dor forte nos olhos

Sentiu uma dor forte nos olhos? Por que isso acontece, quando é uma emergência e complicações

0
(0)

Hoje vamos  explorar um assunto comum e vivido por grande parte das pessoas: dor forte nos olhos! 

Já sentiu alguma vez uma dor aguda, repentina, como se fosse uma pontada ou algo queimando dentro dos olhos? Não se preocupe, mas fique atento, porque estudos recentes têm relacionado a dor forte nos olhos à Covid-19.

Nesse post vamos mostrar as possíveis causas, os tratamentos e quais medidas podemos tomar para evitar este transtorno. 

Sintomas relacionados à dor forte nos olhos

O conceito de dor forte, ou aguda, pode ser interpretado de maneiras diferentes.  Afinal, o nível de tolerância à dor varia de pessoa para pessoa. Porém, os tipos de dor são quase sempre os mesmos para todos. 

Eventualmente a dor experimentada pode ser como uma pontada, algo penetrante. Outra vez pode ser uma dor com sensação de ardência, como se  fosse algo nos queimando os olhos. Há também uma dor latejante que aparece em breves intervalos, como se acompanhasse a pulsação. Juntamente com os tipos de dores, vale ainda destacar aqui que as dores podem se dar em diferentes partes do olho.

Pode ocorrer dor no fundo do olho, por dentro das pálpebras, no globo ocular propriamente dito, entre outras. Enfim, há alguns tipos de dores, que quando surgem intensa e abruptamente devem ser tratadas com a devida atenção, pois significa que há algo errado com nossos olhos.

Causas comuns para dor forte nos olhos

Aqui vamos investigar as causas mais comuns para a dor forte nos olhos. Felizmente, a dor forte nos olhos raramente é associada a uma complicação mais grave em nossos olhos. A seguir vamos mostrar algumas dessas causas:

Corpo estranho no olho

É muito comum corpos estranhos se alojarem em nossos olhos.Desde poeira, passando por partículas suspensas até insetos! Geralmente nosso organismo repele esses intrusos através de ações involuntárias, como lacrimejar em demasia e piscar compulsivamente o olho atingido.

Porém quando esse sistema não consegue repelir o corpo estranho, o correto é parar o que está fazendo e lavar abundantemente os olhos com água fria e limpa. Caso a dor persista, procure assistência médica. 

Olho seco

Dor forte nos olhos é um sintoma típico quando há falta de umidade nos olhos. Além da dor ,fica a sensação de que há um objeto estranho nos olhos ( na verdade não há). Usar lentes de contato, usar certos tipos de medicamentos (Antihistamínicos, opiáceos, betabloqueadores, entre outros) e fatores ambientais como ar condicionado, por exemplo, podem aumentar a dor.

Dor de cabeça em salvas

Trata-se da dor de cabeça mais intensa descrita pela medicina. Também conhecida como cluster headache, atinge cerca de 0,1% da população e suas causas ainda não são totalmente conhecidas, embora estudos relacionem suas origens a um distúrbio em uma estrutura do cérebro chamada hipotálamo. No entanto, os sintomas deste distúrbio ligados aos olhos incluem vermelhidão e dor intensa no globo ocular.

Abrasão na córnea

Este é o nome que uma lesão mais contundente na córnea recebe. Geralmente é causada por trauma ou corpo estranho alojado no olho. Porém nesse caso a dor é mais intensa e é necessário intervenção médica para diagnosticar e tratar a lesão. Frequentemente um leve incômodo acarreta nesse tipo de lesão, já que é muito comum esfregarmos os olhos quando sentimos algum incômodo no mesmo.

Glaucoma

Muito conhecido, é uma doença que se caracteriza pelo aumento da pressão dentro do globo ocular. Eventos de pressão ocular, denominados glaucoma de fechamento de ângulo agudo, onde a pressão sofre uma elevação repentina, causam dor forte no olho. Trata-se de uma emergência e é necessário tratamento imediato para evitar a perda permanente da visão. 

Lentes de contato

O uso de lentes de contato durante o sono, alergias oculares ou a negligência ao esterilizar as mesmas pode levar à dor forte nos olhos resultadas por infecções.

Blefarite

É o nome da infecção em que as glândulas sebáceas nas bordas das pálpebras são afetadas. Não é raro o relato de dor forte nos olhos em alguns casos.

Neurite óptica

Suas origens podem ser por doença autoimune, viral ou bacteriana. Trata-se de uma inflamação no nervo óptico que causa forte dor nos olhos e pode vir acompanhada de perda da visão.

Dicas para uma boa higiene dos olhos

Em primeiro lugar, uma das formas mais simples de lidar com a dor aguda nos olhos e evitar que ela aconteça passa pela prevenção. Hábitos de boa higiene são simples e determinantes para evitar dor forte nos olhos. Nesse sentido, vamos a  alguns exemplos:

  • use uma toalha ou tecido macio limpos toda vez que limpar o rosto ou ao redor dos olhos,
  • lave as mãos com frequência, especialmente depois de usar o banheiro, tossir ou espirrar,
  • lembre-se de  não levar as mãos ao rosto e  esfregar os olhos,
  • evite usar lentes de contato ou qualquer tipo de maquiagem se notar sinais de infecção ou sentir algum tipo de incômodo.

Quando ver um médico

Nossos olhos são órgãos muito sensíveis e responsáveis por um dos sentidos mais importantes para o ser humano, a visão.

Portanto, se você estiver sentindo dor forte nos olhos e não identificar a causa é importante consultar um médico oftalmologista. Em caso de trauma leve, como um objeto estranho que atingiu o olho, a dor e o incômodo devem passar em alguns dias. Caso isto não ocorra, procure um profissional.

Eventualmente uma infecção leve, como uma conjuntivite, por exemplo, pode causar certa dor nos olhos. Não hesite em procurar um médico, que irá indicar o melhor tratamento para restabelecer a boa saúde dos olhos.

Complicações relacionadas à dor forte nos olhos

A maioria dos casos de dor forte nos olhos pode estar relacionada a diversos problemas. Felizmente, poucos são graves. Porém, quando não tratamos adequadamente pode haver complicações que comprometem não só a visão, como outras partes do corpo.  Por exemplo, no caso da celulite orbital, que é a inflamação da cavidade que abriga o olho e órgãos adjacentes.

 Neste caso, a dor forte nos olhos pode ser sinal de alguma infecção paralela. Um exemplo é a  bacteremia, que é uma infecção na corrente sanguínea e pode comprometer todo o organismo. Outro exemplo de infecção é a endocardite, que é quando a membrana que reveste as válvulas e paredes internas do coração.

Já sentiu uma dor profunda nos olhos? 

Eventualmente, seja por algum trauma ou complicação por causa de alguma doença ou outro fator qualquer, a maioria das pessoas já experimentou episódios de dor aguda nos olhos. E você? Já sentiu dor profunda nos olhos? Conte para nós nos comentários!

dor forte nos olhos - teste de visão

Para finalizar, fica a lembrança de que as boas práticas de higiene com os olhos e também aos acessórios que usamos nele e também visitar seu oftalmologista regularmente! 

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e deixe um comentário com sugestão ou dúvida.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *