Filtro de luz azul: guia com principais dúvidas sobre filtro azul

  • por
5
(2)

Você sabe para que serve o filtro de luz azul? Debates e estudos recentes revelaram que a luz azul oferece possíveis efeitos benéficos para nosso organismo. Todavia, fala-se muito sobre os malefícios da luz azul, como, por exemplo, insônia e lesões oculares.

Hoje, falaremos como o filtro de luz azul ajuda a proteger nossos olhos, além da saúde do organismo. Pensando sobre as principais dúvidas que existem sobre o tema, nós fizemos um guia com as principais perguntas que surgem ao falar sobre filtro de luz azul. Então, continue lendo e descubra!

O que é a Luz Azul?

Antes de tudo, a luz azul é um dos espectros de luz naturalmente existentes, com comprimentos de onda azuis — sendo possivelmente benéficos durante o dia, aumentando o foco e melhorando o humor. Em outras palavras, quando bem aproveitada, a luz azul pode ser benéfica. Sobretudo, a luz azul faz parte da luz visível, originária de raios solares ou de eletrônicos.

Todavia, essas luzes são benéficas apenas durante o dia, pois, nos mantêm acordados e focados nas atividades diárias. Entretanto, são maléficas à noite, porque ajudam a reduzir nosso sono. Existem dois tipos de luz azul: a luz azul-violeta e a azul-turquesa, sendo que uma é natural e faz bem á saúde, enquanto a outra é prejudicial aos nossos olhos.

Por isso, a exposição excessiva à luz azul, como, por exemplo, telas eletrônicas de TVs, celulares, e computador, pode causar inúmeros problemas, principalmente para nossos olhos. Portanto, o filtro de luz azul existe para impedir que a luz chegue aos olhos.

Porque a luz azul faz mal?

Primeiramente, a única luz que faz mal é a luz azul-violeta, presente em especial nos aparelhos eletrônicos, como celulares, computadores e TV. A luz violeta pode causar problemas de visão e insônia. Isso porque a exposição à luz bloqueia a nossa produção do hormônio de melatonina, responsável por alertar nosso corpo que é hora de dormir.

Então, por que isso acontece? Cada cor que nossos olhos enxergam possui um comprimento de onda específico e diferente entre elas. Nesse sentido, quanto maior o comprimento de onda de luz emitido, menor será a fadiga ocular que você pode ter, e quanto menor for o comprimento da onda, maior será a fadiga ocular. Dessa forma, podemos dizer que a luz azul está na faixa de comprimento entre 380 a 500 nm de onda, contribuindo para danos oculares na retina (podendo ser permanentes) e degeneração macular.

Portanto, é essencial usar lentes de óculos com filtro azul quando se está na frente das telas eletrônicas. As lentes com filtro bloqueiam somente a luz azul prejudicial aos olhos. Afinal, bloquear toda a luz azul pode causar fraqueza visual.

Qual a função do filtro de luz azul e como ele funciona?

O filtro de luz azul é uma tecnologia presente em vários sistemas operacionais, como em celulares e computadores. O filtro oferece um brilho mais “alaranjado” na tela, fazendo com que as cores pareçam mais suaves e quentes. Dessa forma, diminuindo a quantidade de luz azul do dispositivo.

As lentes de óculos com o filtro podem evitar e proteger nossos olhos contra a luz azul prejudicial. Muitas pessoas que usam as lentes com filtro dizem sentir a diferença quando usados, além de possivelmente melhora o desempenho visual, aliviar os sintomas de fadiga ocular ou desconforto visual e melhorar a qualidade do sono.

Para saber mais, veja o vídeo que preparamos para você.

Como são as lentes de óculos com filtro de luz azul?

As lentes com filtro de luz azul são feitas especialmente para bloquear a luz azul prejudicial emitida pelas telas eletrônicas. Então, se você quer proteger seus olhos, use lentes de óculos com o filtro de luz azul.Uma das principais características das lentes com filtro de luz azul, é a cor levemente amarelada.

Entretanto, existem lentes menos amareladas no mercado, indicadas para quem precisa distinguir muito bem as cores das imagens. Nesse sentido, outras características importantes dessas lentes são a diminuição da fadiga ocular, menos dores de cabeça e um sono melhor.

Filtros de luz azul do celular e computador funcionam?

Existem dispositivos que oferecem a função de filtro de luz azul no computador e celular. No entanto, apenas isso não é suficiente para proteger nossos olhos da maneira correta. Isso acontece, principalmente, porque a luz azul nociva também é emitida por outros aparelhos, como, por exemplo, lampadas de LED.

Além disso, a claridade emitida dos celulares e dos dispositivos eletrônicos, em geral, podem causar outra situação indesejada: a diminuição da quantidade de piscadas, causando a síndrome do olho seco. Ou seja, quando ficamos com os olhos fixos nas telas e abertos por muito tempo, nossas lágrimas evaporam, diminuindo a lubrificação ocular, e assim sentimos nossos olhos secos. 

Então, filtros de luz azul do celular e computador realmente funcionam? Algumas pesquisas, feitas em quantidade considerável, apontaram que o filtro de luz azul é bom e interessante, mas, estudos recentes mostraram o contrário.

O que pesquisas recentes mostraram:

Uma pesquisa feita na Universidade de Manchester mostrou que o filtro azul ou modo noturno em alguns dispositivos, não é eficaz e pode piorar a saúde visual. A declaração é embasada no fato de que a luz das telas, independente da tonalidade, continua enganando nosso cérebro a pensar que ainda é dia. 

Além disso, o estudo apontou que quando a tonalidade do filtro é amarelada, é ainda pior, já que a cor natural do dia é amarelada. Dessa forma, é possível que o nosso cérebro associe o amarelo do filtro à cor do dia, atrapalhando o nosso relógio biológico e, consequentemente, nosso sono, e em sequência nosso sono.

Saiba mais se a luz azul pode de fato causar insonia.

Quais são os benefícios de usar filtro de luz azul?

Os benefícios são muitos. Afinal, os óculos com lentes de filtro de luz azul atuam bloqueando a luz azul ruim, permitindo que somente a luz boa chegue aos nossos olhos, melhorando nosso bem-estar visual. Dessa forma, o óculos com filtro de luz é uma ótima alternativa para quem sempre está usando celulares ou trabalha e estuda em frente ao computador por longas horas. Confira alguns dos benefícios:

  • Os óculos com filtro de luz azul podem ser feitos com ou sem grau:

Se você não precisa de óculos de grau, mas quer proteger seus olhos da luz azul, isso é possível. Lentes com filtro azul proporcionam mais conforto visual independente se você tem ou não alguma dificuldade para enxergar. Ou seja, óculos de descanso ou leitura, por exemplo, ajudam na redução de dores de cabeça e cansaço visual, principalmente quando usados a noite, que é quando nossa visão já está cansada ao final do dia.

  • Qualquer pessoa pode usar lente filtro azul:

Não há restrição de quem pode ou não usar óculos com filtro de luz azul, pois o seu uso não está relacionado à idade. Se tratando de crianças, o uso desse tipo de óculos é indicado, pois, nessa fase costumam passar muito tempo em frente as telas digitais.

  • O filtro de luz azul proporciona mais conforto para enxergar:

Lentes de filtro azul reduzem sintomas causados pela luz violeta. Como, por exemplo, fadiga ocular, visão embaçada, dores de cabeça, e olhos lacrimejantes.

  • O filtro de luz azul melhora a quantidade e qualidade do sono:

Os óculos com filtro de luz azul juntamente a algumas doses de exposição à luz do dia se torna ainda mais benéfica. Isso porque ajudam a regular nosso ciclo circadiano e consequentemente o sono.

  • Benefícios para quem passa muito tempo em frente às telas digitais:

Lentes com filtro de luz azul para quem passa muito tempo em frente as telas trabalhando, podem ajudar a evitar dores de cabeça e fadiga ocular, que atrapalham a visão durante o trabalho. Por reduzirem o cansaço visual e reduzirem possíveis dores de cabeça causadas pelas telas, o rendimento no trabalho pode ser considerado maior.

Leia mais sobre o estudo feito sobre a melhora no desempenho do trabalho.

Quem precisa usar Lentes com filtro de luz azul?

Primeiramente, não há restrições de uso para esse tipo de lente. A recomendação dessas lentes com filtro é principalmente para quem passa muito tempo trabalhando em frente as telas, como, por exemplo:

  • Quem trabalha em regime home office;
  • Quem trabalha com telas digitais;
  • Gamers;
  • Profissionais Designers;
  • Crianças.

Então, se você sente cansaço visual ou tem problemas para dormir à noite, especialmente após um tempo excessivo de tela, vale a pena experimentar os óculos com filtro de luz azul.

Filtro de luz azul menos amarelado e com melhor custo-benefício

As Lentes Digital Comfort da Lenscope são perfeitas para pessoas que vivem conectadas as telas, seja em seus celulares, computadores ou demais aparelhos digitais. Os principais efeitos da exposição prolongada em dispositivos eletrônicos são a fadiga ocular e muitas dores de cabeça. Isso porque a tela desses aparelhos emitem luz azul-violeta, nociva aos olhos. Por isso, nossas lentes foram desenvolvidas justamente para evitar esses desconfortos provocados pela luz azul. 

As lentes Digital Comfort da Lenscope protegem seus olhos da luz azul-violeta emitida pelas telas digitais que você mais utiliza no dia-a-dia. Além disso, elas ajudam a garantir maior conforto para os olhos sem prejudicar o ciclo do seu sono e seu bem-estar. Conheça a seguir um pouco mais sobre nossas lentes.

  • Lentes para até 4 graus (Lenscope Digital Comfort):

Atendem de até 4 graus de miopia ou hipermetropia com 2 de astigmatismo. As lentes, feitas de resina, possuem índice 1.6o, ou seja, já são consideradas lentes de médio índice de refração. Além disso, conseguem contribuir para um óculos mais fino para até 4 graus de miopia ou hipermetropia quando comparadas com as lentes de acrílico, também conhecidas como CR-39 ou Orma®

A Lente Digital Comfort além de acompanhar o tratamento contra luz azul, estão inclusas as proteções antirreflexo, antirrisco, proteção UV, camada hidrorrepelente e camada liporrepelente. Características principais das Lentes Digital Comfort:

  • São menos amareladas que outras marcas;
  • Não distorcem as cores dos objetos;
  • Aplicação feita diretamente na resina.

Saiba mais sobre as lentes Digital Comfort para até 4 graus.

  • Mais de 4 graus: (Lentes tokai 1.76 Digital Comfort)

Se você tem alto grau, saiba que também pode fazer sua lente com filtro de luz azul. Na Lenscope, você encontra as lentes mais finas do mundo com filtro de luz azul: as Lentes Tokai 1.76. Elas são lentes de resina com o maior índice de refração disponível neste material, de 1.76. Por isso são consideradas as lentes mais finas que existem em resina.

Além de já incluir o filtro de luz azul, as lentes Tokai 1.76 também já incluem todos os tratamentos essenciais. Conheça a lista de tratamentos das Lentes Tokai 1.76:

  • Antirreflexo;
  • Antirrisco;
  • Proteção 100%UV;
  • Hidrofóbica;
  • Oleofóbico;
  • Proteção contra micro-fissuras.

Conheça mais benefícios e valores sobre as lentes Tokai 1.76

filtro de luz azul instagram

Você já sabe qual lente com filtro de luz azul usar?

As lentes com filtro azul são capazes de nos ajudar no dia a dia, além de evitar futuros problemas de visão. O simples fato de reduzirem o cansaço visual e dores de cabeça, nos proporciona mais bem-estar diário. Como você viu até aqui, nós temos lentes diferenciadas das outras, pois, além do conforto e qualidade garantidos pela Lenscope, garantimos também o melhor custo-benefício.

Peça um orçamento conosco agora mesmo e descubra como podemos te ajudar a ter mais saúde visual e bem estar! Nós da Lenscope temos o propósito de criar um mundo onde todos possam enxergar com clareza. Um par de olhos de cada vez.

Por isso, tornamos as lentes para grau alto mais acessíveis. E isso só foi possível porque utilizamos a tecnologia a nosso favor, eliminando intermediários que encarecem o valor final das lentes mais finas. Então, aproveite que você está aqui e faça um orçamento online e gratuito no nosso site e se surpreenda com o preço das lentes mais finas para o seu grau. Basta preencher o formulário de acordo com sua receita de óculos.

Lentes Zeiss Digital Shield

Fontes:

UC Davis

Gizmochina

Everyday Health

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *