Dioptria: o que é dioptria e a relação com óculos

  • por
4.7
(14)

Com certeza você já ouviu falar em dioptria. Dentro do sistema óptico, ela é a unidade de medida que se refere ao poder de refração das lentes. É através dela que se calcula o grau de correção dos óculos. Ficou curioso? Então continue a leitura. Afinal, ao longo do artigo iremos explicar como identificar quando a dioptria é alta ou baixa, e como isso pode afetar a espessura das lentes de grau!

O que é Dioptria? Entenda seu significado

A dioptria nada mais é do que uma unidade de medida: o famoso e popular grau dos óculos e é com ela que se calcula o grau de correção dos óculos. As prescrições de óculos corretivos ou lentes de contato são feitas com anotações de unidades de dioptrias positivas (presbiopia, hipermetropia) e/ou negativas (miopia). 

Temos, então, que, 1 grau é igual a 1 dioptria. O grau da correção vai depender da elevação da dioptria e seu cálculo é parecido com o cálculo da curvatura, mas alterando o raio da equação para a distância focal. Uma curiosidade é que a dioptria também é usada na fotografia e na cinematografia, como unidade de medida para lentes de close-up!

Como a Dioptria afeta a visão?

Como você já viu, a dioptria é a unidade de medida da distância focal, chamada grau.  Ela também pode ser usada para medir a potência do olho e a potência óptica de uma lente. Vamos entender sobre a medida de potência do olho: Ao longo dos anos a nossa visão vai perdendo a força por conta do envelhecimento natural e os nossos olhos perdem a flexibilidade.

Para se ter uma ideia, o poder óptico de um olho humano saudável é de cerca de 40 dioptrias. É a capacidade de focar uma imagem a 1/40 de metro do olho.  O olho de uma pessoa jovem pode ajustar 20 dioptrias adicionais. Mas aos 25 anos, essa flexibilidade de foco geralmente é reduzida para cerca de 10 dioptrias. 

Agora, ao envelhecer aos 45 anos, por exemplo, o olho humano é tipicamente 1 dioptria. É aquela visão borrada de perto que necessita de óculos corretivos. Assim, é muito comum aplicar a dioptria às lentes de aumento e aos óculos bifocais.

De outro lado, a distância focal é aquela distância entre o centro da lente e o ponto em que os objetos ou imagens são focados claramente. Então, a intensidade aumenta conforme a distância focal da lente diminui, e é por isso que o uso de lentes com maior intensidade de dioptria permitem imagens mais nítidas, mais próximas da visão.

Nosso olho tem a distância focal de aproximadamente 17 mm, mas dependendo da deficiência na visão, há a necessidade de uma maior ou menor distância focal para que os raios luminosos possam convergir sobre a retina. Lentes com uma distância focal de 1 metro têm uma intensidade de dioptria de 1, uma lente de 2 dioptrias tem 1/2 metro, uma lente de 3 dioptrias tem 1/3 metro e assim por diante.

O que a Dioptria significa na confecção dos óculos de grau ?

A dioptria interfere diretamente no resultado dos óculos porque está ligada à curvatura das lentes corretivas. Quanto mais longe se afasta o ponto de focagem da retina, maior é a potência das dioptrias necessárias. No caso de presbiopia, por exemplo, um optometrista pode prescrever uma lente que aumenta o poder de ampliação do olho, geralmente em etapas de 1/4 de dioptria em uma faixa de 1 a 3 dioptrias.

Conforme a dioptria aumenta, a lente fica mais espessa e a curvatura maior. Para um objeto parecer 75% maior além do que o nosso olho consegue ver, por exemplo, é necessário uma lente de 3 dioptrias. Conforme se aumenta a ampliação, a lente se torna mais espessa para suprir essa necessidade.

Conheça as lentes de óculos mais finas para todas as dioptrias

Aqui na Lenscope nós oferecemos lentes mais finas para todas as necessidades, porque entendemos que o óculos é um investimento de longo prazo, e você precisa se sentir confortável tanto na estética quanto na qualidade! Por isso, para até 4 graus nós temos as lentes Lenscope. Elas têm várias versões, e  maior vantagem é que elas vêm com todos os tratamentos inclusos, sem taxas extras!

Mas, se você tem mais de 4 graus, nós temos as Lentes Tokai 1.76. Elas são as lentes de resina mais finas do mundo e você as encontra exclusivamente aqui no site da Lenscope no Brasil. Elas também vem com todos os tratamentos incluídos sem custos.

Se você precisa de lentes multifocais aqui nós oferecemos uma variedade, como a Lenscope Progress, Lenscope Progress Digital Comfort, Lenscope Progress Transitions, a Lenscope Progress Digital Comfort Transitions  e a Lenscope Progress Shades.

Se quiser conhecer mais das nossas lentes, nós podemos te ajudar a escolher a sua lente ideal!

dioptria cta instagram

Faça seu óculos sem precisar sair de casa

Aqui na Lenscope, nós utilizamos a tecnologia a seu favor, criando processos inteligentes e facilitando o seu acesso as melhores lentes para óculos, com tratamento incluso sem custos extras. Assim, você consegue óculos com mais qualidade, pelo menor preço. Você pode fazer um orçamento com a gente de forma gratuita e já descobrir quanto custa a melhor versão do seu óculos!

E se você já tiver a sua armação em casa você pode fazer apenas as lentes conosco pelo  nosso serviço online de troca de lentes. Então, aproveite e conheça essa forma inovadora e super prática de fazer lentes de óculos por um preço mais acessível. E o melhor de tudo é que é sem sair de casa. 

E aí, já escolheu as suas lentes?

dioptria cta orçamento

Faça um orçamento conosco agora mesmo, é totalmente online e gratuito!  

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 14

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *