emergências oftalmológicas

Emergências oftalmológicas diminuem com a pandemia. Entenda.

0
(0)

As emergências oftalmológicas são alterações repentinas na visão. Como, por exemplo, enxergar objetos e pessoas embaçadas, com sombra ou ter sensibilidade à luz.

Mas, durante o período de enfrentamento da pandemia de Covid-19, as emergências oftalmológicas diminuíram muito. Em parte, devido aos cuidados redobrados com os olhos (por exemplo, evitando contato com as mãos e aumentando a frequência de higienização), mas por outro lado, pelo medo que muitas pessoas tiveram de procurar atendimento médico e ser infectado pelo vírus.

Contudo, as emergências oftalmológicas representam a maior causa de perda da visão e, por isso, procurar a ajuda de um especialista diante do menor sinal de alerta é extremamente importante.

Queda das emergências oftalmológicas durante a pandemia

É quase impossível que alguém ou alguma área tenha passado ileso pela pandemia. Isso porque o surto provocado pelo novo coronavírus (denominado SARS-CoV-2) abalou todo o mundo.

Já se passou mais de um ano desde o início da pandemia e, nesse meio tempo, é difícil não percebermos como muita coisa mudou.

Para enfrentar o vírus, o mundo mudou sua rotina. Assim, no setor da saúde podemos notar, talvez, as maiores mudanças. Os recursos hospitalares e humanos (insumos/materiais e equipes/profissionais) tiveram toda sua estrutura reorganizada.

Assim, adotaram-se algumas medidas extremas para proteger a saúde da população e priorizar os cuidados aos pacientes afetados pela doença.

A diminuição e até suspensão de atendimentos eletivos (procedimentos médicos que agendados) não classificados como de urgência ou emergência, são exemplos dessas medidas.

Logo, durante a pandemia houve uma queda nos atendimentos de emergências oftalmológicas. De acordo com levantamentos, há relatos de equipes médicas que foram reduzidas pela metade, devido ao baixo número de atendimentos de emergência.

Só para exemplificar, estima-se que no período de março a agosto de 2020, no setor de emergências do Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre, o número de atendimentos por dia reduziu cerca de 40%.

Igualmente, o motivo para procurar ajuda médica também mudou. Houve queda significativa dos diagnósticos de conjuntivite infecciosa, ao passo que, outras patologias ocuparam o lugar.

Contudo, é importante lembrar que as emergências oftalmológicas não podem ser negligenciadas, pois podem levar a sérios problemas de visão ou até mesmo a perda dela.

Nesse sentido, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) conta com iniciativa gratuita de serviço voluntário de teleorientação em saúde ocular.

Assim, quem precisa de orientações a respeito de problemas oftalmológicos pode ser atendido por um médico, através de teleorientação (uma modalidade de telemedicina).

Quais são as emergências oftalmológicas?

As emergências oftalmológicas são os casos em que a pessoa apresenta uma forte e constante dor nos olhos e, além disso, juntamente com repentina alteração na visão.

As principais causas são:

  • Traumatismos – acidentes com os olhos. A lesão ocular pode incluir queimaduras, perfurações e pancadas. Mas também existem traumas não perfurantes. Entre eles estão a catarata e descolamento da retina, por exemplo. O trauma ocular é considerado uma emergência oftalmológica, pois apresenta risco de infecção do olho. Além disso, caso o acidente atinja a córnea é provável que a visão fique comprometida.
  • Glaucoma agudo – doença provocada pela alta repentina da pressão dentro do olho. Caso não seja tratada com urgência pode levar a perda definitiva da visão.
  • Oclusão de vaso retiniano – essa situação pode provocar a perda imediata da visão sem dor. A oclusão é caracterizada pelo fechamento momentâneo de uma abertura, nesse caso, da veia ou artéria central da retina.

Sinais de que você precisa buscar atendimento oftalmológico de emergência

São vários os tipos de incidentes e condições que podem provocar emergências oftalmológicas. Os sintomas apresentados podem várias a depender de cada situação.

Então, fique atento aos sintomas de emergências oftalmológicas e saiba quando procurar ajuda médica urgente:

  • ardência
  • perda de visão
  • pupilas com tamanhos irregulares
  • movimentos dos olhos fora de sincronia
  • dos nos olhos
  • visão duplas
  • diminuição da capacidade de visão
  • vermelhidão ou irritação
  • sensibilidade à luz
  • sangramento do olho
  • hematoma ao redor do olho
  • surgimento de sangue no globo ocular (parte branca)
  • secreção ocular
  • dor de cabeça repentina ou constante
  • coceira no olho
  • inchaço

Em qualquer um desses casos, ao menor sinal de olhos machucados, é importante que você procure um pronto-socorro ou vá a um centro de atendimento de urgência.

Primeiros socorros: o que fazer

Caso aconteça um acidente envolvendo seus olhos ou de alguém que você conhece, é importante saber que, antes do atendimento oftalmológico, algumas medidas devem ser tomadas:

  • Em caso de poeira, fumaça ou alguma substância tóxica para o olho, lave a região com água limpa e filtrada.
  • Olho afetado por algum produto químico, procure saber algumas informações sobre o item para informar no atendimento médico mais próximo.
  • Em caso de corte ou perfuração no olho a recomendação dos especialistas é não lavar a região com água.
  • Proteja a região com uma gaze e procure ajuda médica imediatamente.
  • Não pressione o olho.
  • Evite os mitos populares como colocar bife gelado no olho em caso de pancada, por exemplo.
  • Não use colírio ou pomada no olho atingido.
  • Também é importante tanto não esfregar o olho, quanto não tentar retirar qualquer objeto que esteja preso nele.

Após sofre uma lesão, você deve consultar um oftalmologista o mais rápido possível, para evitar possíveis problemas mais graves e irreversíveis.

Como prevenir emergências oftalmológicas?

Seja em casa ou no trabalho; adulto ou criança, seja como for. Infelizmente, as emergências oftalmológicas podem acontecer com qualquer pessoa e em qualquer lugar.

O fato é que os acidentes podem acontecer tanto se você estiver praticando uma atividade de alto risco ou impacto como, por exemplo um esporte, quanto se estiver em um dia calmo e tranquilo na sua rotina de casa.

As lesões oculares podem acontecer onde e quando a gente menos espera. Mas, felizmente, você pode adotar algumas práticas que vão te ajudar a se proteger das emergências oftalmológicas.

Agora, confira algumas dicas que preparamos pra você saber como prevenir os traumas oculares e não correr o risco de prejudicar sua visão. Conheça quais são elas:

  • Mantenha as crianças longe de brinquedos com projeteis como dados e espigadas, por exemplo.
  • Em casa, se tiver criança, é bom remover ou proteger as quinas dos moveis.
  • Na cozinha, muito cuidado quando usar alguma gordura ou óleo para fritar.
  • Aparelhos que aquecem como secador e prancha de cabelo ou ferro de passar roupas devem ficar longe dos seus olhos.
  • Mantenha distância de fogos de artifício.
  • Siga cuidadosamente as instruções do fabricante ao usar produtos de limpeza ou materiais químicos.
  • Ao usar ferramentas elétricas ou participar de esporte de alto risco lembre-se de usar proteção ocular. Quer seja óculos esportivo, quer seja óculos de proteção individual (um EPI).

Além disso, o coronavírus pode ser transmitido pelos olhos. Portanto, os cuidados também devem ser no sentido de proteger seus olhos do vírus.

Já teve alguma emergência oftalmológica?

A pandemia mudou bastante nossas vidas e os cuidados com a visão não ficaram de fora dessas mudanças. O cuidado com os olhos é essencial para mantermos a saúde da nossa visão e evitarmos as emergências oftalmológicas.

A visão é um sentido muito valioso e importante para o ser humano e, então, precisa de atenção e cuidados.

Nós da Lenscope somos uma Health Tech que acredita no poder de compartilhar informações sobre saúde visual. E agora nosso blog é um portal de notícias sobre saúde visual onde falamos sobre tudo que pode ajudar a cuidar melhor da nossa “janela da alma”.

Cadastre seu e-mail para assinar a nossa newsletter e se manter atualizado sobre os cuidados para a saúde dos seus olhos. 

Quer checar como está sua saúde ocular? Faça nosso teste de visão. É online e gratuito. Nossa tecnologia indica se você possui miopia e astigmatismo. 

emergências oftalmológicas - teste de visão

Ainda mais, você pode conferir vários outros artigos como este e ficar por dentro das principais informações e novidades sobre como manter a saúde dos seus olhos.

Além disso, você pode encontrar mais informações sobre a Covid-19 em nossa categoria de artigos desse tema, pois agora somos um portal de saúde.

Nos conte o que achou dessa leitura. Deixe seu comentário pra gente.

Fontes:

Nature.com

Healthline.com

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *