Edema macular diabético: o que é e como tratar

0
(0)

O edema macular diabético é uma complicação da diabetes não controlada. Ou seja, com o passar do tempo, níveis glicêmicos altos podem levar a complicações vasculares em vários tecidos e órgãos, como no coração, sistema nervoso, rins e inclusive nos olhos.

Por isso, no decorrer deste artigo explicaremos sobre o que é o edema macular diabético, seus sintomas, suas causas e como pode ser tratado.

Então, continue lendo para saber mais e descubra como a diabetes afeta os olhos!

O que é o edema macular diabético?

Em pessoas com diabetes, o excesso de açúcar no sangue pode danificar os pequenos vasos sanguíneos da parede posterior do olho (retina) ou bloqueá-los completamente. Essa condição é a retinopatia diabética. Às vezes, pequenas protuberâncias projetam-se das paredes dos vasos, vazando ou exsudando fluido e sangue para a retina. Este fluido pode causar inchaço (edema) na parte central da retina (mácula). 

Essa complicação grave é chamada edema macular diabético e pode causar problemas graves de visão.

Como a diabetes afeta os olhos

Com o tempo, a diabetes pode causar danos aos olhos que podem causar problemas de visão ou até cegueira. Essas condições estão ligadas a um grupo de problemas oculares relacionados à doença diabética dos olhos que podem afetar as pessoas com diabetes. Essas condições incluem retinopatia diabética, edema macular diabético, catarata e glaucoma.

Sintomas do edema macular diabético

Uma pessoa com diabetes deve ter sua visão verificada anualmente ou conforme indicado por seu oftalmologista. Afinal, elas correm o risco de desenvolver edema macular diabético ao longo do tempo. Os sintomas que podem indicar edema macular diabético são:

  • Visão embaçada;
  • Visão dupla;
  • Aumento repentino de moscas volantes;
  • Cores desbotadas;
  • Perda de visão perceptível;

O que causa o edema macular diabético?

O edema macular diabético é uma complicação da diabetes. Isso porque, em pessoas diabéticas, o açúcar elevado no sangue enfraquece os vasos sanguíneos dos olhos, fazendo com que eles vazem. Assim, quando o fluido penetra na retina ela pode inchar. Esse processo dificulta o trabalho da sua mácula, a parte especial e sensível que proporciona uma visão nítida, causando o edema macular diabético.

Continue lendo e veja quais são os tratamentos para essa condição!

Tratando o edema macular diabético

Atualmente, os médicos tratam o edema macular diabético de duas maneiras: 

  1. Lidam com o que está causando isso, como açúcar elevado no sangue ou pressão alta; 
  1. Curam sua retina.

Quando você tem edema macular diabético, seu corpo produz uma proteína em excesso chamada VEGF. As injeções anti-VEGF bloqueiam a proteína para ajudar a impedir que os vasos sanguíneos enfraqueçam e vazem.

Existem três medicamentos anti-VEGF usados ​​em DME:

  • Aflibercept (Eylea)
  • Bevacizumab (Avastin)
  • Ranibizumab (Lucentis)

O médico usa uma agulha fina para colocar o medicamento no centro do olho. Você receberá gotas entorpecentes antes do tiro, então não sentirá nada. A maioria das pessoas precisa de uma injeção por mês durante os primeiros 6 meses. Depois disso, você obterá cada vez menos nos próximos anos. Assim que seus vasos sanguíneos pararem de vazar, você poderá ver melhor.

Todos os medicamentos funcionam da mesma forma se você tiver uma visão 20/40. Se você tem visão 20/50, o aflibercept pode ser uma escolha melhor. As injeções anti-VEGF não ajudam a todos. E você não deve tomá-las se estiver grávida; elas podem prejudicar seu bebê. 

Contudo, há outros tratamentos para o edema macular diabético como:

  • Cirurgia Focal-Grid Macular Laser: Os lasers podem selar os vasos sanguíneos da retina para ajudar a retardar o vazamento e reduzir o inchaço;
  • Corticosteróides: Esses medicamentos, geralmente chamados de esteróides, têm como alvo a inflamação. Seu médico pode prescrever esteróides para diminuir o inchaço na retina;
  • Colírio AINE: Os médicos às vezes usam colírios para impedir que o edema macular diabético aconteça antes ou depois de uma cirurgia ocular. Esses medicamentos são chamados de antiinflamatórios não esteróides (AINEs) porque combatem a inflamação como os esteróides, mas não têm os mesmos efeitos colaterais.

Tratando e cuidando da diabetes

Os médicos tratam o diabetes com alguns medicamentos diferentes. Alguns desses medicamentos são administrados por via oral, enquanto outros estão disponíveis na forma de injeções.

Contudo, de forma geral, a diabetes tipo 1 é tratada com insulina. Pois, esse tratamento substitui o hormônio que seu corpo não é capaz de produzir. Agora, com relação a diabetes do tipo 2, uma dieta e exercícios físicos podem ajudar algumas pessoas a controlar a condição. Contudo, caso essa mudança no estilo de vida não ajude, será necessário recorrer a medicamentos.

Você já sofreu alguma alteração na visão por causa da diabetes?

Agora que você já sabe como a diabetes pode afetar a visão, tenha em mente que é muito importante manter sempre os cuidados com os olhos, principalmente se você tem diabetes. Contudo, nós podemos ajudá-lo nessa missão.

Nós da Lenscope temos a missão de levar informações sobre saúde visual e também lentes de óculos acessíveis para o maior número de pessoas possível. Por isso, desenvolvemos um modelo de negócio 100% online, que oferece mais praticidade, preços justos e segurança na hora de comprar seus óculos de grau.

Mas, para além disso, também desenvolvemos um teste de visão totalmente online e gratuito. Assim, usando uma tecnologia exclusiva, você pode conferir se tem algum problema ou dificuldade com relação à sua visão. Ou seja, agora você pode testar seus olhos sem precisar sair de casa.

edema macular diabético - teste de visão

E aí, o que achou deste conteúdo? Que tal receber diariamente informações sobre saúde ocular que podem te ajudar a cuidar melhor dos seus olhos? Então, se inscreva em nossa newsletter e continue informado sobre saúde visual!

Fonte:

Mayoclinic

Healthline

Niddk

Webmd

Nei

Preventblindness

Macularsociety

Elsevier

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *