Entendendo a receita do seu óculos

receita de óculos
  • por
4.1
(147)

É muito bom quando você sabe o significado de cada sinal e número da receita do seu óculos, não é? Fica bem mais fácil comprar as lentes e a armação ideais para sua real necessidade, acertando na compra e, principalmente, economizando muito mais.

Veja como é fácil descobrir se você tem miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Temos esse conteúdo em vídeo também que você pode ver logo abaixo:

Como é uma receita de óculos?

Você pode encontrar em uma receita oftalmológica três ou quatro colunas que indicam: o grau esférico, o grau cilíndrico, o eixo e, em algumas receitas, a medida da DNP ou DP.

receita de óculos

Receita para um óculos de miopia sem astigmatismo

 

Lendo a receita de óculos

A coluna “esférico”, também denominada de “Esf.”, indica quantos graus de miopia ou hipermetropia há em cada olho. Dessa forma, o que irá diferenciar um problema do outro são os sinais de negativo ou positivo que acompanham os números. 

  • Grau esférico negativo (-) é sinal de miopia;
  • Grau esférico positivo (+) hipermetropia. 

E na coluna “Cilíndrico” ou “Cil.” indica, em cada olho, o grau de astigmatismo.

O grau de astigmatismo não é colocado em toda a superfície da lente, mas apenas em um determinado eixo. Dessa forma, é necessário a indicação exata do eixo do astigmatismo. Essa taxa varia de 0 a 180 graus e está presente na coluna do “Eixo”.

Nesse sentido, se você não possui astigmatismo, a coluna do Cilíndrico não é preenchida. Portanto, nenhum valor também é indicado na coluna do Eixo.

receita de óculos

Receita de miopia com astigmatismo

receita de óculos

Receita de hipermetropia sem astigmatismo

 

Outro modelo bastante comum de receita é aquele que você encontra os campos  para “Longe” e “Perto” como nos exemplos abaixo:

receita de óculos

Receita de miopia com astigmatismo com os campos para “longe” e “perto”

 

receita de óculos

Receita de hipermetropia com astigmatismo com os campos para “longe” e “perto”

1,50 graus é considerado forte?

O grau 1,50 não é considerado alto. Porém, é necessário fazer o tratamento. Aliás, o uso de óculos de grau é a opção mais comum e econômica para quem possui problemas de visão.

Classificação dos graus

  • Grau baixo – até 3 graus;
  • Grau moderado – de 3 a 6 graus;
  • Alto grau – mais de 6 graus.

Lendo a receita de óculos de presbiopia com adição

A presbiopia, também conhecida como “vista cansada”, pode surgir a partir dos 40 anos de idade para todas as pessoas. Mas, caso você ainda não possui esse problema de visão, apenas os campos para “Longe” estarão preenchidos.

Dessa forma, os campos para “Perto” ou o campo de Adição (normalmente abreviado para “Ad.”) referem-se ao valor do grau complementar necessário ao olho para ver bem de perto quando surge a vista cansada.

Portanto, se a receita do seu óculos possui este campo preenchido, você já tem presbiopia. Saiba mais sobre presbiopia e como ler uma receita para vista cansada.

Receita de óculos tem validade?

Sim. Receita de óculos tem validade. Muitas vezes deixamos para fazer uma nova receita apenas quando queremos trocar o modelo da armação de óculos ou quando já começamos a sentir algum desconforto.

Mas, a receita de óculos vale de 6 meses a no máximo 1 ano. Após esse tempo, uma nova consulta deve ser realizada, segundo o oftalmologista Gustavo Bonfadini do Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro – IORJ.

Tipos de lentes de óculos para miopia e hipermetropia

Agora que ficou mais fácil entender a receita do seu óculos, o que acha de escolher as lentes ideais para o seu problema de visão? Aqui na Lenscope nós oferecemos lentes finíssimas para baixo e alto grau, em diferentes versões e com tratamentos incluídos, sem que você precise pagar a mais por isso. 

Além disso, também usamos tecnologia para te ajudar a ter óculos mais finos, pois criamos ferramentas inovadoras que recomendam a lente e a armação ideal para seu grau. Dessa forma, você tem acesso a todas informações essenciais para que possa ter um óculos leve e confortável. Embarque na nossa jornada de compra 100% digital, conheça nossas lentes e veja o melhor da vida enquanto se sente bem.

orçamento

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 147

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

462 comentários em “Entendendo a receita do seu óculos”

  1. Eu gostaria de entender a minha receita. OD +0,50 esférico, e -0,50 cilíndrico eixo 170. OE esférico+0,50 e -0,50 cilíndrico, e eixo 60. Obrigada

    1. Oi, Ana Paula! Como vai?

      Obrigada pelo seu comentário por aqui! Vamos ficar contentes em te ajudar

      As siglas OD e OE significam olho direito e olho esquerdo respectivamente.
      Na ordem de sua receita, ESF, significa “Grau Esférico” ou “Esférico”. Ele indica se você tem miopia ou hipermetropia.
      Se estiver preenchido o valor em sinal positivo (+), você tem hipermetropia . Se o valor for negativo (-), você tem miopia.
      Se a sua receita vem nessa parte escrito “PLANO” ou “PL”, significa que você não possui grau de miopia ou hipermetropia
      CIL indica “Grau cilíndrico” ou Cilíndrico”. Essa coluna, quando preenchida, significa que você tem astigmatismo. Se não estiver, você não tem
      EIXO: o eixo acompanha o grau cilíndrico (CIL), ou seja, se a coluna cilíndrico estiver preenchida, a coluna do eixo também deve estar. O eixo significa a localização do astigmatismo em seu olho; essa medida varia de 0 a 180 graus.
      O astigmatismo afeta alguns pontos em nossa visão, por isso importante saber em que eixo ele está localizado.
      Lendo a sua receita de óculos, você possui no olho direito (OD) no campo esférico +0,50 de hipermetropia (sinal positivo) com -0,50 de astigmatismo (campo cilíndrico preenchido) localizado no eixo de 170º.
      Já no olho esquerdo (OE) você possui +0,50 de hipermetropia com -0,50 de astigmatismo localizado no eixo de 60º.

      Você tem hipermetropia e astigmatismo No seu caso, como você tem baixo grau, você pode optar pelas Lentes Lenscope Poli 1.59 que são perfeitas para quem tem até 4 graus de hipermetropia com até 2 graus de astigmatismo, como o seu caso
      As lentes são feitas de policarbonato, sendo 30% mais fina e mais leve que a lente comum no mercado que é o acrílico, garantindo resistência e leveza a um preço justo em um serviço que ofereça comodidade!

      As lentes já incluem em seu valor os tratamentos de antirreflexo, antirrisco e proteção UV 100%. Esses tratamentos ajudam a manter mais resistência e durabilidade em seu óculos Vou deixar o link aqui para você conhecer nossa Lente: https://lenscope.com.br/lente-lenscope

      Vamos adorar estar ao seu lado! Se preferir, envie uma foto da sua receita de óculos para ajuda@lenscope.com.br que te ajudamos nas melhores dicas para o seu grau! Aguardamos o seu contato!

    1. Olá, Rhuanna! Tudo bem?

      Obrigada pelo comentário

      Pode ficar tranquila! É normal sim

      O eixo do astigmatismo varia de 0 a 180 graus.

      Você pode fazer um orçamento em nosso site e descobrir qual lente é mais indicada para o seu grau. Preenchendo o formulário de acordo com sua receita de óculos, você vai encontrar uma série de dicas personalizadas para o seu grau que vão te ajudar a ter a melhor versão do seu óculos . É só acessar aqui https://lenscope.com.br/orcamento

      Se ficar com alguma dúvida, tire uma foto da sua receita de óculos mais atual e nos mande no e-mail ajuda@lenscope.com.br que ficaremos felizes em te ajudar!

    1. Oi, Roziane! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário por aqui 😀

      Normalmente algumas siglas são comuns na receita de óculos:

      As siglas OD e OE significam olho direito e olho esquerdo respectivamente.
      ESF, significa “Grau Esférico” ou “Esférico”. Ele indica se você tem miopia ou hipermetropia.
      Se estiver preenchido o valor em sinal positivo (+), você tem hipermetropia . Se o valor for negativo (-), você tem miopia.
      Se a sua receita vem nessa parte escrito “PLANO” ou “PL”, significa que você não possui grau de miopia ou hipermetropia
      CIL indica “Grau cilíndrico” ou Cilíndrico”. Essa coluna, quando preenchida, significa que você tem astigmatismo. Se não estiver, você não tem
      EIXO: o eixo acompanha o grau cilíndrico (CIL), ou seja, se a coluna cilíndrico estiver preenchida, a coluna do eixo também deve estar. O eixo significa a localização do astigmatismo em seu olho; essa medida varia de 0 a 180 graus.
      O astigmatismo afeta alguns pontos em nossa visão, por isso importante saber em que eixo ele está localizado.
      DNP (Distância Naso-Pupilar): é a medida, em milímetros, da distância das pupilas em relação ao nariz.
      DP (Distância Pupilar): que a distância entre as duas pupilas.

      O que acha de enviar uma foto da sua receita de óculos para ajuda@lenscope.com.br? Assim podemos analisar as informações completas em sua receita de óculos e fazer um orçamento da lente mais indicada para o seu grau!
      Vamos ficar contentes em te ajudar! Aguardamos o seu contato!

    1. Oi, Leticia! Tudo bem?

      Obrigada por deixar o seu comentário

      Vamos te ajudar a entender a sua receita
      As siglas OD e OE significam olho direito e olho esquerdo respectivamente.
      Na ordem de sua receita, ESF, significa “Grau Esférico” ou “Esférico”. Ele indica se você tem miopia ou hipermetropia.
      Se estiver preenchido o valor em sinal positivo (+), você tem hipermetropia . Se o valor for negativo (-), você tem miopia.
      Se a sua receita vem nessa parte escrito “PLANO” ou “PL”, significa que você não possui grau de miopia ou hipermetropia
      CIL indica “Grau cilíndrico” ou Cilíndrico”. Essa coluna, quando preenchida, significa que você tem astigmatismo. Se não estiver, você não tem
      EIXO: o eixo acompanha o grau cilíndrico (CIL), ou seja, se a coluna cilíndrico estiver preenchida, a coluna do eixo também deve estar. O eixo significa a localização do astigmatismo em seu olho; essa medida varia de 0 a 180 graus.
      O astigmatismo afeta alguns pontos em nossa visão, por isso importante saber em que eixo ele está localizado.

      Lendo a sua receita de óculos, você possui no olho direito (OD) no campo esférico +4 de hipermetropia (sinal positivo) com -5 de astigmatismo (campo cilíndrico preenchido) localizado no eixo de 175º.
      Já no olho esquerdo (OE) você possui +4 de hipermetropia com -5 de astigmatismo localizado no eixo de 85º.

      Você tem hipermetropia e astigmatismo No seu caso, como você tem baixo grau, você pode optar pelas Lentes Lenscope Poli 1.59 que são perfeitas para quem tem até 4 graus de hipermetropia com até 2 graus de astigmatismo, como o seu caso

      Na Lenscope, nós temos as Lentes Tokai 1.76 que são as lentes de resina mais finas que você encontra. Por serem de resina, elas são mais leves e resistentes que as lentes de cristal, que são de vidro. Além disso, as Lentes Tokai 1.76 possuem design asférico, reduzindo as distorções que causam o efeito de olho de boi ou olhos grandes.
      O que acha de enviar uma foto da sua receita para nosso e-mail ajuda@lenscope.com.br? Assim podemos te ajudar com o orçamento das nossas lentes!
      Aguardamos seu contato!

  2. Olá, boa noite!
    Minha é receita está assim…
    OD esférico +0.50 cilindro – 1,25 eixo 170•
    OE esférico +0,50 cilindro -1,25 eixo 175•
    Eu sei que tenho astigmatismo e hipermetropia

    Gostaria de saber é quantos graus se ler.
    Quando perguntam qual o teu grau, como respondo nesse caso??? Obrigada

    1. Olá, Paty! Tudo bem?

      Vamos te ajudar na sua receita de óculos

      Lendo a sua receita de óculos, você possui no olho direito (OD) no campo esférico +0.50 de hipermetropia (sinal positivo) com -1,25 de astigmatismo (campo cilíndrico preenchido) localizado no eixo de 170º.
      Já no olho esquerdo (OE) você possui +0.50 de hipermetropia com -1.25 de astigmatismo localizado no eixo de 175º.

      Você tem hipermetropia e astigmatismo No seu caso, como você tem baixo grau, você pode optar pelas Lentes Lenscope Poli 1.59 que são perfeitas para quem tem até 4 graus de hipermetropia com até 2 graus de astigmatismo, como o seu caso
      As lentes são feitas de policarbonato, sendo 30% mais fina e mais leve que a lente comum no mercado que é o acrílico, garantindo resistência e leveza a um preço justo em um serviço que ofereça comodidade!

      As lentes já incluem em seu valor os tratamentos de antirreflexo, antirrisco e proteção UV 100%. Esses tratamentos ajudam a manter mais resistência e durabilidade em seu óculos Vou deixar o link aqui para você conhecer nossa Lente: https://lenscope.com.br/lente-lenscope

      Vamos adorar estar ao seu lado! Se preferir, envie uma foto da sua receita de óculos para ajuda@lenscope.com.br que te ajudamos nas melhores dicas para o seu grau! Aguardamos o seu contato!

  3. Boa tarde

    no meu exame deu as seguintes informações:

    OD= PLANO -0,50 CIL 110

    OE= 0,50 -0,75 CIL 60

    quero saber se tenho miopia e astigmatismo?

    Até, obrigada!

    1. Oi Alessandra, tudo bem?

      As principais abreviações na receita de óculos são:

      OE: Olho Esquerdo

      OD: Olho Direito

      PL / PLANO: Significa que você não possui grau

      ADIÇÃO / AD: A adição na receita de óculos indica que além da miopia ou da hipermetropia, você precisa de alguns graus a mais para conseguir enxergar de perto com nitidez. (lentes multifocais)

      ESF: Esférico

      CIL: Cilíndrico

      O Grau Esférico vai indicar se você possui miopia (-) ou hipermetropia (+). Como na sua receita a coluna ESF está preenchida com plano no olho direito e +0,50 graus de hipermetropia no olho

      O Grau Cilíndrico vai indicar se você possui ou não astigmatismo. Como na sua receita a coluna CIL está preenchida, significa que você tem astigmatismo.

      Dessa forma você tem -0,50 de astigmatismo no olho direito e -0,75 de astigmatismo no olho esquerdo.

      ​Na sua receita mostra que você tem miopia e astigmatismo.

      Sempre que precisar, conte com a gente!

  4. Olá, boa tarde!
    A receita da minha filha de 5 anos e 9 meses veio preenchida da seguinte forma:
    ESF. CIL. EIXO DP
    Longe: OD. pl -1,75 180 —
    OE. pl 1,25 165 mm

    DP
    Perto: ADIÇÃO ————— mm

    1. Oi Lucileide! Tudo bem?

      Normalmente algumas siglas são comuns na receita de óculos:

      As siglas OD e OE significam olho direito e olho esquerdo respectivamente.
      ESF, significa “Grau Esférico” ou “Esférico”. Ele indica se você tem miopia ou hipermetropia.
      Se estiver preenchido o valor em sinal positivo (+), você tem hipermetropia . Se o valor for negativo (-), você tem miopia.
      Se a sua receita vem nessa parte escrito “PLANO” ou “PL”, significa que você não possui grau de miopia ou hipermetropia
      CIL indica “Grau cilíndrico” ou Cilíndrico”. Essa coluna, quando preenchida, significa que você tem astigmatismo. Se não estiver, você não tem
      EIXO: o eixo acompanha o grau cilíndrico (CIL), ou seja, se a coluna cilíndrico estiver preenchida, a coluna do eixo também deve estar. O eixo significa a localização do astigmatismo em seu olho; essa medida varia de 0 a 180 graus.
      O astigmatismo afeta alguns pontos em nossa visão, por isso importante saber em que eixo ele está localizado.
      DNP (Distância Naso-Pupilar): é a medida, em milímetros, da distância das pupilas em relação ao nariz.
      DP (Distância Pupilar): que a distância entre as duas pupilas.

      O que acha de enviar uma foto da sua receita de óculos para ajuda@lenscope.com.br? Assim podemos analisar as informações completas em sua receita de óculos e fazer um orçamento da lente mais indicada para o seu grau!

      Vamos ficar contentes em te ajudar! Aguardamos o seu contato!

  5. Olá. Poderia me ajudar a entender a prescrição da minha receita. Não consigo entender. Desde já agradeço.
    OD ESF +0.50 CIL -1.00 Eixo 160
    OE Est +0.50 CIL -1.00 Eixo 5

    1. Oi Alessandra, tudo bem?

      Obrigada por deixar o seu comentário

      Vamos te ajudar a entender a sua receita
      As siglas OD e OE significam olho direito e olho esquerdo respectivamente.
      Na ordem de sua receita, ESF, significa “Grau Esférico” ou “Esférico”. Ele indica se você tem miopia ou hipermetropia.
      Se estiver preenchido o valor em sinal positivo (+), você tem hipermetropia . Se o valor for negativo (-), você tem miopia.
      Se a sua receita vem nessa parte escrito “PLANO” ou “PL”, significa que você não possui grau de miopia ou hipermetropia
      CIL indica “Grau cilíndrico” ou Cilíndrico”. Essa coluna, quando preenchida, significa que você tem astigmatismo. Se não estiver, você não tem
      EIXO: o eixo acompanha o grau cilíndrico (CIL), ou seja, se a coluna cilíndrico estiver preenchida, a coluna do eixo também deve estar. O eixo significa a localização do astigmatismo em seu olho; essa medida varia de 0 a 180 graus.
      O astigmatismo afeta alguns pontos em nossa visão, por isso importante saber em que eixo ele está localizado.
      Lendo a sua receita de óculos, você possui no olho direito (OD) no campo esférico +0,25 de hipermetropia (sinal positivo) com -1,75 de astigmatismo (campo cilíndrico preenchido) localizado no eixo de 55º.
      Já no olho esquerdo (OE) você possui +0,50 de hipermetropia com -2,25 de astigmatismo localizado no eixo de 110º.

      Você tem hipermetropia e astigmatismo No seu caso, como você tem baixo grau, você pode optar pelas Lentes Lenscope Poli 1.59 que são perfeitas para quem tem até 4 graus de hipermetropia com até 2 graus de astigmatismo, como o seu caso
      As lentes são feitas de policarbonato, sendo 30% mais fina e mais leve que a lente comum no mercado que é o acrílico, garantindo resistência e leveza a um preço justo em um serviço que ofereça comodidade!

      As lentes já incluem em seu valor os tratamentos de antirreflexo, antirrisco e proteção UV 100%. Esses tratamentos ajudam a manter mais resistência e durabilidade em seu óculos Vou deixar o link aqui para você conhecer nossa Lente: https://lenscope.com.br/lente-lenscope

      Vamos adorar estar ao seu lado! Se preferir, envie uma foto da sua receita de óculos para ajuda@lenscope.com.br que te ajudamos nas melhores dicas para o seu grau! Aguardamos o seu contato!

    1. Oi Claudia! Tudo bem?

      CIL indica “Grau cilíndrico” ou Cilíndrico”. Essa coluna, quando preenchida, significa que ela também tem astigmatismo. Se não estiver, ela não tem . No caso dela, está preenchido para os olhos olhos (esquerdo e direito).

      EIXO: o eixo acompanha o grau cilíndrico (CIL), ou seja, se a coluna cilíndrico estiver preenchida, a coluna do eixo também deve estar. O eixo significa a localização do astigmatismo no olho; essa medida varia de 0 a 180 graus.
      O astigmatismo afeta alguns pontos em nossa visão, por isso importante saber em que eixo ele está localizado.

      Qualquer dúvida, estamos por aqui!

  6. Olá,boa noite.
    Minha receita está dessa maneira.
    OD esférico +0,75,cilindro -0,50, Eixo 165°
    OE esférico +0,75, cilindro -0,50,Eixo 15°
    E eu não sei o que significa queria poder entender o que significa? Obrigada

  7. Olá, fiz meu exame a poucos dias pois sinto desconforto com o óculos atual.
    Esf Cilin Eixo
    Od -6,00 -1,75 10°
    Oe -3,25 -1,00 170°
    No meu caso qual lente seria boa pra mim usar?

    1. Olá, Islani tudo bem?
      Obrigado por nos acompanhar aqui em nosso blog!
      Para o seu grau, o mais indicado seria usar lentes de alto índice de refração, pois assim você teria um óculos mais fino e com menos distorções características de quem tem grau alto.
      Vou deixar aqui o link para você saber mais sobre nossas Lentes Tokai 1.76. Elas são as lentes de resina mais finas que existem https://lenscope.com.br/lente-tokai
      Se tiver alguma dúvida, pode nos chamar em nosso site

  8. Olá tenho hipermetropia e astigmatismo
    Tenho dores de cabeça frontal todos os dias ao acordar que duram quase o dia todo.
    É decorrência destes problemas?

    1. Olá Eldmo, tudo bem?
      Muito obrigada pelo seu comentário!

      Quem pode ajudar com as melhores orientações sobre os sintomas que vem sentindo é o médico profissional da área
      Aqui na Lenscope, vendemos lentes de óculos pela internet sem que precise sair da sua casa ❤ Oferecemos nossos conteúdos para ajudar com questões importantes da saúde dos olhos e ficamos contentes que tenha ajudado. Então quando puder agende uma visita com o profissional da área mais breve possível

  9. Oi, eu fiz recente consulta, OD -11 cil -2:00 eixo 10. OE: 13 cil -2:00 eixo 170 . Fiz com uma lente 1.74 mesmo assim ficou muito grossa a lente, mesmo usando a 1.74 a lente fica grossa demais?

    E nao enxergo nada do OE, e em 4 anos usando oculos minhas receitas não tinha eixo pro OE , e agora dessa vez um oftalmo colocou o eixo 170, vi que é muito alto esse eixo. Interfere alguma coisa ficar sem esse eixo??

    1. Olá Maxine, tudo bem?
      Para você não ter uma lente grossa, você deve escolher por lentes com alto índice de refração: quanto maior esse número, mais finas serão as lentes. As Lentes Tokai 1.76 têm índice de refração de 1.76

      ​A espessura final da lente também vai depender bastante do seu grau e do tamanho do aro da armação que você escolher. Quanto menor ela for, mais finas ficam as bordas das suas lentes, porque a armação contorna toda lente não deixando a borda evidente.

      As Lentes Tokai 1.76, por serem de resina, são bem mais leves e resistentes e podemos afirmar também que as Lentes Tokai 1.76 reduzem muito mais o efeito de olhos pequenos e o aspecto fundo de garrafa devido ao seu design asférico das lentes. Além disso, como as Lentes Tokai 1.76 são vendidas exclusivamente pela internet na Lenscope, elas possuem um preço muito mais acessível: https://lenscope.com.br/lente-tokai

      No nosso site, também ajudamos você com a armação ideal para o seu grau (e quais você deve evitar). É só preencher de acordo com sua receita de óculos que o resultado sai na hora: https://lenscope.com.br/prescricao

      E o eixo é a posição do seu grau do astigmatismo, você pode saber mais como ele influencia a espessura das suas lentes, nesse artigo:
      https://lenscope.com.br/blog/como-o-grau-do-eixo-de-astigmatismo-afeta-espessura-da-sua-lente

      Se ficar com alguma dúvida, estamos a disposição!

    1. Oi Carla, tudo bem?

      Vamos te ajudar a entender a sua receita
      As siglas OD e OE significam olho direito e olho esquerdo respectivamente.
      Na ordem de sua receita, ESF, significa “Grau Esférico” ou “Esférico”. Ele indica se você tem miopia ou hipermetropia.
      Se estiver preenchido o valor em sinal positivo (+), você tem hipermetropia . Se o valor for negativo (-), você tem miopia.
      Se a sua receita vem nessa parte escrito “PLANO” ou “PL”, significa que você não possui grau de miopia ou hipermetropia
      CIL indica “Grau cilíndrico” ou Cilíndrico”. Essa coluna, quando preenchida, significa que você tem astigmatismo. Se não estiver, você não tem
      EIXO: o eixo acompanha o grau cilíndrico (CIL), ou seja, se a coluna cilíndrico estiver preenchida, a coluna do eixo também deve estar. O eixo significa a localização do astigmatismo em seu olho; essa medida varia de 0 a 180 graus.
      O astigmatismo afeta alguns pontos em nossa visão, por isso importante saber em que eixo ele está localizado.
      Lendo sua receita, em seu olho direito (OD) você tem a informação de “PL” que significa “grau plano” na coluna do “ESFÉRICO” . Isso quer dizer que você não possui grau de miopia ou hipermetropia no olho direito. Mas, ainda no OD, consta -0,25 na coluna do cilíndrico que indica que você possui astigmatismo, localizado no eixo de 30 graus.
      No olho esquerdo (OE), você também tem a informação de “PL” na coluna esférico, tendo somente -0,25 de astigmatismo localizado no eixo de 140 graus.
      Ou seja, você só tem astigmatismo

  10. Renata Vieira dos santos

    Olá.
    Gostaria de entender minha receita.
    Od:esférico plano…cilíndrico -1.00 …eixo 180.
    OE:esférico plano…cilíndrico-0.75…eixo170.

    1. Oi Renata, tudo bem?

      Lendo sua receita, em seu olho direito (OD) você tem a informação de “PL” que significa “grau plano” na coluna do “ESFÉRICO” . Isso quer dizer que você não possui grau de miopia ou hipermetropia no olho direito. Mas, ainda no OD, consta -1,00 na coluna do cilíndrico que indica que você possui astigmatismo, localizado no eixo de 180 graus.
      No olho esquerdo (OE), você também tem a informação de “PL” na coluna esférico, tendo somente -0,75 de astigmatismo localizado no eixo de 170 graus.
      Ou seja, você só tem astigmatismo

      O seu grau é baixo, então o ideal é que você escolha pelas Lentes Lenscope Poli 1.59 que são perfeitas para corrigir seu tipo de grau e não ter uma lente grossa Essas lentes são feitas de policarbonato, sendo 30% mais fina e mais leve que a lente comum no mercado que é o acrílico, garantindo resistência e leveza a um preço justo em um serviço que ofereça comodidade!
      O valor das lentes é a partir de R$ 189 + frete da sua localidade; mas se você for da região da Grande SP, Rio de Janeiro ou Campinas, o frete é por nossa conta
      As lentes já incluem em seu valor os tratamentos de antirreflexo, antirrisco e proteção UV 100%. Vou deixar o link aqui para você conhecer nossa Lente: https://lenscope.com.br/lente-lenscope
      O que acha de enviar uma foto da sua receita para ajuda@lenscope.com.br? Vamos ficar contentes em poder te ajudar!

  11. Oi,ñ consigo decifrar a minha consulta saber se ela é baixa alta,longe ou perto,assim está OD=+0.50 ESF=-0.25 CL=20°EIXO e OE=+0.25 ESF-0.25 CL=20° EIXO

    1. Vamos ficar felizes em te ajudar a entender a sua receita de óculos!
      As siglas OD e OE significam olho direito e olho esquerdo respectivamente.
      Na ordem de sua receita, ESF, significa “Grau Esférico” ou “Esférico”. Ele indica se você tem miopia ou hipermetropia.
      Se estiver preenchido o valor em sinal positivo (+), você tem hipermetropia . Se o valor for negativo (-), você tem miopia.
      Se a sua receita vem nessa parte escrito “PLANO” ou “PL”, significa que você não possui grau de miopia ou hipermetropia
      CIL indica “Grau cilíndrico” ou Cilíndrico”. Essa coluna, quando preenchida, significa que você tem astigmatismo. Se não estiver, você não tem
      EIXO: o eixo acompanha o grau cilíndrico (CIL), ou seja, se a coluna cilíndrico estiver preenchida, a coluna do eixo também deve estar. O eixo significa a localização do astigmatismo em seu olho; essa medida varia de 0 a 180 graus.

      O astigmatismo afeta alguns pontos em nossa visão, por isso importante saber em que eixo ele está localizado.
      Lendo a sua receita de óculos, você possui no olho direito (OD) no campo esférico +0,50 de hipermetropia (sinal positivo) com -0,25 de astigmatismo (campo cilíndrico preenchido) localizado no eixo de 20º.

      Já no olho esquerdo (OE) você possui +0,25 de hipermetropia com -0,25 de astigmatismo localizado no eixo de 20º.

      Você tem hipermetropia e astigmatismo No seu caso, como você tem baixo grau, você pode optar pelas Lentes Lenscope Poli 1.59 que são perfeitas para quem tem até 4 graus de hipermetropia com até 2 graus de astigmatismo, como o seu caso

      O seu grau é baixo, você pode optar pelas Lentes Lenscope Poli 1.59 que são perfeitas para quem tem até 4 graus de miopia com até 2 graus de astigmatismo, como o seu caso As lentes são feitas de policarbonato, sendo 30% mais fina e mais leve que a lente comum no mercado que é o acrílico, garantindo resistência e leveza a um preço justo em um serviço que ofereça comodidade!

      As lentes já incluem em seu valor os tratamentos de antirreflexo, antirrisco e proteção UV 100%. Vou deixar o link aqui para você conhecer nossa Lente: https://lenscope.com.br/lente-lenscope

      Vamos adorar estar ao seu lado! Se preferir, envie uma foto da sua receita de óculos para ajuda@lenscope.com.br que te ajudamos nas melhores dicas para o seu grau! Aguardamos o seu contato!

    1. Oi Karmina, tudo bem?

      Oi Maycon, tudo bem?

      As principais abreviações na receita de óculos são:

      OE: Olho Esquerdo

      OD: Olho Direito
      PL / PLANO: Significa que você não possui grau

      ADIÇÃO / AD: A adição na receita de óculos indica que além da miopia ou da hipermetropia, você precisa de alguns graus a mais para conseguir enxergar de perto com nitidez. (lentes multifocais)

      ESF: Esférico

      CIL: Cilíndrico

      O Grau Esférico vai indicar se você possui miopia (-) ou hipermetropia (+). Como na sua receita a coluna ESF está preenchida com plano no olho direito e -0,25 graus de miopia no olho esquerdo, isso significa que você possui grau para longe.

      O Grau Cilíndrico vai indicar se você possui ou não astigmatismo. Como na sua receita a coluna CIL está preenchida, significa que você tem astigmatismo.

      Dessa forma você tem -1,00 de astigmatismo no olho direito e -0,75 de astigmatismo no olho esquerdo.

      ​Na sua receita mostra que você tem miopia e astigmatismo.

      Sempre que precisar, conte com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *