Entendendo a receita do seu óculos

receita de óculos
  • por
4.2
(144)

É muito bom quando você sabe o significado de cada sinal e número da receita do seu óculos, não é? Fica bem mais fácil comprar as lentes e a armação ideais para sua real necessidade, acertando na compra e, principalmente, economizando muito mais.

Veja como é fácil descobrir se você tem miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Temos esse conteúdo em vídeo também que você pode ver logo abaixo:

Como é uma receita de óculos?

Você pode encontrar em uma receita oftalmológica três ou quatro colunas que indicam: o grau esférico, o grau cilíndrico, o eixo e, em algumas receitas, a medida da DNP ou DP.

receita de óculos

Receita para um óculos de miopia sem astigmatismo

 

Lendo a receita de óculos

A coluna “esférico”, também denominada de “Esf.”, indica quantos graus de miopia ou hipermetropia há em cada olho. Dessa forma, o que irá diferenciar um problema do outro são os sinais de negativo ou positivo que acompanham os números. 

  • Grau esférico negativo (-) é sinal de miopia;
  • Grau esférico positivo (+) hipermetropia. 

E na coluna “Cilíndrico” ou “Cil.” indica, em cada olho, o grau de astigmatismo.

O grau de astigmatismo não é colocado em toda a superfície da lente, mas apenas em um determinado eixo. Dessa forma, é necessário a indicação exata do eixo do astigmatismo. Essa taxa varia de 0 a 180 graus e está presente na coluna do “Eixo”.

Nesse sentido, se você não possui astigmatismo, a coluna do Cilíndrico não é preenchida. Portanto, nenhum valor também é indicado na coluna do Eixo.

receita de óculos

Receita de miopia com astigmatismo

receita de óculos

Receita de hipermetropia sem astigmatismo

 

Outro modelo bastante comum de receita é aquele que você encontra os campos  para “Longe” e “Perto” como nos exemplos abaixo:

receita de óculos

Receita de miopia com astigmatismo com os campos para “longe” e “perto”

 

receita de óculos

Receita de hipermetropia com astigmatismo com os campos para “longe” e “perto”

1,50 graus é considerado forte?

O grau 1,50 não é considerado alto. Porém, é necessário fazer o tratamento. Aliás, o uso de óculos de grau é a opção mais comum e econômica para quem possui problemas de visão.

Classificação dos graus

  • Grau baixo – até 3 graus;
  • Grau moderado – de 3 a 6 graus;
  • Alto grau – mais de 6 graus.

Lendo a receita de óculos de presbiopia com adição

A presbiopia, também conhecida como “vista cansada”, pode surgir a partir dos 40 anos de idade para todas as pessoas. Mas, caso você ainda não possui esse problema de visão, apenas os campos para “Longe” estarão preenchidos.

Dessa forma, os campos para “Perto” ou o campo de Adição (normalmente abreviado para “Ad.”) referem-se ao valor do grau complementar necessário ao olho para ver bem de perto quando surge a vista cansada.

Portanto, se a receita do seu óculos possui este campo preenchido, você já tem presbiopia. Saiba mais sobre presbiopia e como ler uma receita para vista cansada.

Receita de óculos tem validade?

Sim. Receita de óculos tem validade. Muitas vezes deixamos para fazer uma nova receita apenas quando queremos trocar o modelo da armação de óculos ou quando já começamos a sentir algum desconforto.

Mas, a receita de óculos vale de 6 meses a no máximo 1 ano. Após esse tempo, uma nova consulta deve ser realizada, segundo o oftalmologista Gustavo Bonfadini do Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro – IORJ.

Tipos de lentes de óculos para miopia e hipermetropia

Agora que ficou mais fácil entender a receita do seu óculos, o que acha de escolher as lentes ideais para o seu problema de visão? Aqui na Lenscope nós oferecemos lentes finíssimas para baixo e alto grau, em diferentes versões e com tratamentos incluídos, sem que você precise pagar a mais por isso. 

Além disso, também usamos tecnologia para te ajudar a ter óculos mais finos, pois criamos ferramentas inovadoras que recomendam a lente e a armação ideal para seu grau. Dessa forma, você tem acesso a todas informações essenciais para que possa ter um óculos leve e confortável. Embarque na nossa jornada de compra 100% digital, conheça nossas lentes e veja o melhor da vida enquanto se sente bem.

orçamento

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 144

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Loading comments...