exame de vista

Exame de vista: Saiba como é e quando você precisa fazer

4.3
(6)

O exame de vista é feito para saber a sua capacidade visual. Existem diferentes tipos de testes e possíveis de serem feitos online. Porém, apenas o médico qualificado pode diagnosticar e prescrever sua receita.

Então, hoje separamos as informações mais importantes que você deve saber sobre os exames de vista. Você vai saber:

  • Qual a finalidade dos exames de vista
  • Como eles funcionam na prática
  • Quais tipos de exame de vista você pode precisar fazer

Como funciona o exame de vista?

O exame de vista serve basicamente para avaliar a sua capacidade visual. O mais recomendado que é você faça o exame de vista com um oftalmologista de confiança.

Isso porque só um médico profissional pode garantir um diagnóstico correto, além de aplicar alguns outros testes que garantem a saúde dos seus olhos.

Normalmente, a frequência recomendada de consultas é uma vez por ano para quem passou dos 40 anos. Se você usa óculos, é importante ir ao médico para solicitar novos exames de vista todos os anos, mesmo antes dessa idade.

Como saber se tenho problema de vista?

Apesar dos exames de vista serem indispensáveis para um diagnóstico 100% confiável, existem alguns sintomas que podem indicar algum problema antes mesmo de ir ao oftalmologista. São eles:

  • Visão dupla, vista cansada, manchas na visão ou olho vermelho
  • Formação de “sombras” no olho e não enxergar nitidamente
  • Ver um halo ao redor da luz ao olhar, por exemplo, para a luz de uma lâmpada
  • Não distinguir muito bem as cores dos objetos
  • Lacrimejar em excesso
  • Sentir muita sensibilidade à luz
  • Sentir muita dor de cabeça ou nos olhos
  • Precisar apertar os olhos para focar em objetos
  • Sentir vontade de esfregar os olhos com frequência
  • Histórico de pessoas na família com problemas de visão
exame de vista

Sintomas que indicam que é necessário fazer exame de vista

Tipos de exame de vista

O oftalmologista decide, com base nas informações que você passou, quais serão os exames de vista que precisam ser realizados.

Cada um é focado em identificar um problema específico. Os principais são: teste de visão com letras (ou teste snellen), teste de daltonismo (ou teste de Ishihara), OCT e Queratometria.

Veja como funciona cada um deles:

Teste de Snellen ou teste de visão com letras

Também chamado de teste de acuidade, de refração ou de medida do grau.

É aquele exame mais conhecido, no qual você deve acertar as letras em um diagrama para que o oftalmologista faça avaliação do quanto você enxerga.

Ele avalia a presença de miopia, hipermetropia e astigmatismo utilizando uma série de lentes para que você defina com qual delas você enxerga bem

exame de vista

Tabela de Snellen

Teste Ishihara ou teste de visão de cores

Este exame também é bem comum e pode ser encontrado na internet. Ele serve para identificar o daltonismo. Nele, é pedido que o paciente olhe para um diagrama de cores e tente identificar o número no centro.

Veja se você consegue enxergar os números dentro dos círculos coloridos:

EXAME DE VISTA

Exame de vista – Ishihara

 

Resultados:

EXAME DE VISTA

Resultado do exame de vista – Ishihara

Teste de vista OCT

Este exame de vista confere a presença de problemas em partes do olho como a córnea, retina, humor vítreo e nervo óptico.

Queratometria

Esse teste mede a curvatura da córnea. Um feixe de luz é emitido no olho e o profissional avalia sua reflexão. O principal objetivo de medir esse item é escolher o ajuste certo de lentes de contato.

exame de vista

Teste de Queratometria – Fonte: Yluux

 

Aliás, existem outros testes que seu oftalmologista pode realizar que não estão listados, mas isso vai depender dos sintomas que apresentar. Nenhum deles causa dores ou muitos desconfortos.

Clique aqui e faça seu Teste para Astigmatismo Online e Gratuito.

Exame de vista como é feito?

Em um exame de vista tradicional, seu oftalmologista começa perguntando quais são os motivos pelos quais você está se consultando.

Com base nisso, ele define quais tipos de testes serão feitos.

Se você estiver experimentando sintomas específicos, o médico ou médica vai perguntar qual é a intensidade e há quanto tempo você os sente. Ele também pode perguntar se as sensações começaram de repente ou durante um período de tempo.

Além dessas informações mais específicas, o profissional também vai precisar saber sobre a sua saúde geral, incluindo os tipos de medicação que você toma e outros sintomas relacionados a um histórico de problemas de visão.

É também importante mencionar, ao longo da consulta, as atividades que você desenvolve em seu trabalho.

Quanto custa uma consulta com um oftalmologista?

Os preços para exame de vista acaba variando bastante dependo da necessidade e o tipo de exame recomendado pelo oftalmologista.

Uma consulta comum pode custar a R$99,99 até R$300,00 dependendo do problema de visão que apresentar.

Existem sites que atendem algumas localidades dependendo da sua região. Lá, são disponibilizados valores e qual tipo de consulta que você deseja realizar. Veja a mais próxima de você:

Afinal, dá para economizar tempo e dinheiro, não é mesmo?

Tratamento para problemas de visão

No final do exame de vista, o médico ou médica avalia os resultados e determina um diagnóstico: se você precisa utilizar colírios, óculos ou se tem algum problema que pode requerer cirurgia etc.

O mais comum dos diagnósticos do exame de vista é a necessidade de usar óculos ou lentes de contato para corrigir a capacidade de enxergar nitidamente.

Se você ficou sabendo que precisa usar óculos, pesquise os tipos de lentes para óculos que existem hoje no mercado antes de fazer seu óculos.

Saber os tipos de lentes e tratamentos que existem hoje no mercado antes de comprar seu óculos te ajuda a ter o que você realmente precisa e ainda economizar muito mais. Afinal, você não quer gastar uma fortuna para ter o óculos perfeito, não é mesmo?

exame de vista

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Marcações:

0 comentário em “Exame de vista: Saiba como é e quando você precisa fazer”

  1. Tenho -16D e -17E
    Qual seria a lente indicada visto que minha miopia e alta
    Tive informacoes da lente de vcs. Moro no PA e aqui nao tem quem trabalhe com essas lentes. Como faco para adquirir essas lentes?

  2. Bom dia,

    A três anos utilizo óculos de grau pois tenho miopia, e um pouco de estigmatismo. Mas meu maior problema é enxergar de longe mesmo e tenho sensibilidade a Luz. meu grau ERA 1,75 em cada olho, entretanto realizei o exame anual a 20 dias e o diagnostico foi 1,25 no olho esquerdo e 2,0 no olho direito.

    Após fazer a lente e começar a usar o óculos , minha visão sem ele pioraram muito, inclusive de perto.

    Gostaria de saber se isso é normal? Não consigo mais ficar sem os óculos, pois a visão fica muito embaçada.

    Grata,

    1. Oi, Laiza! Tudo bem?

      Seus sintomas são típicos de quem está começando a usar óculos. Pode ficar tranquila! 😀
      Recomendamos que você use ele o máximo de tempo possível, pois assim você acostuma seu cérebro com sua nova maneira de enxergar.
      Tente não ficar tirando e colocando o óculos toda vez que sentir qualquer sintoma como esse que nos contou, pois pode dificultar o seu processo de adaptação.
      Por isso, use-o o máximo de tempo possível e, mesmo se você ainda não se acostumar, volte ao oftalmo e explique as dificuldades que está enfrentando para que ele possa ver se está tudo certo com você e sua visão.

    1. Olá, Renata! Tudo bem?

      Obrigada por deixar o seu cometário

      O teste mais comum realizado pelo oftalmo é teste snellen para medir sua acuidade visual caso seja detectado algo mais sério na sua visão, exames específicos serão passados pelo médico durante a consulta

      Quando puder, agende uma visita ao seu oftalmologista. Caso precise usar óculos, conte com a Lenscope
      https://lenscope.com.br/

  3. Essa história de usar óculos para correção é balela não é? Nunca vi ninguém que teve problemas de vista, usou óculos por um tempo e depois não precisou mais pq “corrigiu”. E os graus do óculos só aumenta, então não tem isso de corrigir, certo?

    1. Olá, Daniel! Tudo bom?

      Obrigada pelo seu comentário em nosso artigo

      Fazer o uso do óculos de grau vai ajudar você ter muito mais conforto na hora de enxergar e corrigir seu problema de visão Além disso, com o uso do óculos, você evita os desconfortos provocados pela falta de uso dele persistam. Por exemplo: dores de cabeça, visão embaçada, fadiga ocular, dentre outros sintomas muito comuns Mas fazer uso dele para melhor qualidade de vida para enxergar é o mais recomendado! 😀

      Se precisar usar óculos para descansar sua visão, te convido a conhecer a Lenscope para fazer suas lentes de maneira inovadora e sem precisar sair de casa ❤ Vamos adorar te ajudar! É só acessar https://lenscope.com.br/

  4. Trabalho com pc muito tempo por dia, isso pode fazer com que minha vista fique cansada e eu tenha dificuldades em enxergar algumas coisas depois?

    1. Oi, Nikki! Tudo bom?

      Muito obrigada pelo seu comentário e por compartilhar sua experiência com a gente

      Como usa bastante computador e fica com a vista cansada de estar em frente às telas, nós te recomendamos escolher lentes com filtro de luz azul Elas podem ser feitas com ou sem grau. Essas lentes contam com essa proteção para bloquear a luz azul violeta que é nociva em nossa visão. Essa luz está muito presente em aparelhos digitais como celular, computador, tablet, dentre outros. Quando temos muito contato com esses aparelhos, é normal que até o final do dia sentimos os olhos mais cansados, ardendo e até mesmo dores de cabeça.
      Então o óculos com lente filtro azul atua para que esses desconfortos não aconteçam com você

      O objetivo da lente com filtro de luz azul é filtrar essa luz artificial presente, proporcionando melhor qualidade de visão permitindo que apenas a luz boa atinja seus olhos, bem como evitar os incômodos provocados por essa luz.
      Aqui na Lenscope, nós oferecemos esse tipo de lente com filtro de luz azul com as Lentes Lenscope Digital Comfort que podem ser feitas com ou sem grau

      As Lentes Lenscope Digital Comfort ajudam a filtrar a luz nociva aos olhos, permitindo que só a luz boa chegue a sua visão proporcionando mais conforto ao ficar conectado O diferencial da nossa lente é a cor do antirreflexo verde, cor característica das lentes para óculos que contam com esse tratamento.

      Conheça nossa lente com filtro de luz azul acessando https://lenscope.com.br/lente-lenscope-digital-comfort

      Se quiser, envie uma foto da sua receita de óculos para ajuda@lenscope.com.br Ficaremos felizes em poder te ajudar

    1. Olá, Cleiton!
      É normal que quanto menor as letras ficam, mais dificuldade você pode sentir pra enxergar.
      De qualquer forma, é sempre recomendado fazer um exame de vista completo com um profissional de sua confiança. Assim, você tem um diagnóstico mais completo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *