Esclera, branco do olho ou esclerótica: o que é, função e doenças

esclera
4.5
(11)

A esclera é a parte branca do nosso olho, que ajuda a formar a parede de suporte do globo ocular e realizar todos os movimentos que os nossos olhos fazem.

Também é chama de “branco do olho” ou esclerótica. Ela fornece proteção e resistência para os olhos, além de ser envolvida por um muco que faz a lubrificação. 

A esclera possui cores diferentes, que variam ao longo da vida. Dessa forma, nas crianças, é mais azul e tem uma camada mais fina. E, em adultos e idosos, a coloração é mais amarelada devido ao acúmulo de gordura.

Função da esclera

A função principal da esclera é manter o formato do globo ocular, assegurando sua proteção e a execução de seus movimentos por meio dos músculos extraoculares.

Ela faz isso em conjunto com a IOP (pressão intraocular), que mantém a forma do globo ocular.

Além disso, sua proteção evita que os olhos rasguem ou até se rompam, além de outros traumas e danos mais graves.

Principais problemas que podem surgir na esclera do olho

Alguns problemas podem atingir diretamente a esclera e prejudicar a proteção, a visão e a atividade do globo ocular. São eles:

  • Ectasia: é quando a esclera afina e ganha uma saliência.
  • Coloboma escleral: é uma lesão na esclera, que causa entalhe e também uma saliência.
  • Melanose: é o excesso de melanina nessa parte do olho, que pode causar desconforto e, em casos mais graves, gerar uma inflamação.
  • Olhos amarelos: a esclera pode ganhar uma cor amarelada devido ao acúmulo de gordura em adultos e idosos. Ou ainda, devido a problemas no fígado e outras doenças, como a hepatite.

Outros problemas

  • Episclerite: uma inflamação no topo da esclera. Tem como característica deixar os olhos muito vermelhos, e normalmente, afeta mais adultos quem possui doenças autoimunes. Normalmente, não necessita de tratamento.
  • Esclerite: é uma “evolução” da Episclerite. Dessa forma, os olhos ficam ainda mais vermelhos, e com muita dor. É muitas vezes resultado de doenças como tuberculose ou artrite reumatoide. Nesse caso, é necessário procurar ajuda médica imediatamente, pois pode gerar doenças como glaucoma, catarata, uveíte. E ainda provocar perda da visão. Além disso, trata-se de uma doença difícil de ser descoberta
  • Esclera azul: em crianças é comum que a esclera tenha uma cor azulada. Entretanto, em idosos e adultos, é consequência de uma transparência excessiva ou até um afinamento do colágeno. Além disso, a esclera azul também pode ser consequência de algumas doenças, como a síndrome de Marfan (uma doença no tecido conjuntivo). Ou ainda, anemia, síndrome de Ehlers-Danlos tipo VI e osteogênese imperfeita.  

Para entender melhor como os nossos olhos são formados, todas as partes e todas as doenças que podem afetá-los, veja nosso conteúdo sobre a a anatomia do olho.

Além dos problemas citados acima, ainda existem tipos de degeneração córnea, que afetam essa parte dos nossos olhos, sendo bastante comuns.

O ceratocone é o principal, uma vez que modifica o formato da córnea e provoca uma saliência. Com isso, corre-se o risco de ter alto grau de astigmatismo, prejudicando bastante a visão. 

O tratamento adequado inclui óculos de grau ou ainda lentes de contato. E, nos casos mais graves, é necessário cirurgia. 

Veja todos dos tipos de tratamentos para ceratocone.

Fontes

Healthline

MedicineNet

Britannica

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *