Especificação de lente para miopia

especificação de lente para miopia
  • por
5
(2)

A especificação de lente para miopia é muito simples: ela é feita para aqueles que possuem dificuldade para ver de longe. Além disso, são do tipo divergente, e mais grossas nas bordas. 

No artigo de hoje, vamos falar sobre todas as especificações de lente para miopia.

Especificação da lente para miopia

Antes de falarmos sobre as lentes para miopia, é importante saber o que é a miopia.  Em suma, é um problema de visão que causa dificuldades para enxergar de longe. Isso acontece pelo alongamento do globo ocular que impede com que a imagem seja formada na retina. Ou seja, num olho míope, as imagens são formadas antes da retina, causando visão embaçada de longe.

As lentes para miopia são lentes divergentes. Assim, empurram o foco da imagem para que ela aconteça na retina dos olhos. Isso facilita a distinção de objetos que estão longe do campo de visão.

especificação de lente para miopia

Outra característica das lentes para miopia é que elas são mais finas no centro e grossas nas bordas.

lentes para miopia

Por isso alguns detalhes merecem uma atenção especial na hora de comprar os óculos. Afinal, vários fatores influenciam no resultado final da sua lente para miopia. 

Lentes para miopia oferecidas no mercado

As principais lentes para miopia oferecida no mercado são:  

  • Lente CR-39, conhecidas como lentes  Orma® ou de acrílico
  • Lente de Policarbonato
  • Lentes de resina de índices de refração 1.67, 174 e 1.76
  • Lentes de cristal, conhecidas como lentes Highlight.

O índice de refração e o material das lentes são os principais aspectos que influenciam diretamente  na aparência das lentes. Por isso, é importante ficar atento ao melhor material e índice de refração para o seu grau. Assim, você consegue ter a melhor versão do seu óculos, independente do seu grau necessidades. 

Índices de refração das lentes

O índice de refração das lentes para óculos mede a velocidade que a luz atravessa um objeto transparente. Quanto maior for esse índice, significa que mais rápida é a velocidade que a luz atravessa as lentes.

O índice de refração também é importante porque interfere diretamente na espessura da lente. Isso porque quanto mais fina for a superfície, mais rápido a luz passará por ela. Ou seja, quanto maior o índice de refração, mais finas serão suas lentes de óculos.

Observando as opções de lentes para miopia que existem, podemos dizer que as lentes CR-39 (Orma) são as lentes de baixo índice de refração, porque possuem índice de 1.50, valor considerado baixo. 

Essa característica faz com que as lentes do óculos para quem tem mais de 2 graus de miopia possam ser grossas. 

Já as lentes de policarbonato ou poli, como é chamada no mercado, possuem o índice de refração 1.59.Isso significa que elas são lentes 30% mais finas em comparação às lentes CR-39. Isso, quando montadas na mesma armação e com o mesmo grau. 

Para quem tem alto grau, deve ainda mais se atentar ao índice de refração das lentes para óculos. Já que essas são as lentes indicadas para quem está em busca de um óculos mais fino. 

Para esses casos, portanto, as lentes mais indicadas são as lentes de resina de índices de refração de: 1.67, 1.75 e 1.76

Essas lentes são de  resina, um material que pode proporcionar um óculos mais leve e confortável para quem tem grau alto. Veja a comparação de espessura em relação às lentes com diferentes índices de refração:

especificação de lente para miopia

Mas agora você deve estar se perguntando: qual é a ideal para o meu grau? É o que te contamos a seguir!

Qual lente de miopia é indicada no meu grau?

Para saber qual lente é a ideal para você, é importante saber o seu grau de miopia.  

Para ficar mais fácil, vamos dividir as lentes que existem em 2 grupos: lentes para até 4 graus e lentes para mais de 4 graus. 

Lentes para até 4 graus de miopia

Para quem tem até 4 graus de miopia, as melhores lentes são as lentes CR-39 e as lentes de policarbonato. Entenda melhor a diferença entre elas:

  • Lente CR-39 ou Orma®

Uma das opções mais comuns do mercado, a lente CR-39, também conhecida como Orma ou lentes de acrílico..

Apesar de apresentar um excelente custo-benefício, esse material não é o mais indicado para graus elevados de miopia. Isso porque o índice de refração desse tipo de lente é baixo. Dessa forma, você pode ter um óculos grosso, principalmente a partir de 2 graus de miopia com astigmatismo.

  • Lentes de policarbonato

As lentes de policarbonato são mais leves e resistentes comparadas às lentes de acrílico. Além disso, elas possuem índice de refração de 1.58 a 1.59. Por isso, são lentes mais finas para quem tem até 4 graus. 

As lentes de policarbonato geralmente  acompanham os tratamentos antirreflexo, antirrisco e proteção UV, o que garante maior  durabilidade para seu óculos.

Lentes para mais de 4 graus de miopia

Para quem tem mais de 4 graus de miopia, as lentes mais recomendadas são as lentes de alto índice de refração, de resina. Segue abaixo uma lista com algumas opções:

  • Lentes 1.67

Por ter índice de refração de 1.67, as lentes 1.67 proporcionam óculos mais fino que as opções anteriores, sendo recomendadas para quem tem a partir de 4 graus de miopia. Normalmente essas lentes costumam ser recomendadas para quem está na faixa de 4, 5 ou 6 graus de miopia. Mas para quem tem graus mais elevados, essas lentes podem não ser a melhor opção, por ainda resultarem em lentes grossas. 

Outra desvantagem das lentes 1.67 é quando elas vêm acompanhadas dos tratamentos de antirreflexo, antirrisco e proteção 100%UV, elas possuem um preço mais elevado. .

. Mas, sempre atenção às escolhas!

  • Lentes 1.74

É um tipo de lente recomendado para pessoas que possuem grau moderado e alto, justamente pelo seu índice de refração elevado. Por isso, são as lentes em resina mais utilizadas em óptica.

Atualmente existem diversas marcas que oferecem lentes com esse índice de refração e já é possível encontrar lentes de qualidade com um valor mais em conta.

Aqui na Lenscope, nós oferecemos as Lentes Lenscope LensAI 1.74, que além de possuírem alto índice de refração, contam com design asférico, que reduz distorções laterais.  Além de proporcionarem um óculos mais fino, nossas lentes vêm com diversos tratamentos premium inclusos, sem custo adicional.

Lentes 1.76

Se tratam de lentes de resina indicadas para alto grau, pois apresentam o maior índice de refração, podendo oferecer resultados sutilmente menos espessos que as lentes 1.74.

Instagram [Lentes Lenscope LensAI 1.74]

  • Lentes de cristal, de índice de refração de 1.7, 1.8 e 1.9

As lentes de cristal são lentes e vidro com os maiores índices de refração disponíveis. Por isso, são as lentes mais finas que existem. No entanto, com a chegada das lentes de resina de alto índice de refração no mercado, as lentes de cristal estão cada vez menos sendo recomendadas. E os motivos para isso acontecer são diversos. O primeiro motivo é que por serem de lentes de vidro, elas costumam ser lentes mais pesadas que as lentes de resina, além de serem mais frágeis também. Além disso, seu preço bastante elevado fazem com que essas lentes não sejam muito acessíveis por todos aqueles que possuem graus mais elevados de miopia. 

Qual lente de miopia é mais fina?

A espessura final de um óculos de grau para miopia, não depende somente do índice de refração das lentes. Na verdade, há uma série de fatores que influenciam na espessura da lente. 

Para te ajudar a saber quais são os fatores mais relevantes para o seu grau, nós criamos uma ferramenta que te diz o preço de nossas lentes para o seu grau e uma série de recomendações personalizadas para o seu grau. Assim, você pode garantir a melhor versão do seu óculos de grau. 

Mas considerando apenas a escolha das lentes, podemos dizer que, para quem tem até 4 graus de miopia, a melhor opção seriam as lentes de policarbonato. Por ter um índice mais alto que o da lente comum de acrílico, por exemplo, o policarbonato garante lentes mais finas.

Conheça a Lente Lenscope Poli 1.59.

Agora, para quem tem mais de 4 graus, as Lentes Lenscope LensAI 1.74 são as mais indicadas. Elas são vendidas exclusivamente pela internet através do site da Lenscope.

Você também pode ver o que mais pode deixar o óculos grosso.

Onde comprar lentes mais finas? 

Você pode comprar lentes mais finas para miopia diretamente da sua casa, sem precisar ficar indo e voltando para ter seu óculos pronto. Aqui na Lenscope, todo o  processo de compra é  online para que você adquira seu novo óculos de forma fácil e segura.E se o que você busca é uma lente mais fina, saiba que só na Lenscope você encontra as lentes de resina superfinas. As Lentes Lenscope LensAI 1.74 estão disponíveis com exclusividade na Lenscope, e já incluem todos os tratamento essenciais inclusos no valor antirrisco, antirreflexo, camada oleofóbica, camada antiestática, camada hidrofóbica, proteção 100% UV e camada especial de aderência.

Afinal, nossa missão aqui na Lenscope é levar informação sobre saúde visual e lentes de óculos de um jeito acessível. Prezamos por um modelo de negócio seguro, prático, confortável e que não pese no bolso. 

E, além da praticidade na compra, também oferecemos todas as informações que você precisa saber para ter confiança em sua compra.

Não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter para ficar por dentro de todos os conteúdos sobre saúde visual!

Atualizado em 25/09/2021

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

1 comentário em “Especificação de lente para miopia”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *