Doação de órgãos: Setembro Verde reforça a importância da doação

  • por
0
(0)

Setembro chegou há pouco, e a cor verde estampa a campanha para lembrar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos para ajudar a salvar vidas. 

Através da campanha “Setembro Verde”, diversas ações e eventos para esclarecer e conscientizar a população ganham destaque durante o mês para mostrar o impacto desse ato de amor ao próximo na vida de quem aguarda na fila por um transplante. 

Nos acompanhe nesta leitura e descubra a importância da doação de órgãos no Brasil, o impacto que a pandemia de Covid-19 causou no número de transplantes e também sobre o transplante de córnea, um recurso valioso para a saúde dos nossos olhos. 

Setembro Verde: mês de apoio e incentivo  à doação de órgãos

Desde 2014, o dia 27 de setembro marca o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, com o slogan “Doe Órgãos, a Vida Continua”. O verde foi a escolha por ser um símbolo mundial da doação de órgãos e representar a cor da esperança daqueles que aguardam ou passam por um transplante.

Embora a campanha também inclua movimentos sobre outras questões de saúde pública e sociais, como a prevenção ao câncer de intestino, a inclusão de pessoas com deficiência, entre outros, um dos maiores destaques é a campanha de conscientização dos familiares de pacientes doadores potenciais.

Por isso, nesse sentido, o Ministério da Saúde e outros órgãos estaduais, como secretarias de saúde e centrais de transplantes, estão promovendo ações para conscientizar a população da importância de comunicar aos seus familiares o desejo de doar órgãos e tecidos.

Afinal, desta maneira, é possível evitar uma das maiores causas de rejeição a doação, que é quando os familiares não permitem o procedimento.

A importância da doação e transplante de órgãos no Brasil

Antes de mais nada, o transplante de órgãos é um procedimento que contribui efetivamente com a melhora da qualidade de vida e também pode fazer a diferença entre a vida e a morte de pacientes no Brasil e no mundo.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil possui o maior sistema público de transplantes do mundo, realizando 95% dos procedimentos que acontecem no país através do SUS. Em números absolutos, estamos na segunda colocação, de acordo com a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO).Sobre a doação de órgãos, há doadores vivos e doadores mortos.

 No caso de doadores vivos, um indivíduo pode doar :

  • um dos rins;
  • parte do fígado;
  • uma fração do pulmão; 
  • parcela da medula óssea.

Tratando-se de pessoas mortas, há dois tipos de doadores. O primeiro é o doador falecido com morte cerebral. Aqui, é possível doar:

  • coração
  • rins
  • fígado
  • pulmões
  • pâncreas
  • intestino
  • córnea
  • pele
  • vasos
  • ossos

O segundo tipo é quando o doador teve parada cardiorrespiratória, neste caso só será possível a doação de tecidos como:

  • córnea
  • vasos
  • pele 
  • ossos
  • tendões

Vale ressaltar que para as doações de indivíduos mortos, a legislação determina que haja morte encefálica devidamente comprovada. Ou seja, a perda completa e irreversível das funções encefálicas, definida pela parada das funções críticas e de tronco cerebral.

Após o procedimento, é comum que o transplantado volte a ter uma vida normal. 

Porém, haverá uma rotina de acompanhamento e responsabilidades a cumprir. E entre as mais importantes será o uso correto das medicações imunossupressoras que agem com o objetivo de impedir a rejeição ao órgão transplantado.

O transplante de córnea

Alguns fatores contribuem para que o transplante de córnea seja um dos mais comuns e seguros, já que para realizar o transplante não se necessita teste de compatibilidade de sangue e tecido, o que aumenta o número de doações. Além disso, a córnea não possui vasos sanguíneos, o que dificulta a sua rejeição pelo sistema imunológico do transplantado.

Para conhecer mais sobre o transplante de córnea, preparamos um artigo dedicado ao tema aqui no portal

Fila de transplante de córnea aumenta 200% na pandemia

A necessidade de isolamento durante a pandemia foi determinante, tanto para a queda no número de transplantes como para o aumento da fila de espera por uma nova córnea. A razão disto é a negligência, muitas vezes forçada pelo medo de contaminação pelo coronavírus, com a saúde dos olhos e o devido acompanhamento dos seus tratamentos..

Segundo dados da ABTO (Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos) o número de transplantes de córnea diminui 44% em 2020 no país. Além disso, o levantamento indica um aumento de 200% na fila de espera pelo transplante, que passou de 5,9 mil inscritos em junho de 2020 para 17,5 mil no final do primeiro semestre deste ano.

Fique atento a sua saúde ocular

A boa saúde dos nossos olhos passa  pela precaução, e uma das melhores maneiras está na forma de visitas regulares ao seu oftalmologista, que inclusive está disponível também pelo sistema público, o SUS.

Por isso, nós da Lenscope, disponibilizamos para você, leitor, nosso teste de visão online e gratuito desenvolvido por especialistas. 

doação de órgãos - teste de visão

Afinal, nossa missão como heath tech comprometida com a saúde ocular, também está em facilitar o acesso a lentes de óculos de qualidade com preço justo e sem complicações na hora de comprar online. Gostou do texto? Então assine nossa newsletter e se mantenha informado sobre a saúde dos olhos e mais novidades relacionadas a nossa visão.

Fontes:

Saude.go.gov.br

Pfizer.com.br

Einstein.br

Amafresp.org

Agenciabrasil.ebc.com.br

Webmd.com

Mayoclinic.org

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *