Fadiga ocular: causas, sintomas, tratamentos e formas de prevenção

fadiga ocular
  • por
0
(0)

Fadiga ocular é quando seus olhos estão doendo devido ao excesso de trabalho além de sua capacidade. Podem ser inúmeras as causas para a fadiga ocular. Porém, o que mais nos preocupa são os sintomas. E, é justamente sobre isso que vamos falar neste artigo.

Por isso, se você quer aprender mais sobre essa condição, conhecer os principais tratamentos e as formas de prevenção para a fadiga ocular, você veio ao lugar certo.

Então, continue lendo e entenda adiante o que é a fadiga ocular!

O que é fadiga ocular?

A fadiga ocular ocorre por exemplo quando os músculos em nossos olhos não recebem descanso, hidratação e proteção suficientes contra o brilho intenso da tela do computador por longos períodos.

Nestas condições, com o tempo, os olhos tendem a doer e ficar cansados. Já para algumas pessoas, seus olhos ficam sobrecarregados a tal ponto que começam a aquecer e sentir fadiga constantemente. Isso ocorre porque existe a longa exposição a raios nocivos, clarões e poluentes do ar.

Quando isso acontece, precisamos limitar nossa exposição à TV, telas de computador e telefones celulares, e buscar conforto por meio dos tratamentos oftalmológicos disponíveis.

Então veja a seguir mais sobre as causas para a fadiga ocular!

Quais são as causas para fadiga ocular?

A fadiga ocular geralmente pode ocorrer por vários motivos. Por isso, separamos abaixo as principais causas para essa condição:

Fadiga muscular

O músculo ciliar está localizado dentro do olho e é responsável por ajustar as lentes em seus olhos porque assim permite que você foque em objetos distantes ou próximos. 

No entanto quando esse músculo é usado além de sua capacidade, especialmente por períodos mais longos, ele se esforça para se concentrar em objetos próximos. Então, ao olhar fixamente para um objeto por um longo tempo, você evita que seus músculos ciliares se contraiam e relaxem, tornando mais difícil para eles ajustar suas lentes e te proporcionar uma visão clara.

Além disso, os músculos extraoculares são outro conjunto de músculos que se contraem e relaxam para proporcionar uma visão estável, clara e livre de tensões. Existem seis músculos extraoculares por olho, e eles focalizam uma imagem para evitar que você veja o dobro.

Quando esses músculos se contraem rapidamente devido a olhar para um objeto por um longo tempo, eles se sentem tensos e sobrecarregados. 

Como todos os músculos, nossos músculos extraoculares precisam de tempo para relaxar, descansar e ganhar energia para realizar sua tarefa. Então, trabalhar demais os olhos evita esse descanso e pode resultar em fadiga ocular e cansaço visual e, se não for controlado, possivelmente ocorrerão problemas de saúde ocular.

Doença da superfície ocular

Algumas pessoas sofrem do que é conhecido como doença da superfície ocular. Esta é uma doença que faz a superfície do olho secar mais rapidamente do que o normal e pode causar dificuldade em focalizar objetos. 

Com esta condição, a superfície do olho não tem lubrificação natural suficiente. Então isso significa que a película da superfície do olho tende a se romper e não pode se reparar facilmente. Esta secura faz com que os olhos pareçam esgotados e cansados, resultando em fadiga ocular.

Brilho da tela do computador

A causa mais comum de fadiga ocular é a exposição ao brilho da tela do computador ou do telefone celular. 

Quando o brilho da tela não é gerenciado, a exposição pode drenar a energia do seu olho, devido ao processamento de reflexos muito brilhantes ou de reflexos extremamente baixos.

É por isso que as telas devem ser ajustadas regularmente para se adequar à ingestão de brilho dos olhos. Afinal, caso contrário, você pode acabar tendo fadiga ocular frequente, o que pode facilmente afetar sua produtividade geral. 

Além disso, é importante evitar olhar para luzes fluorescentes e verificar se a luz da tela do computador se adapta ao nível de conforto dos seus olhos.

Agora, continue lendo para conhecer os principais sintomas da fadiga ocular!

Quais são os sintomas da fadiga ocular?

A fadiga ocular pode ser grave ou leve. Se você não tem certeza se tem fadiga ocular, aqui estão alguns sintomas que podem estar relacionados à esta condição:

  • Visão embaçada ou distorcida;
  • Frequentemente vendo o dobro;
  • Sentimento de secura constante nos olhos;
  • Olhos quase sempre vermelhos ou rosados;
  • Olhos quentes e doloridos quando você os fecha;
  • Dores de cabeça com mais frequência;
  • Tensão nas têmporas, pescoço e costas;
  • Olhos lacrimejantes;
  • Maior sensibilidade à luz.

Mas, afinal, como tratar a fadiga ocular? Descubra a seguir!

Quais são os tratamentos para fadiga ocular?

Algumas mudanças em seu estilo de vida podem melhorar sua saúde mental e ocular, inclusive servem como tratamento para a fadiga ocular. Por exemplo: 

  • Ajustar a iluminação no trabalho;
  • Elevar seu laptop ou computador a outro nível;
  • Sentar-se mais longe da tela;
  • Dormir bem (O sono refresca os olhos com nutrientes essenciais). 

Estas são algumas maneiras que podem melhorar a saúde dos seus olhos e ajudar a aliviar a fadiga ocular. Porém, é possível também prevenir a fadiga ocular. 

Continue lendo para saber mais!

Quais são as formas de prevenção para fadiga ocular?

Para prevenir a fadiga ocular basta fazer algumas alterações simples em questões do seu dia a dia.

Na tela do seu computador

  • Coloque o computador a cerca de 20 a 30 centímetros de distância de seus olhos e um pouco abaixo do nível dos olhos;
  • Limpe regularmente a poeira e as impressões digitais da superfície da tela. As manchas podem reduzir o contraste e criar problemas como brilho e reflexos;
  • Escolha telas que se inclinam e giram;
  • Use um filtro de brilho para sua tela.

Em seu ambiente de trabalho

  • Altere a iluminação para eliminar o brilho e os reflexos agressivos;
  • Use uma cadeira ajustável;
  • Coloque um suporte para documentos próximo à tela do computador.

Em seus hábitos de trabalho

  • Experimente a regra 20-20-20. A cada 20 minutos, olhe para algo a cerca de 6 metros de distância por 20 segundos;
  • Publique uma nota que diz “pisque” no seu computador como um lembrete.
  • Faça pausas regulares do trabalho no computador.

Em sua rotina de cuidados com os olhos

  • Aplique uma toalha embebida em água morna nos olhos cansados ​​e secos (mantenha os olhos fechados);
  • Use lágrimas artificiais para refrescar os olhos quando estiverem secos;
  • Para ajudar a evitar olhos secos em ambientes fechados, use um filtro de ar para filtrar a poeira e um umidificador para adicionar umidade ao ar;

Feito isso, se o problema persistir, marque uma consulta para um exame de vista completo. Afinal, o médico pode ter certeza de que seus sintomas não estão relacionados a um problema como desequilíbrio muscular do olho ou olho seco. 

Além disso, o oftalmologista também pode dizer se seus óculos ou prescrição de lentes de contato estão atualizados e se são bons para uso no computador.

Já sentiu fadiga ocular?

Agora que você já sabe tudo sobre a fadiga ocular, com certeza deve ter percebido que manter bons hábitos pode ajudar nesta condição, não é mesmo?

Então, descanse os olhos, coma e durma bem e lembre-se de não forçar demais seus olhos, pois o esforço excessivo é o principal responsável pela fadiga ocular.

Além disso, é importante para a saúde dos seus olhos que você faça consultas regulares ao oftalmologista e exames de vistas frequentemente. 

Pensando nisso, nós da Lenscope desenvolvemos um teste de visão totalmente online e seguro, onde você consegue testar seus olhos super rápido e ter resultados precisos. Ou seja, você pode começar agora mesmo a cuidar da sua saúde ocular.

Realizar o teste de visão totalmente online e gratuito

fadiga ocular - teste de visão

E então, você já teve fadiga ocular? Conte pra gente nos comentários como foi a sua experiência e aproveite para dizer o que achou deste conteúdo!

Fontes

Visionexpress

Webmd

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

1 comentário em “Fadiga ocular: causas, sintomas, tratamentos e formas de prevenção”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *