exame de hemoglobina glicada

Exame de hemoglobina glicada: como é o teste e quais os riscos da glicemia alta

5
(1)

O exame de hemoglobina glicada mede os níveis de hemoglobina no sangue para garantir que eles estão normais. Afinal, qualquer sinal de anormalidade, pode ser um sinal de um distúrbio do sangue.

Por isso, o exame de hemoglobina glicada é usado também no controle da diabetes. Dessa forma, é possível prevenir os sintomas graves dessa condição que pode afetar seus olhos e levar à cegueira.

Pensando nisso, desenvolvemos esse artigo mostrando tudo o que você precisa saber sobre o exame de hemoglobina glicada. Assim, você poderá entender o que acontece antes, durante e após o exame e conhecerá também os principais riscos desse teste.

Continue lendo para saber mais e descubra o que os resultados do exame de hemoglobina glicada podem indicar! 

O que é exame de hemoglobina glicada?

A hemoglobina é uma proteína dos glóbulos vermelhos que transporta oxigênio dos pulmões para o resto do corpo. Se os seus níveis de hemoglobina estiverem anormais, pode ser um sinal de que você tem um distúrbio do sangue.

O exame de hemoglobina glicada é um teste desenvolvido para medir esses níveis de hemoglobina. Então, além de ser usado no controle de diabetes, ele também é usado para verificar se há anemia, uma condição na qual seu corpo tem menos glóbulos vermelhos do que o normal. 

Somando a isso, o exame de hemoglobina também é frequentemente realizados com outros testes, como:

  • Hematócrito, que mede a porcentagem de glóbulos vermelhos no sangue;
  • Hemograma completo, que mede o número e o tipo de células em seu sangue.

Continue lendo e saiba por que fazer este tipo de exame!

Por que você precisa fazer exame de hemoglobina glicada?

O exame de hemoglobina glicada faz parte de um hemograma completo padrão, então você pode ter seu nível de hemoglobina medido quando fizer seu exame físico anual de rotina – mesmo se você não tiver sintomas. 

Além disso, o teste de hemoglobina também faz parte da triagem neonatal abrangente padrão. Porém, há momentos em que os médicos podem solicitar esse teste por um motivo mais específico.

Então, se você tiver sintomas consistentes relacionados a alterações no nível de hemoglobina, você pode fazer este teste para ajudar a determinar a causa desses sinais.

Os sintomas podem incluir, por exemplo:

  • Fadiga;
  • Tontura;
  • Fraqueza generalizada;
  • Perda de peso ou desnutrição;
  • Icterícia (pele e/ou olhos amarelos);
  • Sangue na urina ou fezes;
  • Hematomas;
  • Trauma severo;
  • Vômito excessivo.

Você também pode precisar do exame de hemoglobina glicada periodicamente para monitorar uma doença médica que afeta sua hemoglobina ou caso tenha sinais de alguma das seguintes condições:

  • Sintomas de anemia, que incluem fraqueza, tontura, pele pálida e mãos e pés frios;
  • Histórico familiar de talassemia, anemia falciforme ou outra doença hereditária do sangue;
  • Dieta pobre em ferro e minerais;
  • Infecção de longo prazo;
  • Perda excessiva de sangue em uma lesão ou procedimento cirúrgico.

Continue lendo para saber como funciona o exame de hemoglobina glicada!

O exame de hemoglobina glicada

De forma geral, o exame de hemoglobina glicada segue um padrão. Por isso, listamos para você o que acontece antes, durante e após o teste.

Antes do exame

Você não precisa fazer nada com antecedência para se preparar para o exame de hemoglobina glicada.

É improvável que o seu médico lhe diga para parar de tomar o diluente, especialmente se você o toma para prevenir um ataque cardíaco ou derrame. Mas você pode ser aconselhado a evitar o uso de antiinflamatórios não esteróides para o alívio da dor, no dia anterior ao seu exame, se você tiver tendência a sangrar.

Tempo

O processo de coleta de uma amostra de sangue normalmente leva menos de cinco minutos. No entanto, você precisa reservar pelo menos uma hora para o teste.

Você terá que se registrar, esperar sua vez e esperar que o flebotomista se certifique de que o local da punção não está sangrando.

Localização

Você pode fazer o teste no consultório do seu médico, em um laboratório de flebotomia (local ou externo) ou no hospital.

O que vestir

Você não precisa usar nada especial para um exame de hemoglobina. Mas, evite mangas justas, pois você precisará arregaçar as mangas para coletar o sangue.

Comida e bebida

Se você está apenas fazendo um exame de hemoglobina glicada, não precisa fazer nenhum ajuste em sua dieta com antecedência.

Mas, se vai fazer outras análises de sangue ao mesmo tempo (como glicose no sangue), então o seu médico pode aconselhá-lo a jejuar por cerca de oito horas antes do exame.

Durante o exame

Seu sangue será coletado por uma enfermeira ou flebotomista. A amostra é então enviada para um laboratório para processamento.

Pré-Teste

Você pode precisar preencher formulários ao fazer o check-in para liberar os resultados do teste para o seu médico.

Ao longo do teste

A enfermeira pedirá que você se sente e escolha o braço que prefere usar. Então, ela encontrará uma veia para coletar o sangue, possivelmente dentro da dobra do cotovelo.

Você terá um torniquete amarrado acima da veia. Depois que a área for limpa, uma pequena agulha será inserida em sua veia e seu sangue será coletado em um tubo. Pode ser que sinta uma pequena picada, possivelmente com leve desconforto e/ou dor.

Caso tenha tendência a sentir vertigens ou tonturas ao redor de agulhas ou sangue, é útil desviar o olhar durante o procedimento. Informe a sua enfermeira se sentir que vai desmaiar e/ou se já desmaiou durante um procedimento semelhante.

A enfermeira então tirará o torniquete antes de remover a agulha de seu braço. Em seguida, eles vão pressionar uma gaze sobre o local da punção para parar o sangramento e aplicar um curativo.

Alternativa da picada no dedo

Se for o seu bebê a fazer este teste, geralmente o calcanhar será picado para uma amostra de sangue. Mas, também existem testes de picada no dedo para medir a hemoglobina em adultos. Esses testes são usados ​​em certas circunstâncias, como quando um laboratório próximo não está disponível ou quando você está fazendo um pré-teste antes de doar sangue.

Se você estiver tendo uma picada no dedo, a ponta do localizador será limpa e rapidamente picada com uma agulha minúscula. Você pode sentir uma picada forte, mas dura apenas um segundo.

Pós-Teste

Se você se sentir bem, estará livre para ir, contanto que o sangramento tenha parado. Mas, caso tenha vertigens ou tonturas, pode precisar de um pouco de tempo para se recuperar antes de sair.

Após o exame

Assim que terminar o teste, você pode realizar suas atividades normalmente. No primeiro dia após a coleta do sangue, é uma boa ideia evitar levantar itens muito pesados com o braço que foi usado para a coleta do sangue.

Se seu braço estiver dolorido, relaxe e coloque uma bolsa de gelo sobre ele.

Gerenciando efeitos colaterais

Você pode sentir hematomas, inchaço ou dor leve na área em que a agulha estava, mas deve ser leve e não durar mais do que alguns dias. Se persistir ou piorar, procure um médico.

Também procure um médico se você desenvolver febre ou se a área onde o sangue foi coletado ficar quente, muito dolorida ou inchada, ou vazar sangue ou pus.

Veja a seguir quais são os riscos do exame de hemoglobina glicada!

Riscos do exame de hemoglobina glicada

Ao fazer um exame de hemoglobina glicada, você pode sentir uma leve dor ou hematoma no local onde a agulha foi colocada, mas a maioria dos sintomas geralmente desaparecem rapidamente.

De forma geral, existem poucos riscos para este procedimento. Se você já teve uma reação ao fazer um exame de sangue antes, pode esperar o mesmo com este teste. Por exemplo, se você tende a ficar enjoado com sangue ou agulhas, pode ocorrer de sentir os mesmos sintomas.

Contudo, embora seja raro, há um pequeno risco de infecção, especialmente se a área de inserção da agulha ficar exposta ou suja antes de a pele cicatrizar.

O que pode indicar os resultados do exame de hemoglobina glicada?

Há muitos motivos pelos quais seus níveis de hemoglobina podem estar fora da faixa normal. Por isso, listamos os principais:

Níveis baixos de hemoglobina podem ser um sinal de por exemplo:

  • Diferentes tipos de anemia;
  • Talassemia;
  • Falta de ferro;
  • Doença hepática;
  • Certos medicamentos;
  • Doença renal;
  • Câncer; 
  • Tratamento quimioterápico;
  • Tratamento de radiação;
  • Desnutrição;
  • Malária;

Doenças como anemia falciforme, talassemia e deficiência de glicose-6 fosfato desidrogenase (G6PD) podem causar níveis baixos de hemoglobina quando os eritrócitos ficam gravemente baixos durante uma crise.

Além disso, seu nível de hemoglobina também pode estar baixo depois de doar sangue. Nesse caso, você deve esperar que se normalize depois de algumas semanas.

Já, os níveis elevados de hemoglobina podem ser um sinal de:

  • Doença pulmonar;
  • Doença cardíaca;
  • Policitemia vera, uma condição rara que faz com que sua medula óssea produza muitos glóbulos vermelhos;
  • Fumar;
  • Câncer de rins;
  • Morar em grandes altitudes;
  • Desidratação;

Além disso, você pode ter uma hemoglobina mais alta do que o normal se viver em uma área de grande altitude. Então, converse com seu médico para saber o que significam seus resultados.

Além disso, como já falamos aqui, o exame de hemoglobina glicada é importante para o controle da diabetes. Uma vez que a diabetes fora de controle acarreta grandes riscos, principalmente para os olhos, é muito importante se atentar aos seus sinais.

Mas, continue lendo para saber mais!

Riscos de diabetes fora de controle para os olhos

Um dos principais riscos da diabetes fora de controle é a ocorrência da retinopatia diabética. Essa retinopatia é uma complicação da diabetes que ocorre quando o alto nível de glicose causa lesões na retina. 

A retinopatia diabética pode afetar pessoas com diabetes tipo 1 ou 2 quando não tratada corretamente e quando os índices glicêmicos estão fora de controle. 

Entre os sintomas dessa condição em casos graves estão, por exemplo:

  • Visão embaçada; 
  • Hemorragia no olho; 
  • Sensação de estar vendo teias de aranha.

Somando a isso, a retinopatia diabética é a principal causa de cegueira em pessoas entre 20 e 74 anos. Ou seja, é realmente muito importante manter seus exames em dia.

Seus exames estão em dia?

Agora que você já sabe tudo sobre o exame de hemoglobina glicada e que este teste é uma forma de acompanhar a sua saúde geral. Lembre-se que a melhor maneira de se cuidar é mantendo bons hábitos.

Mas, é sempre importante ter em mente que cuidar da saúde geral é também cuidar da saúde dos olhos. Então, fazer visitas regulares ao oftalmologista e fazer também testes de visão com frequência é fundamental para manter sua saúde ocular em dia.

Por isso, nós da Lenscope desenvolvemos um teste de visão online, com tecnologia exclusiva, feito por especialistas para você ter mais comodidade e precisão. Ou seja, agora você pode, em apenas três passos simples, realizar seu teste de acuidade visual e ter o resultado na hora.

Faça agora nosso teste de visão online e gratuito!exame de hemoglobina glicada - teste de visão

Gostou do conteúdo? Mas não vá ainda! Afinal, queremos saber suas opiniões, por isso deixe seus comentários abaixo que em breve vamos te responder.

Fontes

Medlineplus

Verywellhealth

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *