distorção na lateral das lentes

Distorção na lateral da lente: o que pode ser?

Você começou a usar óculos e percebeu uma distorção na lateral da lente? Isso pode ter relação com a adaptação com o óculos novo ou pode ser a espessura da lente.

Então, para te ajudar sobre isso, o #LenscopeResponde te explica como isso acontece.

Adaptação com o óculos novo

É muito comum quando começamos a usar óculos enfrentar dificuldades em enxergar algumas imagens.

Isso porque algumas pessoas sentem distorções nas lentes, vêem imagens inclinadas (como um muro, por exemplo), sentem ter uma altura menor pela sensação provocada do óculos novo.

Além disso, outros sintomas são bem comuns como:

  • dores de cabeça
  • tonturas
  • enjoos

Por isso, é bom ficar atento, pois o período de adaptação com o óculos leva, normalmente 7 dias corridos. Nesse período, é importante usar o óculos com frequência desde o momento que acorda.

Dessa forma, você vai se acostumando com a maneira de enxergar. 

Mas, se por acaso os sintomas persistirem, o retorno com o médico especializado deve ser agendado. Assim, ele pode verificar se está tudo certo com o grau do seu óculos e sua adaptação.

Veja também a importância do certificado e garantia de troca do óculos.

Distorções nas laterais das lentes e espessura do óculos

Basicamente dois fatores podem influenciar nas distorções do seu campo periférico: o tipo de lente (índice de refração da lente) e o design das lentes.

Por exemplo, para quem possui mais de 4 graus de miopia ou hipermetropia, deve se atentar ao índice de refração das lentes. 

Quanto maior o índice de refração, mais finas serão as lentes e, consequentemente, menos material acumulado nas laterais delas. 

Hoje as lentes estão disponíveis nos índices de refração:

  • 1.50 (acrílico) 
  • 1.53 (trivex)
  • 1.59 (policarbonato)
  • 1.60 (resina)
  • 1.67 (resina de alto índice)
  • 1.74 (resina de alto índice)
  • 1.76 (resina de alto índice)

Então, ao usar lente com índice de refração baixo ou médio para um grau alto, pode ocasionar lentes grossas e o seu campo de visão periférico diminui muito por conta dessa grossura da lente. 

Além disso, provoca também o famoso efeito fundo de garrafa.

Quando você escolhe por lentes de alto índice de refração como uma lente com índice 1.76, você pode diminuir essas distorções.

Dica de armação

Quem tem alto grau, a escolha de armações menores, de aro fechado e bordas mais espessas contribuem para disfarçar o efeito fundo de garrafa. 

Isso acontece, porque uma das principais características das lentes para miopia, é que elas são finas do centro e grossas nas bordas. 

Dessa forma, quanto maior é o tamanho da armação, mais próximo da borda é feito o recorda da lente e mais grosso o óculos fica.

distorção na lateral da lente
Lentes com -12 graus montadas em armações idênticas e não submetidas a artifícios como lixamento, “abaulamento”, rebaixamento de borda ou técnicas semelhantes.

Então, combinar uma lente de alto índice de refração com as características da armação, vão contribuir significativamente para a redução dessas distorções.

Mas, outro fator que vai influenciar é o design das lentes que podem ser esféricos ou asféricos.

Design das lentes: esféricas ou asféricas?

Para você entender, existem basicamente dois tipos de lentes para óculos em relação ao design: lentes esféricas e lentes asféricas. 

Dá só uma olhada como é a diferença de distorção entre uma lente e outra:

distorção na lateral das lentes

As lentes do tipo esféricas são as mais comuns no mercado. Quando utilizadas para graus elevados, contribuem bastante para o fundo de garrafa.

Essas lentes seguem o formato de uma esfera na face interna e externa das lentes.

Dessa forma, há pouco material no centro e muito na borda das lentes (no caso das lentes para miopia). Com isso, há um desequilíbrio que provoca as distorções nos cantos das lentes.

Em casos onde há um astigmatismo elevado, as distorções ficam ainda mais evidentes.

Já as lentes do tipo asféricas possuem um design mais plano. Elas resultam em um equilíbrio muito maior do material da lente no centro e nas bordas.

Assim, elas reduzem bastante o aspecto fundo de garrafa e também resultando em lentes mais finas.

O que é preciso fazer é unir esses aspectos importantes (índice de refração, armação e design das lentes) para diminuir essas distorções que é comum para quem sofre alto grau.

Ou seja, você precisa escolher lentes de alto índice de refração e lentes que sejam asféricas, pois não será muito confortável você escolher apenas uma dessas características importantes.

 #LenscopeResponde:

Por exemplo, lentes 1.67 são lentes de alto índice (que podem ser finas), porém muitas delas são esféricas e pode acontecer um maior acúmulo de material por esses dois fatores.

O mesmo  em optar por uma lente 1.74 e ter uma design esférico (não são todas as lentes que são asféricas nas lentes 1.74). 

Você vai ter uma lente fina, mas ainda com distorções devido o tipo de design, por isso, sempre confirme de onde estiver comprando.

As Lentes Tokai 1.76 são as maiores lentes com alto índice de refração em resina com design asférico, ou seja, as distorções quase vão sumir ou serão reduzidas.

Isso porque o material é todo distribuído pela lente de forma que não gere o acúmulo de material nas laterais (o que é comum nas lentes de miopia). 

Dê preferência também as lentes de resina que são super leves e resistentes a qualquer acidente que possa sofrer (queda, descuido, etc).

Então, para você não ter uma lente grossa com muitas distorções e efeito fundo de garrafa, você deve escolher por lentes com alto índice de refração: quanto maior esse número, mais finas serão as lentes. As Lentes Tokai 1.76 têm índice de refração de 1.76

Essas lentes, além de serem as mais finas em resina são vendidas exclusivamente pela internet através do site da Lenscope.

E o que torna todo nosso preço mais acessível é que otimizados a forma de comprar as lentes: todo processo é pela internet, assim podendo oferecer o melhor-custo benefício para você.

Então, quer ter uma lente mais fina? Deixe nos comentários, estamos ansiosos para te ajudar.

distorção na lateral da lente

Distorção na lateral da lente: o que pode ser?
Média 5 de 1 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest