observar o eclipse

Eclipse solar: Veja como observar o eclipse sem prejudicar os seus olhos

Desde crianças você ouve que não é pra olhar diretamente para o sol, não é mesmo? Veja o porquê esse conselho continua valendo mesmo ao observar o eclipse solar.

Por que olhar diretamente para um eclipse pode te deixar cego?

Hoje, dia 21 de agosto, acontece o tão aguardando eclipse solar. Apesar de não ser possível observar esse fenômeno em várias regiões do Brasil, você pode ficar na tentação de olhar para o sol para ver se consegue ver alguma coisa. Mas tenha cuidado com os seus olhos. Observar um eclipse diretamente ou sem proteção pode causar a perda da visão.

Isso acontece, porque a ocorrência desse fenômeno não elimina a presença da radiação solar que pode queimar as células da retina e da córnea provocando danos irreversíveis aos olhos.

Para você ter uma ideia, olhar diretamente para o sol durante a ocorrência de um eclipse solar durante alguns segundos já pode provocar a diminuição da percepção de imagens e das cores e, observá-lo durante 10 minutos já pode ser suficiente para ocorrer a perda quase que total da visão.

Mas como eu posso observar um eclipse solar com segurança?

O método mais seguro para a observação do eclipse solar é o da projeção indireta. Neste artigo da Nasa, você pode ver todas as técnicas de projeção indireta que existe.

Uma das técnicas mais fáceis que você pode utilizar envolve o uso de binóculos, folha de papel, cartão escuro e um cartão branco. Cobre-se uma das lentes do binóculo com um cartão opaco ou similar para utilizar apenas uma das lunetas do aparelho, outro cartão opaco é colocado para formar uma sombra no cartão branco da projeção, o cartão de projeção, de preferência branco, é posicionado para receber a luz que sai da ocular do binóculo. A ocular do binóculo é ajustada até que seja observada uma imagem nítida da borda do Sol.

observar eclipse

Outra forma segura de observação do eclipse solar é utilizando vidro escuro de máscaras soldadoras, de número 14 para cima, encontrados em lojas de construção ou ferramentas.

Mas mesmo que você esteja utilizando esses recursos, você não deve olhar para o sol por muito tempo. É recomendado intercalar mais de um minuto entre as observações que devem ser de, no máximo, 15 segundos por vez.

E fique sabendo que o óculos de sol, mesmo com proteção 100%UV, é incapaz de filtrar a radiação infravermelha responsável por causar danos à retina e, por isso, ele não deve ser utilizado como uma garantia de segurança para a observação do eclipse.

Assista a transmissão oficial do eclipse solar

No Brasil, o eclipse solar apenas será parcialmente visível  em algumas regiões do Norte e Nordeste. Mas fique tranquilo  que você pode observar o eclipse solar pelo site da NASA e do canal da NASA no Youtube. Serão 10 diferentes webcasts ao vivo, cada um de um ângulo diferente.  Clique aqui para conferir. As transmissões terão início a partir das 17h (horário de Brasília).

Fontes:

Eclipse solar: Veja como observar o eclipse sem prejudicar os seus olhos
Deixe sua avaliação



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest