Exame de vista: Saiba como é e quando você precisa fazer

exame de vista
  • por
3.9
(42)

O exame de vista é feito para saber a sua capacidade visual. Existem diferentes tipos de testes e possíveis de serem feitos online. Porém, apenas o médico qualificado pode diagnosticar e prescrever sua receita.

Então, hoje separamos as informações mais importantes que você deve saber sobre os exames de vista. Você vai saber:

  • Qual a finalidade dos exames de vista
  • Como eles funcionam na prática
  • Quais tipos de exame de vista você pode precisar fazer

Como funciona o exame de vista?

O exame de vista serve basicamente para avaliar a sua capacidade visual. O mais recomendado que é você faça o exame de vista com um oftalmologista de confiança.

Isso porque só um médico profissional pode garantir um diagnóstico correto, além de aplicar alguns outros testes que garantem a saúde dos seus olhos.

Normalmente, a frequência recomendada de consultas é uma vez por ano para quem passou dos 40 anos. Se você usa óculos, é importante ir ao médico para solicitar novos exames de vista todos os anos, mesmo antes dessa idade.

Como saber se tenho problema de vista?

Apesar dos exames de vista serem indispensáveis para um diagnóstico 100% confiável, existem alguns sintomas que podem indicar algum problema antes mesmo de ir ao oftalmologista. São eles:

  • Visão dupla, vista cansada, manchas na visão ou olho vermelho
  • Formação de “sombras” no olho e não enxergar nitidamente
  • Ver um halo ao redor da luz ao olhar, por exemplo, para a luz de uma lâmpada
  • Não distinguir muito bem as cores dos objetos
  • Lacrimejar em excesso
  • Sentir muita sensibilidade à luz
  • Sentir muita dor de cabeça ou nos olhos
  • Precisar apertar os olhos para focar em objetos
  • Sentir vontade de esfregar os olhos com frequência
  • Histórico de pessoas na família com problemas de visão
exame de vista

Sintomas que indicam que é necessário fazer exame de vista

Tipos de exame de vista

O oftalmologista decide, com base nas informações que você passou, quais serão os exames de vista que precisam ser realizados.

Cada um é focado em identificar um problema específico. Os principais são: teste de visão com letras (ou teste snellen), teste de daltonismo (ou teste de Ishihara), OCT e Queratometria.

Veja como funciona cada um deles:

Teste de Snellen ou teste de visão com letras

Também chamado de teste de acuidade, de refração ou de medida do grau.

É aquele exame mais conhecido, no qual você deve acertar as letras em um diagrama para que o oftalmologista faça avaliação do quanto você enxerga.

Ele avalia a presença de miopia, hipermetropia e astigmatismo utilizando uma série de lentes para que você defina com qual delas você enxerga bem

exame de vista

Tabela de Snellen

Teste Ishihara ou teste de visão de cores

Este exame também é bem comum e pode ser encontrado na internet. Ele serve para identificar o daltonismo. Nele, é pedido que o paciente olhe para um diagrama de cores e tente identificar o número no centro.

Veja se você consegue enxergar os números dentro dos círculos coloridos:

EXAME DE VISTA

Exame de vista – Ishihara

 

Resultados:

EXAME DE VISTA

Resultado do exame de vista – Ishihara

Teste de vista OCT

Este exame de vista confere a presença de problemas em partes do olho como a córnea, retina, humor vítreo e nervo óptico.

Queratometria

Esse teste mede a curvatura da córnea. Um feixe de luz é emitido no olho e o profissional avalia sua reflexão. O principal objetivo de medir esse item é escolher o ajuste certo de lentes de contato.

exame de vista

Teste de Queratometria – Fonte: Yluux

 

Aliás, existem outros testes que seu oftalmologista pode realizar que não estão listados, mas isso vai depender dos sintomas que apresentar. Nenhum deles causa dores ou muitos desconfortos.

Clique aqui e faça seu Teste para Astigmatismo Online e Gratuito.

Exame de vista como é feito?

Em um exame de vista tradicional, seu oftalmologista começa perguntando quais são os motivos pelos quais você está se consultando.

Com base nisso, ele define quais tipos de testes serão feitos.

Se você estiver experimentando sintomas específicos, o médico ou médica vai perguntar qual é a intensidade e há quanto tempo você os sente. Ele também pode perguntar se as sensações começaram de repente ou durante um período de tempo.

Além dessas informações mais específicas, o profissional também vai precisar saber sobre a sua saúde geral, incluindo os tipos de medicação que você toma e outros sintomas relacionados a um histórico de problemas de visão.

É também importante mencionar, ao longo da consulta, as atividades que você desenvolve em seu trabalho.

Quanto custa uma consulta com um oftalmologista?

Os preços para exame de vista acaba variando bastante dependo da necessidade e o tipo de exame recomendado pelo oftalmologista.

Uma consulta comum pode custar a R$99,99 até R$300,00 dependendo do problema de visão que apresentar.

Existem sites que atendem algumas localidades dependendo da sua região. Lá, são disponibilizados valores e qual tipo de consulta que você deseja realizar. Veja a mais próxima de você:

Afinal, dá para economizar tempo e dinheiro, não é mesmo?

Tratamento para problemas de visão

No final do exame de vista, o médico ou médica avalia os resultados e determina um diagnóstico: se você precisa utilizar colírios, óculos ou se tem algum problema que pode requerer cirurgia etc.

O mais comum dos diagnósticos do exame de vista é a necessidade de usar óculos ou lentes de contato para corrigir a capacidade de enxergar nitidamente.

Se você ficou sabendo que precisa usar óculos, pesquise os tipos de lentes para óculos que existem hoje no mercado antes de fazer seu óculos.

Saber os tipos de lentes e tratamentos que existem hoje no mercado antes de comprar seu óculos te ajuda a ter o que você realmente precisa e ainda economizar muito mais. Afinal, você não quer gastar uma fortuna para ter o óculos perfeito, não é mesmo?

exame de vista

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 42

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Marcações:
Loading comments...