enxergar de longe

Dificuldade para enxergar de longe? Saiba as principais causas 

Você sente dificuldade para enxergar de longe? Precisa forçar a visão para ver o letreiro do ônibus que está vindo? Entender o que está escrito na lousa da escola é mais difícil do que deveria? 

Às vezes até coisas simples, como assistir TV ou avistar um amigo um pouco distante, exigem um grande esforço?

Se você passa por alguma dessas situações, não precisa se preocupar! Sentir dificuldade para enxergar de longe é muito comum e geralmente serve como um alerta sobre a sua visão.

Isso não é uma doença, mas sim um sintoma que indica que algo não está certo com sua visão. Uma das principais causas pode ser a miopia.

Saiba mais sobre esse incômodo que muitas pessoas sofrem diariamente:

Miopia: dificuldade para enxergar de longe

De acordo com o Portal G1, A previsão é que até 2020 cerca de 35% da população mundial apresente os sintomas da doença, e, em 2050, é possível que o número alcance a marca dos 52%. 

Ou seja, em poucos anos mais da metade da população será míope! 

Mas, por outro lado, os índices aqui no Brasil ainda estão sob controle: são 35 milhões de míopes, segundo o Ministério da Saúde. 

Isso porque geneticamente o brasileiro tem olho pequeno. Entretanto, está havendo uma reversão neste quadro que tem preocupado os oftalmologistas.

A principal característica da miopia é a dificuldade em enxergar de longe. Mas, além da dificuldade de enxergar de longe, outros sintomas são comuns desse problema de visão. Por exemplo:

  • Dores de cabeça
  • Fadiga ocular
  • Forçar a visão ou apertar os olhos

enxergar de longe

O que determina se uma pessoa é míope ou não é o formato do globo ocular. A miopia ocorre quando o olho é muito longo.

Dessa forma, a imagem se forma antes da retina e todos os objetos mais distantes ficam desfocados.

enxergar de longe

Para saber se você possui esse problema de visão, é necessário passar pelo oftalmologista ou médico especializado em saúde dos olhos.

A cirurgia refrativa, o uso lentes de contato ou lentes para óculos são as três formas mais comuns de corrigir a miopia.

Astigmatismo com miopia

A dificuldade em enxergar de longe também pode estar relacionada ao astigmatismo, que é a dificuldade de enxergar de longe e de perto.

O astigmatismo acontece por conta do formato irregular da córnea. Isso faz com que a luz entre distorcida em nossos olhos, criando múltiplos pontos focais. 

enxergar de longe

Acontece que, o astigmatismo costuma acompanhar muitas vezes a miopia ou hipermetropia.

Além da dificuldade de enxergar de longe e de perto, outros sintomas são comuns para quem tem astigmatismo

  • Visão embaçada
  • Dores de cabeça e nos olhos
  • Cansaço ocular
  • Fotofobia (sensibilidade à luz, vertigem e enxaqueca em ambientes bastante iluminados).
  • Confundir letras ou números parecidos. Por exemplo: trocar M por N ou H; número 8 por 0 ou 6.

As correções podem ser feitas com uso de óculos de grau, lentes de contato e cirurgias refrativas: Lasik e PRK.

Doenças crônicas

Diferentemente da miopia e do astigmatismo, as doenças crônicas geralmente não têm a ver com o formato da córnea. O que ocorre neste tipo de doença é a alteração do funcionamento da estrutura ocular.

Por isso, essas doenças também podem gerar dificuldade para ver de longe e distinguir itens.

As principais doenças crônicas relacionadas à dificuldade de enxergar de longe são:

  • Catarata
  • Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)
  • Glaucoma

A catarata é uma doença crônica que deixa a visão mais opaca e embaçada, o que também gera dificuldade para enxergar de longe.

Já a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) dificulta a visão em ambientes com pouca luz. Isso também compromete a capacidade de ver objetos que estão distantes.

No caso do glaucoma, o acúmulo de pressão dentro do olho também pode causar visão turva.

Ele também diminui o campo de visão e pode gerar perda total e irreversível da visão. Consequentemente, enxergar objetos distantes também fica cada vez mais difícil.

Como as doenças crônicas também diminuem a capacidade de enxergar de longe, é muito comum que elas sejam confundidas com a miopia.

Entretanto, o tratamento dessas doenças, em geral, é mais complexo que o tratamento da miopia ou astigmatismo.

Então se você estiver com dificuldade para enxergar de longe, é muito importante buscar ajuda de um oftalmologista. 

Somente um médico profissional poderá fazer a avaliação e o diagnóstico do seu quadro de visão.

Também é de extrema importância a realização de exames precoces. Quanto antes você tiver o diagnóstico, mais fácil será o tratamento e a correção do problema de visão.

Considerações finais

Na maioria dos casos, o problema de enxergar de longe ocorre por conta da miopia mesmo. E muitas vezes pode ser corrigido de forma super simples: apenas com o uso do óculos de grau.

Apesar de ser um problema de visão simples e não grave, a miopia é cada vez mais comum entre as pessoas.

Mas não se preocupe porque é possível se prevenir da miopia! Tirando os casos hereditários, diminuir o uso de aparelhos eletrônicos como smartphones e tablets pode ajudar a evitar o desenvolvimento da doença.

Descubra porque evitar aparelhos eletrônicos é importante para a sua visão.

E se por acaso você já for míope, é muito provável que o uso de um óculos com a lente adequada seja suficiente para corrigir o problema. Então não tem com o que se preocupar!

E aí, ficou alguma dúvida sobre as doenças que causam dificuldade em enxergar de longe? Quais outros sintomas você tem sentido?

Deixe nos comentários que vamos te ajudar!

enxergar de longe

Dificuldade para enxergar de longe? Saiba as principais causas 
Média 5 de 1 votos



Comentários

  1. Sempre que vou ao oftalmo dizem que meu óculos é só para descanso pois não tenho grau para uso contínuo. Porém de uns meses pra cá percebi que tenho que aproximar o que estou lendo dos olhos para enxergar melhor, além de ter fotofobia diagnosticada. O que poderia ser?

    1. Olá, Mariana! Tudo bem?

      Quando foi a última vez que você passou no oftalmo? Pelos sintomas que descreveu, provavelmente você pode estar desenvolvendo algum problema de refração como miopia, por exemplo. Por isso, o ideal é fazer visitas anuais para que o médico faça um check-up completo da sua visão e fazer as prescrições necessárias para você 🙂 Muito importante também você relatar esses sintomas que está sentindo.

      E se você descobrir que precisa usar óculos, pode contar com a gente nessa escolha que nós te ajudamos!

      Qualquer dúvida, estamos aqui 😊

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest