Dificuldade para enxergar de longe? Saiba as principais causas 

enxergar de longe
4.2
(26)

Você sente dificuldade para enxergar de longe? Precisa forçar a visão para ver o letreiro do ônibus que está vindo? Entender o que está escrito na lousa da escola é mais difícil do que deveria? 

Às vezes até coisas simples, como assistir TV ou avistar um amigo um pouco distante, exigem um grande esforço?

Se você passa por alguma dessas situações, não precisa se preocupar! Sentir dificuldade para enxergar de longe é muito comum e geralmente serve como um alerta sobre a sua visão.

Isso não é uma doença, mas sim um sintoma que indica que algo não está certo com sua visão. Uma das principais causas pode ser a miopia.

Saiba mais sobre esse incômodo que muitas pessoas sofrem diariamente:

Miopia: dificuldade para enxergar de longe

De acordo com o Portal G1, A previsão é que até 2020 cerca de 35% da população mundial apresente os sintomas da doença, e, em 2050, é possível que o número alcance a marca dos 52%. 

Ou seja, em poucos anos mais da metade da população será míope! 

Mas, por outro lado, os índices aqui no Brasil ainda estão sob controle: são 35 milhões de míopes, segundo o Ministério da Saúde. 

Isso porque geneticamente o brasileiro tem olho pequeno. Entretanto, está havendo uma reversão neste quadro que tem preocupado os oftalmologistas.

A principal característica da miopia é a dificuldade em enxergar de longe. Mas, além da dificuldade de enxergar de longe, outros sintomas são comuns desse problema de visão. Por exemplo:

  • Dores de cabeça
  • Fadiga ocular
  • Forçar a visão ou apertar os olhos

enxergar de longe

O que determina se uma pessoa é míope ou não é o formato do globo ocular. A miopia ocorre quando o olho é muito longo.

Dessa forma, a imagem se forma antes da retina e todos os objetos mais distantes ficam desfocados.

enxergar de longe

Para saber se você possui esse problema de visão, é necessário passar pelo oftalmologista ou médico especializado em saúde dos olhos.

A cirurgia refrativa, o uso lentes de contato ou lentes para óculos são as três formas mais comuns de corrigir a miopia.

Astigmatismo com miopia

A dificuldade em enxergar de longe também pode estar relacionada ao astigmatismo, que é a dificuldade de enxergar de longe e de perto.

O astigmatismo acontece por conta do formato irregular da córnea. Isso faz com que a luz entre distorcida em nossos olhos, criando múltiplos pontos focais. 

enxergar de longe

Acontece que, o astigmatismo costuma acompanhar muitas vezes a miopia ou hipermetropia.

Além da dificuldade de enxergar de longe e de perto, outros sintomas são comuns para quem tem astigmatismo

  • Visão embaçada
  • Dores de cabeça e nos olhos
  • Cansaço ocular
  • Fotofobia (sensibilidade à luz, vertigem e enxaqueca em ambientes bastante iluminados).
  • Confundir letras ou números parecidos. Por exemplo: trocar M por N ou H; número 8 por 0 ou 6.

As correções podem ser feitas com uso de óculos de grau, lentes de contato e cirurgias refrativas: Lasik e PRK.

Doenças crônicas

Diferentemente da miopia e do astigmatismo, as doenças crônicas geralmente não têm a ver com o formato da córnea. O que ocorre neste tipo de doença é a alteração do funcionamento da estrutura ocular.

Por isso, essas doenças também podem gerar dificuldade para ver de longe e distinguir itens.

As principais doenças crônicas relacionadas à dificuldade de enxergar de longe são:

  • Catarata
  • Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)
  • Glaucoma

A catarata é uma doença crônica que deixa a visão mais opaca e embaçada, o que também gera dificuldade para enxergar de longe.

Já a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) dificulta a visão em ambientes com pouca luz. Isso também compromete a capacidade de ver objetos que estão distantes.

No caso do glaucoma, o acúmulo de pressão dentro do olho também pode causar visão turva.

Ele também diminui o campo de visão e pode gerar perda total e irreversível da visão. Consequentemente, enxergar objetos distantes também fica cada vez mais difícil.

Como as doenças crônicas também diminuem a capacidade de enxergar de longe, é muito comum que elas sejam confundidas com a miopia.

Entretanto, o tratamento dessas doenças, em geral, é mais complexo que o tratamento da miopia ou astigmatismo.

Então se você estiver com dificuldade para enxergar de longe, é muito importante buscar ajuda de um oftalmologista. 

Somente um médico profissional poderá fazer a avaliação e o diagnóstico do seu quadro de visão.

Também é de extrema importância a realização de exames precoces. Quanto antes você tiver o diagnóstico, mais fácil será o tratamento e a correção do problema de visão.

Considerações finais

Na maioria dos casos, o problema de enxergar de longe ocorre por conta da miopia mesmo. E muitas vezes pode ser corrigido de forma super simples: apenas com o uso do óculos de grau.

Apesar de ser um problema de visão simples e não grave, a miopia é cada vez mais comum entre as pessoas.

Mas não se preocupe porque é possível se prevenir da miopia! Tirando os casos hereditários, diminuir o uso de aparelhos eletrônicos como smartphones e tablets pode ajudar a evitar o desenvolvimento da doença.

Descubra porque evitar aparelhos eletrônicos é importante para a sua visão.

E se por acaso você já for míope, é muito provável que o uso de um óculos com a lente adequada seja suficiente para corrigir o problema. Então não tem com o que se preocupar!

E aí, ficou alguma dúvida sobre as doenças que causam dificuldade em enxergar de longe? Quais outros sintomas você tem sentido?

Deixe nos comentários que vamos te ajudar!

enxergar de longe

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 26

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

20 comentários em “Dificuldade para enxergar de longe? Saiba as principais causas ”

  1. Mariana Fonseca Gomes Ferreira

    Sempre que vou ao oftalmo dizem que meu óculos é só para descanso pois não tenho grau para uso contínuo. Porém de uns meses pra cá percebi que tenho que aproximar o que estou lendo dos olhos para enxergar melhor, além de ter fotofobia diagnosticada. O que poderia ser?

    1. Olá, Mariana! Tudo bem?
      Quando foi a última vez que você passou no oftalmo? Pelos sintomas que descreveu, provavelmente você pode estar desenvolvendo algum problema de refração como miopia, por exemplo. Por isso, o ideal é fazer visitas anuais para que o médico faça um check-up completo da sua visão e fazer as prescrições necessárias para você Muito importante também você relatar esses sintomas que está sentindo.
      E se você descobrir que precisa usar óculos, pode contar com a gente nessa escolha que nós te ajudamos!
      Qualquer dúvida, estamos aqui

  2. Eu uso óculos há um ano e recentemente fui ao oftalmo novamente. Tanto na primeira vez que fui (e que resultou em óculos) quanto agora que fui novamente, o médico passou uma receita para hipermetropia. Quando comecei a usar óculos, fui pesquisar o que era isso e li que a hipermetropia é a dificuldade pra enxergar de perto. Mas um detalhe: eu enxergo perfeitamente de perto. O meu problema é pra enxergar de longe. Mais estranho ainda foi perceber que o uso do óculos não ajuda muito pra que eu enxergue as coisas com mais clareza. Parece que está algo errado com ele, que ele não esta sendo eficiente o bastante. Agora mandei fazer um novo óculos de acordo com nova receita prescrita pelo médico. Vou esperar pra ver o que vai dar. Gostaria de saber como funciona isso, de hipermetropia. Obrigada.

  3. ola fui ao oftalmo hoje relatei tudo que sinto para dr.
    disse que meu olho fica embasado e como eu trabalho bordando estou com dificuldade para catar as pedras na mesa, minha cabeça doi muito, meus olhos ardem,e enxergo bem de longe porem tenho que forçar um pouco a vista porem ainda fica um um meio embasada.
    então pensei que estava apenas com a visão cansada
    e na receita esta assim, para longe
    OD: -1,00
    OE: -0,75
    isso que dizer oque?

    1. Olá, Sabrina tudo bem?
      De acordo com a receita que você nos descreveu, você apenas tem miopia. Já tentou fazer um óculos com esse grau? Como está se sentindo com ele?
      Se preferir, entre em contato com a gente pelo e-mail ajuda@lenscope.com.br que podemos te ajudar!

  4. Estou vendo tudo embaçado como se a maior parte do dia tudo em volta está cheio de fumaça, sinto dores as vezes nos olhos e tenho dores frequentemente de cabeça as vezes também sinto necessidade de coçar os olhos de tanto que fica irritado fiz um óculos há dois anos mais nunca usei e agora estou preocupada com essa situação

    1. Olá, Eliana! Como vai?
      Obrigada pelo seu comentário por aqui
      O mais indicado é você procurar o médico especialista e relatar o que está sentindo, pois ele é o profissional mais apto para passar as devidas orientações de acordo com o seu caso. Então, quando puder agende uma consulta e conte todas as dificuldades que está enfrentando para que ele possa passar o melhor diagnóstico e tratamento para você
      Sempre que precisar, conte com a gente

    1. Oi, Tais! Tudo bom?
      Obrigada por deixar seu comentário
      Você já realizou uma nova consulta com seu médico especialista em saúde dos olhos?
      Somente esse profissional que consegue te ajudar com maior propriedade em relação aos sintomas e melhor diagnóstico para você.
      Quando puder, agende uma consulta o mais rápido possível para prosseguir com o tratamento recomendado por ele
      Se precisar usar óculos, entre em contato com nós da Lenscope que vamos ficar muito contentes em poder te ajudar Se quiser saber mais sobre nós, é só acessar: https://lenscope.com.br/

  5. Oi boa tarde mim chamo joyce queria saber o motivo de eu esta enxergado embaçado de longe tem pouquíssimo tempo que estou sentindo isso oque poderia ser? Oque devo fazer
    tenho medo‍♀️

    1. Oi, Joyce! Como vai?
      Obrigada pelo comentário
      O mais indicado é você procurar o médico especialista e relatar o que está sentindo, pois ele é o profissional mais apto para passar as devidas orientações de acordo com o seu caso. Então, quando puder agende uma consulta e conte todas as dificuldades que está enfrentando para que ele possa passar o melhor diagnóstico e tratamento para você
      Sempre que precisar, conte com a gente

  6. Tenho miopia e astigmatismo, meu grau era -1,75. A dois meses fui no oftalmo e ele me receitou uma lente -3,00. Com a lente enxergo muito bem de longe, mas de perto estou tendo uma certa dificuldade coisa que nunca aconteceu. Mas ainda não estou usando o óculos, somente lente de contato. Será que isso te a ver com a lente, ou o grau está errado? Ou é pq ainda não me acostumei com o grau,pois só usei duas vezes.

    1. Olá Celina, tudo bem?

      Nós recomendamos que você leve o óculos da sua filha para o médico que prescreveu a receita oftalmológica, assim ele pode conferir se está tudo certo com o óculos ou se o grau dela pode ter mudado 🙂

      Qualquer dúvida, pode contar com a gente!

  7. Olá, faz 4 meses que estou com um óculos novo,para miopia e astigmatismo, mas já não estou mais enxergando de longe,ainda sinto a vista embassada, cansada e vejo tipo uns flash de luz e quando olho para o chão, vejo como se fossem raios se mexendo de um lado para o outro.O que pode ser??

    Obrigada

    1. Olá Isabel, tudo bem?
      O mais indicado é você ir ao médico novamente e contar tudo o que está sentindo. Assim, ele pode fazer um diagnóstico completo de sua visão e das dificuldades que está sentindo.
      Sempre que precisar, conte com a gente!

  8. Sinto muita dor nos olhos, lacrimejam, dor acima da sombrancrelha, dor de cabeça, tontura, muita dificuldade pra ver de longe de um olho e no outro pra ver de perto.

    1. Olá, Enes. O ideal é que você procure um médico oftalmologista de confiança para verificar o que está acontecendo. Ele é o profissional qualificado para diagnosticar o seu problema de visão e sugerir a melhor opção de tratamento para o eu caso.

      E se você precisar de lentes mais finas e com melhor custo-beneficio, conte com a gente! Sempre que precisar, estamos aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *