Dor nos olhos também pode ser sintoma de COVID-19

Dor nos olhos também pode ser sintoma de COVID-19

0
(0)

Nesta semana, um estudo publicado no BMJ Open Ophthalmology indicou que sentir dor nos olhos também pode ser sintoma de COVID-19. Esse estudo nos dá mais detalhes de como o vírus do COVID-19 viaja em nosso corpo e pode afetar nossos olhos.  Saiba mais sobre ele a seguir:

Como foi feita pesquisa sobre a relação dor nos olhos e COVID -19

A pesquisa foi realizada pelos pesquisadores da Anglia Ruskin University (ARU) a partir de um questionário solicitado às pessoas que tinham testado positivo para o COVID-19.

Nesse questionário, elas precisaram indicar os sintomas que tiveram e como eles eram, comparados com o período anterior ao teste. O estudo descobriu, então, que as dores nos olhos eram significativamente mais comuns quando os participantes tinham COVID-19.

16% dos entrevistados relataram a dor nos olhos como um dos sintomas que tiveram enquanto estavam com COVID-19. E apenas 5% relataram já ter tido dor nos olhos antes de terem o novo Coranavírus.

Dos 83 entrevistados, 81% relataram problemas oculares dentro de duas semanas quando sentiram outros sintomas de COVID-19. Destes, 80% relataram que os olhos doloridos duraram menos de duas semanas.

A relação entre fotofobia e COVID-19

A fotofobia é a sensibilidade à luz que pode ser ocasionada por diversos motivos. Aqui em nosso blog, temos um artigo sobre as principais causas, sintomas e tratamento da fotofobia.

E a pesquisa ainda indicou que 18% das pessoas relataram o sofrer de fotofobia como um dos sintomas tidos enquanto estavam com COVID-19. E, nesse caso, houve apenas um aumento de 5% para quem já tinha fotofobia antes de testarem positivo para o vírus.

A autora principal do estudo, a Professora Shahina Pardhan, Diretora do Vision and Eye Research Institute da ARU, disse:

“Este é o primeiro estudo que investiga os vários sintomas oculares indicativos de conjuntivite relacionados ao COVID-19. Bem como seu período duração em relação a outros sintomas bem mais conhecidos.

“Embora seja importante que os sintomas oculares sejam incluídos na lista de possíveis sintomas de COVID-19, argumentamos que as dores nos olhos devem substituir a ‘conjuntivite‘, pois é importante diferenciar os sintomas de outros tipos de infecções, como infecções bacterianas, que manifestam-se como secreção mucosa ou olhos arenosos.

“Este estudo é importante porque nos ajuda a entender mais sobre como COVID-19 pode infectar a conjuntiva e como isso permite que o vírus se espalhe pelo corpo.”

Os sintomas mais comuns da COVID-19

Em geral, os sintomas mais comuns relatados por quem testa positivo para COVID-19 foram: fadiga (sentida por 90% dos entrevistados), febre (76% dos casos) e tosse seca (em 66% dos casos). Além disso, segundo o Ministério da Saúde, outros sintomas também podem indicar a presença de Coronavírus como:

  • Coriza
  • Dor de garganta
  • Dificuldade para respirar
  • Perda de olfato (anosmia)
  • Alteração do paladar (ageusia)
  • Distúrbios gastrintestinais (náuseas/vômitos/diarreia)
  • Cansaço (astenia)
  • Diminuição do apetite (hiporexia)
  • Falta de ar (dispnéia)

E se eu estiver com sintomas de COVID-19?

O Ministério da Saúde recomenda que, se estiver com os sintomas compatíveis com a COVID-19, evitar contato físico com outras pessoas, incluindo os familiares, principalmente, idosos e doentes crônicos. Além de procurar imediatamente os postos de triagem nas Unidades Básicas de Saúde / UPAS ou outras unidades de saúde.

Caso seja diagnosticado pelo médico, você irá receber as orientações e prescrição dos medicamentos que você deverá usar. É importante manter seu médico sempre informado da evolução dos sintomas durante o tratamento, além de seguir suas recomendações.

Fonte: 

Anglia Ruskin University ARU 2020 

Veja também:

Olhos vermelhos pode ser COVID-19?

Coronavírus: saiba como limpar lentes do óculos

Por que evitar usar lentes de contato durante o Coronavírus?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *