Edema macular: o que é, sintomas e tratamentos disponíveis

edema macular
4.2
(38)

O edema macular, ou edema da mácula, é uma inflamação causada na retina (onde a mácula é localizada), por acúmulo de líquidos.

Edema macular: o que é e como acontece

A mácula é uma região muito sensível da retina, que se localiza no nervo óptico. Mas apesar de ser uma região pequena e sensível, é responsável pela nitidez da nossa visão. Por isso, qualquer dano ou inflamação pode causar consequências consideráveis à pessoa.

No caso do edema macular, o acúmulo de fluido vazado pelos vasos sanguíneos da retina na mácula faz com que ela inche e engrosse, causando visão distorcida.

Sintomas

  • Visão turva
  • Visão embaçada
  • Enxergar cores desbotadas
  • Distorção de imagem
  • Perda da visão

O que causa o edema macular

Veja as principais causas para o surgimento do edema macular.

Diabetes

Existe uma condição nos diabéticos que se chama retinopatia diabética, que causa Edema macular diabético. Infelizmente, trata-se de um tipo de edema muito comum em portadores de diabetes, e causa perda da visão progressiva.

Cirurgias nos olhos

Raramente pode acontecer de a pessoa adquirir edema macular algumas semanas após realizar alguma cirurgia nos olhos. Pode acontecer com qualquer tipo de cirurgia, incluindo as mais comuns, como cirurgias de catarata e de glaucoma, por exemplo.

Degeneração macular relacionada à idade

A degeneração macular ocorre quando as veias da retina são bloqueadas, e o sangue não circula e nem drena corretamente. Há então o vazamento para a mácula, desenvolvendo, assim, o edema. Ele pode ser causado pela idade ou por outras doenças, como diabetes ou inflamações na retina.

Uveíte

A uveíte é uma inflamação da úvea dos olhos e, por isso, pode causar também a inflamação da mácula.

Como saber se eu posso ter edema macular?

O diagnóstico de edema macular pode ser feito pelo médico com alguns exames simples, como um teste de acuidade visual. Ou seja, através de exames de vista de rotina. Além disso, o exame de dilatação da pupila é bastante comum para o diagnóstico da condição. 

Para casos mais graves ou que exigem maior análise, pode ser requisitada uma tomografia dos olhos. 

Fatores de risco

Por ser o resultado de algumas doenças, o edema macular pode ser causado por: 

  • Diabetes
  • Doenças nos vasos sanguíneos
  • Envelhecimento
  • Doenças genéticas
  • Doenças inflamatórias
  • Traumas e tumores oculares

Tratamento

O tratamento vai variar de acordo com a gravidade do edema macular. 

Para casos em que o edema macular foi causado por alguma doença, recomenda-se tratar a doença para então haver melhora no edema.

Para casos mais leves, podem ser utilizados colírios, antiinflamatórios, e até corticóides, para inibir a junção de líquidos.

Em outros casos medianos, um tratamento cada vez mais comum é a utilização de injeções antiinflamatórias, intravítreas ou intraocular. Todas essas injeções são aplicadas dentro dos olhos. 

Outro tratamento também pode ser a aplicação do laser de fotocoagulação para corrigir o local onde há o vazamento do fluido. 

No entanto, para casos mais graves, é recomendada a cirurgia de vitrectomia, que remove o humor do vítreo e ajuda a conter o edema macular.

Últimas notícias e novidades sobre o edema macular

Para quem tem edema macular diabético, temos uma boa notícia. 

Em 2019, o Ministério da Saúde decidiu, por meio da portaria nº 50, de 5 de novembro de 2019, no Diário Oficial da União (DOU), que disponibilizaria pelo SUS o aflibercept – uma injeção que impede a proliferação dos vasos sanguíneos na retina.

Ou seja, essa injeção é capaz de impedir que o edema macular se agrave e que o paciente perca totalmente a visão.

De acordo com a portaria estabelecida, o medicamento estaria disponível já no ano passado à população de forma gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O edema macular diabético é muito comum em portadores de diabetes, e por vezes pode levar à perda total da visão. Portanto, essa alternativa representa uma vitória e uma possibilidade de esperança para uma parcela cada vez maior da população!

Para mais informações, você pode ver a matéria completa no site PebMed, ou ainda, consultar no seu posto de saúde mais próximo.

Agora compartilhe com a gente aqui no comentários: você tem ou conhece alguém que tem edema macular? Como realizou o tratamento? 

Fontes

National Eye Institute

Instituto de olhos da Amazônia

Science Direct

American Society of Retina Specialists

American Academy of Ophtalmology 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 38

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:

6 comentários em “Edema macular: o que é, sintomas e tratamentos disponíveis”

  1. OLA MEU QUERIDO GOSTARIA DE SABER SOBRE O EDEMA OCULAR, MINHA MÃE NAOMÉ DIABETICA, E EM TODOS OS EMES DELA NUNCA APRESENTOU POREM EM UM CERTO DIA ELA COMEÇOU A SENTIR UMA COCEIRA NOS OLHOS E DE REPENTE ELA PERDEU A VISAO DO LADO DIREITO E ACREDITO NA CIENCIA E OS BONS PROFISSIONAIS ESPECIALIZADO NESTE ASSUNTO PARA OBTER RESPONTA. E QUEM SABE A RECUPERAÇAO DA VISAO DELA OUNTOTAL OU PACIAL ENTAO PESQUISEI E VOU PESQUISAR ATER TER RESPOSTA E PODER AJUDA MINHA MAE, ElA TEM 65 ANOS E NAO É DIABETICA. GOSTARIA DE TER AJUDA PRA ELA MINHA MAE.
    .

    1. Olá, Sinésio. Tudo bem? Sentimos muito pela situação da sua mãe. O ideal é que leve ela em um oftalmologista da sua confiança, ele é o profissional adequado para prescrever um tratamento adequado conforme as necessidades da sua mãe. Esperamos ter ajudado. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *