doença da vaca louca

Doença da vaca louca: novos casos no Brasil, tratamento, origens e impacto na visão

0
(0)

Dois novos casos atípicos de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), doença conhecida como “vaca louca”, foram confirmados no Brasil. 

A confirmação da doença foi responsável pela suspensão da venda de carnes para a China. Um dos casos foi identificado em um frigorífico de Nova Canaã do Norte (MT) e o outro em Belo Horizonte (MG), informou o Ministério da Agricultura.

Mas, quais são os tratamentos para essa doença e como ela pode impactar a visão? É exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo.

Então, continue lendo para saber mais e fique atento à sua saúde ocular!

Doença da vaca louca: Brasil confirma 2 casos

Uma fonte da indústria já havia antecipado anonimamente à Reuters que, em Minas Gerais, poderia ter surgido um caso de vaca louca. Da mesma forma, em Mato Grosso também foi registrado um segundo caso, ambos atípicos, ou seja, quando não há contaminação.

Esses são o quarto e quinto casos atípicos de vaca louca identificados no país em mais de 23 anos de vigilância para a doença. 

Contudo, segundo o Ministério da Agricultura, o Brasil nunca registrou a ocorrência de casos de EEB clássica.

Assim, como grande parte da população não sabe quais são os sintomas de vaca louca, decidimos fazer uma lista com os principais sinais. 

Sintomas da doença da vaca louca

Os sintomas da doença da vaca louca surgem à medida que ocorre a destruição das células nervosas pelos príons, podendo haver: 

  • Perda de memória; 
  • Dificuldade para falar ou pensar; 
  • Perda da capacidade para fazer movimentos coordenados; 
  • Dificuldade para caminhar; 
  • Tremores constantes; 
  • Visão turva; 
  • Insônia; 
  • Ansiedade e depressão. 

Um fato importante a considerar é que os sintomas da doença da vaca louca são progressivos. Assim, normalmente eles são notados cerca de 10 a 12 anos após a contaminação, sendo muitas vezes confundida com a demência.

Mas, afinal, como essa doença afeta a visão? Descubra a seguir!

Impactos na visão

O sistema nervoso também participa do processo de formação de imagens. Afinal, mais do que apreciar paisagens, diferenciar cores e ler textos, a visão está relacionada com as atividades motoras e cognitivas. Assim, o sistema nervoso exerce influência sobre a coordenação motora e sobre a postura.

A doença da vaca louca é uma condição neurodegenerativa causada por príons, que são proteínas anormais. Esses príons se instalam no cérebro e levam ao desenvolvimento gradual de lesões definitivas. 

Ou seja, é uma doença que pode afetar o sistema nervoso e, consequentemente, afetar os olhos, levando o paciente a ter uma visão turva. 

Continue lendo e descubra se há tratamento para a doença da vaca louca!

Existe tratamento?

Para a doença da vaca louca, a melhor saída é prevenir que o animal desenvolva a proteína infecciosa, usando apenas as rações autorizadas. Isso porque não existe um tratamento ou vacina específica para essa condição. 

Dessa forma, quando contaminado, o gado pode morrer entre duas semanas e seis meses após o início dos sintomas. 

Assim como os gados, os humanos podem desenvolver o príon infeccioso naturalmente ou adquirir no consumo de carne infectada. Contudo, nos humanos, existem duas variedades da doença:

Fonte: G1

Os dois casos têm alguns sintomas em comum, como a perda de memória, perda visual, depressão e insônia.

Além disso, é possível que a pessoa que adquirir o problema não manifeste sintomas por anos. Mas, quando identificado, o paciente pode ser tratado com antivirais e corticóides. No entanto, aproximadamente 90% dos indivíduos acometidos evoluem para óbito em um ano.

Origens da doença da vaca louca

A doença da vaca louca ficou conhecida mundialmente após o surto entre as décadas de 80 e 90, no Reino Unido. 

A epidemia ganhou esse nome porque tornava os animais perigosos. Mas, era assustadora porque também poderia afetar os humanos. 

Afinal, a condição se trata da “origem atípica” da doença. Ou seja, não ocorreu por causa de contaminação, que poderia afetar mais de um bovino por vez, mas por causa de uma mutação em um único animal.

Contudo, uma coisa é fato: Independente se você possui alguma condição de saúde, é sempre importante estar atento à sua saúde visual. Afinal, nossas vistas podem sofrer alterações com frequência devido a vários fatores externos.

Fique atento a sua saúde ocular

Agora que você já sabe como funciona a doença da vaca louca, tenha em mente que nós da Lenscope temos a missão clara de ajudar as pessoas a enxergarem melhor, um alho de cada vez. Além, é claro, de ajudar você na saúde ocular através da tecnologia.

Assim, estamos comprometidos em facilitar o acesso a lentes de óculos de qualidade e com preço justo. 

Como nosso processo de compra é 100% online, comprar as lentes para seus óculos com a gente é bem simples. 

Você só precisa acessar nosso site e escolher clicar em uma de nossas três principais opções: 

Além disso, você não é obrigado a comprar nossas armações para poder aproveitar o melhor custo-benefício que oferecemos em lentes para óculos. 

Se você já tiver uma armação e está precisando apenas de lentes novas, é só enviar sua armação pra gente. Nós colocamos as lentes e devolvemos seu óculos pronto. 

Agora, se você ainda não sabe se tem algum problema de visão ou acha que seu grau mudou, você pode fazer nosso teste de visão online. Além de ser um teste desenvolvido com tecnologia exclusiva, ele identifica se você tem algum problema nos olhos, como miopia e astigmatismo, de forma simples e rápida.

Então, realize agora nosso teste de visão totalmente online e gratuito!

doença da vaca louca - teste de visão

E aí, o que achou deste conteúdo? Que tal receber diariamente informações que podem te ajudar a cuidar melhor dos seus olhos?

Assine agora nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Fontes:

G1

Diário do Nordeste

Isto é dinheiro

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *