Esférico na receita de óculos: saiba o que significa

5
(2)

O esférico na receita de óculos indica se você tem miopia ou hipermetropia, dependendo do sinal que acompanha o número. Assim, se o sinal for positivo você tem hipermetropia e se for negativo, miopia. No entanto, ler a receita de óculos vai muito além disso. Por isso, neste artigo vamos te explicar tudo sobre o campo asférico na receita oftalmológica. Então, continue lendo e saiba mais!

Grau esférico na receita de óculos: o que significa?

O campo esférico na receita de óculos recebe esse nome devido ao formato da lente que corrige miopia e hipermetropia, que é uma lente esférica. Para entender melhor, basta você imaginar uma esfera de vidro cortada ao meio. O resultado final será uma lente esférica com uma superfície plana e uma superfície curva.

Dessa forma, se iluminarmos o lado plano com uma fonte de luz, veremos que toda a luz está focada em um único ponto a alguma distância na frente da lente. Agora, se girarmos uma lente esférica, a posição e a forma da luz focalizada não mudariam. 

Grau esférico negativo: miopia 

Quando o esférico está preenchido na sua receita e acompanha um sinal negativo (-) você tem miopia. Essa é uma condição que dificulta você a enxergar objetos distantes. Assim, é possível ver com clareza o que está próximo, mas o que está longe fica embaçado. 

Isso ocorre porque quem tem miopia tem o olho mais alongado do que o normal, fazendo com que a imagem se forme atrás da retina. Assim, os raios de luz são focados e absorvidos antes de chegar na retina. Por isso, o grau de miopia é negativo.

Esférico na receita de óculos: miopia

Grau esférico positivo: hipermetropia 

Agora, quando o esférico acompanhar sinal positivo (+), você tem hipermetropia. Diferente da miopia, a hipermetropia é a dificuldade de enxergar de perto. Ou seja, o olho hipermetrope enxerga embaçado objetos próximos e com clareza objetos distantes. 

Isso ocorre porque o olho hipermetrope é mais achatado do que o normal. Assim, os raios luminosos que chegam aos olhos formam a imagem que vemos atrás da retina, quando o correto seria a formação da imagem ocorrer na retina. Por isso, o grau para hipermetropia é positivo.

Esférico na receita de óculos: hipermetropia

Grau cilíndrico e eixo preenchidos na receita: saiba o que significa

Se na sua receita de óculos, além do campo esférico, os campos cilíndrico e eixo também estiverem preenchidos, significa que você tem miopia ou hipermetropia acompanhado de astigmatismo. O astigmatismo é uma condição em que o cristalino é curvado em uma direção em um olho diferente do outro olho, fazendo assim com que as imagens fiquem desfocadas.

Nesse caso, o grau cilíndrico indica se você tem ou não astigmatismo. Ou seja, se o grau cilíndrico está anotado na receita, você tem astigmatismo. E quanto ao eixo? Bom, o grau eixo também estará marcado para indicar a posição da correção do grau de astigmatismo no seu olho.

Esférico na receita de óculos: cilíndricoEsférico na receita de óculos: eixo

Continue e veja como a ler a receita de óculos.

Saiba como ler a receita de óculos

Saber ler a receita de óculos é importante para que você entenda do que se trata o seu problema de visão. Assim, as principais siglas da receita de óculos são:

  • OD – Olho Direito.
  • OE – Olho Esquerdo.
  • ESFÉRICO (ESF) – Grua Esférico (miopia ou hipermetropia).
  • CILÍNDRICO (CIL) – Grau Cilíndrico (astigmatismo);
  • PL/PLANO – Você não tem grau na coluna em que essa informação estiver preenchida.
  • EIXO – Indica a localização do Astigmatismo.
  • DP – Distância Pupilar, ou seja, distância entre uma pupila e outra.
  • DNP – Distância Naso Pupilar (do nariz até o centro de uma pupila).
  • AO – Ambos os Olhos.
  • AD – Adição.

Portanto, quanto ao grau esférico, para saber se você tem miopia ou hipermetropia, basta observar o sinal que acompanha os números:

  • Positivo (+): hipermetropia;
  • Negativo (-): miopia.

Veja na prática como é simples ler receita de óculos:

Lentes de óculos mais finas para grau esférico 

Agora que você já sabe o que significa o esférico na receita de óculos, você vai querer investir em lentes mais finas, para garantir um bom resultado final nos seus óculos, não é mesmo? Saiba que aqui na Lenscope você encontra as lentes mais finas para miopia e hipermetropia com astigmatismo. 

As lentes Lenscope Poli 1.59, por exemplo, além de finas, são altamente resistentes e vem com todos os tratamentos essenciais inclusos. Assim como as Lentes Digital Comfort que tem todos os benefícios da Poli 1.59 e ainda  protegem seus olhos da luz azul-violeta emitida pelas telas digitais.

Além disso, temos também as lentes Tokai 1.76 que, além de resistentes, são as lentes em resina mais finas do mundo, vendidas exclusivamente pelo site da Lenscope, aqui no Brasil. E, claro, ela também vem com todos os tratamentos incluídos, sem taxas adicionais. Essa é a melhor opção para graus altos de miopia ou hipermetropia.

Agora, veja a seguir como ter a melhor versão dos óculos que você deseja!

esferico na receita de óculos cta instagram

Como ter a melhor versão do óculos que você deseja

Nós da Lenscope temos o propósito claro de criar um mundo onde todos possam enxergar com clareza. Um par de olhos por vez. Por isso, somos pioneiros na venda de lentes para óculos pela internet, reinventando a maneira de fazer óculos de grau de qualidade.

Além disso, colocamos novas lentes de acordo com o seu grau, sem você precisar sair de casa e gastar uma fortuna. Afinal, nós utilizamos a tecnologia a nosso favor, criando processos inteligentes e eliminando os intermediários que  encarecem o valor das lentes. Dessa forma você enxerga com clareza por um preço muito mais justo.

Então, se você já está com a receita em mãos, preencha o formulário em nosso site, com as informações da receita do óculos para ter acesso a nossas dicas e orientações personalizadas. Dessa forma, você terá a melhor versão do óculos, além de descobrir o valor das nossas lentes mais finas.

cta orçamento esferico na receita de óculos

Fontes

Lowvision

Opticsforhire

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *