doenças da retina

Doenças da retina: quais são e como afetam sua visão

5
(1)

As doenças da retina são identificadas pelo oftalmologista, e podem ser evitadas através de consultas regulares ao médico. Nossa retina é como se fosse uma extensão do nosso cérebro, e por isso é uma parte do olho fundamental e que requer cuidados e muita atenção para evitar doenças na retina.

Se interessou e quer aprender a como evitar problemas nessa parte tão importante dos olhos? Então continue a leitura!

Quais são as doenças da retina?

Primeiramente, a retina é uma membrana sensorial revestida na superfície interna da parte posterior do globo ocular, sendo composta de várias camadas, incluindo células fotorreceptoras. Estas células captam a luz focalizada pela córnea e pelo cristalino convertendo sinais químicos e nervosos, transportando-os para centros visuais no cérebro, por meio do nervo óptico. O córtex visual do cérebro, fica na parte posterior, com os sinais convertidos em imagens e percepções visuais. As doenças comuns que afetam a retina são:

Degeneração macular

A degeneração macular está relacionada à idade, e é uma doença ocular muito séria;

Retinopatia diabética

Essa é uma consequência gravíssima do diabetes, que danifica os vasos sanguíneos que irrigam e nutrem a retina, levando à perda significativa da visão;

Edema macular

Este é um acúmulo de fluido e inchaço da mácula, que causa distorção e visão central turva. Logo, o edema macular tem várias causas, incluindo a diabetes. E além disso, em alguns casos, pode ocorrer inchaço da mácula após a cirurgia de catarata;

Retinopatia serosa central

Isso ocorre quando fluidos se acumulam sob a retina central, causando visão distorcida. Contudo, a causa da retinopatia serosa central é desconhecida, no entanto, costuma afetar mais homens na faixa dos 30 aos 50 anos;

Retinopatia hipertensiva

A hipertensão crônica pode danificar os vasos sanguíneos que nutrem a retina, como resultado causam problemas de visão significativos;

Retinopatia solar

Essa doença danifica à mácula quando há exposição em excesso ao sol, sem proteção, causando um ponto cego permanente (escotoma), no campo visual;

Descolamento de retina

Primeiramente, o descolamento de retina significa um afastamento da retina da camada coróide subjacente do olho que fornece sua nutrição. Portanto, é considerada uma emergência médica, que se não for colocada cirurgicamente o mais rápido possível, há chances de perda permanente ou piora da visão.

As doenças da retina podem levar à cegueira?

Sim, algumas doenças da retina podem levar à cegueira se não tratadas a tempo. Muitas doenças surgem em qualquer faixa etária, e aparecem por motivos genéticos, falta de cuidados, estilo de vida, entre outros. Nossa retina é uma camada de tecido na parte posterior do olho que detecta a luz e envia imagens ao cérebro, de modo que no centro da retina fica a mácula.

A mácula nos dá visão nítida e central, necessária para ler, dirigir e ver com detalhes. Uma rotina saudável é essencial para uma boa visão. Algumas doenças da retina podem afetar esse tecido vital. Doenças e distúrbios retinianos podem afetar sua visão e alguns podem ser graves o suficiente para causar cegueira.

Veja alguns exemplos de doenças na retina que podem causar cegueira:

  • Degeneração macular;
  • Retinite pigmentosa;
  • Doença de Stargardt;
  • Distrofia do cone do bastão;
  • Amaurose congênita de Leber;
  • Retinosquise;
  • Coroideremia;
  • distrofia macular.

A importância de exames oftalmológicos para o combate às doenças da retina

Exames de rotina são essenciais tanto para adultos quanto para crianças, assim como os exames oftalmológicos são parte importante para manutenção e avaliação geral da saúde ocular.

Nossos olhos devem ser examinados regularmente para garantir que você enxergue da melhor maneira possível, e além disso os exames regulares também verificam sinais de doenças ou condições oculares que afetam a visão.

A saúde ocular é fundamental na aprendizagem e no desenvolvimento, portanto, exames oftalmológicos para bebês e crianças são muito recomendados. Portanto, exames oftalmológicos completos detectam se há causas subjacentes para problemas de visão, ou se há sinais de doenças que podem afetar a saúde de seus olhos.

Além disso, são capazes de identificar sintomas de diabetes, pressão alta, colesterol alto, tumores, câncer, distúrbios autoimunes e distúrbios da tireoide. Por último, exames oftalmológicos regulares também fornecem uma prescrição exata se você precisa de óculos, lentes de contato, ou se o seu grau diminuiu ou aumentou.

Previna-se: mantenha uma alimentação que evite doenças da retina

Você sabia que alguns alimentos como por exemplo frutas, vegetais amarelos, laranja, gemas de ovos e peixes gordurosos de água fria, são ótimos para a saúde ocular? Algumas vitaminas e minerais encontrados nesses alimentos previnem alguns problemas de visão como por exemplo a catarata e a degeneração macular. Por isso, separamos uma lista de alimentos saudáveis para você incluir no seu cardápio diário:

Luteína, zeaxantina

  • Brócolis, couve de Bruxelas, couve, milho, ovos, couve, nectarina, laranja, mamão, alface romana, espinafre, abóbora;

Ácidos gordurosos de ômega-3

  • Linhaça, óleo de linhaça, linguado, salmão, sardinha, atum e nozes;

Vitamina A

  • Damascos, melão (cru), cenoura, manga, pimentão vermelho (cru), queijo ricota (desnatado), espinafre, batata doce;

Vitamina C

  • Brócolis, couve de Bruxelas, toranja, kiwi, laranja, pimentão (cru), morango;

Vitamina E

  • Amêndoas, brócolis, manteiga de amendoim, espinafre, sementes de girassol e gérmen de trigo;

Zinco

  • Grão de bico, ostras, costeletas de porco, carne vermelha e iogurte.

Como melhorar a saúde da sua retina?

Cuidar dos olhos é algo que a maioria de nós deixa sempre por último. No entanto, manter uma boa saúde ocular evita o risco de desenvolver doenças oculares. Nesse sentido, a retina é parte crucial dos olhos, portanto é fundamental cuidar bem dela. Mas, e você cuida dos seus olhos? Nós listamos algumas dicas essenciais para cuidar de sua retina:

Faça uma dieta saudável e equilibrada

Uma dieta pobre de nutrientes pode causar a degradação da saúde da retina, portanto, tenha uma alimentação saudável e equilibrada com todos os nutrientes essenciais. Consuma vegetais, frutas frescas e alimentos verdes em sua dieta. Além disso, inclua ovos, peixes frescos e carnes magras em sua dieta;

Evite alimentos e bebidas não saudáveis

​​Alimentos e bebidas não saudáveis ​​afetam indiretamente a saúde da retina. Por exemplo, o consumo regular de fast food, como frango frito, pizza, e salgadinhos, podem elevar os níveis de açúcar no sangue, resultando em obesidade. As bebidas carbonatadas e açucaradas como refrigerantes, aumentam a glicose no sangue, em outras palavras podem deteriorar a saúde da retina.

Beba muita água

Consumir muita água é fundamental para garantir uma boa saúde da retina. Além disso, quando nosso corpo está bem hidratado, as glândulas lacrimais produzem lágrimas suficientes e hidratam os olhos de forma adequada. Além disso, beber muita água ajuda a purificar o sangue, promover maior fluxo sanguíneo, ou seja, faz bem para a saúde geral;

Faça exercícios regularmente

Exercícios regulares reduzem o risco de doenças oculares, como a retinopatia diabética, ao passo que evita a obesidade, que eventualmente pode levar ao diabetes. Portanto, exercícios regulares ajudam a manter um peso saudável e promovem a circulação sanguínea em todas as partes do corpo, incluindo nossos olhos;

Uso de óculos de sol quando exposto ao sol

Os raios ultravioleta da luz solar, podem causar efeitos prejudiciais para os olhos. Portanto, é recomendável usar óculos de sol sempre que se expor ao sol. Por isso, use óculos de sol de boa qualidade que forneçam proteção UV;

Parar de fumar

Fumar regularmente prejudica o fluxo sanguíneo para os olhos, inclusive a retina. Além disso, pode levar ao aparecimento de doenças oculares graves, como por exemplo a degeneração macular. Portanto, pare de fumar agora mesmo!

Use de proteção ocular

Lesões oculares podem ir além da dor física, causando infecções que, por sua vez, podem interferir na visão. Por isso, use proteção para os olhos ao se expor ao sol em longos períodos, e ao nadar;

Faça exames regulares

Fazer exames oftalmológicos regulares são essenciais para manter a saúde geral dos olhos, inclusive a retina. Além disso, um check-up regular dos olhos ajuda o médico a diagnosticar os primeiros sintomas de problemas e doenças oculares.

Sua saúde ocular está em dia?

E sua saúde ocular, você tem cuidado dela? Viu como não é tão difícil cuidar dos nossos olhos? Com hábitos saudáveis e exames oftalmológicos regulares, conseguimos evitar e detectar precocemente as doenças oculares. 

Os exames regulares vão ajudar você a detectar possíveis doenças que podem surgir com os anos, devido a problemas genéticos, ou identificar enfermidades que você nem sabe que tem. Por isso faça exames regulares.

Nós da Lenscope, trazemos para você conteúdos diários sobre a saúde dos olhos e tratamentos. E além disso, trazemos dicas diárias de como cuidar e preservar nossa visão. Agora, para saber como está a saúde dos seus olhos, visite um oftalmologista regularmente. 

Realize testes de visão frequentes para acompanhar as possíveis mudanças em seus olhos. A propósito, agora é possível fazer testes de visão de forma totalmente gratuita e online sem sair de casa.

Nós da Lenscope desenvolvemos um teste de visão com tecnologia exclusiva, onde você consegue testar seus olhos em apenas 3 passos simples e rápidos. Portanto, comece agora mesmo a cuidar da sua saúde ocular. 

Mas e você, ficou com alguma dúvida sobre essa matéria de como as doenças na retina afetam nossos olhos? Então deixe nos comentários! Aproveite e faça o nosso teste de visão agora mesmo!

doenças da retina - teste de visã

Fontes:

Allaboutvision.com

Vmrinstitute.com

Associatedretinaconsultants.com

Bryantso.com

Planoeye.com

Health.harvard.edu

Dragarwal.com

Dishaeye.org

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *