Dor atrás dos olhos: o que pode ser?

dor atrás dos olhos
4.8
(24)

A dor atrás dos olhos pode estar relacionada a problemas oculares, à sinusite ou enxaqueca. Ou até mesmo a doenças mais sérias, como Úlcera de córnea, Blefarite, Glaucoma, entre outras. Por isso, é importante investigar a causa da dor atrás dos olhos e iniciar o tratamento o quanto antes.

No artigo de hoje, falar sobre as possíveis causas da dor atrás dos olhos que tanto pode nos incomodar. Continue acompanhando.

Doenças que podem causar dor nos olhos

As doenças que podem causar a dor nos olhos são: Úlcera de córnea, Blefarite, Glaucoma, Uveíte, Conjuntivite, Gripe e a Dengue. E, muitas vezes, essas doenças vem acompanhadas de outros sintomas, além da dor atrás dos olhos. Os principais sintomas são:

  • Dor ao redor dos olhos
  • Dor na pálpebra
  • Dor ao piscar
  • Dor dentro do olho
  • Olhos secos

Úlcera de córnea

A úlcera de córnea causa dor atrás dos olhos e esse problema provoca a destruição do tecido corneano. Ela pode atingir tamanhos diferentes, ou seja, afetar mais ou menos camadas do tecido da nossa córnea. É causado devido a infecções por vírus, bactérias, fungos, entre outros agentes.

No entanto, esse tipo de úlcera pode também ser consequência de outros problemas oculares, tais como, a síndrome do olho seco ou traumas oculares (queimaduras, lesões, arranhões ou corpo estranho).

Blefarite

A Blefarite é causada, geralmente, por bactérias que estão nas pálpebras de nossos olhos. Além disso, trata-se de um quadro típico de uma infecção, ou seja, há constante dor, além de inchaço das pálpebras. Esse problema de visão é tratado com colírios lubrificantes e antibióticos prescritos pelo oftalmologista. E o médico especialista pode recomendar a limpeza adequada da região afetada.

Pessoas que têm tendência à acne ou mesmo caspas estão mais propensas à doença. Por isso, é preciso procurar um tratamento complementar para evitar a blefarite ou ocorrências frequentes do problema de visão.

Glaucoma

O Glaucoma é um sério problema que pode levar à perda de visão. No entanto, hoje em dia, quando diagnosticado precocemente, o paciente consegue tratar adequadamente.  Além de afetar o nervo óptico, essa condição provoca alterações na pressão interna do olho.

Há vários tipos de glaucoma, tais como:

  • Agudo
  • Crônico
  • Congênito

Enfatizamos aqui sobre o glaucoma agudo, já que a dor atrás dos olhos é um dos sintomas que ajudam no diagnóstico da doença. Aliás, o glaucoma agudo ainda pode causar vermelhidão, inchaço dos olhos, lacrimejamento, entre outros sintomas.

Já o glaucoma crônico é assintomático. Portanto, é preciso sempre estar se consultando com o médico especialista e realizar exames periódicos para monitorar e identificar o glaucoma o quanto antes. Alguns fatores podem contribuir para o aparecimento do glaucoma:

  • Diabetes;
  • Hipertensão;
  • Infecções oculares;
  • Idade avançada;
  • Deslocamento de retina;
  • Histórico familiar;
  • Traumas

Uveíte

A Uveíte também é uma doença inflamatória, porém, atinge a camada média do globo ocular, na região chamada úvea. Em casos graves a doença pode afetar a retina ou o nervo óptico, por isso o diagnóstico e tratamento adequado são tão importantes. As causas podem ser diversas, desde infecções em nosso corpo até leucemia, traumas ou doenças reumatológicas.

Um dos sintomas da uveíte é justamente dor nos olhos, além de sensibilidade à luz, vermelhidão dos olhos e visão turva.  A infecção pode afetar um ou ambos os olhos e o tratamento depende da causa da doença que tiver afetado nossa visão. Inclusive, muitas pessoas confundem a conjuntivite com a uveíte. Por isso, é fundamental buscar ajuda médica especializada para o diagnóstico correto

Conjuntivite

A conjuntivite pode causar dor nos olhos e surge a partir de uma infecção que afeta a conjuntiva do olho, que é uma membrana fina e transparente. Quando é afetada pela infecção, prejudica a parte da frente de nosso globo ocular, além de afetar o interior das pálpebras.

Trata-se de uma condição que pode ser transmitida de pessoa para pessoa. Por isso é necessário buscar o diagnóstico e tratamento adequado. Os sintomas que mais incomodam, além da dor, são a sensação de corpo “estranho” no olho, ardência e vermelhidão.

O quadro de conjuntivite tende a desaparecer sozinho após uma semana ou em 10 dias, sendo importante sempre manter a região limpa com soro fisiológico ou água filtrada. Além de fazer compressas de água filtrada na região afetada.

Gripe

Além de todos os terríveis sintomas típicos da gripe, tais como dor no corpo, febre e fraqueza, a dor nos olhos é um sintoma bastante comum para quadros de gripe. Felizmente, todos os sintomas da gripe tendem a diminuir com o passar dos dias e com a medicação adequada para tratar a doença.

Inclusive, a dor atrás dos olhos também desaparece após alguns dias. Sugerimos a você que, talvez esteja enfrentando esse tipo de dor nos olhos a tomar chás calmantes que ajudam a circulação e diminuem a dor nos olhos. Chás de gengibre, erva-doce ou alfazema são ideais! E não deixe de fazer repouso em ambientes com pouca luz, isso vai ajudar a não forçar os olhos.

Dengue

A dengue é transmitida através da picada do mosquito Aedes Aegypti e pode matar quando não tratada adequadamente. Dentre os sintomas mais comuns da dengue, destacamos a dor atrás dos olhos. Além desse sintoma, é comum sentir também dor de cabeça e febre.

E aqui também vale a nossa recomendação de sempre: não deixe de buscar ajuda médica em caso de agravamento dos sintomas.

Sinusite e Enxaqueca são as causas mais comuns de dor atrás dos olhos

Quando não associadas às doenças que vimos acima, a dor atrás dos olhos pode ser causada também por enxaqueca e sinusite. Vamos agora falar melhor sobre cada uma delas a seguir.

Sinusite

A sinusite é causada por vírus ou bactérias. Além disso, pode ser o agravamento de quadros de gripe ou de alguma alergia respiratória. E você deve estar se perguntando o motivo da sinusite causar tanta dor atrás dos olhos, não é mesmo? Quem já teve sinusite já precisou lidar com a dor que incomoda.

Saiba que essa dor atrás dos olhos acontece devido à inflamação dos seios nasais da face. Essa região, quando inflamada, causa dor forte que irradia para os olhos. Além da dor atrás dos olhos, nariz entupido, tosse, dores fortes de cabeça e dor de garganta são outros sintomas da sinusite. É preciso buscar orientação médica especialista para tratar a sinusite e todos os sintomas. Por isso, apenas com a avaliação médica os medicamentos certos serão prescritos.

Enxaqueca

A enxaqueca afeta milhares de brasileiros. Aliás, quem sofre de enxaqueca ou quem já teve algum quadro sabe como a dor pode incomodar bastante.

Algumas táticas ajudam a amenizar a dor, como permanecer em ambientes escuros e silenciosos. Mas, essa medida apenas ameniza o problema, não o solucionando.

O fato é que a enxaqueca pode afetar apenas um lado da face, causando dores fortes de cabeça, dor atrás dos olhos, tontura e até sensibilidade à luz.

Para tratar a enxaqueca, é preciso entender todos os sintomas conjuntos manifestados e isso apenas será feito corretamente pelo médico, portanto, não deixe de consultar com o neurologista.

Dor atrás dos olhos também pode ser um sintoma de problemas de visão

A dor atrás dos olhos também pode indicar problemas de visão e a necessidade de usar óculos de grau. Quando isso acontece,  outros sintomas podem vir acompanhados da dor atrás dos olhos.

Preparamos uma lista para você com alguns sintomas que merecem a sua atenção. Olha só: :

  • Vista embaçada;
  • Necessidade aproximar um objeto para enxergar melhor;
  • Visão turva;
  • Perda de visão periférica;
  • Necessidade de esfregar os olhos várias vezes ao dia

Veja  todos os sintomas de problemas oculares.

E não se esqueça; em caso de persistência dos sintomas, busque atendimento médico o mais cedo possível para o melhor tratamento.

Como curar dor atrás dos olhos?

É possível curar a dor atrás dos olhos com medidas simples a partir do diagnóstico médico correto. A partir da avaliação médica, medicamentos como antibióticos podem ser receitados para tratar gripes ou infecções que afetem os olhos, como a conjuntivite.

Além disso, o uso de antigripais, analgésicos, corticoides ajudam a tratar problemas de saúde que causam dor na região dos nossos olhos. Aliás, a lavagem adequada da região dos olhos com soro fisiológico ajuda na melhora do sintoma quando falamos de conjuntivite, por exemplo.

Mas não se esqueça que qualquer medicamento que você for usar precisa ser prescrito por um profissional da saúde. Portanto, evite se automedicar.

Você tem dor atrás dos olhos?

Vimos que a dor nos olhos pode ser um sintoma de algum problema de visão (como exemplo o glaucoma) ou problema de saúde (como exemplo a dengue). Por isso, é muito importante sempre fazer consultas anuais com um profissional da área. Além de realizar exames de vista periódicos. E lembre-se: o acompanhamento médico periódico é fundamental para a sua saúde ocular!

Agora queremos saber: você sabia que a dor atrás dos olhos poderia indicar todas essas doenças nos olhos? Conta pra gente aqui nos comentários. E se tiver alguma dúvida, é só deixar sua pergunta aqui também. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 24

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

2 comentários em “Dor atrás dos olhos: o que pode ser?”

    1. Olá, Juliano!
      Já foi ao médico? O mais indicado é relatar esses sintomas para um médico. Assim ele pode te passar um diagnóstico mais preciso
      Esperamos que fique bem logo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *