Ficar muito tempo no celular prejudica a visão?

Ficar muito tempo no celular prejudica a visão
  • por
4.5
(20)

Será que ficar muito tempo no celular prejudica a visão?

Segundo a Agência Brasil, o Brasil é o 5º país que mais usa celular no mundo. No ranking mundial de tempo de uso diário, perdemos apenas para a Indonésia, Tailândia, China e Coreia do Sul.

Para se ter uma ideia, a média de tempo que os brasileiros passaram usando smartphones em 2018 foi de três horas por dia, 50% a mais em relação à 2016.

E destas 3 horas diárias, pelo menos metade (ou seja, 1 hora e 30 minutos) é gasta em redes sociais. 

Uma pesquisa divulgada pelo Estadão mostrou que pessoas entre 16 e 20 anos passam duas vezes mais tempo no celular do que com amigos ou trabalhando, passando cerca de 6,5 horas por dia no smartphone, considerando uso pessoal e para fins de trabalho ou estudo.

Os millennials (pessoas de 21 a 37 anos) também apresentam um comportamento parecido: são 6,6 horas diárias usando um smartphone e 5,6 horas trabalhando. 

Já o tempo com gasto com  a família é pouco mais de 4 horas e apenas 2,4 horas do dia são gastas com amigos.

Por outro lado, quase metade das pessoas entre 54 e 65 anos  afirmaram não ter uma relação próxima com seus smartphones. 

Outro fator que contribui com o uso cada vez mais frequente do celular é os pais usarem o celular como ferramenta de distração para seus filhos.

Por exemplo, muitos pais mostram vídeos no YouTube ou emprestam o celular para a criança jogar algum joguinho. 

Isso acostuma as crianças desde cedo com aparelhos eletrônicos e as torna praticamente inseparáveis da tecnologia. 

Então, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto importante para os seus olhos?

ficar no celular prejudica a visão

Sintomas mais comuns ao usar muito tempo o celular

Passar muito tempo usando o celular pode ser prejudicial e é comum que as pessoas sintam os efeitos causados pelo uso excessivo. 

Por isso, é provável que você já tenha sentido algum dos sintomas abaixo:

  • Dores de cabeça
  • Dor no pescoço / ombro
  • Tensão ocular
  • Olhos secos ou irritados
  • Atenção reduzida
  • Irritabilidade

Perigos em usar muito tempo celular

O uso prolongado de aparelhos eletrônicos pode prejudicar nossa visão porque a luz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos é tóxica à nossa retina.

A luz azul da tela do celular pode causar uma síndrome chamada de síndrome da visão por computador (CVS)Essa síndrome nada mais é do que o uso excessivo de aparelhos digitais.

Além do tempo que passamos expostos à luz azul, a proximidade da luz aos olhos também prejudica nossa visão. 

Por isso, é importante fazer atividades ao ar livre que estimulem a visão, principalmente as crianças. 

O recomendável pelos médicos é que crianças de até 2 anos não tenham contato com nenhum tipo de tela digital. Ou seja: celulares, tablets ou até mesmo TVs.

Após essa idade, 1 hora é o tempo máximo permitido para que uma criança fique na frente de uma tela.

Ultrapassar o tempo recomendado pode causar problemas de visão. Do mais comum, a miopia que é a dificuldade de enxergar de longe.

Para os adultos, é muito difícil evitar o uso de aparelhos eletrônicos porque eles fazem parte do nosso dia-a-dia. 

Então, o ideal é fazer pausas a cada 20 ou 40 minutos ao longo do dia para descansar a visão.

ficar no celular prejudica a visão

Riscos para as crianças que usam muito celular (e adultos também)

Quando falamos que o uso excessivo de celular pode ser prejudicial, na verdade estamos falando sobre os efeitos da exposição à luz azul.

Essa luz azul emitida por computadores, tablets e smartphones também está presente na luz do Sol. 

Ou seja, quando usamos aparelhos digitais, ficamos expostos a uma quantidade ainda maior de luz azul. Dessa forma, podendo causar riscos imediatos e a longo prazo à visão.

Os riscos imediatos normalmente ocorrem logo após o uso do celular. Por exemplo: a dificuldade para dormir. Aliás, você já reparou que fica rolando o feed do celular até pegar no sono?

Para as crianças isso é muito prejudicial porque desregula o sono, podendo causar sonolência diurna e, consequentemente, prejudicar o desempenho escolar.

Alteração de sono também pode causar aumento de peso e transtornos de humor.

Os efeitos a longo prazo da exposição prolongada à luz azul ainda são desconhecidos.

Isso porque o uso de dispositivos digitais é relativamente recente e nenhuma geração anterior foi exposta a níveis comparáveis ​​de luz azul.

Por isso, é muito importante fazer o uso moderado.

O que fazer? 

Se você apresenta algum dos sintomas da síndrome da visão por computador, a primeira coisa a se fazer é procurar um oftalmologista.

Você também pode amenizar a fadiga ocular com alguns métodos muito simples.

Fazer uma pausa a cada 20 minutos olhando a tela, por exemplo, é uma forma de descansar a visão. 

Basta ficar pelo menos 20 segundos olhando para o horizonte ou focando em algum objeto distante.

Esses intervalos também podem ser usados para realizar alongamentos ou posições de yoga. 

Isso irá aliviar a tensão muscular que causa desconforto nos olhos, cabeça, pescoço e corpo. 

E por último, mas não menos importante, passar mais tempo ao ar livre. Isso também alivia a tensão e ajuda a amenizar os sintomas da síndrome. 

Essas dicas irão ajudar a aliviar os desconfortos causados pelo uso do celular, mas o mais importante é sempre se prevenir.

ficar no celular prejudica a visão

Para isso, você pode usar óculos com lentes com filtro de luz azul, que protegem os olhos dos efeitos nocivos da tela de computadores e celulares.

Óculos para quem usa muito tempo celular

Se você usa celular o dia inteiro, é recomendável que utilize um óculos de filtro de luz azul para proteger sua visão. Esse tipo de óculos filtra a luz azul e impede que ela chegue a nossa retina, evitando a fadiga ocular e dores de cabeça. E o melhor de tudo é que ele pode ser aplicado tanto em lentes que já possuem grau, quanto em lentes sem grau. Ou seja, ninguém tem desculpa para não proteger os olhos, não é mesmo?

Aqui na Lenscope, nós oferecemos lentes com filtro de luz azul para todas as necessidades, que são menos amareladas e já contam com os tratamentos incluídos, sem que você precise pagar a mais por isso. Conheça nossas opções de lentes com filtro de luz azul e seus tratamentos inclusos:

  • Lentes Lenscope Digital Comfort (sem grau): lentes finas com proteção UV e antirreflexo, ideais para quem passa longas horas em frente às telas de computador, celular ou tablet;
  • Lentes Lenscope Digital Comfort (até 4 graus): lentes finas com proteção UV, antirreflexo e antirrisco, que oferecem conforto visual e durabilidade;
  • Lentes Lenscope LensAI 1.74 Digital Comfort (mais de 4 graus): são lentes superfinas, com proteção contra a luz azul nociva,  antirreflexo, antirrisco, proteção UV 100%, camada oleofóbica e hidrofóbica, camada antiestática, camada especial de aderência;
  • Lentes Lenscope Progress Digital Comfort (multifocal): lentes finas multifocais com proteção UV, antirreflexo e antirrisco, que permitem uma visão nítida e confortável em diferentes distâncias.

Na Lenscope é possível fazer apenas as lentes do óculos e enviar a armação para que a montagem seja feita, tudo sem sair de casa. Então, está esperando o quê? Faça um orçamento online e gratuito no nosso site, para escolher a melhor opção de lentes com filtro de luz azul para as suas necessidades.

orçamento

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 20

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

16 comentários em “Ficar muito tempo no celular prejudica a visão?”

    1. Oi! Que bom que gostou do conteúdo do blog
      Continue acompanhando as postagens por aqui que vamos ficar felizes sempre em esclarecer novas dúvidas! Abraços!

    1. Olá, Murilo!
      Adoramos saber como esse conteúdo foi interessante para você. Obrigado por fazer a leitura em nosso blog!
      Continue acompanhando nossas postagens!
      Sempre que precisar, pode contar com a gente!

    1. Olá, tudo bem?
      Obrigada pelo seu comentário
      O antirreflexo comum proporciona conforto contra os reflexos indesejados. Para te ajudar em maior conforto visual, o óculos com filtro de luz recomendado para quem fica muito tempo em frente das telas do celular ou computador, por exemplo.
      Vou te explicar como elas funcionam
      A luz azul violeta está muito presente nos aparelhos eletrônicos. O contato constante com esses aparelhos provoca alguns desconfortos nos olhos como o cansaço visual ou olhos ressecados. O objetivo da lente com filtro de luz azul é filtrar essa luz artificial presente, proporcionando melhor qualidade de visão permitindo que apenas a luz boa atinja seus olhos, bem como evitar os incômodos provocados por essa luz.
      Alguns celulares já acompanham a configuração com filtro de luz azul, mas há a possibilidade de baixar aplicativos que contribuem para isso. Nós indicamos alguns aqui: https://lenscope.com.br/blog/luz-azul-filtro-para-o-seu-celular-nao-prejudicar-sua-visao/
      Aqui na Lenscope, nós oferecemos esse tipo de lente com filtro de luz azul com as Lentes Lenscope Digital Comfort
      O diferencial da nossa lente é que ela possui a cor do antirreflexo comum (verde), não distorcendo as cores dos objetos com reflexos violetas que normalmente são características dessa lente.
      Esse é o link para você conhecer: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-digital-comfort. Ela está disponível por R$ 399.
      Se precisar de ajuda para renovar as lentes do seu óculos, pode contar com a Lenscope: https://lenscope.com.br/

  1. Danilo Teixeira de Oliveira Servantes

    Eu tenho retinopatia solar, minha retina foi queimada por ficar olhando mtt tempo pro sol quando crianca… Será que se eu ficar no celular mtt tempo minha retinopatia pode piorar ?

    1. Oi, Danilo! Tudo bom?
      Obrigada pelo comentário
      Quem pode te ajudar com mais propriedade no assunto é o médico especialista. Converse com o profissional e peça a ele as melhores orientações para o seu caso. Se estiver sentindo algum desconforto para enxergar, não deixe de comentar com o médico também Ele é o profissional mais apto para passar as melhores orientações e fazer um diagnóstico.
      Quando puder, agende uma consulta com o médico para que ele faça uma avaliação e prescreva o melhor tratamento para você.
      Sempre que precisar, pode contar com a Lenscope: https://lenscope.com.br/!

    1. Olá, Luis tudo bem?
      Sim, usar o filtro de luz azul disponível nos aparelhos eletrônicos hoje te ajudam a sentir mais conforto nos olhos Caso sinta necessidade, pode deixar essa função ligada durante o dia também, sem problemas

      1. Olá, eu tenho miopia de 5 graus apenas com 16 anos é possivel que meu grau diminua ou sendo míope terei que fazer cirurgia? uso o modo noturno a noite.

        1. Oi, Alexandre! Tudo bem?
          Obrigada pelo seu comentário por aqui
          Quem pode te ajudar em relação ao seu grau diminuir é o médico da área. Por isso, é muito importante fazer acompanhamento médico para que ele possa te dar as melhores orientações e diagnóstico do melhor a ser feito para corrigir sua visão. Há casos que o grau de miopia pode diminuir com o tempo
          Outra forma de diminuir o seu grau de miopia é através da cirurgia refrativa que só pode ser feita com autorização médica e os requisitos necessários para o procedimento Vou deixar o link aqui para você saber mais sobre o procedimento https://lenscope.com.br/blog/cirurgia-refrativa-o-que-e-e-como-fazer/
          Quando precisar renovar as lentes do seu óculos, te convido a conhecer a Lenscope para fazer suas lentes de maneira inovadora e sem precisar sair de casa ❤ Vamos adorar te ajudar com as lentes de resina mais finas do mundo para o seu grau! É só acessar https://lenscope.com.br/

    1. Oi, Nathan! Como vai?
      Muito obrigada pelo seu comentário Ficamos muito felizes em saber que nosso conteúdo conseguiu te ajudar nas dúvidas que tinha!
      Te convido também a conhecer mais sobre a Lenscope acessando https://lenscope.com.br/
      Nos siga nas redes sociais! Adoramos conversar e compartilhar conhecimentos por lá também:
      Facebook: https://www.facebook.com/LenscopeBrasil/
      Instagram: https://www.instagram.com/lenscopebr/
      Sempre que precisar, estamos aqui!

  2. Olá, tenho 2 graus de miopia e utilizo óculos de filtro de luz azul, sabendo dessas informações, qual o tempo máximo que eu posso utilizar o celular por dia usando o óculos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *