edema macular

Edema macular: o que é, sintomas e tratamentos disponíveis

3.7
(6)

O edema macular, ou edema da mácula, é uma inflamação causada na retina (onde a mácula é localizada), por acúmulo de líquidos.

Edema macular: o que é e como acontece

A mácula é uma região muito sensível da retina, que se localiza no nervo óptico. Mas apesar de ser uma região pequena e sensível, é responsável pela nitidez da nossa visão. Por isso, qualquer dano ou inflamação pode causar consequências consideráveis à pessoa.

No caso do edema macular, o acúmulo de fluido vazado pelos vasos sanguíneos da retina na mácula faz com que ela inche e engrosse, causando visão distorcida.

Sintomas

  • Visão turva
  • Visão embaçada
  • Enxergar cores desbotadas
  • Distorção de imagem
  • Perda da visão

O que causa o edema macular

Veja as principais causas para o surgimento do edema macular.

Diabetes

Existe uma condição nos diabéticos que se chama retinopatia diabética, que causa Edema macular diabético. Infelizmente, trata-se de um tipo de edema muito comum em portadores de diabetes, e causa perda da visão progressiva.

Cirurgias nos olhos

Raramente pode acontecer de a pessoa adquirir edema macular algumas semanas após realizar alguma cirurgia nos olhos. Pode acontecer com qualquer tipo de cirurgia, incluindo as mais comuns, como cirurgias de catarata e de glaucoma, por exemplo.

Degeneração macular relacionada à idade

A degeneração macular ocorre quando as veias da retina são bloqueadas, e o sangue não circula e nem drena corretamente. Há então o vazamento para a mácula, desenvolvendo, assim, o edema. Ele pode ser causado pela idade ou por outras doenças, como diabetes ou inflamações na retina.

Uveíte

A uveíte é uma inflamação da úvea dos olhos e, por isso, pode causar também a inflamação da mácula.

Como saber se eu posso ter edema macular?

O diagnóstico de edema macular pode ser feito pelo médico com alguns exames simples, como um teste de acuidade visual. Ou seja, através de exames de vista de rotina. Além disso, o exame de dilatação da pupila é bastante comum para o diagnóstico da condição. 

Para casos mais graves ou que exigem maior análise, pode ser requisitada uma tomografia dos olhos. 

Fatores de risco

Por ser o resultado de algumas doenças, o edema macular pode ser causado por: 

  • Diabetes
  • Doenças nos vasos sanguíneos
  • Envelhecimento
  • Doenças genéticas
  • Doenças inflamatórias
  • Traumas e tumores oculares

Tratamento

O tratamento vai variar de acordo com a gravidade do edema macular. 

Para casos em que o edema macular foi causado por alguma doença, recomenda-se tratar a doença para então haver melhora no edema.

Para casos mais leves, podem ser utilizados colírios, antiinflamatórios, e até corticóides, para inibir a junção de líquidos.

Em outros casos medianos, um tratamento cada vez mais comum é a utilização de injeções antiinflamatórias, intravítreas ou intraocular. Todas essas injeções são aplicadas dentro dos olhos. 

Outro tratamento também pode ser a aplicação do laser de fotocoagulação para corrigir o local onde há o vazamento do fluido. 

No entanto, para casos mais graves, é recomendada a cirurgia de vitrectomia, que remove o humor do vítreo e ajuda a conter o edema macular.

Últimas notícias e novidades sobre o edema macular

Para quem tem edema macular diabético, temos uma boa notícia. 

Em 2019, o Ministério da Saúde decidiu, por meio da portaria nº 50, de 5 de novembro de 2019, no Diário Oficial da União (DOU), que disponibilizaria pelo SUS o aflibercept – uma injeção que impede a proliferação dos vasos sanguíneos na retina.

Ou seja, essa injeção é capaz de impedir que o edema macular se agrave e que o paciente perca totalmente a visão.

De acordo com a portaria estabelecida, o medicamento estaria disponível já no ano passado à população de forma gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O edema macular diabético é muito comum em portadores de diabetes, e por vezes pode levar à perda total da visão. Portanto, essa alternativa representa uma vitória e uma possibilidade de esperança para uma parcela cada vez maior da população!

Para mais informações, você pode ver a matéria completa no site PebMed, ou ainda, consultar no seu posto de saúde mais próximo.

Agora compartilhe com a gente aqui no comentários: você tem ou conhece alguém que tem edema macular? Como realizou o tratamento? 

Fontes

National Eye Institute

Instituto de olhos da Amazônia

Science Direct

American Society of Retina Specialists

American Academy of Ophtalmology 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Marcações:

1 comentário em “Edema macular: o que é, sintomas e tratamentos disponíveis”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *