Eixo do astigmatismo: entendendo de uma vez por todas

  • por
4.6
(197)

O eixo do astigmatismo é a localização do grau do astigmatismo em nossos olhos, que varia de 0 a 180º. Essa medida vem acompanhado na receita do seu óculos, junto com o grau cilíndrico, que indica quantos graus de astigmatismo você tem. Veja um exemplo de receita de óculos indicando o grau do eixo do astigmatismo e o grau de astigmatismo.

eixo do astigmatismo

Grau cilíndrico preenchido significa que você possui astigmatismo e o eixo é o ângulo de localização do astigmatismo em seus olhos

Neste artigo, você vai entender como e o porquê essa medida é tão importante na confecção das suas lentes!

O que é o eixo do astigmatismo?

O eixo do astigmatismo é a localização do grau do astigmatismo em nossos olhos, que varia de 0 a 180º. Diferentemente da miopia e da hipermetropia, em que o grau é colocado em toda a superfície da lente do óculos, no astigmatismo isso é diferente. O  grau de astigmatismo não é colocado em toda a superfície da lente, mas apenas no grau do eixo, que é determinado durante o exame de vista.

Essa diferença existe devido ao formato da córnea de quem possui astigmatismo. Em olho sem astigmatismo, a córnea possui um formato oval, parecido com um bola de basquete. Ou seja, a córnea tem o mesmo grau de curvatura em toda a sua extensão. Assim, há apenas um ponto de foco de luz e a visão é nítida.

Já em quem tem astigmatismo, o formato da córnea é mais parecido com uma bola de futebol americano, com algumas áreas mais “rasas” e outras mais “fundas” que as outras. Ou seja, o grau de curvatura não é uniforme. E é essa característica que faz com que a  luz se propague de maneira mais difusa, causando diversos pontos de foco de luz quando, o normal, seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho. Por isso é necessário determinar o grau do eixo do astigmatismo, pois esses diversos pontos formados, na verdade, atingem vários eixos da nossa visão.

Na imagem abaixo, um exemplo de como é a visão normal em comparação para quem tem astigmatismo:

eixo do astigmatismo

Entenda mais sobre astigmatismo em nossa série realizada em nosso canal no Youtube

Como entender a receita do óculos

Identifica-se o grau esférico na receita de óculos na coluna ESF. Nela vai estar indicado quantos graus de miopia ou hipermetropia você tem, em cada olho.

O problema de visão é percebido devido ao sinal que encontrar na receita de seu óculos. Se for um sinal negativo na frente do número, então você tem miopia. Entretanto, se for positivo, você tem hipermetropia. Essas colunas poderão vir preenchidas em sua receita, caso além do astigmatismo, você também apresente outro problema de visão.

Grau cilíndrico acompanha a medida do eixo

Se você tem astigmatismo, a sua receita obrigatoriamente vem acompanhada do grau cilíndrico e do eixo do grau. Portanto, se a receita do seu óculos não está preenchida na coluna cilíndrico e eixo, significa que você não tem astigmatismo.

Veja aqui como ler a receita do seu óculos.

E se meu eixo do astigmatismo estiver errado?

Bom, explicamos tudo sobre eixo do astigmatismo como essa medida vem no seu óculos. Mas, como saber quando faço meu óculos com essa medida errada? O eixo errado pode provocar desconforto na adaptação com o seu óculos. Com isso, você pode ver imagens distorcidas e sentir alterações na imagem que está enxergando.

Outras medidas como da DNP e altura de montagem do óculos incorreta, também podem dificultar na adaptação com o óculos. Inclusive, a medida do eixo é tão importante que pode influenciar até na espessura da sua lente. Vamos falar melhor sobre isso agora!

O eixo do astigmatismo deixa as lentes mais grossas?

O eixo do astigmatismo influencia na espessura das suas lentes podendo deixar elas mais grossas ou não. Tudo vai depender da localização do grau do eixo.  E nós vamos explicar como isso influencia diretamente no aspecto final das suas lentes. Então, continue acompanhando!

O eixo do astigmatismo entre 0 e 25 graus ou entre 165 e 180 graus resulta em óculos com lentes mais grossas na parte superior e inferior. Consequentemente, seu óculos ficará mais finos nas laterais das lentes. Isso é ótimo para a estética do óculos, já que geralmente olhamos nas laterais dos óculos para ver se a lente é grossa ou não. Você pode visualizar melhor nesse exemplo abaixo:

eixo do astigmatismo

Lentes mais grossas na parte superior e inferior nas lentes para eixo do grau de 0 e 25 graus e 165 e 180.

 

Já quando o eixo é entre 70º e 110º, ou bem próximo de 90º, a tendência é que as lentes fiquem grossas nas têmporas. Ou seja, nas laterais das lentes. Infelizmente, esse é o pior caso em relação a estética e é válido para qualquer tipo de lente utilizada. Veja agora para esse tipo de caso:

eixo do astigmatismo

Para 70º e 110º, ou próximo de 90º lentes mais grossas nas laterais

Para simplificar, fizemos um resumo na tabela a seguir. Dessa forma, você consegue visualizar em que situação você pode ou não ter lentes mais grossas. Veja só nessa tabela:

eixo do astigmatismo

Como ter lentes mais finas?

Se a receita de astigmatismo estiver no eixo 70º e 110º, infelizmente, a lente vai ficar mais grossa na borda. E, quanto maior o grau, mais grossas as lentes vão ficar. Mas é possível reduzir a espessura da lente escolhendo uma lente de alto índice de refração

Então, se você tem mais de 2 graus de astigmatismo, dê preferência para as lentes de resina e de alto índice de refraçãoAs lentes de alto índice de refração são as lentes 1.67, 1.74 e 1.76. As características principais dessas lentes são a leveza e a resistência. Ou seja, facilita o seu uso no dia a dia, pois o óculos não fica pesado e nem faz você ficar com marquinhas no nariz.

Mas fique atento, porque quanto maior seu grau, mais grossas suas lentes podem ficar. Por isso, em alguns casos, até mesmo as lentes 1.67 podem resultar em óculos grossos. Nesses casos, dê preferência para lentes com índice de refração maior, como as lentes 1.74 e 1.76.

 

Instagram Lenscope [Lentes Lenscope LensAI 1.74 miopia]

Inclusive as Lentes Lenscope LensAI 1.74 são as lentes de resina superfinas, ideais para quem procura óculos mais finos e com menos distorções que mexem com a autoestima de quem usa óculos de alto grau. Disponível nas versões Incolor, Fotocroma, Shades e com filtro de luz azul. Elas contam com 7 tratamentos inclusos, sem taxas extras.

Como disfarçar a espessura das lentes do seu óculos

Se você deseja disfarçar as bordas das lentes de óculos para astigmatismo, escolha armações de acetato e que tenham aro espessos e fechados. Assim, é possível disfarçar as bordas da lente do óculos evitando que elas fiquem evidentesOutra dica que pode te ajudar é escolher armações de óculos transparentesPor terem uma cor próxima das lentes de grau, essas armações também ajudam a disfarçar a espessura da lente.

Saiba qual é o tipo de armação ideal para seu grau 

Agora que você já sabe o que é eixo do astigmatismo e como ter óculos finos, ficou mais fácil adquirir as lentes que vão proporcionar o melhor resultado estético para você.  Esse é um dos principais objetivos da Lenscope. Somos uma  Healthtech que utiliza inovação e tecnologia para democratizar o acesso a lentes de óculos de qualidade por um preço acessível, além de disponibilizar todas as informações, que antes ficavam concentradas nas mãos de vendedores,  para que você tenha a liberdade de fazer a melhor escolha para a sua necessidade. 

Por isso, estamos aqui para te ajudar com informações que realmente possam te auxiliar na escolha das lentes do seu óculos de grau. Nós sabemos as lentes para astigmatismo que vão proporcionar o melhor resultado estético para seu óculos e fazemos questão que você tenha acesso a todas essas informações personalizadas para o seu grau. Saiba mais em nosso site. É só preencher o formulário de acordo com a sua receita de óculos para ver nossas dicas e ter um orçamento personalizado

orçamento

 

Atualizado em 27/08/2021.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 197

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Loading comments...