Dor nos olhos também pode ser sintoma de COVID-19

Dor nos olhos também pode ser sintoma de COVID-19
  • por
0
(0)

Nesta semana, um estudo publicado no BMJ Open Ophthalmology indicou que sentir dor nos olhos também pode ser sintoma de COVID-19. Esse estudo nos dá mais detalhes de como o vírus do COVID-19 viaja em nosso corpo e pode afetar nossos olhos.  Saiba mais sobre ele a seguir:

Como foi feita pesquisa sobre a relação dor nos olhos e COVID -19

A pesquisa foi realizada pelos pesquisadores da Anglia Ruskin University (ARU) a partir de um questionário solicitado às pessoas que tinham testado positivo para o COVID-19.

Nesse questionário, elas precisaram indicar os sintomas que tiveram e como eles eram, comparados com o período anterior ao teste. O estudo descobriu, então, que as dores nos olhos eram significativamente mais comuns quando os participantes tinham COVID-19.

16% dos entrevistados relataram a dor nos olhos como um dos sintomas que tiveram enquanto estavam com COVID-19. E apenas 5% relataram já ter tido dor nos olhos antes de terem o novo Coranavírus.

Dos 83 entrevistados, 81% relataram problemas oculares dentro de duas semanas quando sentiram outros sintomas de COVID-19. Destes, 80% relataram que os olhos doloridos duraram menos de duas semanas.

A relação entre fotofobia e COVID-19

A fotofobia é a sensibilidade à luz que pode ser ocasionada por diversos motivos. Aqui em nosso blog, temos um artigo sobre as principais causas, sintomas e tratamento da fotofobia.

E a pesquisa ainda indicou que 18% das pessoas relataram o sofrer de fotofobia como um dos sintomas tidos enquanto estavam com COVID-19. E, nesse caso, houve apenas um aumento de 5% para quem já tinha fotofobia antes de testarem positivo para o vírus.

A autora principal do estudo, a Professora Shahina Pardhan, Diretora do Vision and Eye Research Institute da ARU, disse:

“Este é o primeiro estudo que investiga os vários sintomas oculares indicativos de conjuntivite relacionados ao COVID-19. Bem como seu período duração em relação a outros sintomas bem mais conhecidos.

“Embora seja importante que os sintomas oculares sejam incluídos na lista de possíveis sintomas de COVID-19, argumentamos que as dores nos olhos devem substituir a ‘conjuntivite‘, pois é importante diferenciar os sintomas de outros tipos de infecções, como infecções bacterianas, que manifestam-se como secreção mucosa ou olhos arenosos.

“Este estudo é importante porque nos ajuda a entender mais sobre como COVID-19 pode infectar a conjuntiva e como isso permite que o vírus se espalhe pelo corpo.”

Os sintomas mais comuns da COVID-19

Em geral, os sintomas mais comuns relatados por quem testa positivo para COVID-19 foram: fadiga (sentida por 90% dos entrevistados), febre (76% dos casos) e tosse seca (em 66% dos casos). Além disso, segundo o Ministério da Saúde, outros sintomas também podem indicar a presença de Coronavírus como:

  • Coriza
  • Dor de garganta
  • Dificuldade para respirar
  • Perda de olfato (anosmia)
  • Alteração do paladar (ageusia)
  • Distúrbios gastrintestinais (náuseas/vômitos/diarreia)
  • Cansaço (astenia)
  • Diminuição do apetite (hiporexia)
  • Falta de ar (dispnéia)

E se eu estiver com sintomas de COVID-19?

O Ministério da Saúde recomenda que, se estiver com os sintomas compatíveis com a COVID-19, evitar contato físico com outras pessoas, incluindo os familiares, principalmente, idosos e doentes crônicos. Além de procurar imediatamente os postos de triagem nas Unidades Básicas de Saúde / UPAS ou outras unidades de saúde.

Caso seja diagnosticado pelo médico, você irá receber as orientações e prescrição dos medicamentos que você deverá usar. É importante manter seu médico sempre informado da evolução dos sintomas durante o tratamento, além de seguir suas recomendações.

Fonte: 

Anglia Ruskin University ARU 2020 

Veja também:

Olhos vermelhos pode ser COVID-19?

Coronavírus: saiba como limpar lentes do óculos

Por que evitar usar lentes de contato durante o Coronavírus?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *