precise de um óculos de grau para descansar seus olhos da lente de contato, conte com a gente!

  5. Quando uma pessoa Usa um oculos para ler alguma coisa na tv, e outro óculos para ler o celular,qual o problema dela e pq usa dois óculos?

    1. Oi, Enzo Gabriel! Como vai?
      Muito obrigada pelo seu comentário por aqui Vamos ficar muito contentes em esclarecer essa sua dúvida.
      Normalmente esse hábito de tirar e pôr o óculos para enxergar ou trocar o óculos para enxergar em diferentes distâncias (óculos de perto para o celular e óculos longe para a TV) está relacionado à presbiopia, também conhecida por vista cansada, que é muito comum de surgir a partir dos 40 anos de idade
      Com o tempo, o nosso cristalino perde a capacidade de focar em objetos próximos devido sua elasticidade. Assim, passamos a enxergar objetos próximos mais borrados ou precisamos afastar e/ou aproximar objetos até encontrar uma nitidez perfeita.
      Por isso, é muito comum quem tem presbiopia afastar ou aproximar esses objetos e para corrigir essas diferentes distâncias de foco, é recomendado o uso de lentes multifocais.
      As lentes multifocais ou lentes progressivas, como também são conhecidas, possuem múltiplos focos na sua lente. Seus campos de visão são para perto, visão intermediária e visão para longe. Assim, o usuário tem mais conforto na hora de usar as lentes em diferentes distâncias.
      Quando a pessoa troca o óculos para ver diferentes distâncias como celular para perto e TV para longe, por exemplo, é porque usa lente possui apenas um foco. Ou seja, só pra longe ou só pra perto, por isso ela fica trocando os óculos.
      Nós recomendamos o uso de lentes multifocais justamente para ter mais conforto para a visão, sem que precisa ficar trocando de óculos dependendo da distância que deseja enxergar Se quiser conhecer mais sobre a Lenscope é só acessar
      Qualquer dúvida, conte com a gente!

  6. Vera Lúcia Tavares de Lima

    Boa tarde, uso óculos meu grau e od +125 oe 125 cilindro od – 075 oe – 050 eixo od 60 oe 135 ad+225 gostaria de saber se posso usar lente de contato sem grau?

    1. Olá, Vera Lucia! Como vai?
      Obrigada pelo comentário
      O ideal é sempre fazer as lentes do seu óculos ou lentes de contato seguindo a receita prescrita pelo profissional Ah, importante lembrar que a receita de óculos e a receita de lente de contato são diferentes. Isso porque a receita de lentes de contato precisa ser prescrita pelo médico que, através de um cálculo, define qual é o grau mais adequado para você usar
      Nós vendemos através da internet lentes para óculos e entregamos para todo o Brasil, facilitando a escolha da lente e utilizando a tecnologia para entregá-la de forma inteligente e cômoda. Nós não trabalhamos com lentes de contato, mas caso precise de um óculos de grau para descansar seus olhos da lente de contato, conte com a gente!

  7. Obrigado, solucionaram todas as minhas dúvidas. Por isso e sempre bom procurar um profissional da saúde, eu estou com estes problemas na visão, e eu estava apresentando os mesmos sintomas mencionados acima.

    1. Olá, Jorge! Tudo bem?
      Muito obrigado pelo seu comentário em nosso artigo Ficamos muito felizes em saber que nosso conteúdo conseguiu te ajudar nas dúvidas que tinha!
      Te convido também a conhecer mais sobre a Lenscope acessando https://lenscope.com.br/
      Nos siga nas redes sociais! Adoramos conversar e compartilhar conhecimentos por lá também:
      Facebook: https://www.facebook.com/LenscopeBrasil/
      Instagram: https://www.instagram.com/lenscopebr/
      Sempre que precisar, estamos aqui!

  8. Gostaria de saber se há cirurgia para quem tem hipermetropia e astigmatismo no mesmo olho?
    Agradeço a atenção!!!
    Muito obrigada!
    Att Adriana.

    1. Oi, Adriana! Tudo bem?
      Obrigada pelo seu comentário
      Quem pode ajudar com as melhores orientações sobre cirurgia de hipermetropia e astigmatismo é o médico da área
      Aqui na Lenscope, vendemos lentes de óculos pela internet sem que precise sair da sua casa ❤ Oferecemos nossos conteúdos para ajudar com questões importantes da saúde dos olhos e ficamos contentes que tenha ajudado. Então quando puder agende uma visita com o profissional da área mais breve possível
      Sempre que precisar, conte conosco!

  9. JAILTON JOSE VICENTE

    Minha receita deu: Od Esf+1,50,Cil-0,25.Ex165°
    Oe Esf+2,00. Qual tipo de lentes vc indica para oooo meu caso? Obg pela ajuda.

    1. Olá, Jailton! Tudo bem?
      Muito obrigada pelo seu comentário por aqui
      Você tem hipermetropia e astigmatismo No seu caso, como você tem baixo grau, você pode optar pelas Lentes Lenscope Poli 1.59 que são perfeitas para quem tem até 4 graus de hipermetropia com até 2 graus de astigmatismo, como o seu caso
      As lentes são feitas de policarbonato, sendo 30% mais fina e mais leve que a lente comum no mercado que é o acrílico, garantindo resistência e leveza a um preço justo em um serviço que ofereça comodidade!
      As lentes já incluem em seu valor os tratamentos de antirreflexo, antirrisco e proteção UV 100%. Esses tratamentos ajudam a manter mais resistência e durabilidade em seu óculos Vou deixar o link aqui para você conhecer nossa Lente: https://lenscope.com.br/lente-lenscope
      Vamos adorar estar ao seu lado! Se preferir, envie uma foto da sua receita de óculos para ajuda@lenscope.com.br que te ajudamos nas melhores dicas para o seu grau! Aguardamos o seu contato!

  10. Boa tarde,meu oftomologista me disse que tenho hipermetropia,disse q devido a minha idade ñ era necessario usar grau de perto ,na receita estar de longe.ele ta certo?
    D
    S:+1.00
    C:-0.50
    A: 170
    E
    S:+0.50
    C:0.00
    A 0
    ?

  11. Ola, bom dia. Gostaria de orientação sobre meu exame. Ele deu o seguinte:
    Para longe OD + 1,5 -3,25 180°
    OE PL -3,50 180°
    Para perto OD +1,50 ADC
    OE +1,50 ADC

    1. Olá, Vania tudo bem?
      Sua receita indica que você tem presbiopia e precisa de um óculos com lentes progressivas (multifocais) ou de um óculos para perto e outro para longe.
      Se você não quiser usar 2 óculos, o mais indicado é escolher por lentes progressivas (multifocais).
      Nós conseguimos atender o seu grau com as nossas lentes progressivas. Você pode saber mais sobre elas nesse aqui https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress
      E se tiver alguma dúvida, também pode nos chamar pelo Whatsapp
      Estamos te esperando

  12. Boa tarde! Fiz uma consulta ontem e fui receitado com:

    LONGE:
    OD: PLANO -1,00 X 180
    OE: PLANO – 1,25 X 1,80

    LENTES: CRIZAL FORTE
    FAVOR MEDIR ACO / DNP. MANTER A CURVA DA BASE.

    O que seria?

    1. Olá, Jefferson. Tudo bem? Pelas informações da sua receita você não tem grau esférico (miopia ou hipermetropia) por isso o campo está marcado como Plano. Portanto, você tem apenas grau de astigmatismo sendo, no olho direito: -1 grau e no olho esquerdo -1.25. O Eixo indica apenas a posição do grau de astigmatismo no olho. A indicação de lentes se refere ao tratamento antirreflexo Crizal, da marca Essilor.

      Nós te atendemos com as Lentes Lenscope Poli 1.59 e ainda damos dicas de como ter a melhor versão do seu óculos. Basta acessar: https://lenscope.com.br/lente-lenscope

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *