receita de óculos

Entendendo a receita do seu óculos

É muito bom quando você sabe o significado de cada sinal e número da receita do seu óculos, não é? Fica bem mais fácil comprar as lentes e a armação ideais para sua real necessidade, acertando na compra e, principalmente, economizando muito mais.

Veja como é fácil descobrir se você tem miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Temos esse conteúdo em vídeo também que você pode ver logo abaixo:

Como é uma receita de óculos?

Você pode encontrar em uma receita oftalmológica três ou quatro colunas que indicam: o grau esférico, o grau cilíndrico, o eixo e, em algumas receitas, a medida da DNP ou DP. Saiba mais sobre as medidas da DNP e DP.

receita de óculos
Receita para um óculos de miopia sem astigmatismo

 

Lendo a receita de óculos

A coluna “esférico”, também denominada de “Esf.”, indica quantos graus de miopia ou hipermetropia há em cada olho. Dessa forma, quem possui miopia tem dificuldade para enxergar de longe. Enquanto quem tem hipermetropia, possui dificuldade em enxergar de perto.

E na coluna “Cilíndrico” ou “Cil.” indica, em cada olho, o grau de astigmatismo.

O grau de astigmatismo não é colocado em toda a superfície da lente, mas apenas em um determinado eixo. Dessa forma, é necessário a indicação exata do eixo do astigmatismo. Essa taxa varia de 0 a 180 graus e está presente na coluna do “Eixo”.

Se você não possui astigmatismo, a coluna do Cilíndrico não é preenchida. Portanto, nenhum valor também é indicado na coluna do Eixo.

receita de óculos
Receita de miopia com astigmatismo
receita de óculos
Receita de hipermetropia sem astigmatismo

 

Outro modelo bastante comum de receita é aquele que você encontra os campos  para “Longe” e “Perto” como nos exemplos abaixo:

receita de óculos
Receita de miopia com astigmatismo com os campos para “longe” e “perto”

 

receita de óculos
Receita de hipermetropia com astigmatismo com os campos para “longe” e “perto”

Lendo a receita de óculos de presbiopia com adição

A presbiopia, também conhecida como “vista cansada”, pode surgir a partir dos 40 anos de idade para todas as pessoas. Mas, caso você ainda não possui esse problema de visão, apenas os campos para “Longe” estarão preenchidos.

Os campos para “Perto” ou o campo de Adição (normalmente abreviado para “Ad.”) referem-se ao valor do grau complementar necessário ao olho para ver bem de perto quando surge a vista cansada.

Se a receita do seu óculos possui este campo preenchido, você já tem presbiopia. Saiba mais sobre presbiopia e como ler uma receita para vista cansada.

Receita de óculos tem validade?

Sim. Receita de óculos tem validade. Muitas vezes deixamos para fazer uma nova receita apenas quando queremos trocar o modelo da armação de óculos ou quando já começamos a sentir algum desconforto.

Mas, a receita de óculos vale de 6 meses a no máximo 1 ano. Após esse tempo, uma nova consulta deve ser realizada, segundo o oftalmologista Gustavo Bonfadini do Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro – IORJ.

Tipos de lentes de óculos para miopia e hipermetropia

Agora que ficou mais fácil entender a receita do seu óculos, conheça os tipos de lentes para miopia e hipermetropia que existem hoje no mercado.

Assim você compra seu próximo óculos entendendo muito melhor o que você realmente precisa para enxergar bem. Além de economizar muito mais!

receita de óculos

Entendendo a receita do seu óculos
Média 4.8 de 26 votos



Comentários

        1. Oi, Sebastião!
          Tudo bem?

          Vamos te ajudar:
          OD – significa Olho Direito
          A coluna ESF (indica esférico), lá ele vai indicar quanto você tem miopia ou hipermetropia. Se o sinal é negativo (menos), você tem miopia. No seu caso, o sinal está positivo (+050), então você tem hipermetropia.
          O astigmatismo tem uma coluna própria para indicar se você tem ele ou não que é a coluna CIL (de cilíndrico). O seu está preenchido, indicando -025.
          O valor de 160 está na coluna de eixo. Esse valor indica a localização do grau de astigmatismo no seu olho no valor de 160 graus.

          Então, no seu Olho Direito você tem +0,50 de hipermetropia, mais -0.25 de astigmatismo localizado 160 graus no seu olho direito.
          No seu olho esquerdo, você possui +0.25 de hipermetropia, mais -0.75 de astigmatismo localizado a 170 graus no seu olho esquerdo.

          Se ficar alguma dúvida, estamos aqui! 🙂

        1. Oi, Leandra!

          Como vai?

          Adição na receita de óculos significa que você vai precisar usar lentes multifocais para a sua presbiopia.

          Nós atendemos seu grau com as Lentes Lenscope Progress que são nossas lentes multifocais. Elas possuem o diferencial de serem produzidas de forma personalizada para as atividades que você mais realiza ao longo do dia. Dessa forma, a lente possui um campo de visão otimizado para as suas necessidades, garantindo uma adaptação muito mais fácil e rápida. :slightly_smiling_face:
          Você pode saber mais sobre elas e o valor para o seu grau nesse link https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress

    1. Olá, Raine tudo bom?
      O valor do eixo indica a localização do grau de astigmatismo no seu olho. Fique tranquilo que é normal ter valores diferentes no olho direito e esquerdo. O valor do eixo também varia de 0 a 180 graus.
      Qualquer dúvida, estamos aqui! 🙂

  1. Oi,boa noite
    O médico disse que tenho hipermetropia, e na receita veio em cima para longe:
    Esférico OD +0,75 OE +1,25 cilídrico -0,25 eixo 20•
    Tá certo ? Ainda não mandei fazer o óculos

  2. A minha receita está assim:
    Para longe:
    Olho direito
    Esf. –
    Cil. -0,50
    Eixo 125

    Olho esquerdo
    Esf. –
    Cil. -0,50
    Eixo 30

    Será que além do astigmatismo,tenho miopia também? Só tem o sinal negativo, sem número. Não me lembro se a médica mencionou miopia.

    1. Oi, Ana! Tudo bem?

      Se o seu grau Esférico (ESF) não está preenchido, você não possui miopia ou hipermetropia. Caso a sua receita esteja como nos informou, você tem apenas astigmatismo. 😉

      Qualquer dúvida, estamos aqui! 😀

    1. Oi, Tatiane!

      Tudo bem?

      Vamos te ajudar!

      Vamos te ajudar:
      OD – significa Olho Direito
      A coluna Esférico indica quantos graus você tem miopia ou hipermetropia. Se o sinal é negativo (menos), você tem miopia, se tiver positivo (mais), você tem hipermetropia.
      A coluna cilíndrico indicada se você tem astigmatismo ou não. Então se essa coluna tiver preenchida (na sua receita está), você tem astigmatismo também.
      Se você tem astigmatismo, a coluna eixo também vai estar preenchida. Ela indica o ângulo que seu astigmatismo está posicionado em seu olho. Esse ângulo varia de 0 a 180 graus.

      Então, no seu Olho Direito você tem -2,00 de miopia com -1,00 de astigmatismo localizado em 180 graus no seu olho direito.
      No seu olho esquerdo, você possui -2,25 miopia com -0.25 de astigmatismo localizado a 15 graus.

      Esperamos ter ajudado você! 🙂

    1. Oi, Leandra!

      Tudo bem?

      Como a parte de Adição do seu óculos está preenchida, você vai precisar usar lentes multifocais (também chamadas de progressiva).

      Oi, Leandra!

      Como vai?

      Adição na receita de óculos significa que você vai precisar usar lentes multifocais para a sua presbiopia.

      Nós atendemos seu grau com as Lentes Lenscope Progress que são nossas lentes multifocais. Essas lentes são produzidas de personalizada de acordo com as atividades que você faz no dia a dia. Dessa forma, a lente possui um campo de visão otimizado para as suas necessidades, garantindo uma adaptação muito mais fácil e rápida. 😀
      Você pode saber mais sobre elas e o valor para o seu grau nesse link https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest