Eixo do astigmatismo muda?

eixo do astigmatismo muda
  • por
4.1
(38)

Será que o eixo do astigmatismo muda? Sim, o eixo do astigmatismo pode mudar. E essa é uma das principais perguntas que recebemos aqui no nosso Portal de Notícias. Por isso, virou tema da nossa série #LenscopeResponde. Então vamos entender o porquê o eixo do astigmatismo pode mudar ao longo do tempo. 

O que é o eixo do astigmatismo?

Mas antes, é importante entender o que é o eixo do astigmatismo e como essa informação aparece na receita do nosso óculos. O eixo do astigmatismo é a localização do grau do astigmatismo em nossos olhos. E essa informação é necessária, pois quem tem astigmatismo, o formato da córnea é diferente. Nesse caso, a córnea é mais parecida com uma bola de futebol americano, com algumas áreas mais “rasas” e outras mais “fundas” que as outras.

Por isso, a luz se propaga de maneira mais difusa, o que causa diversos pontos de foco de luz, quando o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho. Esses diversos pontos focais são diferentes eixos do astigmatismo em nossa visão. Portanto, quem tem astigmatismo, enxerga os objetos que estão próximos e longe, um pouco ou muito embaçados, dependendo do grau.

E o eixo do astigmatismo é uma medida que varia de 0 a 180 graus. Se você lembrou de um transferidor, saiba que a associação está correta. É como um transferidor mesmo.  Veja um exemplo de como o grau do eixo do astigmatismo é informada em uma receita de óculos.

eixo do astigmatismo muda

Exemplo de receita com grau do eixo de astigmatismo

Você pode saber mais sobre astigmatismo com a nossa nova série no Youtube sobre o tema. É só clicar no vídeo abaixo para assistir.

O eixo do astigmatismo muda?

Normalmente, uma vez identificado o grau do eixo do astigmatismo em sua visão, essa medida costuma permanecer na mesma posição para as próximas avaliações. Mas, nem sempre isso pode acontecer. Imagine que nas suas últimas receitas de óculos, o eixo do astigmatismo estivesse na posição de 180 graus, como no exemplo a seguir:

eixo do astigmatismo muda

Exemplo de receita antiga

E em sua última consulta, o médico avaliou que o eixo do astigmatismo mudou e agora está a 55 graus. E isso pode acontecer?

eixo do astigmatismo muda

Receita com eixo alterado

E a resposta é sim. O eixo do astigmatismo pode mudar, confirme explica o médico oftalmologista Dr. Kleyton Barella, oftalmologista do Instituto Penido Burnier em Campinas. Essas variações do eixo do astigmatismo podem ocorrer por diversos fatores. 

Por exemplo, flacidez palpebral, doenças corneanas como ceratocone (comum em coçadores de olhos), lesões oculares (um soco), olho seco, catarata, dentre outros motivos. Aliás, se você tem o hábito de coçar os olhos frequentemente, isso pode ser um dos fatores para que isso aconteça. 

Veja outros perigos de coçar os olhos!

O eixo do astigmatismo pode estar errado?

Outra consideração importante que devemos fazer quando o eixo do astigmatismo muda é que pode ter acontecido um erro durante o exame de vista. E isso pode acontecer, porque nossa visão ainda estava adaptada com a primeira posição do eixo que foi diagnosticado. Então quando isso acontece, é normal sentir dificuldade e desconforto com a adaptação do óculos novo.  Nesses casos, é comum ver imagens distorcidas.

Outras medidas incorretas, como a DNP (Distância da pupila em relação ao nariz) e altura de montagem do óculos, também podem dificultar na adaptação com o óculos. Por isso nossa recomendação é sempre levar o óculos novo para o médico ou especialista que prescreveu sua receita de óculos. Assim ele pode conferir se está tudo certo com as lentes, com o óculos e com a sua visão.

Saiba mais sobre o que você pode fazer para se adaptar com o óculos novo.

Saiba qual é o tipo de armação ideal para seu grau

Hoje você aprendeu o que é eixo do astigmatismo e que ele pode mudar. Se você tem astigmatismo e está em busca de lentes para corrigir seu problema de visão, nós podemos te ajudar. Aqui na Lenscope oferecemos lentes para baixo e alto grau de astigmatismo com diversos tratamentos inclusos, sem que você pague a mais por isso.

Somos uma  Healthtech que utiliza inovação e tecnologia para democratizar o acesso a lentes de óculos de qualidade por um preço acessível, além de disponibilizar todas as informações, que antes ficavam concentradas nas mãos de vendedores,  para que você tenha a liberdade de fazer a melhor escolha para a sua necessidade.

Por meio de inteligência artificial, tornamos possível que você descubra as lentes ideais para o seu grau, qual armação recomendada para o seu tipo de rosto, além de realizarmos suas medidas de DNP de forma 100% digital, com tecnologia pioneira no mundo. Faça um orçamento totalmente online e gratuito em nosso site e descubra quanto custa ter lentes de qualidade.

Atualizado 30/08/2021

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 38

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

47 comentários em “Eixo do astigmatismo muda?”

  1. Tenho três receitas de períodos diferentes e três eixos diferente no olho direito, sendo que o esquerdo permanece o mesmo. 80 em u exame 70 no penúltimo e 90 no atual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *