exame de vista online

Exame de vista online é confiável?

0
(0)

Realizar exames e cuidar da saúde dos seus olhos é muito importante. E agora, com o isolamento social ainda sendo recomendado para conter o contágio do novo Coronavírus, está cada vez mais frequente falar sobre o exame de vista online.

Um bom teste de visão online é capaz de fornecer resultados confiáveis, desde que você conheça quem são as pessoas envolvidas em sua criação.  E, falando em teste confiável, nós da Lenscope desenvolvemos um exame de vista online, com tecnologia inédita no Brasil e no mundo. É gratuito e foi desenvolvido com a ajuda de profissionais da área da saúde visual. Saiba mais em nosso artigo. 

O que o exame de vista online pode detectar?

O exame de vista online permite que você tenha um diagnóstico de como está a sua acuidade visual. Ou seja, a sua capacidade de identificar números ou letras em uma determinada distância. Também é possível identificar qual problema de visão você tem, detectando  sensibilidade à luz ou a alto contraste. Além de daltonismo astigmatismo, por exemplo.

Dessa forma, realizar um exame de vista online pode te ajudar a saber quando é necessário renovar a prescrição dos seus óculos, e manter um monitoramento recorrente da saúde dos seus olhos. Lembrando que mesmo com esse teste de visão, realizar exames presenciais com o oftalmologista é fundamental!

Veja a seguir como ocorre o diagnóstico de cada um desses problemas na visão.

Sensibilidade à luz, miopia ou astigmatismo

O teste de sensibilidade à luz, miopia ou astigmatismo é realizado com um desenho dentro de uma imagem, servindo para identificar qual é o seu problema da visão.  Dependendo da letra que estiver vendo e, de acordo com resposta que você indicar durante o teste, é possível saber se você tem miopia (dificuldade para ver de longe), astigmatismo (dificuldade para ver de perto e de longe) ou hipermetropia (dificuldade para ver de perto). Ou ainda, se possui a visão perfeita.

Contraste e sensibilidade

O teste de visão também pode fazer uma avaliação de diferentes níveis de iluminação, desde o mais claro até o mais escuro, a partir de letras. Dessa forma, ele é capaz de detectar os erros da visão que poderão ser corrigidos com o uso de óculos especiais e, em outros casos, com cirurgias refrativas.

Daltonismo:

O daltonismo está relacionado com a incapacidade de conseguir reconhecer as cores. O teste chamado de Ishibara é rápido e ajuda a descobrir se você tem daltonismo. Sendo assim, esse teste consiste em verificar se você consegue identificar as cores dos números inseridos dentro de figuras coloridas.  

Existem três tipos daltonismo. São eles: 

  • Pratanopia – consiste na diminuição ou completa ausência do tom vermelho. Nesse caso, você tem dificuldades em conseguir enxergar tons marrom, cinza ou verde;
  • Deuteranopia – nesse tipo de daltonismo, não é possível enxergar a cor verde. Sendo assim, como a protonopia, a cor é associada ao marrom; 
  • Tritanopia – há a dificuldade de reconhecer as cores azul e amarelo, sendo um tipo raro de daltonismo.  

Quem pode fazer exame de vista online?

Todos os adultos podem fazer um exame de vista online. Incluindo pacientes que já tenham uma receita para uso de óculos e para aqueles que já tenham realizado outros exames oftalmológicos. Nesse caso, eles podem apenas desejar saber sobre a saúde dos olhos. 

O exame de vista online funciona como uma triagem rápida e acessível que pode te mostrar como está a sua visão. Além de te alertar que é hora de fazer uma consulta com um oftalmologista ou outro profissional de saúde ocular de sua confiança. O que jamais deve acontecer é você substituir o exame de vista presencial e completo com um profissional pelo exame de vista online.

Como o exame de vista online funciona?

Para realizar o exame de vista online, você vai precisar de um computador, ou um smartphone, e um espaço para se sentar. E não deixe de usar seu óculos de grau ou lentes de contato durante o teste. Na sequencia, você irá seguir o passo-a-passo indicado para verificar como seus olhos veem em diferentes distâncias. 

Geralmente, você deverá olhar diretamente para uma imagem que conterá alguns números e suas respostas vão apontar o resultado do teste. No final, você já tem acesso ao diagnóstico. É possível descobrir se você tem miopia, astigmatismo e daltonismo. Ou se o grau do seu óculos atual mudou e está na hora de fazer um novo óculos de grau. 

Custo do exame de vista online

Aqui, na Lenscope você poderá realizar o exame de vista online de forma gratuita. Ele é 100% online e bastante prático,. Nós o desenvolvemos em conjunto com especialistas da área da saúde visual, aliando conhecimento e tecnologia. Assim, em apenas três passos você consegue realizar os testes, e logo em seguida já consegue ver o resultado. 

A precisão do exame de vista online

Os exames de vista online ainda são uma novidade dentro do universo de serviços de acompanhamento da saúde visual. Por isso, é importante procurar saber quem desenvolveu os testes de visão online e jamais substitui-los pelo exame de vista que você faz com um profissional de saúde de sua confiança. Afinal, os oftalmologistas recomendam que todo ano realizemos um exame de vista presencial e completo.

Os exames de vista online podem te ajudar a dizer se você tem alguns dos problemas de visão que existem, mas não podem garantir que você não tenha alguma condição mais séria. Por isso, nunca deixe de procurar por um profissional de sua confiança. 

Você já fez um exame de vista online?

Conte sua experiência para nós aqui nos comentários e não deixe de conhecer nosso teste de visão.

exame de vista online - teste de visão

Fontes: 

WebMD

Healthline

All about Vision

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *