O edema macular, ou edema da mácula, é uma inflamação causada na retina (onde a mácula é localizada), por acúmulo de líquidos.
Edema macular: o que é e como acontece
A mácula é uma região muito sensível da retina, que se localiza no nervo óptico. Mas apesar de ser uma região pequena e sensível, é responsável pela nitidez da nossa visão. Por isso, qualquer dano ou inflamação pode causar consequências consideráveis à pessoa.
No caso do edema macular, o acúmulo de fluido vazado pelos vasos sanguíneos da retina na mácula faz com que ela inche e engrosse, causando visão distorcida.
Sintomas
- Visão turva
- Visão embaçada
- Enxergar cores desbotadas
- Distorção de imagem
- Perda da visão
O que causa o edema macular
Veja as principais causas para o surgimento do edema macular.
Diabetes
Existe uma condição nos diabéticos que se chama retinopatia diabética, que causa Edema macular diabético. Infelizmente, trata-se de um tipo de edema muito comum em portadores de diabetes, e causa perda da visão progressiva.
Cirurgias nos olhos
Raramente pode acontecer de a pessoa adquirir edema macular algumas semanas após realizar alguma cirurgia nos olhos. Pode acontecer com qualquer tipo de cirurgia, incluindo as mais comuns, como cirurgias de catarata e de glaucoma, por exemplo.
Degeneração macular relacionada à idade
A degeneração macular ocorre quando as veias da retina são bloqueadas, e o sangue não circula e nem drena corretamente. Há então o vazamento para a mácula, desenvolvendo, assim, o edema. Ele pode ser causado pela idade ou por outras doenças, como diabetes ou inflamações na retina.
Uveíte
A uveíte é uma inflamação da úvea dos olhos e, por isso, pode causar também a inflamação da mácula.
Como saber se eu posso ter edema macular?
O diagnóstico de edema macular pode ser feito pelo médico com alguns exames simples, como um teste de acuidade visual. Ou seja, através de exames de vista de rotina. Além disso, o exame de dilatação da pupila é bastante comum para o diagnóstico da condição.
Para casos mais graves ou que exigem maior análise, pode ser requisitada uma tomografia dos olhos.
Fatores de risco
Por ser o resultado de algumas doenças, o edema macular pode ser causado por:
- Diabetes
- Doenças nos vasos sanguíneos
- Envelhecimento
- Doenças genéticas
- Doenças inflamatórias
- Traumas e tumores oculares
Tratamento
O tratamento vai variar de acordo com a gravidade do edema macular.
Para casos em que o edema macular foi causado por alguma doença, recomenda-se tratar a doença para então haver melhora no edema.
Para casos mais leves, podem ser utilizados colírios, antiinflamatórios, e até corticóides, para inibir a junção de líquidos.
Em outros casos medianos, um tratamento cada vez mais comum é a utilização de injeções antiinflamatórias, intravítreas ou intraocular. Todas essas injeções são aplicadas dentro dos olhos.
Outro tratamento também pode ser a aplicação do laser de fotocoagulação para corrigir o local onde há o vazamento do fluido.
No entanto, para casos mais graves, é recomendada a cirurgia de vitrectomia, que remove o humor do vítreo e ajuda a conter o edema macular.
Últimas notícias e novidades sobre o edema macular
Para quem tem edema macular diabético, temos uma boa notícia.
Em 2019, o Ministério da Saúde decidiu, por meio da portaria nº 50, de 5 de novembro de 2019, no Diário Oficial da União (DOU), que disponibilizaria pelo SUS o aflibercept – uma injeção que impede a proliferação dos vasos sanguíneos na retina.
Ou seja, essa injeção é capaz de impedir que o edema macular se agrave e que o paciente perca totalmente a visão.
De acordo com a portaria estabelecida, o medicamento estaria disponível já no ano passado à população de forma gratuita pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
O edema macular diabético é muito comum em portadores de diabetes, e por vezes pode levar à perda total da visão. Portanto, essa alternativa representa uma vitória e uma possibilidade de esperança para uma parcela cada vez maior da população!
Para mais informações, você pode ver a matéria completa no site PebMed, ou ainda, consultar no seu posto de saúde mais próximo.
Agora compartilhe com a gente aqui no comentários: você tem ou conhece alguém que tem edema macular? Como realizou o tratamento?
Fontes
Instituto de olhos da Amazônia
Gostei da matéria.
Obrigado!
Olá, boa tarde! Eu tenho Edema Macular Diabético. Isso tem cura ou não?
Olá Gedalva! Você pode saber mais sobre Edema Macular Diabético e os possíveis tratamentos no nosso artigo sobre o tema: https://lenscope.com.br/blog/edema-macular-diabetico/ Porém, recomendamos que converse com o seu médico de confiança para entender qual a melhor linha de tratamento para você.
Sempre que precisar, estamos aqui!
OLA MEU QUERIDO GOSTARIA DE SABER SOBRE O EDEMA OCULAR, MINHA MÃE NAOMÉ DIABETICA, E EM TODOS OS EMES DELA NUNCA APRESENTOU POREM EM UM CERTO DIA ELA COMEÇOU A SENTIR UMA COCEIRA NOS OLHOS E DE REPENTE ELA PERDEU A VISAO DO LADO DIREITO E ACREDITO NA CIENCIA E OS BONS PROFISSIONAIS ESPECIALIZADO NESTE ASSUNTO PARA OBTER RESPONTA. E QUEM SABE A RECUPERAÇAO DA VISAO DELA OUNTOTAL OU PACIAL ENTAO PESQUISEI E VOU PESQUISAR ATER TER RESPOSTA E PODER AJUDA MINHA MAE, ElA TEM 65 ANOS E NAO É DIABETICA. GOSTARIA DE TER AJUDA PRA ELA MINHA MAE.
.
Olá, Sinésio. Tudo bem? Sentimos muito pela situação da sua mãe. O ideal é que leve ela em um oftalmologista da sua confiança, ele é o profissional adequado para prescrever um tratamento adequado conforme as necessidades da sua mãe. Esperamos ter ajudado. 🙂
O dela começou com uma coceira nos olhos e de repente a visão dela se foi.