Doenças de inverno: como elas podem afetar a visão?

doenças de inverno
  • por
0
(0)

Com as baixas temperaturas e a baixa umidade do ar predominantes nestas épocas frias do ano, há um aumento nas também conhecidas como doenças de inverno. Ou seja, infecções como o resfriado e a gripe, além de algumas pneumonias, se tornam comuns.

E, apesar de algumas dessas doenças de inverno poderem afetar a visão, também existem problemas diretamente relacionados aos olhos nessa época do ano. Por isso, neste artigo vamos te mostrar quais são as doenças de inverno mais comuns para que você tome os devidos cuidados.

Além disso, mostraremos também como você pode cuidar dos seus olhos no inverno e como evitar essas doenças. Então, continue lendo para saber mais e descubra como essas condições podem afetar seus olhos!

Quais são as doenças de inverno mais comuns?

Aprender a reconhecer as doenças de inverno pode facilitar a prevenção, ou mesmo os cuidados ao ser afetado por alguma delas. Além disso, saber os sinais e sintomas a serem observados também pode ajudá-lo a determinar se é necessária ou não a realização de uma consulta médica.

Por isso, fizemos uma lista com as principais doenças de inverno e seus respectivos sintomas:

  • Resfriados: Um resfriado é a doença de inverno mais comum e apresenta sintomas como nariz entupido ou corrimento nasal. Também é comum se ter tosse, dor de garganta, espirros e febre baixa;
  • Influenza (gripe): A vacinação contra a gripe está disponível no outono e pode ajudar a prevenir essa infecção viral que dura de 3 a 7 dias. Contudo, quando contaminado, a gripe apresenta sintomas como dores musculares, febre, dor de cabeça, fadiga, tosse seca, coriza e dor de garganta;
  • Pneumonia: É uma infecção pulmonar causada por um vírus ou bactéria que pode durar de 2 a 3 semanas. Entre seus sintomas estão tosse com muco amarelo ou verde, dor no peito, calafrios, febre alta e respiração rápida; 
  • Infecção aguda do ouvido: É uma doença comum no inverno, na qual bactérias como Streptococcus pneumoniae e Haemophilus influenzae causam inflamação e acúmulo de líquido no ouvido médio. Entre seus sintomas estão dor intensa, perda de audição, desconforto no ouvido, etc.

Contudo, apesar de conhecer seus sintomas, é importante saber como essas doenças de inverno afetam os olhos.

Como essas doenças de inverno afetam os olhos?

Algumas doenças de inverno, além de seus sintomas comuns listados acima, também podem afetar os olhos. A gripe ou o resfriado, por exemplo, podem causar conjuntivite.

Isso pode ocorrer pelos olhos estarem infectados com um vírus. Nesses casos, você pode ter sintomas como olhos vermelhos, sensibilidade à luz, sensação de corpo estranho, edema palpebral e dor ocular.

Já a pneumonia, por ser uma patologia sistêmica, pode causar inflamação da retina do nervo óptico. Pode causar inflamação também em outras estruturas do olho. Contudo, há ainda aquelas doenças de inverno que são especificamente condições oculares.

Saiba mais a seguir!

Quais problemas podem afetar os olhos no inverno?

O inverno traz algumas ameaças à sua saúde ocular. Esses perigos muitas vezes parecem pouco óbvios, mas os problemas de saúde ocular podem ser bastante perigosos. 

Por isso, montamos uma lista não apenas com as doenças que afetam o sistema ocular no inverno, mas também com os problemas que podem aparecer decorrentes do clima.

Olhos secos

O ar frio costuma ter um nível baixo de umidade. Por isso, no inverno você pode sentir a pele seca, lábios rachados e olhos secos, devido à baixa umidade. Além disso, os ventos frios do inverno também podem secar seus olhos, contribuindo com o avanço dos olhos secos.

Assim, para minimizar a capacidade de desidratação do ar de inverno, é importante se manter hidratado e aumentar a ingestão de ômega-3. Além de que, você também pode usar um umidificador em sua casa para melhorar a qualidade do ar interno.

Excesso de rasgo

Enquanto algumas pessoas sentem falta de lágrimas no inverno, outras têm o problema oposto. O excesso de lacrimejamento pode ocorrer devido ao ar frio, ventos cortantes ou alergias sazonais. Então, preste atenção quando seus olhos lacrimejam. Assim, você pode determinar a causa.

Se seus olhos começarem a lacrimejar quando você sair de casa ou quando o vento soprar em sua direção, use óculos escuros ou óculos de proteção para protegê-los.

Agora, você pode se sentir lacrimejamento excessivamente dentro de casa. Experimente um medicamento para alergia, e colírios apropriados para reduzir o efeito das alergias sazonais. 

Contudo, se não puder determinar a causa de seus olhos lacrimejantes, ou se os tratamentos sem prescrição médica não tiverem efeito, especialmente se o lacrimejamento alterar sua visão, consulte um oftalmologista.

Sensibilidade à luz

Climas abaixo de zero também podem causar problemas oculares. Céus de inverno podem parecer escuros e sombrios, mas a neve e o gelo criam muitas superfícies reflexivas que podem aumentar drasticamente a quantidade de luz.

Nesses casos, se você tiver olhos sensíveis, poderá piscar ainda mais. Afinal, o desconforto e outros sintomas sob a luz forte de inverno são comuns.

Alguns indivíduos desenvolvem nova sensibilidade à luz durante o inverno devido a uma condição conhecida como “cegueira da neve”. Ou seja, uma condição que ocorre quando há queimaduras nas córneas devido à exposição ao sol refletido na neve.

E, apesar dessa não ser uma realidade brasileira, é sempre bom lembrá-lo  de proteger seus olhos ao sair por longos períodos de tempo. Isso inclui caminhadas, remover neve, ou realizar outras atividades de rotina. Afinal, nunca se sabe quando você vai precisar viajar para lugares com clima abaixo de zero.

Então, se você notar mudanças na sua visão enquanto estiver no frio, vá para um local quente o mais rápido possível. Se sua visão normal não retornar após 30 minutos ou mais, procure atendimento médico. O optometrista pode usar colírios medicamentosos para ajudar os vasos sanguíneos do olho a se dilatarem de volta ao tamanho normal.

Agora, caso tenha algum dos problemas sazonais listados acima, consulte um oftalmologista. Embora alguns problemas de saúde ocular desapareçam com o aumento da temperatura, outros podem se tornar mais desconfortáveis ​​e potencialmente perigosos sem atenção médica.

Veja a seguir como cuidar dos seus olhos no inverno!

Como posso cuidar dos meus olhos no inverno?

Em geral, é muito importante manter uma rotina de cuidados com os olhos regularmente. Assim você mantém a sua saúde ocular e previne problemas de visão futuros.

Contudo, no inverno esses cuidados precisam ser redobrados e, se possível, você deve tomar algumas atitudes para manter seus olhos saudáveis nesta época do ano.

Assim, para cuidar dos seus olhos no inverno você pode:

  • Seguir uma dieta saudável e equilibrada;
  • Manter um peso saudável;
  • Fazer exercícios regularmente;
  • Usar óculos de proteção;
  • Evitar fumar;
  • Conhecer o histórico médico da sua família;
  • Conhecer seus outros fatores de risco;
  • Dar um descanso aos seus olhos.

Além de que é sempre bom buscar evitar as doenças de inverno, não é mesmo? Então, veja a seguir como isso é possível!

Evitando doenças de inverno

Além dos cuidados citados anteriormente para os olhos, é importante fazer visitas regulares ao oftalmologista. Isso principalmente se você notar alguma alteração na saúde visual. Afinal, fazer exames frequentemente e saber como sua visão está mudando, é essencial para diagnosticar condições oculares com antecedência e evitar seus avanços.

Mas, não se preocupe. Nós da Lenscope podemos ajudá-lo nessa missão de cuidar dos seus olhos. Afinal, nós temos como propósito levar informação e saúde ocular acessíveis para os brasileiros.

Como uma health tech que usa a tecnologia para facilitar sua vida, buscamos fazer o possível para que você possa cuidar dos seus olhos de forma simples e prática.

Assim, se você usa óculos de grau, já sabe o quanto é importante mantê-los atualizados para evitar pioras na visão, não é mesmo? Para isso, você pode realizar nosso teste de visão online e gratuito, desenvolvido com tecnologia exclusiva.

doenças de inverno - teste de visão

Ainda, caso precise trocar suas lentes, tem até 4 graus e prefere um óculos mais fino, nós temos lentes de médio índice de refração como as lentes 1.59 ou 1.6. Ou seja, lentes mais finas e leves.

Mas, caso tenha acima de 4 graus, nós temos as Lentes Lenscope LensAI 1.74, superfinas e com índice de refração elevado. E, como nosso processo de compra é 100% online, comprar lentes para seus óculos é bem simples. 

Você só precisa acessar nosso site e escolher clicar em uma de nossas três principais opções: 

Além disso, você pode ficar por dentro das novidades sobre saúde ocular nos acompanhando. Para isso, se inscreva em nossa newsletter e saiba tudo o que pode ajudá-lo a cuidar dos seus olhos!

Fonte:

Ridgmountpractice

Carithersgroup

Narayanahealth

Allabouteyes

Eyecliniclondon

Discoveryeye

Vspdirect

Lookafteryoureyes

Medlineplus

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *